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quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Vingadores e suas Vertentes.

E agora uma melhor analise de um deck dos Vingadores com Léllis Barboza! 


Adivinha quem voltei?! Isso mesmo galera, cá estou mais uma vez na MTCG escrevendo pra vocês, depois de muito, muito, mas muito tempo. Se você não me conhece ainda, sou o Léllis Barboza, jogador de Battle Scenes do Vale do Paraíba, conjunto de cidades do interior de São Paulo, e escrevo aqui no blog. Andei meio sumido, me desculpem a ausência, primeiro a equipe MTCG, depois a vocês leitores que gostam dos meus textos (caso exista algum), virei pré vestibulando de novo, tava tenso.
Mas de volta, hoje  o assunto é quase sério, é discussão estratégica para montagem de um deck, especificamente deck da filiação dos Vingadores! Mas porque decidir montar um deck de Vingadores agora?
Bem, a edição nova trouxe o que para mim é a ultra rara sensação da edição, o nosso querido Pantera Negra, além da única carta EV da coleção ser o Homem-Aranha Superior, com a filiação dos Vingadores. Por isso me incumbi de fazer isso e explicar as situações do deck, os pontos positivos e negativos. Então vamos a primeira Decklist:


Clique aqui para ver a lista no database.

Vamo lá galera, quando penso em Vingadores, logo penso em CapitãoAmérica, portanto, não tinha como não colocá-lo nesse deck, já que decidi que a base principal desse deck seria Agilidade. Por três motivos, Treinamento Intenso, Pantera Negra e Homem-Aranha Superior, que na minha opinião são as melhores opções para personagens nesse caso, ainda mais na febre da utilização das Ultra raras novas, usei  3 de cada. Uma base só para um deck de filiações não é possível, portanto como segunda base, utilizei Vôo, que sem dúvida nenhuma se apresenta como o melhor poder em relação a suportar seu jogo. Mas vamos às explicações de cada carta:

A função dessas cartas é nada mais que manter seus personagens sempre capacitados em 2. Porque? Simples, porque a filiação depende disso e apresenta esses 2 recursos, coisa que não se vê em nenhuma outra filiação. CapitãoAmérica possui o bônus de utilizar Agilidade, que é a base principal do deck.

·         PanteraNegra, Homem-Aranha Superior e Vespa:
É nesses 3 que se encontra a sua maior força. São sua garantia de que tudo dará certo no decorrer das jogadas, já que 2 deles usam Agilidade e os 3 usam Lâminas, que foi o poder que escolhi para evitar que você caia no terror do Fazer Esquecer.
Vespa nos testes tem se mostrado a melhor Vingadora, atua forte como suporte devido ao poder de Vôo e por possuir Super Força quando necessário (não é o caso desse deck) além de Lâminas. Fora o fato de estar sempre capacitada em 2 com facilidade.
Pantera Negra dispensa comentários, a carta é realmente forte, se protege bem e possui poderes interessantíssimos, além de bater na preparação com dano penetrante. Com manchete do clarim, os decks de personagens com 3 de vida sofrem (castigo para os decks de Magia).
Homem-Aranha Superior é o bug do deck, ele não é a melhor carta para ser usada por não ser simples de ser executada, é uma EV. Mas descer um Peter Parker na mesa no seu turno põe em xeque o oponente, sobre mantê-lo em cena para no turno seguinte ter que lidar com a EV do mesmo (problema grande, já que em cena a carta é realmente forte), ou tirá-lo da mesa livrando qualquer outro personagem seu de se tornar alvo naquele turno. Um amigo disse a relação interessante de Peter Parker nesse deck poder atuar como um ChamarizHolográfico. Aproveite das opções que um a situação dará ao oponente.

·         Mulher-Aranha e Feiticeira Escarlate:
São seus personagens suporte, sua melhor defesa e começo de jogo por serem personagens que tem Vôo, além de serem excelentes cartas contra os famosos decks de Ímpeto e Magia. A ação de Feromônios Tóxicos da Mulher-Aranha  põe qualquer Concentrar Poder no bolso, enquanto a Feiticeira Escarlate pode tranquilamente filtrar seu deck com a clarividência da Mágica do Caos, fora a chance de descer cenários. Somadas a Investigação Silenciosa em cena, você tem chances de possuir o controle do jogo logo no começo contra a maioria dos decks existentes.

·         Explicação sobre o resto do deck:
É importante em qualquer deck de Battle Scenes antes mesmo de bater, saber se proteger muito bem, porque como dizia alguém que não sei quem é: “O melhor ataque é uma boa defesa”, ou qualquer coisa similar a isso. Por isso Imposição Estratégica, VoarAlto e Simbionte-Venom, só pra tirar aquele personagem ou habilidade que você tem certeza que te prejudicará.

O deck também tem a forte missão de antecipar com sucesso. Para isso Trespassar, Golpe Treinado e Treinamento intenso devem dar conta do recado, fora a oportunidade de puxar um cenário como Garras Imoladoras ou Manchete do Clarim com FeiticeiraEscarlate.

Como vocês podem perceber o deck se preocupa bastante em dar dano na preparação, já que é muito difícil para um oponente lidar com danos massivos antes da fase de antecipação, por isso usa-se Incursão Surpreendente para os personagens que voam e ReflexosRápidos para os personagens ágeis. Mas o deck não deixa de ser bastante agressivo na fase de combate, já que TreinamentoIntenso e Trespassar ainda batem 2 cada um, e Golpe Treinado pode bater 3, todas com o personagem capacitado em apenas um. E para personagens grandes como os do deck de Irmandade o dano penetrante que é proporcionado tanto pelos personagens, quanto pelas habilidades de Lâminas, são mais que suficiente.

Planos de Infiltração está no deck apenas para resolver uma possível “zica” que o deck venha a enfrentar, já que os 3 personagens principais do deck possuem Lâminas, e se existe algo excelente no Battle Scenes é poder comprar e buscar personagens e habilidades. Essa carta te proporciona esse bônus.

·         Detalhes importantes:

Não vejo TécnicaTribal no deck como uma habilidade forte, já que é um deck que precisa de poucos personagens em cena para rodarem e por ser uma lista apertada. Mas se você sentir necessidade delas, Planos de Infiltração ou Tática Cortante podem ser substituídas facilmente.
Treinamentointenso é uma carta de extrema importância, já que substitui Trabalho em Equipe nesse caso.

Creio que não deixei nada passar, porém o fato do deck precisar de 6 espaços só para poder usar o Homem-Aranha Superior me incomoda, por isso pensei numa segunda vertente do deck, mais sólida e que não pende para Lâminas, e sim para Super Força sem perder os mesmos princípios de defesa da lista anterior. Perdendo apenas ações boas de antecipação.


Clique aqui para ver a lista no database.

Você vai perceber que desse deck para o outro, o que realmente muda é a fase de combate, porque o foco aqui é fase de preparação e se proteger durante a antecipação do oponente. Capitão América aqui é muito importante para a capacitação, enquanto Ignorar fracotes, Fúria Descontrolada, Rocha e Onda de Choque tornam Homem de Ferro e Thor os personagens principais desse deck.
Fiquei em dúvida sobre manter Treinamento Intenso ou trocar por Trabalho em Equipe. Acho que ambos funcionam bem.

Então é isso pessoal, são as duas vertentes que mais consigo enxergar consistência. Mas queria lembrar cada um de vocês que deck nesse jogo é algo muito pessoal, conheço gente que não pensa no deck sem Mercúrio, ou Técnica Tribal, ou então acham Thor uma merda, eu no entanto não vejo assim, mas vai de você, se gostar de algo a mais é só achar espaço e colocar, e tirar o que não gosta, sem esquecer que Battle Scenes se resume e três tipos de jogo, ímpeto, dano na preparação, antecipação e combate, é só se preparara para lidar com cada uma delas. Se você tem alguma outra vertente de Vingadores que já testou e gostou é só me procurar no facebook e me mandar, aqui aceito qualquer dica e sugestão de vocês nos comentários. Obrigado e Avante Vingadores! (mesmo que não tenha essa carta em nenhuma das listas).

-Léllis Barboza.

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