Image Map

domingo, 3 de novembro de 2013

O Homem que fez o Zé Carioca um Brasileiro

Recebi com tristeza essa noticia (link). Sei que muitos talvez não saibam quem seja, mas no mundo dos desenhos (HQs, ilustrações, etc) ele é muito conhecido e importante! Considero um dos maiores do Brasil. Por esse motivo, segue um ótimo artigo.
-------------
por Gilson Luiz da Cunha

Hoje, excepcionalmente, eu gostaria de falar um pouco sobre Renato Canini. Foi com tristeza que recebi, na última quinta-feira, a notícia de seu falecimento. Não é apenas um mestre dos quadrinhos que se despede. Também há o ser humano, que deixa uma enorme saudade entre seus familiares, amigos e fãs.

 http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/13304175.jpeghttp://www.ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2013/06/multiverso-comicon-porto-alegre-2013.jpgTive o privilégio de papear rapidamente com ele em julho passado, durante a Multiverso Comic Con 2013, em Porto Alegre. Se ele quisesse, poderia dar uma de Stan Lee e cobrar U$400,00 para tirar uma foto com um fã. Mas que nada! Ele pacientemente aguentava aquela maratona de entrevistas e pedidos de fãs para tirar fotos e autografar gibis, com extraordinária gentileza, humildade e bom humor, mesmo naquele gelado fim de semana de início de inverno. Sim, logo ele, que bem poderia comparecer ao evento em sua homenagem e cair fora logo depois. Lembro do comentário de Canini para um fã, quando este pediu uma foto: "Mas por que é que tu queres tirar uma foto com esse velho, guri?",brincava ele, sempre modesto, sempre cordial, um verdadeiro gentleman.

Por outro lado, me consola lembrar que ele deixa este mudo como uma lenda em vida. Quantos profissionais podem dizer que possuem um troféu com o seu nome? Bem, ele podia. O troféu HQMix 2006, para os melhores do ano no quadrinho nacional chamava-se, justamente, Renato Canini e trazia a efígie de Kactus Kid, o atrapalhado caubói criado por ele para a antológica revista Crás, cunhada num "dólar furado".
 Veja abaixo a imagem do troféu. Frente e verso (ou herói e alter-ego).

    

http://www.ccpg.puc-rio.br/70anos/sites/default/files/imagens/ze1.gif
1° versão, turista americano
Foi ele também, o grande responsável por "abrasileirar" o Zé Carioca, um personagem de Walt Disney que pouco tinha de brasileiro quando surgiu. Dono de um traço inconfundível e de um genial senso de humor, Canini soube como ninguém tornar o "turista americano" que era o Zé Carioca da Disney, um autêntico brasileiro, retratando o papagaio em situações e cenários tipicamente cario
cas, mesmo sem ter pisado no Rio de Janeiro antes de desenhá-lo. São dele contribuições importantes ao personagem, como tirar o paletó do papagaio e vesti-lo com uma camiseta, algo mais coerente com a ambientação brasileira da história.

http://yamashitatereza.files.wordpress.com/2012/05/ze_carioca_canini.jpg
Canini, transformou o Zé em Carioca.
Elementos como a vila Xurupita e os parentes de Zé Carioca, tais como o Zé Jandaia, Zé Paulista e Zé Gaúcho, as peladas, a feijoada entre outros, são todos obras de Canini, que marcou para sempre o personagem quando ilustrava e roteirizava suas histórias, nos anos 70. Junto com o falecido Victor Civita, presidente do grupo Abril, ele encarou o desafio de criar uma revista em quadrinhos com talentos nacionais para o público brasileiro. Nascia a revista Crás, onde ele publicaria pela primeira vez, as histórias de Kactus Kid, o hilário caubói que era "amado pelas mulheres, invejado pelos homens e perseguido pelos credores".
Eu podia escrever muitas páginas sobre como foi crescer lendo Canini. Por ora, tudo o que desejo é agradecer pelos momentos de alegria e diversão que ele legou a gerações de leitores. Obrigado, mestre. Sua arte viverá em nossos corações, do mesmo modo que sua figura humana viverá nos corações daqueles que tiveram a hora e o privilégio de conhecê-lo. Meus sinceros pêsames à Dona Maria de Lourdes e seus familiares. Um grande caro leitor e até.
-------------------------------
PS: Abaixo uma ótima dica de livro.

 http://imguol.com/blogs/68/files/2013/03/Capa-Canini.jpg




4 comentários:

  1. Uma morte lamentável mesmo. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Li muitas histórias do Zé Carioca deste artista, antes da Marvel. Mestre.

    ResponderExcluir
  3. Cresci lendo quadrinhos do Zé. Era meu ídolo muito antes de qualquer super-herói.

    ResponderExcluir