Image Map

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cavalo de Tróia


Avante, Jogadores!

Como está a leitura dos Quadrinhos da Marvel? Estão gostando dessa nova fase: MARVEL NOW?


Bem, lendo outro dia a Revista: AVANTE, VINGADORES! ed. especial nº zero,
Setembro/2013, Quando nossos Heróis são puxados para dentro da Belonave Badoon, nosso adorado vingador dourado, Toninho Stark, tem uma de suas idéias. Enviar Bruce Banner, dentro de uma armadura Mark, para o meio do fundunço todo e...o resto você já sabe, uns disparos laser, o cara fica nervoso, explode a armadura revelando um Hulk pronto para esmagar.

Vendo esta cena, lembrei-me de duelos de Battle Scenes, onde isto é bem comum! Um verdadeiro CAVALO DE TRÓIA, para presentear teus adversários.

Usando Hulk como exemplo, no set EVOLUÇÃO TÁTICA, a carta de Bruce Banner diz que:

Bruce Banner só pode entrar em cena se Hulk não estiver em cena.
Hulk não pode ser colocado em cena.
Se Bruce Banner for nocauteado por uma ação que CAUSE DANO, você pode procurar por um Card chamado Hulk em seu Deck, mão ou recursos, revelá-lo e colocá-lo em cena com até quatro cards de seus Recursos anexados a ele...


ATAQUE AMIGO
O oponente não vai querer ver Banner se transformando no Hulk, mas você pode querer! Aliás, pode ocasionar isto, simplesmente usando uma ação que cause dano de um personagem sob seu controle no Banner. Neste caso você poderá, da mesma forma como descrito no texto da carta, procurar por um Card chamado Hulk e colocá-lo em cena com 4 cartas anexadas.
Até mesmo cartas que, NÃO ESCOLHEM UM ALVO, mas causam dano, ativam este efeito do personagem, tais como: Onda de Choque e Onda de Energia.


CONTRAINDICAÇAO
Bem importante lembrar que - ...Nocauteado por uma AÇÃO que cause dano - Se o adversário usar Garras Imoladoras, você NÃO poderá colocar o Hulk em cena, já que não foi provocado por uma ação, mas sim um efeito de um cenário.

ABRINDO A MESA
Notem que, o poder de Bruce Banner é generalidade, possibilitando carregá-lo com: Invenção ou Roubo de idéias. Bem interessante é abrir a mesa com uma Toupeira mecânica e também Banner carregado com Roubo de idéias.
Um atual combo de controle onde compramos cartas ( possibilitando a compra de uma outra Toupeira ), fazemos o oponente descartar e mandamos habilidades incômodas para a base do Deck.


ATAQUE VINDO DO CÉU
Outro cavalo de Tróia que temos no set Evolução Tática, é a carta de Habilidade de Voo: TRANPORTE AÉREO.

O texto diz:
Coloque um personagem de sua mão em cena caso possa pagar seus custos. Aquele personagem pode usar ações como se já estivesse em cena.

Muito parecido com o que Stark fez na HQ. Simplesmente transportou Banner/Hulk para a cena, possibilitando que o Verdão aplicasse alguns "Hulk Esmaga" nós alienígenas Badoons.


Já da para imaginar o estrago deste cavalo de Tróia onde usamos o transporte aéreo com algum personagem de baixo custo, com poder de voo - Mulher invisível, Bumerangue - carregado com Transporte aéreo, e poder baixar um personagem pronto para atacar, melhor ainda se tiver ataques penetrantes!


Quais outras estratégias podemos encontrar no Battle Scenes, simulando um cavalo de Tróia?
Usem os comentários para compartilha sua tática.


Obrigado por lerem este humilde artigo, Até a próxima!



Curiosidade a parte, uma das personagens da mitologia grega que, ardilosamente, ajudou na construção do cavalo de Tróia, foi justamente Odisseu ( em latim: Ulisses ), logo, qualquer semelhança é mera coincidência!


10 comentários:

  1. Grande Atila, tudo bom?
    Realmente também não vi ninguem usando, efetivamente, transporte aereo. Ate vi em alguns decks, mas nem deu tempo do cara usar, colocou em um personagem que logo virou prémio.
    Tentarei usa-la...e também: arremetida Veloz. Sei que muitos vão falar que não funciona...mas sabe como eu sou gosto de testar coisas.
    "será que deve ser por isso que nunca vou bem nos torneios...rs"
    valeu

    ResponderExcluir
  2. Grande Post. Citando Aquiles: "O que fazemos em vida ecoa na eternidade". Grande trabalho.

    ResponderExcluir
  3. No post, você diz que o efeito de garras imoladoras não é uma ação é um cenário...
    Onde você leu isso? Ao meu ver esse efeito é uma ação também GERADA por um cenário... Uma ação, no meu ponto de vista, pode ser gerada por um cenário, suporte, habilidade ou personagem....
    Ou estou enganado?

    ResponderExcluir
  4. Olá Leitor, tudo bom? valeu por ler o artigo.
    Os cenários não são tratados como Ações, mas sim como EFEITOS, com textos permanentes.
    As ações são aquelas áreas nas cartas onde se tem um custo a pagar de incapacitação e um texto de efeito.
    Encontramos AÇÕES nos: Personagens, ALGUNS Suportes e nas HABILIDADES.

    ResponderExcluir
  5. Está errado o que escreveu sobre o GARRAS !!!

    CONTRAINDICAÇAO
    Bem importante lembrar que - ...Nocauteado por uma AÇÃO que cause dano - Se o adversário usar Garras Imoladoras, você NÃO poderá colocar o Hulk em cena, já que não foi provocado por uma ação, mas sim um efeito de um cenário.


    Ele pode entrar em cena sim pois, o cenário só é ativo pois, como o próprio card diz: ..."O PERSONAGEM DÁ 3 PONTOS DE DANO DISTRIBUIDOS..."

    Logo...
    Foi por uma ação de um personagem que causou dano!!!


    Certo?!

    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não leitor, meu texto esta correto. Um cenário não é tratado como uma ação, mas sim um texto permanente, logo, se você nocauter o Bruce banner com o garras, o oponente não podera trazer o hulk assim como eu citei.
      Eu escrevi um outro artigo que fala mais sobre o tema. O mesmo artigo deste link foi enviado ao proprio Fabian Balbinot, o o mesmo gostou muito do texto, pois expressa o efeito de uma ação e de um texto permanente. Leia:
      http://www.marveltcg.com.br/2014/02/analisando-cards-garras-imoladoras.html

      obrigado pela visita, se tiver mais dúvidas, sempre é valido entrar em contato.
      nos torneios aprendemos também a usar de forma correta as cartas

      obrigado

      Excluir
  6. Quando o bruce banner e nocauteado por uma ação de fogo amigo o hulk ja entra em cena podendo atacar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitor

      Não pode FAZER AÇÕES NÃO!
      Vale a regra do Manual que diz que personagens que entram em cena, não podem fazer ações no mesmo turno que entrou. salvo alguma habilidade que permita isso.

      O que você poderia fazer é: No TURNO do seu adversário, fazer uma ação de antecipação que cause dano ao banner e ele ser nocauteado, trazer o Hulk a cena (cuidado que ele vai estar so com 4 de vida e o seu oponente ainda tem as ações dos personagens dele para fazer), seu oponente faz ações e NO SEU TURNO, ai sim poderá fazer uma ação com o Hulk

      Excluir