Image Map

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Analisando os Decks da Nova Coleção


Olá pessoal !  hoje vamos trazer a análise da nova coleção !

       

A partir de alguns prós e contras, iremos  analisar o poder e o funcionamento destes baralhos e o que eles podem trazer de bom para o jogo em si. Uma tendência nas coleções de Battle Scenes é que os lançamentos tentam estar bem próximos aos filmes que a Marvel está lançando naquele momento, ou seja, pegando carona em Xmen: Days of Future Past, uma avalanche de cards desse universo irá aparecer em Múltiplas Identidades. E não é a toa que os dois decks da nova coleção travarão um embate bem parecido com o do filme. 


3x Bishop
1x Blink*
1x Colossus
2x Colossus (BSUM)
2x Ciclope (BSUM)
2x Emma Frost (BSUM)
2x Fênix (BSUM)
1x Fera
1x Homem de Gelo*
1x Kitty Pryde*
3x Psylocke (BSET)
2x Tempestade (BSUM)
3x Wolverine (BSET)
2x X-23
1x Mansão Xavier
1x Sala de Perigo*
3x Calmaria (BSPO)
3x Combate ao Crime (BSUM)
2x Manchete do Clarim (BSET)
3x Treino na Sala
de Perigo (BSUM)
2x Bastão (BSPO)
1x Golpe Treinado (BSET)
1x Treinamento Intenso (BSET)
3x Acumular Poder (BSPO)
1x Rompante de Poder (BSPO)
3x Lacerar (BSPO)
1x Rasgar (BSUM)
2x Sabre (BSUM)
2x Conversas Telepáticas
2x Instigar Fúria (BSPO)
3x Trabalho em Equipe

(BSUM) – Cards lançados na coleção Universo Marvel
(BSET) – Cards lançados na coleção Evolução Tática
(BSPO) – Cards lançados na coleção Poderes Ocultos

*Cards exclusivos deste deck

Parede de Plasma 

1x Avalanche*
2x Blob
2x Blob (BSET)
3x Dente-de-Sabre (BSUM)
1x Fanático
3x Fanático (BSUM)
3x Groxo (BSET)
1x Magneto (BSUM)
3x Mercúrio (BSET)
1x Mística (BSUM)
1x Pyro*
2x Sentinela Mk II
1x Sentinela Mk IV
1x Posto de Monitoramento*
3x Batalha em Área Povoada (BSUM)
2x Lavagem de Dinheiro
1x Nano-Sentinelas*
1x Potência Incomparável (BSPO)
3x Super Plano de Dominação (BSUM)
3x Impulso Hábil
3x Porrete (BSUM)
2x Técnica Tribal
2x Treinamento Intenso (BSET)
2x Impulso Intelectual
1x Explorar Possibilidades (BSPO)
3x Impulso Brutal
1x Rocha (BSUM)
2x Surrar (BSPO)
3x Arremetida Veloz (BSET)
3x Trabalho em Equipe

(BSUM) – Cards lançados na coleção Universo Marvel
(BSET) – Cards lançados na coleção Evolução Tática
(BSPO) – Cards lançados na coleção Poderes Ocultos

*Cards exclusivos deste deck



Primeiro, vamos às análises numéricas. Parede de Gelo (PG) possui 32 cards diferentes, sendo 11 da nova coleção. Isso aí dá uns 34% de novidades dentro do deck. Agora considerando 60 cards dentro da caixinha, teremos 20 cards novos, fazendo esse percentual cair para 33%. Já o deck Parede de Plasma (PP) possui 30 cards diferentes, sendo 14 novos, totalizando aí quase 47% de novidades. No entanto, quando você considera todas as 60 cartas, teremos 25 cards novos, perfazendo 41% de coisas novas que cairão na sua mão. A queda ensina uma lição dura: o que é bom vem pouco. E aqui PP se saiu bem melhor que PG.

Li comentários de muitos jogadores criticando o excesso de cards de edições antigas, e apesar de atestar esse fato, não deixo de pensar em quantos jogadores vão começar a jogar agora a partir dessa nova coleção, incentivados pelos Xmen no cinema, e que não tem acesso aos cards antigos como nós que jogamos praticamente desde o início. Além disso, essa mistura de cards dentro do deck não é exclusiva de Battle Scenes, ela acontece até mesmo no maior card game do mundo, e a Terra segue girando e os players continuam “playando”, portanto sob essa perspectiva posso dizer que os decks estão bem balanceados em termos de antigo/novo.


O segundo ponto é a qualidade/força/poder/apelacionabilidade dos cards do deck. Infezmente sem o spoiler completo essa analise fica um pouco imprecisa, mas farei o melhor aqui para comparar os dois decks. O que temos revelado até agora em PG são: Blink, Homem de Gelo, Kitty Pride, Mansão Xavier, Fera e Bishop. Agora, para fazer esta análise, será preciso colocar aqui minhas próprias opiniões, não quer dizer que o que estou dizendo vai acontecer ou não, o que vai jogar ou não realmente cabe aos jogadores decidir.

Acredito que o que faltava para o deck de Xmen começar a jogar eram personagens com ações de causar dano. Antes você tinha Ciclope, Professor Xavier, Forge e Fenix totalmente táticos, incapazes de bater. E agora você tem mais do mesmo. Fera não causa dano, Bishop só vai funcionar durante o Release, pois veremos muitos sentinelas rodando no outro deck, e Kitty Pride e Homem de Gelo se encaixam em um outro tipo de personagem: aqueles que precisam de 2 de capacitação para serem usados. Todos sabemos que o mundo está cruel demais, se incapacite apenas em 1 ou pereça. Além disso, para jogar com o deck, haja Forge com Passaro Negro e Mansão Xavier, e mais coisas que não causam dano. Minha sugestão: compre 1 deck apenas para se divertir no Release, depois coloque-o na pasta da coleção e siga sua vida. Obs: em minha humilde opinião, os melhores Xmen ficaram fora do deck. Mas nem tudo são Nano-Sentinelas. Ou são? O deck PP traz algumas novidades bem legais e... quem eu estou querendo enganar? Vamos falar do Pyro.

Se há algo pelo qual estou ansioso é botar as mãos em 9 desse carinha. Porque ele vai jogar muito. À Espreita com ele vai jogar muito. Sabre equipado nele com Garras Imoladoras vai jogar muito. Retirada Estratégica com ele vai jogar muito. E adicione Mystério na receita, e todos vão jogar muito. Graças a este card, o novo Fanático e o novo Blob quase passam despercebidos, mas na verdade são o verdadeiro coração do deck. E aqui nós realmente temos um deck. A Irmandade de Mutantes tem mais chance de acontecer do que os Xmen, e o próprio Fanático ainda jogará no deck de Thunderbolts que também tem todas as condições de nascer com a nova coleção. Sinto falta aqui do Asteróide M, que é Super Rara e poderia ter vindo, assim como o Treinador veio em Poderes Ocultos. But wait... fora do deck ainda temos Mercúrio, Espiral, Dente de Sabre, Garras Imoladoras...

Definitivamente Parede de Plasma é o deck que você quer no Lançamento de Múltiplas Identidades. Infelizmente também é o deck que seus oponentes irão querer, então pode acabar sendo uma experiência frustrante, ter Pyro na mão e não poder baixar porque seu oponente baixou antes. E dessa vez não terá Invasão Secreta para ajudar (até agora, pelo menos...).

É claro que se você é um entusiasta de Battle Scenes que nem eu, você não irá comprar 1 deck de Parede de Plasma, ou 1 deck de Parede de Gelo. Você irá ignorar tudo o que eu disse e comprará 3 de cada, por que não 6 de cada, porque o jogo é muito legal, e ambos os decks são divertidos. E deixo aqui um exercício de cidadania geek para cada um de vocês: compre vários decks, pegue o que você precisa, e junte o restante em um super deck Xmen/Irmandade e doe para o próximo iniciante que cruzar seu caminho.

Leitor oque você achou? deixe sua opinião que é muito importante para nós.

Aproveite e crie seu deck com as novas cartas no DB


E confira  nossa loja
www.mtcgstore.com.br

Para ficar por dentro de nossos conteúdos.

Para ficar por dentro dos torneios, encontros, trocas, tirar duvidas e ver postagens de todos os blogger relacionados ao jogo. 
Para ficar por dentro de nossos conteúdos, conversar com pessoal da equipe, dar sugestões e trocar ideias 

Procure o grupo de seu estado!
Para marcar encontros e torneios

Postado por :
Thiago Corrêa

Um comentário:

  1. Olá! Sou um novo adepto do Battle Scenes. Já comprei duas coleções, Evolução Tática e Vilões. Por ter poderes/habilidades que seriam útil de um ou outro, eu posso mesclá-los? Seja de boosters de outra coleção, ou os próprios cards de decks prontos. Minha dúvida é tanto pra escala de jogaria entre amigos quanto pra campeonatos. Poderia me ajudar? Grato!

    ResponderExcluir