Image Map

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

1° Selado Liga Vale de Battle Scenes – Pinda


Sou Henrique Spuri e vou trazer um relato (não muito breve) do primeiro Booster Draft realizado em São Paulo. Depois de anunciado a volta de Battle Scenes emPinda, chegou o dia perfeito para o primeiro torneio organizado, o feriado de 7 de Setembro. Um dia, inclusive, que teria torneios simultâneos de BS em todo o país: O Dia da Independência se tornou o Dia do Battle Scenes!

O formato seria o Selado, nem um pouco popular nesse TCG por ser custoso demais fazer um. Decidi optar por ele por alguns motivos:

1) Fabian Balbinot, o criador do jogo, fez um Draft pouco tempo atrás com amigos e me encorajou a fazer um parecido 
2) A maioria dos jogadores de Pinda ainda não tem cartas o suficientes pra montar um deck competitivo 
3) A muito tempo atrás, a minha elegante pessoa que começou a primeira discussão de um possível Draft/Selado do TCG nas comunidades de organizadores de BS 
4) Eu PIRO em Draft. E o Selado é seu equivalente mais rápido.
--------------------------------------
Convites enviados, estrutura montada, e horário marcado: às 14h. Mas aí vem a característica que diferencia Pindenses do resto dos Brasileiros. Pindenses NUNCA começam as coisas no horário, e não foi diferente dessa vez; No horário marcado tinham poucas pessoas pra jogar o torneio, e alguns pra chegar, então decidimos esperar. Pelo menos nesse meio tempo rolou umas partidas e negociações de Magic, xis-um de League of Legends, conversas jogadas foras, explicação e ensinamento do BS para um jogador novo chamado Geraldo, etc. Chegou a hora de um dos jogadores, Tiago, ensaiar com a banda dele, depois o João sair com as amiguinhas no Burger King e assim foi adiando de pouco em pouco (ainda bem que todos eram bem amigos, e não foi gerado um stress por isso) e no final o torneio foi começar perto da MEIA-NOITE!!!!
Pindenses lembram?
E o mais lindo de tudo: os jogadores iniciais todos presentes, felizes e contentes. Então colocamos play na sequencia de filmes do Homem-de-Ferro na TV e começamos o torneio.
Magic e filmes Marvel rolando enquanto o torneio não começava.









Nosso selado foi assim: R$50 de inscrição, 10 boosters pra montar o deck mínimo de 40 cartas, 2 booster por participante na premiação e proibido trocar cartas entre nós. Seriam 3 rodadas de suíço, sem corte pra Top 4 (pois já havia demorado demais) ou qualquer regra que não esteja escrita no manual de regras. Por ser um formato caro, até que veio gente o suficiente (apesar de que tiveram vários confirmando presença e acabando não podendo vir), então no final tiveram 7 jogadores.

Minha pool (pool seria o montante de carta que você tem pra montar o deck) veio MUITO ruim. E não é aquele típico mimimi que todo mundo faz só porque não veio Ultra-Rara em todos os boosters. Para comparar: O companheiro da esquerda, Geraldo (aquele mesmo que eu ensinei a jogar pouco tempo atrás), tirou Wolverine com Arremesso Especial em seus primeiros boosters, Tocha em outro; no final de abrir os 10 soltou a frase: "Comum nesse jogo são as cartas de raridade estrelinha né?". Procurando conforto olho pro companheiro da direita, o pegador João, com Hulk, personagens que batem 3 com 1 de capacitação, Invenções e uma pool inteira forte. Além disso, vendo pipocar outros Tochas em pessoas diferentes, e todo mundo feliz e contente com suas cartas.
A minha pool? Olha, a UNICA foil que saiu foi Mjolnir. E detalhe: Eu não tinha Thor. Minhas raras foram cartas especificas demais: Mansão Vingadores, 2 Treinamento Mental, etc. Sabe aquele Rei do Crime que você acha horrível? Eu daria tudo pra ter saído com ele.

Enfim, minhas cartas mais fortes eram um Octopus, sem nada de Genialidade pra colocar nele, e as que formavam a estratégia do meu deck: acreditar no combo Sabre + Rasgar, e Granada/Jogar Objetos + Fogo Cruzado. Era tudo que tinha e a paciência dos outros jogadores já tinha estourado comigo demorando pra montar o deck, ainda olhando aquele monte de carta ruim: Era hora da primeira rodada.



Abrindo boosters, e minha pool de habilidades “super boas”

 










 ------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rodada 1:
Henrique (Eu) x João Paulo 
João Victor (Pegador) x Tiago (Musico)
Geraldo (Novato) x Álvaro 
Philippe BYE

Não sei como foi os outros jogos porque eu estava muito ocupado fritando meu cérebro pra tentar ganhar alguma coisa no torneio, além de organizar os pareamentos, filmes rodando, comida, etc.
Minha primeira partida era contra o João Paulo. Nunca joguei contra ele, mas sabia que ele tem experiência em TCG. Fora que o que pouco falou sobre Battle Scenes deu pra ver que ele sabia jogar bem. Ou seja: Lascou pra mim. Que com minha pool ruim a esperança era ir aos erros dos adversários.

Comecei o jogo já fazendo errado: Abri imediatamente o meu Octopus na primeira rodada, com Viúva na segunda, tentando dominar a mesa logo no inicio, quando o certo era ter esperado habilidades melhores para ambos. Até deu certo no começo, mas no ritmo dele, foi baixando um personagem atrás do outro, com destaque para Emma Frost que deixou uma Vampira minha totalmente inútil. Logo cedo minha mão tinha acabado por causa da estupidez de baixar tudo o mais rápido possível, além de uma Vampira sem habilidades contra um monte de personagens razoáveis que batiam 2 com 1 de capacitação dele (que no Selado joga MUITO).
Emma Frost inutilizando minha Vampira, meu erro de ter baixado tudo desesperadamente e ter entrado em Condição de Derrota sem perceber (ter mais de 15 pontos de vida entre os prêmios e a cena, me impossibilitando de entrar em Regressiva) me custou um jogo que eu poderia ter dado mais trabalho ainda (tirei pelo menos 8 de vida, não me lembro se foi mais), mas pelo menos vi luz no meu deck, já que no começo eu me saí bem.

João Victor acabou vencendo o Tiago, alias, seria zebra se fosse ao contrario, já que o JV tem mais experiência em TCG/BS ALEM de ter saído com uma pool melhor. Geraldo venceu Álvaro, não tenho certeza, mas acredito que Álvaro também não tinha muita experiência com o BS, e a pool "estrelinha é comum?" do Geraldo pesou o jogo pra ele.
No final da primeira rodada tratei de por a Emma no meu deck, que tinha ficado de fora, por querer devolver a frustração que ela me fez sentir.



Rodada 2:
João Paulo x João Victor
Philippe x Geraldo
Henrique (Eu) x Tiago 
Álvaro BYE

Para mim era vencer ou vencer. Minha pool era a pior dos 7, mas eu acreditava na maior inexperiência desse oponente com relação ao passado. Dessa vez eu iria simplesmente fazer a tática sem vergonha de passar sem fazer nada por umas boas 3 ou 4 rodadas, que levaria metade do deck de 40, mas que permitiria baixar tudo de uma vez e com melhores habilidades, pra compensar uma qualidade de cartas menor. Mas isso tinha um defeito: Se o oponente fizesse isso também, eu não teria vantagem nenhuma, já que a pool dele era melhor e isso pesaria mais no caso de empate de recursos.

Por sorte ele não está acostumado a essa estratégia e baixou um Demolidor assim que ele pôde. Daí foi só alegria e minhas chances de vencer apareceram. Mesmo assim, minha pool era tão ruim, mas tão ruim, que quando baixei tudo, tive trabalho nas lutas, já que nem personagens que batiam 2 eu tinha direito, e então tirava de 1 em 1 de vida com dano penetrante com minha Viúva Negra e Gavião Arqueiro. Chegou um momento que minha mão tinha apenas uma carta, que eu não poderia descartá-la, e eu tinha muitos personagens em cena com 0 de capacitação, além de poucas cartas no deck por ficar na Regressiva. Enquanto ele tinha poucos, mas sólidos, personagens na mesa. Fiz na cabeça como seria a troca de dano e eu perderia. Isso mesmo, depois de tanta Regressiva e planejamento, e ainda PERDERIA na troca de dano junto com minha chance de premiação (Os 4 primeiros). 
Procurei por alternativas e a resposta foi minha Fênix com Poltergaist, que acabaria com o deck dele antes de eu comprar minha ULTIMA carta (até nessa estratégia seria sofrido), comecei a tombar o deck dele enquanto tinha tempo. Restavam umas 3 cartas no meu baralho apenas. E aí eis que ele desce algum personagem com Voo (não me lembro qual) com CIRCUNDAR na ULTIMA rodada que ele tinha. Seria o meu fim se ele antecipasse minha Fênix. Eu realmente não esperava isso, e cheguei por um momento a me desesperar com todo o plano jogado fora. Mas lembra que eu tinha uma carta na mão? Pois é, eu também lembrei. Eu vi um Circundar dele nos recursos desde o começo do jogo e imaginei que aquilo me traria problemas futuramente, então fiquei com o Fogo Cruzado na mão o jogo INTEIRO, até em momentos que me tentou descarta-la pra terminar de matar um personagem dele. Tratei de por as Granadas de Mão e Jogar Objetos em personagens que não tinham Ataque a Distancia, como na Fênix, por exemplo. E ISSO me fez vencer. E eu fiquei MUITO contente com o plano digno de um Super-Vilão dar certo.

PS: Agora entendi porque vilões gostam de contar os planos mirabolantes para o adversário. Foi prazeroso demais escrever isso.

Paulo venceu o Victor no "Jogo-dos-Joãos". Com o Victor resmungando que jogou errado e daria pra vencer. E Geraldo venceu o Philippe.
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------




Rodada Final:
Geraldo x João Paulo (disputando o 1º lugar)
Henrique x Philippe 
Álvaro x João Victor
Tiago BYE

Tirando a final, quem perdesse não ia levar nada, e quem vencesse pegava premiação em critério de desempate definido pelas contas do computador. Infelizmente o único que não tinha chance de nada nessa rodada era o Tiago. No jogo decisivo, cabe dizer o seguinte dos finalistas: Geraldo, que acabou de aprender a jogar, mas que teve a melhor pool dos 7 contra João Paulo, que tem mais conhecimento do jogo e que venceu adversários com mais experiência de BS que os de Geraldo.

Fiz a mesma tática que a rodada passada, de esperar na Regressiva. E o oponente, também não acostumado em como reagir a isso, desceu um personagem no começo, facilitando as coisas pra mim. Dessa vez, eu estava mais experiente com meu deck e com uma disposição de personagens e habilidades melhor, com o combo Rasgar + Sabre disponível desde o começo. Não me arrisquei a ficar com tão poucas cartas no deck como anteriormente e isso se mostrou mais saudável durante o jogo. Um a um, fui nocauteando os personagens dele e alargando a vantagem com meus danos penetrantes. Até um momento que ele desceu um Sem Trégua protegendo o Homem de Ferro, único personagem dele, numa Viúva sem nada que batesse com 1 de capacitação e com 1 de vida. Isso rendeu uma boa vantagem pra ele, que foi esperto de poupar a Viúva e atacar os demais personagens. Até que eu vi que se isso prolongasse muito ele poderia empatar o jogo. Então quando juntei 2 de capacitação ataquei minha própria personagem (Não usamos a regra de Rendição) pra poder finalizar o Tony Stark. Isso me deixou com 14 ou 13 pontos de vida de Premio e um monte de personagem em cena, daí ele não teve opção a não ser escolher entre perder por Prêmios, descendo qualquer coisa, ou de esgotar o deck, na Regressiva.

João Victor venceu o Álvaro e ficou com o 4º lugar. E sobre a finalíssima: Quem leu até aqui achou que o João Paulo venceria né? Mais experiente, oponentes melhores contra um azarão que teve sorte de principiante, certo? Errado. Geraldo levou o caneco. Que teve a capacidade de conseguir baixar o Wolverine com Arremesso Especial em TODOS os jogos. Quando é pra ser, é pra ser. Galactus queria que ele ganhasse.

------------------------------------------------


Desculpe, mas não peguei deck list dos jogadores. Até porque já tinha atrasado demais, terminou 3 horas da manhã e todo mundo estava cansado já, além de deck list de Selado não ser tão útil pra consulta.

Só tenho a agradecer todos que vieram. Fiquei felizão de ter pegado o 3° Lugar com uma pool tão ruim. Feliz de adicionar novos amigos ao circulo nerd de Pinda. Feliz que o BS tenha dado certo mesmo com um torneio tão caro.
Como autocritica, prometo pegar no pé para não tolerar atrasos e não prejudicar quem vem na hora, que mesmo sendo todos amigos, não é justo fazer esperar.

Desculpe pelo report gigantesco, mas quis dar o máximo de detalhes possível. Sobre minhas impressões sobre o Selado:
 
- Personagens que batem 2 com 1 de capacitação são bons. (Imagina o potencial dos que batem 3 e 4 então).
- Os deck tem que ir cartas autossuficientes, sem essa de temática ou contar muito com certo combo e, por isso, Wolverine é o Rei do Selado.
- Deck de tombar joga MUITO contra deck de 40. (João Victor chegou no 4o lugar assim, e nem veio tantas cartas de tombar pra ele)
- Battle Scenes é fácil de aprender. Tanto que um novato colocou veteranos pra correr. Parabéns Geraldo!
- Draft/Selado é caro de se jogar. Porém muito divertido e equilibrado. (Conta um pouco com a sorte, mas que jogo que não conta, não é?)
- Tocha Humana adora Pinda. Se eu não me engano, já é o 8º ou 9º que sai aqui na proporção que sai 2 dos outros.
- Escudo do Capitão e Martelo do Thor só vai vir se você NÃO tiver o Capitão/Thor. E vice-versa.



Resultado:

1º Geraldo (5 boosters) 3-0 9pts
2º João Paulo (4 boosters) 2-1
3º Henrique (3 boosters) 2-1
4º João Victor (2 boosters) 2-1
5º Philippe 1-2
6º Álvaro 1-2
7º Tiago 1-2










3 comentários:

  1. Dica: acredite quando falam que o relato será "não muito breve"! hahah. Desculpem pessoal, mas como vocês viram eu gosto um pouco de escrever. Se o povo gostar eu prometo voltar com mais reports de formatos não-convencionais-mas-igualmente-divertidos pra aumentar ainda mais a experiência com nosso querido BS.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mesmo! Tenho que organizar um aqui em Porto Alegre

    ResponderExcluir