Image Map

sábado, 21 de novembro de 2015

VAMOS FALAR DE BANHAMMER

Olá pessoal, hoje estou aqui para falar de um assunto muito sério e que gerou muita polêmica nestes últimos dias, a suspensão do Despedaçar a realidade no Bate Royal.


 

Depois desta notícia ser divulgada pela Copag, muitos jogadores ficaram felizes, outros bastante tristes. Alguns, acreditam que era necessário o banimento permanente não apenas desta carta, mas também de algumas outras, como Pyro, Investigação Silenciosa, entre outras…

Mas, qual foi o porquê da copag ter esta decisão? Vocês já pararam para pensar os fatores de banimento de uma carta? 

A copag, como toda empresa, tem critérios de Responsabilidade Social Corporativa (do inglês CSR-Corporate Social Responsability). Mas, o que significa isto? É uma responsabilidade contratual que cada empresa tem de manter a qualidade de um produto para todas as partes envolvidas no processo. 

Muita gente acredita que, a única parte envolvida em um jogo são os jogadores, ERRADO!

Neste material vou citar algumas partes envolvidas (stakeholders) e o benefício que cada um deles tiveram com o banimento. Além de explicar os motivos de um banimento.

Motivos de Banir uma carta:

1 - Essencial: Todas cartas devem ser bom em determinadas jogadas, ou em determinados baralhos e menos importante em outros baralhos e jogadas. Ou seja, uma carta não deve ser forte em TODOS os tipos de baralho.

Assim, uma carta pode entrar numa ban list caso:

- Esta carta seja o fator principal da mudança da integridade da maioria do baralhos anteriormente criados.

- Esta carta seja essencial para que 90% dos baralhos funcionem bem competitivamente

2 - Mirror Match: O jogo de card game deve valorizar a criatividade de variação de estratégias que cada jogador tem sobre o jogo. Além de, que cada jogador consiga encontrar o seu estilo de jogo que mais se enquadra em seu próprio conceito de diversão. Tornando então, qualquer possibilidade de estratégia, seja consistente, competitivo e equilibrado comparado com os outros baralhos. 

A carta principal de um baralho pode ser banida caso:

- A maioria dos jogadores de um mesmo torneio use o mesmo baralho.

- O top8 contendo pelo menos 5 baralhos com estratégicas idênticas ou semelhantes.

3 - Desequilíbrio: Todas as cartas devem ter um potencial no jogo de alguma maneira, além de todas puderem ser combatida com várias outras estratégias existentes no jogo.

A carta pode ser banida caso:

- Não há nenhuma ou há poucas cartas que evitem uma carta específica.

- O jogo precise criar dezenas de cartas voltadas apenas para combater uma carta anteriormente lançado.

Banimento e sua relação com os LOJISTAS:

Uma das responsabilidades que a COPAG deve ter é com os lojistas, inclusive aqueles que vendem cartas avulsas. Toda vez que algo novo for lançado, vai mudar o preço das cartas no mercado. De modo algum, a distribuidora vai se sentir feliz com banimento de várias cartas, pois ela terá várias cartas avulsas que não poderão ser usadas.

Mas, em contrapartida, se algumas cartas não forem banidas, continuar com aquela jogabilidade pode desmotivar alguns antigos jogadores fazendo eles desistir do jogo, reduzindo então a quantidade de possíveis consumidores. O mesmo vale para os novatos!

Sem pessoas para comprar o jogo, os lojistas param de vender e o jogo morre!

Banimento e sua relação com os JOGADORES:

Esta é a área onde haverá muita gente beneficiada e muita gente prejudicada. Para todos que jogavam com alguma carta que foi banido, eles deverão ter que escolher uma carta para substituir ou então simplesmente mudar o baralho inteiro, pois sem aquela carta, o baralho não funcionava anteriormente, que inicialmente aparenta ser algo ruim.

Mas, por outro lado, o banimento de uma carta é feita para aumentar a diversão e alimentar a diversidade de outros baralhos poderem jogar. Mantendo a fidelidade dos jogadores e incentivando os novos jogadores à embarcar no card game de alguma maneira.

Banimento e sua relação com os CRIADORES E TESTERS:

Muita gente pode achar que esta parte não é importante, mas é! Os criadores devem pensar em todos os possíveis impactos que uma carta nova possa fazer com o jogo, ou então, pensar uma maneira de equilibrar o jogo de algum modo. Mas, ao mesmo tempo, eles não devem mudar o percurso das futuras edições apenas para consertar um erro que eles fizeram antes.

Assim, é muito mais sensato a carta ser banida, fazendo que os criadores e testers consigam pensar em cartas que poderão preencher o jogo de alguma maneira.

Nota do autor:

E ae galerinha! Espero que vocês tenham aberto sua mente com este artigo e sobre o porquê de um banimento. Eu sei que vocês querem que dezenas de cartas sejam banidas, mas os critérios para isto são enormes. Dá uma olhada novamente no artigo e pense direitinho se a sua carta está entre um destes critérios de banimento!

Eu creio que uma banlist venha a existir em breve, logo depois do battle royal. E que as decisões do banimento sejam baseado no desempenho de algumas cartas neste evento.


Um comentário: