Image Map

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Defensores da Terra vs. Investida de Clones - Parte 2


Olá!
Hoje trago a segunda parte da análise dos decks de lançamento de Ofensiva Surpresa, a nova coleção de Battle Scenes! E hoje tudo vai girar em torno das partidas!




Para testar os decks juntei uns amigos e jogamos 4 partidas, sempre Formigão VS. Jaquetão, para ter uma ideia de qual deck se sairia melhor. Ao mesmo tempo pudemos testar se esses dois heróis realmente merecem toda a hype que tiveram, ah e aquela tal Partícula Pym, pra que serve mesmo? Tentamos descobrir...


Partida UM

Comecei pilotando o Investida de Clones e, de cara, já percebi que o deck não joga muitas habilidades para o recurso no primeiro turno. O deck só tem 18 habilidades! E algumas delas são daquele novo tipo, Surpresa, que fazem mais sentido se você guardá-las na mão. Logo caíram duas habilidades no recurso apenas, enquanto os Defensores da Terra começavam com 3 habilidades a mais.


Cometi o primeiro erro tentando baixar os personagens menores. Ao baixar Bumerangue e passar, aumentei a Contagem Regressiva do oponente, que facilmente desceu uma Miss Marvel. Graças a um Passado Sombrio, segurei a Miss Marvel sem sofrer ataques por mais 3 turnos, porém a minha vantagem se perdeu. Devido ao bumerangue não fiz mais Contagens. Após três turnos meu oponente já tinha recursos para descer mais um personagem, enquanto eu fazia apenas um Invasor Badoon.


Ficamos trocando dano e personagens, mas eu sempre um passo atrás na contagem de recursos, enquanto ele descia da mão tudo que custava 5+. Consegui fazer alguns pontos com Homem-Gorila e Hulk Vermelho, e vi meu Kraven ser totalmente subjugado por uma Câmara Neutralizadora. 


Tendo um Kraven imobilizado e um Hulk Vermelho com apenas uma carta, não consegui recuperar o jogo, cedi muitos pontos e acabei perdendo a partida.

Dicas: Quando jogar contra os Defensores da Terra, use os personagens pequenos para “minar” as habilidades dos personagens do oponente, então desça os personagens grandes para nocautear os adversários debilitados. Quando jogar contra a Investida de Clones, chame-o para o jogo o mais rápido possível, assim ele não terá tempo de aproveitar as habilidades do deck.

PARTIDA DOIS

Como sempre foi e sempre será, quem perde passa o controle. Então dois amigos começaram a duelar com os decks enquanto eu tentava prestar atenção nos detalhes. A partida se desenrolou mais ou menos da mesma maneira, com os Defensores tendo muito mais recursos à disposição, e os Clones tentando achar um sentido naquele deserto de habilidades. Novamente os personagens pequenos foram a nocaute, e o jogador com o deck do Jaquetão passou a fazer contagens e mais contagens regressivas.

De certa forma as contagens ajudaram e permitiram que ele baixasse no mesmo turno 1 Hulk V1, 1 Hulk Vermelho, 1 Homem-Gorila e mais um personagem pequeno de suporte, enquanto os Defensores aguardavam com 1 Bumerangue, 1 Vespa e, no turno seguinte, 1 Ultron-6. Sem muito mais o que fazer além de evitar o ataque de um Kraven, os Defensores caíram fácil diante do poderio de raios Gama. Vitória para os clones.


A primeira vitória dos Clones aconteceu mais ou menos conforme a dica que eu dei na primeira partida. Personagens pequenos minando os Defensores e os Hulks finalizando. Do lado dos Defensores, muitos recursos, porém poucos personagens fizeram diminuir suas chances de vitória.

Dicas: Defensores, ao ver o oponente abrindo o jogo, não se desesperem. Monte sua mesa com calma e busque as habilidades que você precisa para entrar na cena. A Contagem Regressiva é mais sua amiga do que amiga do oponente, então faça valer essa etapa. Clones, baixem os Hulks.

PARTIDA TRÊS

Novamente fui chamado ao trabalho, porém dessa vez utilizando o deck dos Defensores. Pela primeira vez pude usar a Partícula Pym e saber do que se tratava. Tirei vantagem dos recursos abastados e abri com Força Tática e Miss América, dois ótimos combatentes. Assim nocauteei os primeiros personagens do oponente e o mantive em Contagem Regressiva por um ou dois turnos.



Continuei descendo personagens, Hulkling depois Capitão Britânia, gostando bastante da quantidade de recursos à minha disposição. Carreguei Hulkling com Partícula Pym e Rompante de Brutalidade. Dessa forma, o Hulkling poderia agir sem quaisquer preocupações durante o combate, uma vez que a Antecipação não teria efeito devido à Partícula.





Mas o problema é justamente esse: Investida de Clones não tem antecipações relevantes! O Hulkling já atacaria despreocupado de qualquer maneira. Enquanto os Defensores vem com 3 Voar Alto, o deck do Jaquetão tem que se virar com antecipações que apenas causam dano e não arranham o escudo do Hulkling. Lança-Míssil ainda pode ajudar, mas com 1 cópia no deck não dá pra confiar.

Dica: Partícula Pym é ótima para o Investida de Clones. Para os Defensores, nem tanto.
Mesmo com o oponente descendo Hulk Vermelho e Homem-Gorila, sem minar as habilidades dos meus personagens fica fácil causar o dano que eu preciso para vencer o jogo.

PARTIDA QUATRO

É interessante ver como os decks mantém uma constância no desenrolar das partidas. Nesta rodada, novamente os Defensores sofreram com a falta de personagens, e sem as devidas compras de carta, fica fácil para o oponente ganhar o controle da cena. E como o oponente faz isso? Baixando os dois Hulks, é claro. Igual a primeira e a segunda partidas.




Dica: não se engane. Os decks não compram cartas. Se você vier com menos de 3 personagens na mão inicial, peça Mulligan.

JAQUETA AMARELA VS. HOMEM-FORMIGA

Na quarta partida, a derradeira, tanto eu como meu oponente tivemos a chance de descer estes personagens. Ambos anulam um efeito do oponente e entram em cena. Muito bom. Porém, nestes decks de lançamento, não há muitas possibilidades para que isso aconteça.

O deck de clones possui 6 habilidades imprevistas que podem acionar o Homem-Formiga, e os Defensores possuem apenas uma habilidade que pode ser usada no turno em que entrar em cena, dificultando a aparição triunfal do Jaqueta. Dito isso, ambos optamos por descê-los em nossos próprios turnos, durante a Preparação, como qualquer outro personagem.

Em cena, o Jaqueta Amarela se mostrou mais versátil que o Homem-Formiga, principalmente pelo fato de não haver habilidades de genialidade que pudessem ser utilizadas pelo Scott Lang, restringindo-o apenas às habilidades de Voo. Já Hank Pym foi mais longe e com Super Força era capaz de utilizar Fúria Descontrolada e outras habilidades de dano massivo.


Partícula Pym



Útil, vai ver bastante jogo. Evita uma antecipação do oponente e permite que o personagem carregue e use naquele mesmo instante uma habilidade de custo 1, geralmente. Porém, para o que diz respeito apenas aos decks de lançamento no dia do torneio de lançamento, não será usada em todo o seu potencial. O mesmo pode ser dito de Jaqueta Amarela e Homem-Formiga.


CONCLUSÃO

Com um score de 2 vitórias e 2 derrotas para cada deck, posso dizer com certeza que estes são os decks de lançamento mais equilibrados que eu já tive a oportunidade de testar, dentre todas as coleções lançadas até agora. Seja pelo fato de ambas as listas terem muitos personagens iguais, ou ambos os decks estarem nivelados por baixo, minha conclusão é a de que não importa qual você irá escolher, ambos vão te proporcionar uma chance igual de vencer o torneio e se divertir ao mesmo tempo.

Não, não é uma perda de tempo ter lido tudo até aqui. Se você recordar minhas análises dos decks de outras coleções, vai ver que eu nunca fiquei em cima do muro e sempre tinha um deck preferido para dominar os torneios. Mas, Ofensiva Surpresa se mostrou realmente um caso especial e surpreendente em todos os sentidos. As forças estão igualadas dessa vez.

Se ainda assim você quiser uma opinião, vá com o Investida de Clones. Você já joga de Voo o ano todo, que tal experimentar um deck de Super Força e Ataque à Distância? Esse deck também é o mais parecido com um deck de vilão que você terá nessa coleção. E vem com uma Retirada Estratégica foil!

Espero que tenha detalhado bem as estratégias de cada deck e que você termine de ler sabendo qual deck vai te chamar mais a atenção. Espero ver você por aqui novamente no futuro, no lançamento das próximas edições. Até a próxima!



Um comentário: