Image Map

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Táticas MTCG: Relatos de confrontos.

Neste ultimo Domingo participei do primeiro torneio oficial da FNBS. Agora vou fazer um breve relato dos meus confrontos, contar o que aprendi e as táticas mais usadas.
Antes de mais nada eu gostaria de parabenizar todos que compareceram ao torneio, muitos jogadores novos e outros bem experientes, tivemos até a ilustre presença do criador do BS, Fabian Balbinot.

Meu primeiro confronto foi contra um jogador cujo deck eu já conhecia, mas logo de cara fiz uma burrada de iniciante: não cortei o deck do oponente. Mesmo sendo um conhecido, mesmo sendo seu amigo ou até seu parente, não importa, torneio é torneio e tudo pode acontecer. Sempre corte o baralho do seu oponente para ter certeza de que ele não colocou cartas marcadas no topo do deck para sair com elas na mão inicial. Esta partida eu perdi, mas não vou dar a desculpa que foi pelo erro que cometi, mas que depois fiquei desconfiado por ele ter saído na mão inicial com um Dr. Destino e um Wolverine, a isso eu fiquei. Ou foi muita sorte mesmo. O confronto não me impressionou, eu já conhecia o funcionamento do deck e minha mão inicial foi muito ruim, mesmo eu tendo feito um bom score não consegui vencer.

O segundo confronto foi contra um jogador principiante, mas que já tinha um bom deck e conhecia bem seu funcionamento, eu taxei esse confronto como o mais difícil de todos para mim até agora, pelo simples motivo que na minha mão inicial veio um Homem de Ferro, um Thor, um Hulk e uma Mansão dos Vingadores. Em qualquer outra circunstância essa seria uma mão muito boa, porém, meu oponente colocou em cena antes de mim o Homem de Ferro e o Thor. Me deixando com o Hulk como única opção de personagem.
Para aqueles que reclamam da regra de "anti mirror" esse exemplo de partida é o ideal, qualquer outro jogador já teria dado a partida por encerrada e reclamado por não poder colocar seus personagens em cena. Eu não, sou um jogador experiente e que não reclamo de regras, mas uso o que tenho pra vencer. Foi o que fiz. Coloquei um Hulk muito bem preparado e com o auxílio da Mansão dos Vingadores. Com isso consegui derrubar o Homem de Ferro e o Thor. A partida foi longa, batendo os 45 minutos, o meu oponente ainda colocou outro Homem de Ferro e um Wolverine em jogo, e eu consegui baixar meu Thor, que junto de um Hulk com apenas 3 de vida me deu a vitória.

O terceiro foi um combate contra um dos jogadores de Caxias do Sul, berço do BS, onde se encontram os melhores jogadores do RS. Um deck com vários combos e sinergia muito grande. Uma tática usada pelo jogador me chamou a atenção, ele colocou em cena um personagem com Telecinesia carregando Poltergeist e usou no próprio deck, acelerando a sua quantia de recursos. Cinco cartas para os recursos por turno, algo que eu achei muito interessante. As vezes estamos tão focados em um tipo de estratégia que não vemos a total possibilidade de uso de varias cartas, Poltergeist é uma delas, pelo menos para mim. Ele também usava a estratégia de turnos infinitos e atrasar. Um deck com muita sinergia, combos atrás de combos, mas o núcleo do funcionamento do deck eu já conhecia, consegui contornar varias situações difíceis para mim, o que me proporcionou uma vitória de 16 - 0.

O último confronto foi contra outro caxiense, e pra minha grata surpresa ele jogava com um deck totalmente de vilões, e como se não bastasse, usava cartas que você não vê jogando com muita frequência tais como Duende Verde, Mercenário, Porrete e Golpe Desnorteante. Um deck muito bem montado, usando e abusando de personagens com Agilidade, simulando o poder do Sr. Fantástico através da Habilidade Golpe Desnorteante, carregando Rocha nos personagens com Super Força; aliás, foi com tal estrategia que o jogador me venceu, com uma sequência de 3 Rochas seguidas, um deck bem diferente. Jogo bem equilibrado, com muitas reviravoltas, perdi com um placar bem apertado mas foi gostoso ver um deck tão singular em ação.

Duas vitórias e duas derrotas, muitos decks interessantes, novas visões sobre a utilização de habilidades e personagens. Resumindo, um grande torneio. Aprendi táticas como a utilização de Poltergeist para acelerar seus recursos; emular o poder do Sr. Fantástico usando Golpe Desnorteante, e até comecei a valorizar mais o Mercenário. Sei que assim como eu muitos outros jogadores aprenderam muito com esse torneio, e foi só o começo, muitos outros virão na sequência.

Muito obrigado a todos os jogadores que compareceram neste Domingo, a galera de Caxias do Sul, aos jogadores de Porto Alegre e Grande Porto Alegre, aos que se atrasaram para o serviço, aos que ficaram mais de 24 horas acordados, em resumo, a todos. Grande abraço e até a próxima.

2 comentários:

  1. Muito bom! Dá próxima vez aprende a cortar o deck! hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Ivan Rocha Dos Santos31 de julho de 2013 às 12:36

    Nem me fala, ainda tenho pesadelo graças a besteira que fiz.

    ResponderExcluir