Image Map

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Estudos de Habilidades - 1º Parte – Agilidade


1º Parte – Habilidades de Agilidade

Olá Pessoal!

Sou Wagner Macedo, conhecido pelo site MTCG. Hoje, aqui no site oficial de Battle Scenes, iniciaremos uma serie de 10 partes, onde falaremos sobre os diferentes tipos de Habilidades do jogo.

O conceito

As Habilidades de Agilidade representam, no mundo do Battle Scenes e da Marvel, uma capacidade acrobática e/ou agilidade acima dos níveis humanos. Suas cartas representam diversas técnicas de combate que depositam suas necessidades em agilidade e precisão, ao invés de simples força bruta.

BSUM
(Battle Scenes Universo Marvel)

Os quatro cards que apareceram na primeira edição são bem variáveis: embora nenhuma causa um dano elevado - sendo o maior dano os 2 causados pelo Porrete se o alvo for um vilão - para ajudar com seu escudo a Esquiva demonstra boa, enquanto para atrapalhar a estratégia do adversário o Golpe Desnorteante faz seu trabalho. Para encerrar, Saltitar faz .... *momento de silencio e reflexão*.
Esquiva

O primeiro card que abordaremos é uma habilidade bem simples e útil: é uma ação de antecipação que concede um bônus de +3 de escudo. Usá-la antes do ataque de seu adversário o protegerá de ataques fortes!

Hoje com o card Portal para o Microverso e com a criação das ações imprevistas (Reloginho), ela perdeu boa parte de seu valor, mas esse fato ainda não anula sua utilidade geral.
Ela não é uma carta vista em muitos decks e pessoalmente, em nível competitivo, a mesma é pouco usada.
Ela é uma boa alternativa para torneios Paupers, nos quais só se pode usar cards comuns.

Golpe Desnorteante

Essa foi uma carta muito útil na 1º coleção de Battle Scenes e ajudava a enfrentar o potente Deck de Quarteto. Hoje em dia, perdeu parcialmente sua utilidade devido ao novo metajogo, com muitos decks que usam poucas Habilidades. No entanto, aqui vai uma dica: ela pode incomodar um deck de Turnos Infinitos e utilizadores de Despedaçar a Realidade!
Sua funcionalidade é básica: ela causa 1 ponto de dano no alvo e te permite descarregar  um card de habilidade do alvo e o carregar com um card a sua escolha. Há jogadores que usam em esse ataque seus próprios personagens para os equiparem com habilidades eficientes do recurso! Reciclagem de poderes no melhor estilo Agilidade!

Porrete

Não consigo pensar nessa carta sem lembrar de Felipe Andrei dos Santos (também escritor do MTCG) na época dos primeiros torneios, quando o deck do quarteto dominava o mundo do Battle Scenes. Pude presenciar uma porretada na cabeça do Senhor Fantástico vindo do deck de vilão de Felipe, lhe garantindo um 3º ou 4º lugar no campeonato!
Vamos à sua funcionalidade: Em primeiro lugar, o personagem que estiver carregando ele ganha agilidade: Isso mesmo! Ainda que o personagem não tenha o poder Agilidade, com o Porrete ele a conquista, podendo usar todas as outras habilidades desse poder!
Em segundo lugar e não menos importante, Porrete cauda 1 ponto de dano no alvo e se o personagem que tiver usando o Porrete for vilão causa 2. 
É um card que volta e meia se vê em algum deck, seu preço muda constantemente no mercado, e por mim é considerado o card mais popular de Agilidade na coleção Universo Marvel.

Saltitar
Saltitar não é um card que vejo com muita frequência em torneios, apesar de ter alguma utilidade no formato Pauper.

Pessoalmente não gosto muito dela e não vejo grandes possibilidades estratégicas na mesma com a excessão de uma possível finalização em inimigos que já estejam quebrados, ou em união ao Portal do Microverso.
Ela permite, com 1 de incapacitação, causar 1 de dano em dois personagens diferentes.

BSET
(Battle Scenes Evolução Tática)

Três novos cards de Agilidade se apresentaram nessa nova edição, e mudaram seu foco para uma boa quantidade de dano de antecipação e combo com outros cards de habilidade. 

Golpe Treinado
A primeira carta rara de Agilidade em nosso jogo, hoje Golpe Treinado é constantemente visto nos decks tops, e em torneio é um card que incomoda (e muito) seu adversário. Seu diferencial é a possibilidade de causar uma quantidade de dano modesta durante a antecipação e um dano maior ainda durante o seu turno.

Eu considero essa a melhor carta de Agilidade já feita e uma das melhores habilidades do jogo: ela veio na nova edição para mostrar a ao Deck de Quarteto que a coisa ia mudar.
Seu efeito é simples: ela causa 2 pontos de dano se for usado no turno do adversário e 3 de dano se for usado no seu próprio turno.
E deixo um alerta, se essa carta estiver em jogo junto ao um Portal para o Microverso... o negocio ficou sério.

Rompante de Mobilidade

Seu objetivo é causar dano sem dó nem piedade? Essa carta causa o seu dano modesto e volta para a base de seu deck, mas capacita seu personagem e permite que o mesmo use outra ação de Agilidade. Uma carta excelente, mas pouco usada competitivamente
Se bem utilizada, essa carta tem potencial para derrubar os maiores monstrengos já criados no Battle Scenes!

Treinamento Intenso

Essa carta poderia facilmente ser rara. A vejo em muitos decks e foi um dos causadores da minha derrota no último torneio. Essa carta tem um tremendo potencial, pois causa dano de antecipação e também serve para deixar o personagem mais forte.
Antes de tudo, na sua fase de preparação, uma vez por turno se um personagem estiver carregando essa habilidade, você pode permuta-la (troca-la) por um card que outro personagem estiver carregando.
Ela permite também causar 2 de dano em seu alvo sob o custo de mero 1 de incapacitação, podendo ser usada como antecipação e completando seu leque de possibilidades.


Não percam em breve
2º Parte – Habilidades de Ataque À Distância

Texto revisado por: 
     Isaque “Shaolin”




Um comentário:

  1. Fernando César Medalha12 de fevereiro de 2014 às 16:33

    Gostei muito! Sempre quis ver algo sobre o conceito que define cada habilidade e agora mal espero pelos próximos posts da série. Parabéns!

    ResponderExcluir