Image Map

domingo, 22 de fevereiro de 2015

MTCG Reports da Semana: Richard Colares e Leandro Ecker!





Olá reporteiros e reporteiras de todo o Brasil!


Hoje teremos um report daqui da minha cidade mesmo, o terceiro torneio valendo uma vaga para o Master League Manaus (uma série de 4 torneios onde os quatro campeões se enfrentarão em uma final valendo uma Box de BSIC). Tudo em nome de aumentar o interesse dos jogadores da cidade. Utilizamos um “novo formato”, porque pela primeira vez fizemos um torneio No Foil sem utilizar os cards exclusivos de deck. Até agora vínhamos utilizando Pyro, Homem de Gelo, Senhor das Estrelas, enfim, aqueles cards polêmicos que alguns utilizam e alguns não.




Por: Richard Colares



Créditos à loja organizadora



Sem as exclusivas as opções ficaram bem restritas, muita gente não sabia o que montar e quem apareceu chegou para o torneio com decks longe de terem sua força total. Muitos pegaram decks No Foil que já vinham utilizando e apenas retiraram as exclusivas tentando colocar no lugar algo satisfatório. Normal, afinal era o primeiro torneio sem as exclusivas, tudo tem de começar por algum lugar.


Da minha parte foi exatamente o que eu fiz. Peguei o Google (não o site, mas o meu deck Google, que você já leu aqui), retirei o Pyro, acrescentei Capitão Britânia e Noturno e fui para o combate. Não foi exatamente uma modificação simples, o deck foi modificado em todas as áreas: cenários, suportes e habilidades, tudo foi repensado apenas pelo fato de eu tirar o Pyro do deck. Hoje, talvez o Pyro nem retorne à lista, o deck está bem mensurado e não saberia mais o que tirar para coloca-lo.


Fonte: Database



A estratégia primordial é utilizar Incursão Surpreendente e Fúria Descontrolada para causar dano na Preparação, adicionando ao dano os cenários Manchete do Clarim e Guerra Civil, este último cenário foi uma escolha de metagame. Por aqui o pessoal usa bastante Falcão, Capitão Mar-vell, Miss Marvel, Homem Aranha BSMI e outros heróis, então Guerra Civil pareceu a escolha certa.


A segunda estratégia é entrar com Colisão Devastadora e torcer pelo melhor. Caso a situação esteja difícil mesmo, Homem Radioativo está lá para complicar a vida do oponente. A adição do Noturno foi apenas para completar a lista de personagens, e no final das contas foi uma boa adição, me ajudou bastante durante alguns rounds. Pessoal do MTCG, valeu pela dica, eu nunca botaria minha mão no fogo pelo Noturno, jamais.
Agora que está tudo explicadinho, vamos às partidas.


Rodada 1: vs. Vinícius Carvalho (Líder)

Este é o detentor do cinturão do Battle Scenes 2015, vencedor dos dois primeiros torneios do Master League, com vaga mais do que garantida para a final. Ele veio com um deck elástico cheio de antecipações (Atrasar, Enclausurar, Tentáculos Alados), além dos próprios personagens que atrapalham bastante o oponente, como Homem Aranha BSMI, Constritor e Homem Máquina. Do meu lado inicio com Homem Radioativo e uso Roubo de Idéias por dois turnos, até ele descer Armadilha Reforçada no verdinho. Uso Retirada Estratégica e baixo ele novamente, além de Capitão Britânia, Noturno e Asa. Ele responde com Homem Máquina e Densus, cheios de incapacitações. Eu então desço Portal para o Microverso e com Incursão Surpreendente e Fúria para retirar as antecipações, e consigo derrotar o Homem Máquina. Mais um turno e consigo derrotar o Densus. No turno dele ele desce Homem Aranha BSMI e ainda consegue derrotar meu Capitão Britânia e Asa Vermelha antes de eu fechar a partida com os personagens restantes.





Esta foi a partida que mais me deu trabalho, não somente por ser a primeira partida, quando vem o nervosismo, mas também pelo Vinícius ser o atual líder do nosso ranking. Dedico a vitória ao Portal para o Microverso e Capitão Britânia, dois cards bem eficientes, e Homem Radioativo que nunca deixou o oponente respirar em paz.


Rodada 2: vs. Thiago (Presidente)

Talvez a lista mais forte dentre os decks No Foil. Eu mesmo já ganhei com uma lista parecida no ano passado. Ele veio de Nova, Capitão Mar-Vell, Miss Marvel, Colecionador, Asa e Falcão. Tudo recheado com Poder Cósmico, Voo e suportes chatos. Eu abro de Tony Stark, Asa e Falcão, busco 2 Homem de Ferro, e uso Investigação Silenciosa. Ele então abre com Nova e Colecionador, porém sem antecipações. Na minha vez uso Incursão Surpreendente com Manchete do Clarim e dou cabo dos dois personagens dele.

Então ele fica segurando os personagens na mão para descer tudo de uma vez, enquanto eu monto toda a minha cena. Dois Homens de Ferro, Capitão Britânia, Tony, Noturno, Asa e Falcão. Durante as contagens regressivas ele joga praticamente todo o deck nos recursos, restando talvez uns dez cards no deck. Então a mesa fica assim:







Apesar das 3 Colisões Devastadoras o ataque não foi suficiente, graças a dois Circundar e o Noturno. Tudo que ele conseguiu fazer foi retirar uma Incursão Surpreendente do Capitão Britânia. Vale lembrar que o deck dele não tem Manchete do Clarim ou À Espreita, que me causaria muito mais problemas.


No meu turno, foi uma questão de escolher os alvos e somar os pontos necessários. Baixei Portal para o Microverso e Guerra Civil e usei várias Fúrias Descontroladas e Incursões Supreendentes no Nova e no Capitão Mar-vell para fechar a partida.


Rodada 3: fiquei de bye. Como houve cinco participantes, todos ficaram de bye conforme sorteio antes do torneio.


Rodada 4: vs. Samis (Chororô)

O Samis tem um deck igual ao do Thiago, e na rodada 3 eles tiveram um mirror em que o Thiago saiu vencedor. Por causa disso acho que ele não estava mais motivado a continuar. Começo descendo Asa e Falcão, Investigando e permutando com Treinamento Intenso por três turnos. Quando ele desce seus personagens, derroto de uma só vez Capitão Marvell e Nova, com Portal Para o Microverso e Guerra Civil, descendo Homem de Ferro e outros personagens com Colisão. Após derrotar os dois primeiros personagens ele desiste e chego a vitória.


Rodada 5: vs. Dimerson (Sumido)

O deck dele ainda está sendo construído, por isso venço com alguma facilidade utilizando Asa, Falcão e Capitão Britânia, todos usando Incursão e Manchete do Clarim. Trocamos algumas idéias sobre o deck dele durante a partida e da próxima sei que terei mais problemas para enfrenta-lo.


Da esquerda pra direita, começando com o Dimerson, Samis aqui embaixo, Vinícius lá em cima e Thiago aqui embaixo



Minhas considerações sobre o Google:

Já vinha testando o deck desde o torneio No Foil anterior, porém com a ausência das grandes estrelas dos decks exclusivos acabei conquistando um pouco mais de espaço no metagame. Noturno foi a grande surpresa, não achei que seria uma boa, porém sempre que o desci me senti mais seguro contra criaturas impetuosas. Homem Radioativo é um personagem condicional, na maioria das partidas não o utilizei, porém foi decisivo em partidas específicas. Como não há side no BS tenho que tê-lo no deck o tempo todo.


Portal para o Microverso foi uma ótima adição ao deck, muitos defendem seu banimento do No Foil, porém ele só foi decisivo mesmo na primeira partida, nas outras vezes que baixei já estava com a vantagem na mesa. Não acredito que ele seja roubado, acho apenas que os jogadores devem começar a construir seus decks se preparando para algumas bombas do ambiente. Não dá pra montar o deck dentro de uma bolha, acreditando que sua estratégia sempre vencerá o oponente. Cards como Portal, Asa, Falcão e Ações Imprevistas devem ser consideradas ao montar seu deck, principalmente em como contra-ataca-los.


Por último, como eu queria que o Homem de Ferro BSET tivesse uma ação que causasse dano ao invés daquele MACH sei-lá-o-quê.


Minhas considerações sobre o Metagame No Foil sem Exclusivas

Muito previsível. Asa, Falcão, Investigação, Portal, Incursão, Colisão. Se prepare para isso e você estará preparado para tudo dentro do formato. Oras, o formato Padrão já está cheio dessas cartas, agora imagine um formato restrito como o No Foil. Você pode até argumentar que existe Gangue da Demolição, Mestres do Terror ou até mesmo Quarteto Futuro, porém a competitividade é atingida quando você usa as melhores cartas (e mais sinérgicas, diga-se de passagem). Não tem como fazer um deck de Poder Cósmico sem Voo, ou Energético sem Voo, até mesmo Telecinésia sem Voo, então tudo acaba caindo sobre os ombros de Asa e Falcão.


Espero que tenham gostado do meu report, foi a minha primeira vitória do ano, e gastei boas horas escrevendo isso para compartilhar com vocês. Fiquem agora com o report de Leandro Ecker jogando um torneio Padrão!




Por: Leandro Ecker


O torneio foi no formato padrão, contou com oito jogadores, foram três rodadas de suíço. Usei uma versão modificada do deck que estava usando antes de BSIC ser lançada. Um deck de Magia, Laminas e um pouco de Telepatia.





Rodada 1 - Edwin (Irmandade)

Ele começou, mas não fez nada, eu também passei sem fazer nada. Somente no quarto turno eu coloquei em cena Mystério [Fazer Esquecer] e busquei um Convocar Reforços. Ele colocou Pyro, tirou meu Fazer Esquecer e nocauteou o Mystério no combate. Eu fiquei mais uns três turnos acumulando recursos, até que coloquei em cena Nico [Olho, Manto], Pyro, Magia [Trespassar, Algemas], Espiral [Trespassar, Dança, Rompante], fiz Convocar Reforços, busquei e coloquei em cena Mystério [Fazer Esquecer] e Rei das Sombras [Fazer Esquecer, Shurikens] busquei uma Retirada Estratégica e passei.


No turno dele, ele rendeu o Pyro e passou. Na antecipação eu busquei o Livro com a Nico. No meu turno busquei uma Garras Imoladoras com o Mystério, no combate busquei rompante e usei, para deixar o topo do deck "certo" e comprar 1 card. Ele esperou mais um turno, onde novamente eu busquei cenário, e fiz a compra com a Nico e passei. No turno seguinte ele colocou em cena Asteroide M e Groxo, Incapacitei o Groxo na antecipação, no meu turno destruí o Asteroide com o Rompante e o Mystério e nocauteei o Groxo [Incursão, Treinamento, Voar Alto] facilmente.


No turno seguinte ele colocou e Asteroide M e Fanático MI [2 Incursão, Fúria, 2 Voar Alto, Treinamento]. Na antecipação incapacitei o Fanático, no meu turno consegui nocautear o Asteroide e o Fanático usando 2 Rompante (cada um causando 8 de dano) e alguns outros danos. Ele esperou o deck acabar e perdeu.
Leandro 15 x 03 Edwin

Rodada 2 - Elton (Bronx)

Ele começou, não lembro exatamente a ordem que ele fez, mas no fim do turno ele estava com Rei do Crime [Alvejar, Planos], 2 Ninja, Tony, Mary [Lança-Míssil], Capanga, Falcão [Investigação] e Asa [Investigação] em cena e com um Treinador na mão. No meu turno eu entrei com Armadilha na Mary, Treinador [recebeu um Trespassar], Pyro causando 2 no Rei, fiz Convocar Reforços e coloquei Homem de Gelo que incapacitou o Tony e Nico [Manto]. Na antecipação a Mary atacou a Armadilha, na etapa de ataque eu nocauteei um ninja com o Pyro e o outro com o Treinador.


No turno dele, o Capanga causou 2 no Treinador e ele rendeu o Capanga, Falcão e Asa usaram Investigação, ele rendeu o Asa, fez outro Asa [Investigação], usou a Investigação, e colocou Ninja do Tentáculo [Trespassar] e Mystério, buscou Garras Imoladoras e nocauteou o Treinador, colocou o Treinador dele que pegou o trespassar do Ninja. Na antecipação busquei Algemas com a Nico para incapacitar o Treinador, e com o Homem de Gelo nocauteei o Ninja. No combate o Tony comprou 2 cards e a Mary destruiu a Armadilha. O jogo seguiu mais um pouco, ele nocauteou meu Pyro e em uma Algemas que fiz consegui encontrar uma Invasão Etérea no topo e fechei o jogo antes dele conseguir nocautear mais personagens.
Leandro 16 x 07 Elton

Rodada 3 - Guilherme (Mulligan) (Guardiões)

Ele começou com Rocket Raccoon [2 Pensar Rápido] e Teletransporte fazendo Groot [Pensar Rápido] e passou. Minha mão não estava muito boa, mas tentei jogar para ver se conseguia fazer alguma Clarividência e melhorar minhas cartas, coloquei Rei das Sombras [Manto, Fazer Esquecer, Shurikens] escolhendo o Groot e coloquei Magia [Algemas, Invasão Etérea, Livro], e fiz Garras Imoladoras causando 3 no Rocket (aqui acho que cometi um erro ao entrar tão cedo em cena, deveria ter esperado mais um turno para entrar com Armadilha também). Na antecipação ele comprou 1 card.


No turno dele, ele fez o cenário Invocar o Relâmpago e tirou minha Retirada Estratégica (e descobriu que minha mão estava ruim), ele rendeu o Rocket e colocou Pyro e Gamora [Trespassar] em cena, o Pyro levou um Fazer Esquecer e usei Algemas na Gamora, mas só incapacitei ela em 1, o Groot comprou mais um card. No meu turno, coloquei Armadilha Reforçada escolhendo a Gamora, na antecipação a Gamora causou 2 na Armadilha e o Groot comprou mais um card, no ataque causei 2 penetrante com a Magia no Pyro.


No turno seguinte, ele capacitou todos, colocou em cena Mystério e fez Convocar Reforços, buscando Drax e Senhor das Estrelas, colocou em cena o Senhor das Estrelas [Alvejar Comparsas] e buscou a Nave. Na antecipação usei Fazer Esquecer no Pyro e tentei mais uma Algemas, ver se consegui o segundo personagem para deixar no topo, mas não funcionou, e só incapacitei em 1 o Senhor das Estrelas. Gamora causou mais 2 na Armadilha e Groot comprou mais um card.


No meu turno não tinha o que fazer, iria perder meus dois personagens no turno dele, então usei Fazer Esquecer na Gamora, rendi o Rei das Sombras e no combate nocauteei o Pyro. No turno seguinte ele buscou e usou Teletransporte para fazer o Drax [Trabalho em Equipe, Incursão, Saltitar] e eliminou minha Armadilha e minha Magia.
No meu turno ainda não tinha como eu entrar em cena novamente, então passei, ele fez uma troca com o Trabalho em Equipe na antecipação. No turno seguinte ele ainda conseguiu fazer Nave + Rocket, e alternou alguns poderes com Trabalho em Equipe, Rocket e Gamora, vendo a situação da cena e minha mão eu fiz alguns cálculos para ver se era possível voltar para o jogo, ao ver que era impossível eu desisti.
Leandro 07 x 15 Guilherme


JOGADOR
VITÓRAS
SALDO
1
GUILHERME
3
29
2
DANIEL
2
24
3
LEANDRO
2
12
4
CIRO
2
11
5
ELTON
1
-15
6
EDWIN
1
-19
7
FELIPE
1
-20
8
FABIAN
0
-22


Rodadas Bônus

Na semana seguinte, joguei novamente com o mesmo deck, sem modificação nenhuma e foi um fracasso, vou deixar as descrições das partidas abaixo nesse mesmo report.

Rodada Bônus 1 - Felipe (Millhouse) (Bronx/Descarte)

Ele começou e no primeiro turno fez uns cinco personagens, incluindo Mystério e Gata Negra que acabou com o meu jogo, minha mão estava assim (dois Convocar Reforços, Garras Imoladoras, Treinador, Feiticeira e Mystério), ele tirou o Treinador e colocou a habilidade que estava no topo do deck. Na contagem regressiva, eu tinha esperança de cair um Shurikens ou pelo menos uma Invasão Secreta, mas não caiu nenhum dos dois, não comprei personagem, não conseguia jogar e passei. No turno dele ele buscou e fez Retirada Estratégica, para refazer a Gata Negra, que tirou minha Feiticeira.


Na próxima contagem caíram duas Invasão Secreta, mas nada de Shurikens, comprei uma Nico e joguei, senão ele tiraria mais cartas com a Gata Negra. Fiz Mystério [2 Fazer Esquecer] busquei e fiz No Lugar Errado, coloquei em cena e Nico [Olho, Livro] e passei. Ele fez Garras Imoladoras, Pyro e colocou em cena 3 Ninja e acabou nocauteando tudo. No meu turno, na contagem finalmente caiu Shurikens e Invasão Secreta e comprei Rei das Sombras, fiz o Rei das Sombras que foi na Gata Negra (estava com Trespassar), e fiz Convocar Reforços buscando dois Pyro [Livro, Olho, Algemas, Rompante] e [Shurikens, 2 Trespassar, Dança], quando entraram causei 4 de dano em um Ninja, e no combate nocauteei os outros 2 Ninja, mas no turno seguinte ele conseguiu tirar meu Shurikens e meu Livro na preparação, deixando os Pyro sem poder antecipar, pouco depois perdi o jogo.
Leandro 06 x 17 Felipe


Rodada Bônus 2 - Fabian (Véio Vaga) (Poder Cósmico/Voo/Telepatia)

Comecei o jogo com uma mão ruim, mas coloquei Magia em cena e com as clarividências a mão melhorou um pouco. Ele colocou o Colecionador, mas consegui Nocautear ele com Magia e Pyro. Depois ele colocou Surfista, Blastaar e Homem Máquina, usei uma Armadilha Reforçada e consegui nocautear o Surfista e o Homem Máquina, mas no turno seguinte ele colocou Thanos, Mystério e Colecionador e conseguiu nocautear meus dois personagens. Eu sabia que ele tinha o cenário Busca e Apreensão no deck, então fiz Retirada Estratégica na Armadilha Reforçada. Ele ainda colocou em cena Nova. Minhas contagens regressivas foram horríveis, caindo Retiradas Estratégicas e as duas Garras Imoladoras. Quando veio a Invasão Secreta para eu poder colocar o meu Mystério eu não tinha mais esses cenários no deck, que me fariam ganhar o jogo com o Pyro que eu tinha na mão, tentei jogar com vários personagens (cometi outro erro aqui, coloquei um item único em um dos personagens que ele aproveitou e tirou com o Colecionador no turno dele), mas como ele tinha muitas antecipações e danos muito altos eu não consegui fazer nada.
Leandro 14 x 16 Fabian


Rodada Bônus 3 - BYE
Essa eu ganhei . :P

JOGADOR
VITÓRAS
SALDO
1
FELIPE
3
38
2
DANIEL
2
32
3
GUILHERME
2
6
4
CIRO
2
-5
5
LEANDRO
1
-13
6
ELTON
1
-27
7
FABIAN
1
-31



O deck não funcionou tão bem quanto ele funcionava sem BSIC, acho que o principal motivo é porque o metagame está bem mais rápido atualmente, não tem tempo para as clarividências influenciarem muito o jogo. O deck ainda tem algumas qualidades, mas não foi tão bem sucedido quanto os outros decks que montei depois de BSIC e as modificações que fiz também não foram muito funcionais, acho que foi um erro ter retirado os Ninja do Tentáculo do deck, eles normalmente eram bons alvos para o oponente, que deixava meus outros personagens mais livres para fazer suas ações. De qualquer forma vou deixar ele em espera por enquanto e testar outros decks.

------

Acho que ficamos por aqui, pessoal, esperamos que tenham gostado, e se não gostaram, comentem! A única maneira de sabermos é com a sua colaboração! Fico por aqui, até o próximo artigo!


reportsmtcg@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário