Image Map

segunda-feira, 29 de julho de 2013

1° Torneio FNBS - Resultados

 Buenas galera!
Com um certo atraso, mas aí está! Trago para vocês tudo que aconteceu no Primeiro torneio promovido pela FNBS em parceria com a Liga Gaúcha que ocorreu ontem, dia 28 de Julho.
Confira!

Torneio cedo, em um Domingo... Com risco de faltar jogadores, mas tudo bem. Levantei cedo, peguei a premiação e fui para o torneio. Logo que cheguei a primeira frase que escuto é a reclamação do dono da loja: "Aaa, muito cedo esse torneio"... Pensei: "Putz, vai vir ninguém!" , passado pouco tempo da hora que cheguei, percebi que isso não foi impedimento para a grande maioria. Que bom !

Contamos com a presença de 12 participantes, inclusive o criador do jogo, o ilustre Fabian. Considero um número bom de participantes, pois foi um torneio experimental, cujo o principal objetivo era testar o software de ranking. Além de colher o feedback dos jogadores em relação ao sistema adotado e das regras padronizadas para o torneio Battle Scenes. E por fim, oficializar tudo isso com a COPAG. (ai já é assunto para a FNBS...)

2° Rodada de Duelos
O sistema básico do torneio pouco difere dos torneios padrões de TCGs. Com 45 minutos cada rodada, e turnos complementares ao final deste tempo. As regras padrões do Battle Scenes também não foram alteradas (anti mirror é regra, ok?)  apenas acrescentadas duas, seguindo a orientação do próprio Fabian. A quem interessar segue o manual resumido utilizado no torneio (LINK).

Fabian explicando regras e duelando
Foram realizadas quatro rodadas, onde o sistema automaticamente selecionou os melhores classificados a se enfrentarem a medida que iam ocorrendo as novas rodadas. De que forma?
Através do sistema de ranking adotado pela FNBS..
O ranking da FNBS dará muito valor ao pontos obtidos em combate (total de pontos de energia, prêmios obtidos), ou seja, o score final do jogador. Cada jogador ao iniciar em torneios oficiais, vai começar com 1000 pontos e ao final do torneio essa pontuação irá para o ranking estadual e nacional. A cada vitória ou derrota, ele irá ganhar ou perder porcentagens, de acordo com a pontuação obtida em combate.
Afinal, é um jogo de batalhas e isso deve ser valorizado. Para facilitar (e resumir) vamos ao exemplo básico: O Jogador A, venceu o Jogador B por um placar de 15 a 5. O jogador A irá ganhar 3 pontos do torneio (normal), mas para o ranking o Jogador A vai ganhar 10% em cima da pontuação do ranking do jogador B e este irá perder esses 10%. Se ambos estiverem com 1000 pontos. O Jogador A ficará com 1100 e o B com 900.

Essa foi a mecânica apresentada. E para alegria dos organizadores, os jogadores presentes aprovaram!  Tirando o lojista, esse criticou e criticou o sistema, mas depois de ver o próprio Fabian elogiando, as críticas foram encerradas.

Felipe, comemorando o improvável deck
Vamos as batalhas!
Dos 12 decks apresentados no torneio, gostei de cinco. Sendo que o troféu de inovador vai para o deck do Felipe, que ficou em terceiro lugar. Orgulhoso ao vencer vários decks, usando Porrete (ou como ele falava "Porrrête") e Duende Verde. Sim, o deck foi bem surpreendente, pois a combinação do Golpe Desnorteante e Rocha limpou a mesa dos oponentes.

Ivan o único deck de Vingadores
Presença forte do Quarteto Fantástico. Os decks mais fortes tinham eles na essência. Os campões usaram um deck de Quarteto Fantástico. Claro, não são decks só de F4, como eu disse, a essência deles.

Leandro e Desmond
Esses decks foram extremamente eficientes, sendo que um desses decks, usado pelo o jogador Leandro (o cavalo paraguaio) venceu muito bem todas as quatro rodadas (18-0, 17-4, 15-0 e 17-04), era considerado o favorito absoluto ao título, venceu as semifinais muito bem (16-0), mas a final... Bem, depois eu falo.

O melhor score ficou nas mãos do jogador Desmond, que venceu por 22-0, garantindo uma ótima subida no ranking, mas não pontos suficientes para passar de fase.

O surpreendente  foi o jogador Wagner passar para as semifinais. Com um deck montado na hora e faltando algumas cartas que ele considerava vitais, foi passando e passando...

Quatro jogadores ainda inexperientes, foram auxiliados durante toda a partida pelos próprios oponentes e pelo juiz (que no caso, eu), comprovando o clima fraterno do torneio.

Disputa do 3° Lugar: Wagner e Felipe
As semifinais teve o cruzamento do melhor das classificatórias (Leandro) contra quarto colado (Wagner) e o segundo melhor (Guilherme) contra o terceiro colocado (Felipe). Leandro (confirmando o favoritismo) e Guilherme marcaram o passaporte para a grande final de forma tranquila (cerca de 30 minutos foi o suficiente).

Pequena pausa feita e seguimos para a final, aproximadamente as 15:20h iniciamos, paralelo a disputa de 3° lugar. A batalha do Felipe e Wagner foi rápida, cerca de 25 minutos. Felipe e as rochas (ou entregador de pizzas, conforme ele falava), foram demais para os personagens do Wagner, que terminou a partida em 17-10 favoráveis ao Felipe.

Finalistas Leandro e Guilherme
A grande final durou aproximadamente 1:30h. Os decks eram exatamente iguais.  A disputa foi longa, sem limite de tempo. Os jogadores investiam mais tempo ao elaborar cada jogada. Os amigos caxienses  realizaram uma bela e disputada partida, encerrando com o placar de 16-7, consagrando Guilherme o Grande Campeão. Por isso falei que o Leandro foi o cavalo paraguaio do torneio, pois até então ele tinha vencido todas partidas de forma muito tranquila, inclusive o próprio Guilherme foi vencido na 2° rodada pelo Leandro com o score de 15-0.

Pessoal que ficou até o final do torneio
Para encerrar, uma curiosidade. Os dois boosters que estavam separados para a premiação do 2° lugar (no caso o Leandro), estavam especiais. Pois ao abri-los, saiu simplesmente DOIS Wolverines! Espanto de todos presentes, alegria do Leandro, que já considerava o 2° lugar menos amargo.

Encerro aqui a descrição do Torneio FNBS, ficou longa eu sei, mas muitos estavam pedindo todos os detalhes!


Confira como ficou o resultado final do torneio e o Ranking do Liga RS.

ENTREGA DOS PRÊMIOS:  (Parceria da SULNAIPES)


 

12 comentários:

  1. Muito bom! Tomara que a copag se mexa de uma vez e torne oficial esse sistema e a FNBS! Parabéns Vargas pelo site!

    ResponderExcluir
  2. Otima cobertura! O tio Ivan é o rapaz de chapeu?

    ResponderExcluir
  3. não o de capuz. Tava brincando de Enzo.

    ResponderExcluir
  4. Curti muito a cobertura do evento...parabéns

    Acho que a Liga-RS e o campeonato com o sitema da Federação nacional BS tende so a crescer. Queria muito que em SP já estivesem organizando algo do tipo....até ta rolando uns torneios isolados....mas falta divulgação.

    E quando divulgam é bem em cima da data.

    Dia 17 de agosto, vai rolar numa loja de SP um torneio valendo um x-box 360
    esse troneio vai ser legal, até memso com o apoio da copag

    como falei, é um cardgame que tende a crescer

    abraços equipe

    ResponderExcluir
  5. Ivan Rocha Dos Santos31 de julho de 2013 às 09:12

    Eu sou o mais bonito de todos, mesmo quando tento esconder minha verdadeira identidade.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Ulisses.
    Todos que participaram estão de parabéns e certamente em SP irá acontecer torneios seguindo os mesmos moldes muito em breve!

    ResponderExcluir
  7. No mundo dos Ogros e Trolls selvagens, certamente você é o mais bonito

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Roger! Acredito que ficará impossível para a copag ficar indiferente a tudo isso. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Tenho minhas dúvidas...nos filmes de Senhor dos Anéis eu consegui encontrar vários mais bonitos...

    ResponderExcluir
  10. Ivan Rocha Dos Santos31 de julho de 2013 às 12:48

    isso é inveja, olha o Vargas, aquele moletom dele o engordou uns 10 kg. Já eu, estou em plena forma física.

    ResponderExcluir
  11. E tal de Ranking que nunca sai!

    ResponderExcluir