Image Map

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Report: Draftando Invasão Cósmica!






Olá leitores da Marvel TCG, após a pausa do feriado voltamos com tudo, e dessa vez o report é sobre um formato bem especial: Draft! Além do formato Vale Tudo, o Draft também é um formato "oficial" da Copag, inclusive ela postou no site algumas regras para ser jogado, vocês podem ler mais sobre isso aqui.


O report que trago hoje é de Leandro Ecker, um dos playtesters de Battle Scenes, que jogou um Draft com mais cinco amigos (alguns também playtesters), e agora vai contar mais um pouco sobre a experiência que é "draftar" Invasão Cósmica. Vamos ao Report de Leando Ecker!








Por Leandro Ecker



Meu nome é Leandro Ecker (por aqui conhecido como Lelê) e jogo Battle Scenes desde antes de ser lançado, sou um dos playtesters do jogo e quero divulgar um pequeno report de um draft que jogamos.

Estávamos em seis jogadores, um era o criador do jogo, três eram playtesters, os outros dois jogadores eram ex-jogadores de magic, um deles já joga Battle Scenes há alguns meses e tem evoluído muito rápido, e o outro era um jogador novato em Battle Scenes, mas os dois já são bem acostumados com Drafts de Magic. Como tínhamos mais tempo que o normal, decidimos fazer cinco rodadas, todos se enfrentado uma vez.

O formato usado para o torneio foi o divulgado neste site




O Draft (Escolhendo as cartas e estratégias)

Já comecei com azar (Mimimi), o local da mesa onde fiquei foi horrível, entre o Guilherme (Mulligan) e o Felipe (Millhouse), dois playtesters, eu já conheço as figuras e eles raramente deixam cartas boas, principalmente as de compra passar. Então, Planos de Infiltração e Investigação Silenciosa seriam mais escassos, até conseguiria algum, mas só se forçasse os picks, perdendo picks melhores. Por isso, pensei na ideia de um deck que pudesse se sair bem se jogasse depois do oponente, ou seja, teria que pegar antecipações (Telepatia e Elasticidade) e cartas que fazem atacar no turno que entra em cena (Ataque Energético + Telepatia e Agilidade), a meu ver, nessa serie, essa é a melhor maneira de jogar se não conseguir pegar cartas que me façam comprar.


Comecei a draftar pegando Galactus (mas sem muita esperança de usar ele, talvez se conseguisse boas cartas de Poder Cósmico), segui com a estratégia do deck que joga depois do oponente, e parecia dar certo, consegui varias cartas chave do deck sem muita dificuldade. La pelo 8º pick da primeira volta já dava para perceber que os poderes Telecinesia e Telepatia estavam “abertos” (ninguém estava pegando esses cards), quase todo booster tinha uma dessas sobrando: Vendaval do Infortúnio, Desunir, Rei das Sombras, Rictor e Dr. Druida. Então comecei a pegar cards de Telecinesia para complementar minha estratégia. Mas infelizmente os poderes Ataque a Distancia, Elasticidade, Voo e Poder Cósmico (já me fazendo desistir do Galactus de vez) estavam “fechados” (as pessoas estavam pegando vários cards desses poderes), não vi nenhuma Sentinela Kree, apenas um Nova e poucas habilidades desses poderes apareceram (Investigação, Rompante, Enclausurar, Alvejar Comparsas e Tentáculos).


Nas rodadas seguintes de draft continuei com o plano (antecipações + entrar atacando), mas com alguns desvios, pois consegui pegar algumas cartas boas para usar em qualquer deck (Maça, Bate Estaca, Incursão, Planos, Drax). Continuaram sobrando as cartas de Telecinesia e consegui complementar o deck com esse poder. Ainda peguei dois suportes para alimentar os Homem Máquina, mas peguei eles em momentos que não fazia diferença pois só tinha outras cartas ruins junto.


E em alguns picks peguei as cartas mais caras do booster (dois Teletransporte) e por causa disso deixei passar uma Entrada Triunfal e um Homem-Máquina, isso que desfalcou um pouco meu deck, se o torneio tivesse uma premiação maior eu não faria esses picks.
No final o meu deck ficou um pouco abaixo da média que costumo draftar, pois dependia bastante de vir com um bom numero de personagens bons na mão, mas ficou aceitável, fiz com 50 cartas, mas foi um erro, deveria ter tirado os dois Teletransporte e o Reunir a Gangue e jogar com 47 cartas (a minha ideia na hora foi ter uma chance de jogar antes do oponente, mesmo com chances baixas de dar certo, e obviamente não funcionou). Ai está a decklist:


Decklist (50 cards)

Personagens (24)
1 Águia Estelar
1 Arcanjo
1 Bate-Estaca
1 Cisne Negro
1 Drax - O Destruidor
1 Maça
1 Nova
2 Dr. Druida
2 Homem-Máquina
2 Pigmeu
2 Rei das Sombras
2 Sasquatch
3 Rictor
4 Nevasca

Suportes (2)
1 Carregamento de Vibranium
1 Gerador de Raios Gama

Cenários (7)
3 Combate em Campo Aberto
1 No Lugar Errado
1 Reunir a Gangue
2 Teletransporte

Habilidades (17)
1 Entrada Triunfal
4 Focalizar Alvo
1 Enclausurar
1 Tentáculos Alados
1 Planos De Infiltração
1 Erosão Psiônica
4 Vendaval do Infortúnio
2 Desunir
1 Incursão Estonteante
1 Investigação Silenciosa




Resultados

Rodada 1 - Guilherme (Mulligan)

Vim com uma mão média, tinha alguns personagens bons, mas teria que esperar ele jogar primeiro. Ele iniciou o jogo antes comprando com Arcanjo [com Investigação Silenciosa], esperei até ele formar uma mesa de 15+ pontos (Rictor, Destruidor, Sentinela Kree [com Incursão Estonteante] e Arcanjo [com Investigação Silenciosa]), eu estava com uma mão ruim e entrei com pouca força, fiz Dr. Druida [Desunir e 2 Vendaval do Infortúnio], Nevasca [Enclausurar e Tentáculos Alados] e um Homem-Máquina [2 Suportes, Focalizar Alvo e Incursão Estonteante], que entrou nocauteando o Rictor dele. (Aqui eu cometi um erro, não prestei atenção no Suborno nos recursos dele, deveria ter colocado a habilidade Tentáculos Alados no Homem Máquina e não no Nevasca).


Ele baixou Maça com Suborno e incapacitou meu Nevasca, e na preparação tirou meu Desunir com a Incursão, e na Etapa de Ataque nocauteou Dr. Druida e Homem Máquina com os danos de Arcanjo + Destruidor.






Capacitei o Nevasca em 2 (tinha outro na mão) e coloquei Rei das Sombras [com Desunir] no Maça dele, e baixei meu Rictor com 3 Vendaval do Infortúnio. Tirei a Incursão Estonteante do Sentinela com a ação do Nevasca e passei.


Ele rendeu o Maça, e colocou outro Maça (novamente subornando meu Nevasca), e colocou mais um Sentinela Kree [com a Incursão Estonteante que eu tinha tirado da outra]. Ele nocauteou meu Rictor e causou dano no Nevasca  para tirar Enclausurar e Tentáculos Alados e passou.


Nesse momento eu estava com o jogo quase perdido, eu tinha apenas um Rei das Sombras e um Nevasca, ambos sem habilidades uteis. Ele tinha Arcanjo, dois Sentinela Kree (um deles com Incursão Estonteante o outro com apenas dois cards), Destruidor e Maça (ambos da Gangue), mas ele estava sem antecipação e sua única preparação era um Sentinela Kree com Incursão Estonteante, coloquei Homem-Máquina [com dois suportes, Tentáculos Alados e Focalizar Alvo], nocauteei o Sentinela Kree dele com o Homem Máquina, e causei 2 no Arcanjo com o Nevasca, tirando uma carta dele.





Assim o Homem Máquina ficou pronto para ser nocauteado na antecipação do turno dele usando os Tentáculos Alados no Arcanjo. Ele não encontrou nenhuma saída e perdeu.

Leandro 15 x 10 Guilherme (Mulligan)



Rodada 2 - Felipe (Millhouse)

Abri uma mão ruim, mas como tinha quatro personagens diferentes resolvi ficar com ela para não arriscar, pois com 8 cards a chance de vir menos personagens era alta.


Ele colocou em cena rápido um Nova [com Rajada de Táquions e Investigação Silenciosa], nos turnos seguintes ele baixou Nitro, Calisto, Rictor e Mulher Aranha. Nenhum deles estava com habilidades dos poderes certos, mas nem precisa, são todos personagens com ações próprias fortes.


Eu esperei um bom tempo para comprar mais personagens, pois um dos meus personagens era um Rictor (descartei para comprar outro card depois que ele colocou o dele em cena) e nesses turnos compre apenas 2 personagens, entrei sem nenhum personagem podendo atacar no turno em que entra em cena (Rei das Sombras [com Desunir] trancando o Nitro, Nevasca [com Tentáculos e Enclausurar], Pigmeu, Dr. Druida [Erosão Psiônica e dois Vendaval do Infortúnio] e Cisne Negro [Desunir]). Ou seja, a minha mesa estava ruim, meu plano era tirar o poder de fogo dele, pois metade dos personagens dele não causavam danos altos.






Ele rendeu o Nitro, tirou o Desunir do meu Rei das Sombras e nocauteou Dr. Druida e Pigmeu.


 No meu próximo turno eu nocauteei o Rictor dele e isso deixou o jogo trancado, pois nenhum dos dois tinha uma boa quantia de dano em cena, e ambos tinham ações de defesa.
No turno seguinte ele baixou um Capitão Britânia. No meu turno eu coloquei Sasquatch [com Planos De Infiltração] e busquei e já coloquei Arcanjo. O jogo estava 7 x 6 para mim, mas ele finalizou o jogo com a seguinte jogada:

- Usou a ação da Mulher-Aranha para tirar minha antecipação, e a ação da Calisto para causar 1 ponto de dano  no Sasquatch na preparação, depois rendeu as duas personagens (me deixando com 14 pontos) para aumentou o dano que o Capitão Britânia causaria, com as cartas compradas ele capacitou os outros personagens, e como eu não tinha antecipações suficientes ele nocauteou meu Cisne Negro com o Nova e nocauteou meu Sasquatch praticamente com um só golpe do Capitão Britânia, chegando aos 16 pontos.

Leandro 14 x 16 Felipe (Millhouse)



Rodada 3 - Daniel (Rato)

Minha mão veio excelente, tinha uns sete personagens, incluindo os personagens mais importantes do meu deck (Drax, Rei das Sombras, Homem Máquina, Rictor, Pigmeu, Águia Estelar e Nevasca). Ele colocou em cena logo no primeiro turno um Nova [com Investigação, Absorver Conhecimento e Rompante], alguns turnos depois ele baixou Maça com Suborno.


Ele ficou comprando cards e eu deixando cair recursos, La pelo 5º turno eu coloquei em cena vários personagens de uma vez. Fiz Teletransporte no Drax [veio uma Investigação Silenciosa], Homem Máquina [com suporte, Focalizar Alvo e Tentáculos Alados], Águia Estelar [com Focalizar Alvo e Vendaval], Rictor [com dois Vendaval], Rei das Sombras [com Desunir] neutralizando o Maça. Causei 6 pontos de dano com Maquina de Combate  e Águia Estelar para nocautear o Nova.


No turno dele ele rendeu o Maça e passou. Agora foi a vez de ele acumular recursos, enquanto isso eu coloquei um Nevasca em cena.




Quando ele voltou a colocar personagens colocou Quasar, Maça, Capitão Mar-Vell, Bate Estacas e uma Calisto em cena [todos os personagens tinham habilidades boas carregadas, mas quase nenhuma antecipação, que era o que ele conseguiria usar a tempo], como já estava 8 x 0 para mim, só precisei nocautear a Calisto na antecipação com um Tentáculos que estava no Homem Máquina, e usei Desunir para ele não usar uma das antecipações.
Depois, no meu turno foi só neutralizar a outra antecipação dele na minha preparação [com Rictor] e nocautear um dos personagens com 5 de energia, que não foi muito difícil com o Drax e o Homem Máquina em cena.

Leandro 16 x 0 Daniel (Rato)










Rodada 4 - Fabian (Véio Vaga)

Minha mão veio média, com uns cinco personagens (Pigmeu, Homem Máquina, Rictor, Nevasca e Cisne Negro) dois cenários e três habilidades. O deck dele era muito sólido na questão habilidades, ele tinha vários cards de Voo e Elasticidade (Tentáculos Alados, Enclausurar, Investigação e Incursão).


Ele abriu antes e foi montando uma boa mesa rapidamente e eu tive que ficar aguardando os recursos, quando eu tive possibilidade de entrar em cena a mesa dele estava com Vapor [Enclausurar e Tentáculos, e com uma carta a menos que ele se bateu para conseguir recursos], Sentinela Kree [Incursão, e com uma carta a menos que ele se bateu para conseguir recursos], Homem Máquina [Incursão e Suporte], Quasar [Investigação] e Gamora.
Durante os turnos que ele fez isso eu descartei  meu Homem Máquina para comprar um card e fiz uns 2 cenários que compravam cards, na busca por mais personagens, mas mesmo assim, ao comparar a mesa dele com minha mão já sabia que seria quase impossível eu ganhar o jogo sem erros dele. Coloquei o cenário Combate em Campo Aberto e entrei para o jogo com Águia Estelar [três Focalizar Alvo e um Vendaval do Infortúnio], Rictor [dois Vendaval do Infortúnio e uma Erosão Psiônica], Pigmeu [Entrada Triunfal], Cisne Negro [Desunir] e Nevasca [Enclausurar].






Nas antecipações ele deu Enclausurar no Águia Estelar, depois usou Tentáculos Alados e a ação da Gamora no Pigmeu, deixando ele com apenas a Entrada Triunfal, eu resolvi não usar a ação do Pigmeu para ele não ser nocauteado pela Gamora. (acho que a jogada dele não foi muito boa, a melhor jogada acredito que seria ele nocautear no Cisne Negro ao invés de atacar o Pigmeu, e depois fazer o Enclausurar no Pigmeu, pois isso me impediria de atacar e faria o turno dele mais destrutivo, podendo nocautear mais personagens meus).
Na Fase de Preparação do turno dele, ele nocauteou o Cisne Negro com o Homem-Máquina e tirou meu Enclausurar com Sentinela, eu fiquei sem antecipações, então no combate ele conseguiu nocautear meu Rictor com o Quasar e tirou o Vendaval do Infortúnio do Águia Estelar com a Gamora, deixando a Vapor e Gamora para antecipar.


No meu turno coloquei um Rei das Sombras [Desunir] na Gamora, ele fez Tentáculos Alados no Rei para tirar o Desunir. Com as ações do Pigmeu, Nevasca e do Focalizar Alvo causando 3 pontos de dano cada uma eu consegui nocautear o Homem-Máquina e o Sentinela Kree e passei.


Ele rendeu a Gamora (outro erro, não havia necessidade de fazer isso), baixou o cenário Flores e Espinhos e colocou em cena Portal para a Zona Negativa, Blastaar e Maça. Mas esqueceu de deixar um card nos recursos para pagar a Energia Cósmica do Quasar (mais um erro). No meu turno só precisei finalizar o Quasar dele focando todas as ações nele e fechei o jogo.

Leandro 16 x 06 Fabian (Véio Vaga)



Rodada 5 - Paulo (PEBB)

Minha mão veio excelente, cheia de personagens (Rei das Sombras, Nevasca, Drax, Homem Máquina, Águia Estelar e Pigmeu) e com a Entrada Triunfal. Os dois jogadores acumularam recursos no inicio e ele iniciou jogando lá pelo 6º turno com Surfista [buscando Prancha], Destruidor [já com o Pé-de-Cabra carregado] e Maça.


Eu acumulei recursos por algum tempo e quando entrei, foi com tudo: Rei das Sombras no Destruidor, Arcanjo, Nevasca [com Tentáculos Alados e Enclausurar] e Drax [com uma habilidade]. Além de Homem Máquina [com suporte e Focalizar Alvo], Águia Estelar [com Focalizar Alvo] e Pigmeu [com Entrada Triunfal], que já podiam usar ações e nocautearam o Maça já no turno de entrada.


No turno dele ele não baixou personagem nenhum, eu antecipei com Enclausurar e impedi que o Surfista fizesse ações. Ele não pode fazer nada.
No meu turno nocauteei o Surfista usando as ações de Homem Máquina, Drax e Nevasca.
No turno dele ele baixou um Nitro e uma Mary, mas não conseguiu usar ações.

No meu turno nocauteei o Nitro com o Homem Máquina e comecei a ferir o Destruidor, mas sem conseguir nocautear.


Ele teve mais um turno sem efeito ofensivo, só tirou uma carta de um personagem meu.
E finalmente no meu turno consegui nocautear o Destruidor e terminar o jogo.

Leandro 19 x 00 Paulo (PEBB)





A Classificação final ficou assim:


Posição
Jogador
Vitórias
Saldo
Leandro
4
+49
Felipe
3
+19
Fabian
3
+08
Daniel
3
-20
Guilherme
2
-01
Paulo
0
-55


O torneio foi bem disputado, com muitas das partidas sendo decididas nos detalhes. Eu achei que o melhor deck foi o do Fabian, apesar dele usar algumas cartas bem fracas, a sinergia entre elas e a estabilidade dos poderes pareceu bem alta (pelo menos no nosso jogo). Se não fossem os erros que teve na partida contra mim ele teria sido o vencedor do campeonato.


Finalizando, vou comentar sobre o formato: Draft é o formato que eu mais gosto em Battle Scenes, ele tem uma dificuldade maior que os formatos tradicionais, que é montar o deck com recursos e tempo limitados. Eu acho que, apesar de ser caro, ele é um dos formatos que mais compensa jogar também, pois se você joga Battle Scenes provavelmente vai comprar boosters, melhor que seja reunindo seus amigos, cada um compra dez boosters e já usam os boosters para jogar um formato diferente e divertido, além disso, você pode escolher as cartas que gosta/precisa mais ao invés de pegar elas aleatoriamente dos boosters.


Battle Scenes com os "bródi"




E assim encerramos o report dessa semana, eu não sei quanto a vocês, mas fiquei muito empolgado com o formato draft. Se você já joga e curte, manda o seu report pra gente! O importante é divulgar e fazer o jogo crescer cada vez mais! Fico por aqui, até a próxima!



reportsmtcg@gmail.com


Um comentário: