Image Map

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Olhando a fundo nos arquétipos



Olá galera, vamos aqui fazer uma explicação bastante legal sobre alguns baralhos e seus arquétipos. Vocês sabem qual o arquétipo você usa? Qual o arquétipo se encaixa melhor com seu estilo de jogo? Dá uma olhada aqui para saber mais

CLIQUE AQUI PARA LER O RESTANTE


Pelo dicionário, arquétipo é um modelo, no qual se faz uma obra material ou intelectual, no nosso contexto, arquétipo seria a palavra chave que define um conjunto de baralhos que seguem a mesma base estratégica. Esses arquétipos ajudam alguém a entender como seu baralho funciona de uma maneira rápida.

Cada arquétipo tenta alcançar a vitória baseado em diferentes jogadas, chamaremos essa estratégia de condição de vitória. Dessa maneira, você pode focar seu baralho em uma capacidade específica de efeitos e fortalecê-lo para que seja sua força principal.

Os arquétipos principais são: Tático, Detonador, Infiltrador, Batedor, Combo e Guerrilheiro. Esses nomes foram criados se baseando em suas características chaves, onde todos os baralhos podem ser alocados em um desses citados. Iremos explicar um pouco de cada um deles adiante.

Tático


Essa estratégia se baseia em um conjunto de cartas que evitem que seu oponente crie pressão no jogo, diminuindo sua vantagem. O modo mais comum de fazer isso é controlando com ações de incapacitar nos personagens oponentes porém, dinâmicas de remoção de cartas na mão ou de recursos também são modos de controle.

Um baralho Tático tem jogadas bastante lentas, ele prioriza diminuir a força do oponente, enquanto você tenta construir o seu campo mais rápido que seu oponente. Depois, quando o oponente ficar atrasado suficiente para não ser mais uma ameaça, o baralho muda para um estado agressivo. Em alguns casos, ao mesmo tempo, enquanto controla o jogo, você vai causando dano de forma mais lenta.

Esse arquétipo torna o jogo um pouco mais lento do que o normal, pois você só começa a ser agressivo depois de vários turnos, focando o inicio do jogo para atrasar as ações de seus oponentes

A maior fraqueza desse baralho é quando ele não consegue segurar todos os personagens do oponente. Nessa situação, é aconselhável você esperar alguns turnos e tentar ter alguma resposta a longo prazo.

JOGANDO CONTRA:

- Tático: Jogar contra um baralho Tático não tem segredo, seu objetivo é colocar o máximo de personagens possíveis e tentar crescer o campo mais rápido que o oponente. Sua maior desvantagem é que o oponente pode fazer isso antes de você.

- Detonador: (VANTAGEM) Um baralho Tático leva uma grande vantagem contra esse tipo de baralho, pois o oponente geralmente usa apenas as ações impressas do personagem para jogar. Se você evitar essas ações, o personagem oponente irá perder grande potencial agressivo durante o resto da partida.

Infiltrador: (DESVANTAGEM) Geralmente, você terá uma leve desvantagem contra esse baralho. Como o Infiltrador tem a mecânica de remover as cartas chaves do baralho oponente, se ele conseguir remover as cartas que você usa para controle, não haverá mais maneiras de segurá-lo, seu objetivo é tentar agir o mais rápido possível para conseguir controlar o jogo no momento que ele começar a colocar personagens.

- Batedor: (VANTAGEM) Em boa parte das vezes você se verá em vantagem contra um Batedor. A maioria desses baralhos usam personagens de custo alto ou não compram cartas adicionais, reduzindo a frequência em que ele coloca personagens em jogo. Com isso, você pode se aproveitar e conseguir controlar boa parte das ações de seus oponentes.

- Guerrilheiro: (DESVANTAGEM) Nessa situação, não há muito o que fazer, Guerrilheiros conseguem criar um campo muito grande de maneira muito rápida, algo que se torna bastante difícil de controlar. Dificilmente você poderá ganhar uma partida contra esse baralho.

- Combo: Baralhos Combos tendem a ser demorados para chegar à situação de combo. Enquanto isso, você pode tentar atrasar ainda mais o combo do oponente, ou ser agressivo no inicio do jogo. Sua maior preocupação é evitar que ele cresça na partida, pois uma vez conseguido o combo, será difícil pará-lo.

EXEMPLO DE UM BARALHO TÁTICO:


Detonador


Detonador se baseia em cartas que não tem sinergias nenhuma entre elas, mas possuem uma capacidade agressiva individual muito alta. Esse arquétipo geralmente usa personagens que tem ações que causem bastante dano independente de cartas de habilidades, esse baralho usa poucas cartas de habilidades pois na maioria dos casos, o efeito das ações impressas são mais fortes que algumas habilidades.

Esse arquétipo é poderoso, pois você não vai depender de outras cartas para ele ser forte, qualquer personagem que você colocar em cena vai criar uma pressão muito grande contra seu oponente. Esse arquétipo geralmente começa o jogo de forma lenta oferecendo oportunidade de colocar em média de 3 personagens em campo, onde cada um consiga bater 4 ou mais de dano.

Boa parte dos baralhos Detonadores usam cartas com bastante energia, se tornando então, um baralho que o oponente não precisará matar muitos personagens para alcançar os 15 pontos. Sendo muito vulnerável se o oponente conseguir ser tão agressivo quanto você.

JOGANDO CONTRA:


- Tático: (DESVANTAGEM) Baralhos Detonadores tem uma grande desvantagem contra esse tipo de baralho. Para suprir essa fraqueza, alguns cenários e suportes podem ser colocados para evitar que o oponente consiga controlar de forma eficaz com tanta frequência. Então, quando houver alguma brecha, você pode ser completamente agressivo novamente. O problema dessas cartas é que geralmente elas são muito específicas contra alguns baralhos e podem ser cartas mortas contra várias outras partidas.


- Detonador: Quando você enfrentar um baralho Detonador, para você ganhar vantagem é aconselhável derrubar a maior quantidade de personagens que o seu oponente possua. Assim, o oponente irá perder muita força e você pode ainda continuar forte. Para isso, você deve evitar de todas as maneiras que o oponente crie um campo antes de você.

- Infiltrador: (VANTAGEM) Baralhos Infiltradores tem uma desvantagem enorme contra esses Detonadores, pois como você usa o potencial do próprio personagem para usar as ações, então qualquer carta que ele remover em suas ações não irá causar um grande problema no seu jogo.

- Batedor: Para garantir uma vitória contra um baralho Batedor, você deve tentar remover as cartas que causam mais dano do seu oponente, ou as cartas que façam ele regenerar seus personagens. Batedores dependem muito das suas cartas para ficar com bastante dano e com defesas elevadas.

- Guerrilheiro: (VANTAGEM) Guerrilheiros são bastante fortes no inicio, mas eles tem um problema de capacitações no meio para o fim do jogo, para ganhar fácil desse baralho é colocar personagens com danos e resistências elevadas para que seu oponente não consiga causar muito dano, depois disso, você vai removendo um por um aqueles com maior dano, após um tempo ele terá problemas com incapacitações e dano causado.

- Combo: (DESVANTAGEM) A maior fraqueza de um baralho Combo é algo que evite que ele cresça. Nesse caso como você não tem muitas opções, a chave para isso deve ser nocautear os personagens dele o mais rápido possível.

EXEMPLO DE UM BARALHO DETONADOR:


Infiltrador 

Esse baralho é o que chamamos de baralho cirúrgico. A estratégia principal dele é remover cartas dos personagens usando dano penetrante ou desanexando-as sem permitir que ele tenha alguma resposta. Nesse caso estará ao mesmo tempo sendo agressivo, causando dano, e defensivo removendo cartas de habilidades fortes do oponente.

Aparentemente ele se parece com o Tático, sua maior diferença é que no baralho infiltrador não evita que o oponente faça as ações, ao invés disso, você reduz a quantidade de possibilidades de jogadas que seu ele poderia fazer. Como boa parte das ações usadas nesse arquétipo removem poucas cartas, as vezes você vai precisar de alguns turnos para matar algum personagem.

Frequentemente vemos o uso de ações imprevistas e de antecipadas nesse arquétipo, para garantir que possa remover as cartas de uma maneira que o oponente não tenha resposta, antes de ela se tornar uma ameça.

JOGANDO CONTRA:

Tático: (VANTAGEM) O baralho Tático precisa muito de cartas chaves para conseguir controlar o jogo, se você conseguir remover essas cartas chave ele não terá possibilidade de impedir suas ações.

Detonador: (DESVANTAGEM) O pior de jogar contra um baralho Detonador é que independente das cartas que você remova, os personagens oponentes vão continuar forte.

Infiltrador: Nessa combate é sempre bom você garantir que vá remover mais cartas do que o oponente, podendo então segurar o jogo para colocar muitos personagens.

Batedor: (VANTAGEM) Para conseguir ganhar uma partida contra algum batedor, você deve fazer o que seu baralho faz de melhor, remover ameaças e cartas que causem grande dano do oponente.

Guerrilheiro: Geralmente esses baralhos possuem bastante carta de energia 1, ficando fácil nocautear uma quantidade alta de personagens usando ações antecipadas. Deixando ele com poucos personagens em campo, caso consiga remover todos, você facilmente ganhará com contagem regressiva dele.

Combo: (DESVANTAGEM) Você não consegue evitar as cartas que ele acumula em suas mãos, mas você pode evitar que ele coloque algum personagem que acelere o jogo dele, para isso, tente garantir que todos personagens que o oponente colocar vá morrer rapidamente antes de acelerar muito o jogo do oponente.

EXEMPLO DE BARALHO INFILTRADOR:


Batedor

Baralhos Batedores são mais comum do nosso jogo. Eles tem como intuito principal ganhar o jogo causando muito dano e ao mesmo tempo se proteger de alguma maneira. Esses baralhos geralmente usam bastante capacitações extras e habilidades que vão servir para ocasiões diferentes.

O Batedor tenta equilibrar seu jogo sendo ofensivo e defensivo ao mesmo tempo usando as cartas de habilidades do baralho, o que deixa ele forte independente do personagem que você colocar. Permitindo que cada personagem poderá usar boa parte das habilidades anexadas nele, onde elas vão variar entre dano e proteção.

Para identificar facilmente um baralho Batedor, pode-se perceber que ele tem uma sinergia entre as cartas de habilidades com os personagens e que os efeitos variam entre dano penetrante e normal e entre ações antecipadas e imprevistas.

JOGANDO CONTRA:

Tático: (DESVANTAGEM) Enfrentar um baralho Tático não é fácil quando seu foco é dano massivo. Para isso é necessário o uso de muitas ações imprevistas para conseguir enfrentar um baralho Tático.

Detonador: Baralhos Detonadores tendem à ter personagens mais poderosos que o seus, mas com a combinação certa de habilidades e ações você pode conseguir derrubar os personagens de seu oponente antes que ele nocauteie algum seu.

Infiltrador: (DESVANTAGEM) Os Infiltradores tem uma grande facilidade contra você, pois eles podem remover as cartas de habilidades de uma maneira fácil. Para suprir essa perca é bom colocar personagens com ações impressas agressivas, pois você, mesmo sem cartas, pode causar algum dano maior.

Batedor: Jogar contra um baralho Batedor é sempre algo complicado, pois tanto você quanto o oponente tem capacidade agressiva e defensiva muito elevada. Nesse caso, não há nenhum segredo, e não tem muito o que discutir, cause o máximo de dano que você puder.

Guerrilheiro: (VANTAGEM) Jogar contra Guerrilheiros é um pouco complicado no início, pois eles criam uma pressão no inicio do jogo muito grande, mas eles travam logo depois. Para jogar contra esse tipo de baralho, é sempre bom agir defensivamente no inicio, forçando o oponente ter que fazer bastante ações e incapacitar seus personagens, para logo após você pode atacar sem problema nenhum.

Combo: (VANTAGEM) Contra esse baralho é sempre bom acumular dano e manter sempre ações imprevistas e antecipadas com um dano elevado. Dessa maneira, caso o oponente consiga criar o combo, mesmo assim, você terá dano suficiente para destruir o combo dele de maneira eficaz.



EXEMPLO DE UM BARALHO BATEDOR:


Guerrilheiro

Guerrilheiro é um arquétipo muito forte que se baseia em colocar o máximo de personagens possíveis em jogo, geralmente eles tem 2 ou menos de energia para poder garantir que você consiga colocar muitos deles com poucos recursos.

Um baralho assim deve crescer constantemente com mecânicas de comprar cartas e/ou buscar personagens no seu baralho ou recursos. Com isso, o oponente deve criar uma resposta rápida para suas ações, caso contrário, você continuará crescendo incondicionalmente até chegar em um ponto que ele não conseguirá mais combater de igual para igual contra seu baralho.

Esse é o único arquétipo que é viável o uso de mais de 30 personagens, dessa maneira você pode garantir a máxima possibilidade de ter vários personagens em sua mão. Esse baralho não é fácil de se jogar, como você ocupa muito espaço do baralho com personagens, vai haver poucas habilidades e você vai ter que jogar muitas cartas úteis nos recursos.

JOGANDO CONTRA:

Tático: (VANTAGEM) Baralhos Táticos geralmente usam um personagem para controlar cada personagem oponente. Ele não vai conseguir controlar todos os seus personagens caso você coloque vários de uma única vez, ou se você crescer o seu campo desde do primeiro turno com ações que aumentem suas cartas na mão.

Detonador: (DESVANTAGEM) Quando for enfrentar esse baralho, tente nocautear o máximo possível de personagens oponentes tentando evitar gastar muita capacitação. Caso não consiga fazer isso, boa parte de seus personagens vão estar capacitados em 0 em poucos turnos, ficando livre para o oponente agir. Nocautear alguns personagens que estejam em capacitação 0 para tentar achar algum outro personagem útil pode ser viável.

Infiltrador: Contra um baralho Infiltrador, você deve crescer o máximo possível quando o oponente não for uma ameaça e ser agressivo quando ele colocar qualquer possível problema. Caso contrário, ele poderá matar facilmente seus personagens, já que os mesmos tem pouca energia

Batedor: (DESVANTAGEM) Alguns usam personagens grandes e com alta defesa, sendo bastante complicado derrubar qualquer um dos personagens que ele controlar. Para enfrentar de igual para igual, é aconselhável mecânicas que causem dano penetrante ou efeitos que reduzam escudo dos personagens.

Guerrilheiro: Colocar muitos personagens na abertura é uma ótima jogada para garantir que, caso o oponente coloque algum personagem, ele será nocauteado rápido tentando reduzir a quantidade de personagens do oponente.

Combo: (VANTAGEM) Um baralho Combo geralmente tem uma grande desvantagem contra um baralho Guerrilheiro por causa da contagem regressiva e por causa da pressão que você pode causar em combate. Se você colocar muitos personagens em campo, tem uma grande garantia que a carta chave dele seja lançada nos recursos e ele tenha que gastar algumas cartas para tentar recuperar o combo, enquanto isso você continuará crescendo.

EXEMPLO DE UM BARALHO GUERRILHEIRO:


Combo

Esse arquétipo consiste em criar uma situação de campo pré-definida e tentar reproduzir ela em todas as partidas que você jogar. Geralmente, quando você consegue fazer isso, se o oponente não fizer uma resposta imediata ele não terá mais como vencer a partida.

Planejar previamente um estado de cena é muito complexo para ser reproduzido, pois, o oponente pode nocautear alguns de seus personagens, ou algumas das cartas necessárias acabam indo para o recurso. Para garantir que seu combo aconteça, geralmente são usadas cartas que procuram cartas no baralhos ou recursos, com o intuito de você garantir as cartas que você precisa.

Alguns baralhos tentam não depender sempre do combo, oferecendo outras opções de ganhar o jogo criando uma dupla pressão, pois o oponente focará em seus personagens e a pressão que você está criando no campo e esquecendo do possível combo que possa aparecer.

JOGANDO CONTRA:

Tático: Enfrentar esse baralho sempre é complicado, pois ele vai sempre atrasar suas jogadas, mas como ele é pouco agressivo talvez ele não consiga impedir que você crie o combo. É super aconselhável remover ações que estejam atrasando mais as suas jogadas ou que possam serem fortes mesmo quando você criar o combo.

Detonador: (VANTAGEM) Baralhos Detonadores não conseguem evitar de maneira alguma as cartas que você acumula em sua mão, podendo conseguir o combo a qualquer momento. O melhor que se pode fazer é evitar combate e ficar atrasando o jogo do oponente até o momento em que você possa jogar agressivo.

Infiltrador: (VANTAGEM) Enfrentar baralhos Infiltradores é sempre um desafio, mas como ele não atrapalha na base de cartas da sua mão e causa pouco dano, você não precisa se preocupar muito na capacidade agressiva dele. O maior cuidado que você deve ter, é não deixar ele crescer muito, pois poderá ser um problema grande depois se ele começar a ter capacidade de remover muitas cartas suas e começar a matar mais facilmente seus personagens.

Batedor: (DESVANTAGEM) É meio complicado esse confronto, pois baralhos Batedores tem cartas que criam respostas para tudo. É muito provável que ele consiga dano suficiente para matar todos que fazem parte do seu combo antes mesmo de você se aproveitar dele. Para evitar isso, você deve criar o combo mais rápido possível senão será provavelmente uma partida perdida.

Guerrilheiro: (DESVANTAGEM) O maior problema que você encontrará nesse combate é a contagem regressiva, pois muitas cartas do combo podem acabar indo para os recursos. Para isso, aconselhamos você a lutar sem precisar do combo como arma principal, arrumando outra maneira de ganhar o jogo.

Combo: Quando você perceber que o oponente está jogando de um baralho Combo, instantaneamente comece a buscar o combo o mais rápido possível antes do oponente.

EXEMPLO DE UM BARALHO COMBO:



5 comentários: