Image Map

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Report: Parede de Plasma vs. Parede de Gelo!

Olá novamente!

Meu nome é Richard e falo diretamente de Manaus-AM, Capital do Battle Scenes no Brasil! Só que não. Bem, talvez um dia. Até lá este entusiasta que vos fala irá continuar escrevendo e torcendo para que essas palavras incentivem novos jogadores por todo o país. Semana passada eu escrevi sobre as duas decklists que serão lançadas com o advento da nova coleção: Parede de Plasma e Parede de Gelo. No entanto, foi apenas isso, uma análise das decklists, apenas no papel, daquilo que os dois decks poderiam fazer.






Hoje trago algo mais concreto, após alguns dias jogando com os decks, pude perceber o real potencial de ambos, e é isso que você vai ler hoje! É claro que eu não tenho as cartas, então fiz algumas proxies impressas, e até mesmo não impressas:



Joguei algumas partidas com amigos usando as duas listas, num total de 8 jogos, alternando os decks na mão dos jogadores, e percebi alguns detalhes que podem ajudar você a escolher o deck para o lançamento. Bom, vamos às partidas.

2 Primeiros Jogos: aqui dois amigos utilizaram os decks. As situações mais comuns foram a ausência do Pyro, que só vem 1 no deck, e a capacidade defensiva do Blob, bem acima do esperado. A Irmandade de Mutantes conseguiu se livrar dos X-men e aguentar os ataques com o Escudo Corporal do Blob, mas apenas por um certo tempo. Quando o Colossus BSMI entrou em cena, já estava dando 4 de dano com sua habilidade vanilla, e após alguns turnos, o dano já era de 8 pontos. Posso dizer a vocês que não tem Blob que aguente essa pressão.






Uma outra situação foi: no Parede de Plasma, vem tanto o Blob BSET quanto o Blob BSMI. Quando o Blob BSMI é carregado no Blob antigo, conforme a figura à direita, seu poder de defesa cai bastante, pois se o seu oponente conseguir causar dano, o Blob BSMI será o primeiro a ser descarregado. Então sempre que possível baixe o Blob BSMI carregando o Blob BSET, conforme figura à esquerda.








GELO   2   x    0   PLASMA





Jogos 3, 4 e 5: em um outro dia qualquer, novas partidas foram disputadas. E novamente senti a ausência do Pyro em campo. E novamente o deck de Plasma teve de recorrer à Estratégia Blob como defesa. Porém dessa vez, o ataque ficou a cargo dos sentinelas que...não fizeram muito. Meu oponente abriu rápido com X-23, Psylocke e Wolverine, Manchete do Clarim e Ciclope. Além disso, com Blob e Sentinela na mesa, fica difícil utilizar Trabalho em Equipe para Irmandade Mutante e Escudo Corporal, pois eles não compartilham qualquer afiliação. O outro lado da mesa, no entanto, compartilhou um único Golpe Treinado e venceu fácil.




No meu artigo da semana passada, eu disse o seguinte:

"Definitivamente Parede de Plasma é o deck que você quer no Lançamento de Múltiplas Identidades".

Após sofrer mais três derrotas, começo a achar que não é tão simples assim. É claro que você quer o Parede de Plasma, afinal tem o Pyro. No entanto, se você quer vencer o torneio, talvez não seja a melhor opção.

GELO    5   x    0   PLASMA


Jogos 6, 7 e 8: o mais otimista dentre nós pode considerar esta a redenção da Irmandade de Mutantes, com algumas ressalvas. A sexta partida foi resolvida graças ao Dente-de-Sabre, que entrou cedo e com a ajuda do Magneto, causou bastante dano nas linhas inimigas. A terceira força do deck foi o Fanático e seus dois de dano penetrante, minando a força inimiga. Blob ficou na mão e nem foi utilizado.

Percebi que o Magneto foi a peça chave do combate. A notícia ruim é que só tem 1 Magneto no deck! Ao mesmo tempo que do lado dos heróis temos: 3 Psylocke, 3 Wolverine e 3 Bishop, a Irmandade tem 3 Groxo e 3 Mercúrio, que sem à Espreita não é o mesmo Mercúrio que conhecemos. Uma clara diferença de poderes.

A sétima partida começou como aquelas primeiras. Blob serviu de escudo, os X-men colocaram o Colossus na mesa e venceram novamente. Bishop brilhou causando 5 de dano com Golpe Treinado em um Sentinela, na antecipação!

Já com a confirmação de que minha previsão estava errada, fui para a oitava partida. E eis que uma luz no fim do túnel surge: Fanático entra no segundo turno na mesa e fica até o final, destruindo tudo pela frente. Os sentinelas fazem sua participação e derrotam mais Xmen. Rapidamente vejo os vilões atropelando e vencendo mais uma, dessa vez com a ajuda do Pyro! Parabéns à Irmandade pela segunda vitória. Mas também com Fanático e Pyro qualquer um ganha. Os X-men sofreram um pouco aqui com a falta de antecipações.



Menção honrosa: Blink com Manchete do Clarim e seu texto permanente tirando 5 cards do Fanático, na preparação! Fora isso, nada mais aconteceu.


GELO   6   x   2   PLASMA



CONCLUSÕES



O deck Parede de Gelo é mais sinérgico, com muitos personagens que compartilham Agilidade e podem usufruir de Trabalho em Equipe e poderes como Impulso Ágil e Golpe Treinado, causando muito dano. Bishop sozinho consegue enfrentar os sentinelas e causa muito dano também. Wolverine passou batido e não fez muito, mas serviu como apoio para causar um dano extra. Colossus é um monstro e ganhou (quase) sozinho todas as partidas em que entrou.

Obs: Homem de Gelo. Sem poder xingar, me resta resumi-lo em uma palavra: DECEPÇÃO. Nada sinérgico, poder custa 2 para usar, e morre muito fácil. Não dá nem para montar uma estratégia ao redor porque só tem 1 no deck. Se você conseguir fazer melhor proveito dele durante o Release, deixe um comentário!

Parede de Plasma é um deck não tão sinérgico, com personagens pesados e lentos (quase nenhuma habilidade de antecipação). Acredito que as habilidades de vôo e genialidade estão lá apenas pelo Magneto, que só tem uma cópia no deck. Depender do cenário que dá genialidade também não é lá muito legal, e a estratégia do Blob funciona, mas não ganha jogos. O mais provável é que o Blob se torne 7 pontos de prêmio para o seu oponente. Se nessa coleção pudéssemos usar Retirada Estratégica ele seria imbatível, porém não é possível. Já os Sentinelas foram uma decepção e não tem nada a ver com a estratégia do deck.

As estratégias que deram certo nas duas únicas vitórias da Irmandade foram: baixar Fanático cedo e lidar com os Xmen um de cada vez. Matar o Colossus à primeira vista. Depender de Magneto e Pyro para os Irmandades causarem mais dano, embora não aconteça muito. E mesmo que venha um Magneto, fazendo um pouco mais de dano, Manchete do Clarim no deck dos Xmen faz muito mais estrago (são 2 manchete na decklist).


Nestes testes, Parede de Gelo foi o vencedor 6 vezes, e se você quer um deck rápido, cheio de antecipações, e que usa a estratégia de se guardar para vomitar 6 a 7 personagens na mesa de uma só vez, vá fundo. Siga meu conselho do artigo anterior em relação ao Parede de Gelo: 

"Minha sugestão: compre 1 deck apenas para se divertir no Release, depois coloque-o na pasta da coleção e siga sua vida".

Agora, se você é fã dos vilões, e gosta de ver um Fanático sozinho acabando com a raça mutante boazinha, vá fundo no Parede de Plasma, e ainda possa ver o Pyro virar a partida para você uma ou duas vezes no torneio. Talvez só uma vez mesmo.

É claro que quem joga selado ainda terá a chance de abrir uns boosters para complementar o deck, então a Irmandade de Mutantes pode se beneficiar de coisas mais sinérgicas que podem vir, como um Dente-de-Sabre Ultra. Eu pessoalmente vou de Parede de Plasma, porque os mocinhos não podem se dar bem! MMHUAAHAHAHAHAHA!



Espero que tenha gostado, até a próxima!

Colaboradores do teste: Thiago Corrêa, Vinícius Carvalho e Thiago Noronha.

6 comentários:

  1. Um dos melhores reports que já li de BS, parabéns! Eu realmente tenho uma queda por vilões, mas depois de ler tudo isso estou tentada em apoiar os mocinhos dessa vez! ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post!
    As informações e pontos apresentados me fizeram decidir pelo deck parede de Gelo, hoje no campeonato de lançamento de MI lá no stand da Copag na Anime friends.
    Porém, os 4 semifinalistas estavam com o Deck Parede de Plasma.
    Isso mostra que o Piloto=Jogador ainda e peça fundametal em BS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito de quantas vezes o Pyro apareceu durante as partidas. Ele consegue virar jogos. Obrigado pelo feedback! Pena que poucos lugares fizeram o evento de lançamento, para termos mais dados.

      Excluir