Image Map

domingo, 3 de novembro de 2013

Games - X-men vs Street-Fighter


E aí galerinha, tudo bom? Espero que sim, hoje iremos falar na nossa seção de games de um jogo que eu curto demais, X-Men vs Street Fighter.

http://www.mobygames.com/images/shots/l/220691-x-men-vs-street-fighter-playstation-screenshot-wolverine-s.pngX-Men vs. Street Fighter é um game Arcade (Fliperama) lançado pela Capcom em 1996 e é o primeiro da série Marvel vs Capcom de games de luta. Ele traz personagens dos X-Men e personagens da série Street Fighter (dã). Ele foi o primeiro game a utilizar o sistema de luta em duplas com a conhecida jogabilidade de Street Fighter, incorporando elementos dos games de lutas anteriores da Capcom, principalmente das séries X-Men: Children of the Atom e Marvel Super Heroes. O game também foi lançado para Sega Saturn em 1997 e Playstation em 1998. Mas, o sistema de luta em duplas foi abolido da versão Playstation devido as limitações técnicas do console, pouca Memória RAM, ou seja, essa versão era uma bela porcaria. Para você jogar com as duplas na versão do Playstation, você e seu oponente tinham que escolher a mesma dupla (O Crossover Mode). Já a versão do Sega Saturn era muito BOA, chegando numa perfeição muito próxima do Arcade, porém foi só lançada no Japão (e tinha numa locadora perto de casa, huahuahuahua – risada maligna).
http://www.designjuices.co.uk/wp-content/uploads/2011/01/fightinggames-xmenvsstreetfighter.jpgAlém do pioneiro sistema de duplas, o game trazia diversas novidades, dentro os quais pode-se destacar o sistema de lutas com somente um round, onde dois lutadores enfrentam outros dois lutadores (ao invés do sistema usual de três rounds). O player controla um lutador de cada vez, enquanto o outro aguarda fora da tela. O lutador que começa a luta pode, a qualquer momento, dar a vez ao outro lutador, basta o jogador pressionar Soco Alto e Chute Alto, o que ativa o Variable Attack. O personagem que estava aguardando fora da tela, entra na luta atacando com um "pulo-chute", que causa um leve dano ao oponente O personagem quando entra logo em seguida executa uma pose de vitória e neste curto período de tempo fica totalmente vulnerável. O personagem que saiu do jogo estará apto a recuperar uma parte da energia, enquanto o outro luta. Se um personagem perder toda sua energia, o outro automaticamente entra na pancadaria e assume a luta. A luta termina quando os dois personagens do time são derrotados. Há outras maneiras de trocar o personagem na luta: com o "Variable Counter", que substitui o Infinity Counter do Marvel Super Heroes, quebra a guarda do oponente com um counter atack mas custa um nível da barra de especial. Outra maneira é o "Variable Combination", um ataque combinado onde os dois personagens utilizam seus movimentos especiais (Hyper Combos – coisa mais linda de Deus) juntos, mas custa dois níveis da barra de especial e troca o personagem atual pelo que estava descansando, depois de utilizarem seus Hyper Combos.
Já os elementos anteriores vierem principalmente de Darkstalkers e Xmen: Childrem of the Atom/Marvel Super Heroes, como o sistema de super-pulos, gráficos/sons e especiais( que coisa mais linda era um Hyper Optic Blast do Caolho ou o Royal Flush do Cajun).

http://rq87.flyingomelette.com/RQ/Marvel/XSF/apoc2.pngA maioria dos personagens dos X-Men foram extraídos de X-Men: Children of the Atom e Marvel Super Heroes, com exceção da Vampira, Gambit e Dentes-de-Sabre (alguns destes personagens destas séries ficaram de fora, como o Picolé Bob, o Colossus) que são novos na série e o Akuma que era o personagem secreto no jogo X-Men: Children of the Atom. Os personagens Street Fighter usam o mesmo design visto na série Street Fighter Alpha e seus movimentos foram melhorados visando a apelação "maior" da Marvel (por exemplo, o Hadouken de Ryu é muito maior que nos outros Street Fighter). Como curiosidade esse game marcou a primeira aparição de Cammy trabalhando para Shadaloo, que iria aparecer nas versões caseiras de Street Fighter Alpha 2 e Street Figher Alpha 3 (E o Kiko?). O Big Boss do game era o titio Apocalypse (the driller), que apesar de ser monstruoso era muito fácil de derrotar. Outra coisa bacana era que depois de terminar o jogo, a sua dupla se degladiava até a morte, onde você controlava o personagem escolhido primeiro, para decidir de qual seria o final. Era tipo: “Hey, salvamos o mundo, agora vou te matar parceiro, porque no jogo só tem espaço para um final”. Havia também um esqueminha de duplas parceiras (pq?, baseado no que acabamos de ler), que são as seguintes:

http://www.mobygames.com/images/shots/l/218477-x-men-vs-street-fighter-playstation-screenshot-character-selections.png·         Ryu e Ciclope
·         Ken e Gambit
·         Chun-Li e Vampira
·         Cammy e Vampira
·         Cammy e Wolverine
·         Akuma e Wolverine
·         Charlie e Tempestade
·         Dhalsim e Dentes-de-Sabre
·         Zangief e Fanático
·         M.Bison e Magneto
·         Ryu e Ken
·         Ciclope e Gambit
·         Chun-Li e Ciclope
·         Cammy e M.Bison
·         Akuma e Cammy
·         Tempestade e Vampira
·         Ryu e Charlie
·         Charlie e Chun-Li
·         Magneto e Dentes-De-Sabre
·         Dhalsim e Zangief
·         Fanático e Dentes-De-Sabre
Por fim, como todo game luta desde de Street Fighter 2, há os lutadores pesadões (Fanático – com as mãos maiores que a Chun-Li, Zangief – “Eu sempre escolhia o Zangief”), os equilibrados (Ryu, Ken –  tutti la stessa merda, Caolho) e os rápidos, cheio dos combinhos (Cammy, Carcaju Peludo). Também tinham os apelões ultra-fodásticos do inferno, os famosos tier 1 (Papai Magnetismo, Tempesta, Akuma), se você dúvida de mim, entra no youtuba e procura uns vídeos para você ver o Magneto batendo embaixadinha com os oponentes.
É isto ai galerinha, até a próxima, que eu irei falar da série X-Men do Mega Drive (sugestão do amigo Fernando Metralha).


6 comentários:

  1. Boa matéria Daniel. Acho esse jogo é icônico por dois motivos, um, ele é o inicio de uma das melhores franquias de jogos de luta da história e dois, ele inventou um novo tipo de jogo de luta que prioriza a agressão em detrimento a "esperação de jogo" que fazia os jogadores de KOF subirem nas paredes de raiva.

    ResponderExcluir
  2. Aaaa que jogo! Eu tinha um sega Saturn e passei MUITO TEMPO jogando esse game!

    ResponderExcluir
  3. O meu personagem preferido era o Fanático. Eu adorava esse jogo e senti a falta ele em versões futuras como Marvel vs street Marvel vs capcom. Realmente esse jogo marcou epoca e ocasionalmente ainda jogo algumas partidas

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sorte sua!! Saturn foi um dos meus sonhos de criança, justamente por este game!!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Wallace!! Concordo, mas KOF é KOF né

    ResponderExcluir
  6. Excelente Jogo... ótima matéria Doll!!!! Esse é um dos meus games de Luta preferido da Capcom!!!

    ResponderExcluir