Image Map

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Análise de Card - Habilidades Sinérgicas - Parte 2



Fala pessoal, continuando o que nosso amigo Lucas começou, trago para vocês a segunda parte da nossa série sobre Habilidades Sinérgicas. Hoje trago para vocês a habilidade sinérgica que mais me chamou atenção, Vôo  e Elasticidade.



Parte 2: Vôo e Elasticidade:

Quem me conhece bem sabe o quanto sofri com Elasticidade nas minhas mãos, jogava desde Evolução Tática com decks de elasticidade, sempre mexendo no deck mas nunca satisfeito por não existir um poder parceiro de verdade que viesse a cair bem com o controle que elasticidade proporcionava nos jogos. Tentei Genialidade, Super Força e Agilidade mas nada funcionava direito, até conseguia bons jogos mas sempre com dificuldade, nunca com jogos fáceis.
Porque estou falando isso pra vocês? Porque Invasão Cósmica trouxe tudo o que minha Elasticidade precisava, um amor para dividir as vitórias, o Vôo.
Mas esse amor não veio de uma vez, Homem de Gelo já apareceu em Múltiplas Identidades e já me fez abrir os olhos para o Vôo em parceria, mas ainda juntas não pareciam sinérgicas, mas 2 habilidades muito boas separadamente. Aguardei a próxima edição na esperança de que iriam aparecer mais personagens com Vôo e Elasticidade para que eu pudesse monstar um deck com matemática excelente. Aí nessa mesma edição apareceram Homem-Máquina e Mulher-Aranha. Além disso apareceu Incursão Estonteante e Tentáculos Alados, e eu sabia que era isso que o deck precisava. Por isso hoje trago para vocês as mecânicas do Vôo Elástico!

Incursão Estonteante:

Texto Permanente:

Se este personagem tiver (Vôo), toda vez que você colocar outro personagem em cena no turno em que este personagem foi colocado em cena, coloque o card do topo de seu deck em seus recursos se aquele personagem tiver (Elasticidade).

Ação:

(1) INCURSÃO ESTONTEANTE
INCURSÃO ESTONTEANTE causa 1 ponto de dano no alvo, ou INCURSÃO ESTONTEANTE causa 2 pontos de dano no alvo se você controlar um personagem com (Elasticidade).






Se você lê aqui o que essa incursão faz sozinha ela não parece muito feliz, mas em um deck que aproveita tanto os personagem que voam, quanto os elásticos isso pode fazer bastante estrago. Primeiro pelo fato de abrir a possibilidade de aumentar em um seus recursos por personagem de elasticidade que entrar no mesmo turno que seu voador e depois disso, percebe-se o combo maravilha. Incursão Surpreendente já mostrava excelentes combos de danos na preparação, então vi aqui o possível estrago. Lembrando que ambas incursões são ações imprevistas, estamos falando de 4 de dano na preparação. Indo um pouco mais além, com um Cubo Cósmico, 6 da dano na preparação. Acha que acabou? Ainda não, observando as habilidades, vi que os excelentes personagens de Vôo e Elasticidade são em sua maioria Heróis, me levando a Manchetedo Clarim. Faça as contas, 2 + 2 com Incursão Surpreendente somados a 2 + 2 da nossa Incursão Estonteante são iguais a absurdos 8 de dano na preparação, chegando ao extremo do Cubo, 10 de dano no total apenas na preparação.

Tentáculos Alados:

Texto Permanente:

Se você controlar um personagem com (Vôo), você pode usar todos os efeitos da ação TENTÁCULOS ALADOS ao invés de apenas um.

Ação: 

(1) TENTÁCULOS ALADOS
Escolha um personagem como alvo de TENTÁCULOS ALADOS: O Alvo de TENTÁCULOS ALADOS ganha Escudo -1 ou TENTÁCULOS ALADOS causa um ponto de dano no alvo, ou incapacite o alvo em (1).







Aqui apareceu algo que me deixou muito feliz. Além de Simbionte-Venom, é outra carta de elasticidade que causava dano na antecipação. Além de incapacitar, não exige que seja descarregada ou colocada na base do deck como Atrasar ou Voar alto. Lembra muito Circundar, porém com a possibilidade de tirar 1 de escudo do personagem inimigo e dar 1 de dano, sendo o terror dos personagens com 1 de escudo. Não faz estrago como o combo das incursões, mas junto com uma Máquina de Bloqueio Mental e um personagem que se capacite com facilidade como Sr. Fantástico por exemplo, consegue facilmente travar um personagem do oponente além de jogar muito bem com antecipações de dano. Porém Atrasar sempre deu conta do recado, então é uma carta que mesmo que excelente, pode ser pouco aproveitada.
Agora que obtivemos um entendimento bastante amplo dessas cartas, posso dizer como essas cartas vão se comportar nos decks. Diferente da parte 1, não existe possibilidade viável e forte para filiações, mas existem situações separadas que podem se encaixar muito bem com o que é proposto.

Montando decks com esses poderes:

Então galera, os combos e principais possibilidades já foram citadas, porém você deve estar se perguntando como montar esse deck, já que Vôo e Elasticidade geralmente são poderes que eu chamo de poderes suportes, que não decidem o jogo no momento da vitória, e sim, dão base a outros poderes para que o jogo flua bem. Ou seja, o que quero dizer a vocês é que esses 2 poderes mesmo sinérgicos, ainda exigem um terceiro poder em menor quantidade, para garantir que o dano ou o controle vai acontecer. Esse terceiro poder darei o nome de splash, termo conhecido pelos jogadores de Magic que vou emprestar um pouco para aplicar ao nosso Battle Scenes.

Vôo & Elasticidade (com Splash para Ataque Energético):


Aqui vai uma interessante combinação, e sabem porque? O fato de você poder encaixar Pyro no deck aproveitando ele totalmente pode ser excelente, porque ele maximiza o possível dano do combo das incursões, além de ter ação no turno que entra independente de Concentrar Poder. Fora que Homem -Máquina e Motoqueiro Fantasma possuem esse poder do Splash além de Elasticidade (no caso do Motoqueiro) e Vôo (os dois vem pro Máquina). Fora a possibilidade de Concentrar Poder abrir um espaço sensacional para Cristal, que é um controle ótimo. Vamos a Decklist!

Vôo & Elasticidade (com Splash para Telecinesia):


Outro terceira combinação que aproveita muita bem algumas coisas, mas principalmente as habilidades como Atrasar e Máquina de Bloqueio Mental. O Fato de existir sinergia entre Sr. Fantástico e Mulher Invisível dificulta muito a efetividade de 2 de dano na preparação, como Pyro por exemplo. Além do fato de Atrasar parecer ser feito para nosso fantástico, fazendo que ele consiga sempre buscar o mesmo com sua ação (sinergia antiga entre personagem em habilidade). Fora o fato da capacitação dos personagens, que é o que esse deck exige bastante, por isso Vespa entra com facilidade outra vez. Esse deck pende bastante para o controle, consegue suportar com tranquilidade um jogo com Máquina de Bloqueio Mental e funciona muito bem. É a lista que eu uso nos torneios daqui (pessoalmente a que mais gosto), adaptando-o bem para jogar contra decks como Magia e Pikachu. Vamos a Decklist!

Vôo & Elasticidade (com Splash para Agilidade):


Essa é uma terceira opção que eu devo apresentar a vocês, mas que não é minha preferida, porque parece ainda faltar algo. Pois é um deck bastante agressivo mas de controle ao mesmo tempo graças a presença de Homem-Aranha (Vingador Sombrio) e Máquina de Bloqueio Mental. Mas o problema que vejo no deck, é o fato de eu ter colocado Patriota de Ferro apenas pelo Vôo e para conseguir capacitar bem ele mesmo para o combo das incursões ou para controlar com Homem-Aranha, mantendo-o sempre capacitado em 2. Isso é um bom proveito do personagem, mas não é o total proveito do personagem, isso que me incomoda. Mas também, aqui tentáculos alados consegue ser muito bem aproveitado, já que com treinamento intenso temos antecipações excelentes, podendo até abrir mais espaços para antecipações como Golpe Treinado ou Arremetida Veloz. Então vamos a Decklist!

Link do Deck

Menção Honrosa:


Galerinha, vocês devem estar se perguntando porque não falei sobre Vapor anteriormente, afinal, bate 3 em suportes na preparação, isso não deve ser ignorado. Pois bem, os decks que testei que envolviam a sinergia entre as duas incursões funcionou muito bem quando realizada por heróis, e repare que nossa amiga alienígena é uma vilã. Existe mais um porém de eu não querer usar vapor nos decks, ela possui 4 de vida e 1 de escudo, o que pro Battle Scenes atual é uma matemática muito ruim, porque a quantidade de dano na preparação é alta e sempre é 2, esse dano já começa a machucar gravemente esse personagem que se protege pouco, exigindo um Esconderijo Secreto ou Chamariz Holográfico. Existe a possibilidade de encaixar ela em decks com vilões, aproveitando também o Constritor que é um excelente card de vilão elástico que bate na preparação, mas ele possui a mesma problemática de vapor, seu escudo. Ou seja, ainda não é viável o uso dos dois em um deck que exigiria mais vilões com Vôo e Elasticidade.






Essas são as possibilidades que eu julguei mais viáveis, qualquer outra é perfeitamente discutível e se bem pensada, pode ser bem encaixada. O mesmo vale para as listas que montei, são apenas bases, vocês podem moldar de acordo com a vontade de vocês mesmos. Únicas coisas que são imutáveis com essas Habilidades Sinérgicas é o combo das  Incursões, os decks são feitos em torno desse combo que, com os acréscimos de dano, estamos falando de nocaute em personagens gigantes sem nem suar. Fora personagens chave como Mulher-Aranha, Homem-Máquina e Homem de Gelo que nesses decks são obrigatórios.
Espero que tenham gostado dessa segunda parte da matéria, qualquer dúvida ou sugestão é só comentar, ou então é só entrar em contato comigo pessoal. Fiquem no aguardo da terceira parte que vai ser publicada na sexta-feira pelo nosso colunista Lucas trazendo os Poderes Regeneração e Ataque a Distância.

Obrigado galera, até a próxima!



9 comentários:

  1. Muito bom, acho essa combinação muito interessante.
    Acho que, além das mostradas, poderia ser feito também essas opções:
    - Poder Cósmico (Colecionador e Nova).
    - Ataque a Distancia (Senhor das Estrelas e Sentinela Kree).
    - Regeneração (Calisto, Arcanjo e Omega Vermelho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a série é sobre as habilidades sinérgicas de Invasão Cósmica, hoje só foi discutido mesmo Elasticidade e Vêe.
      Os episódio dessa série saem aos poucos, qualquer outro combo e sinergia vai ser discutido futuramente :D
      Mas obrigado pelo comentário e pelas dicas, todas elas sempre são ouvidas (:

      Excluir
    2. Sim eu entendi, as minhas sugestões foram de poderes para usar como splash junto com Elasticidade e Voo.

      Como foi feito nos decks listados (Ataque Energético, Telecinesia e Agilidade usados como splash)

      Excluir
    3. Ahhh perdão meu equívoco então HEAIHAEIEUHIAEUHEAIUEA Eu me propus a fazer só 3 opções mesmo, mas a quantidade de combinações é enorme :D
      Vai do coração de cada um <3

      Excluir
    4. Exatamente, isso muda de jogador para jogador. E o interessante é que cada opção tem seus pontos fortes e fracos.

      Por exemplo, com Ataque a Distancia se você começar o turno com o Senhor das Estrelas em estágio 2, carregando Incursão e Alvejar Comparsas é possível fazer 8 de dano na preparação, sem contar cenários e cubo que podem aumentar o dano.

      Com Regeneração, é possível trocar a Investigação pela Reestruturação, aumentando os recursos. Além de ter o Omega no deck que é muito forte.

      Com Poder Cósmico pode escolher ter mais recursos (Assimilação), mais incapacitações (Manipular Vontade) e/ou mais dano (Rompante), além de usar Colecionador que com Incursão causa 6 na preparação (e ainda pode tirar 1 item único).

      Excluir
  2. da pra colocar magia junto, com estranho escarlate e nico, e abusar do dano na preparação com força eterea que buga bastante o dano... fora o control adicional de algemas e o dano gigante de rompante mistico.

    ResponderExcluir
  3. Esses decks que apresentei são apenas uma base, que tem Vôo e Elasticidade, então qualquer mudança pode ser realizada e bem vinda, Battle Scenes é muito pessoal.
    Fica no aguardo que as habilidades de Magia vão aparecer na quarta parte da série, vou escrever sobre Magia e Super Força (:
    Obrigado pelo Comentário :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magia e super força eh bem legal, com loki e thor, fica bem insano, tentei uma lista com molly e cage, a molly bate mt com força eterea, mas sofre por ter mt pouca vida... mas eh interessante, vou montar o com o loki e o thor e depois de uns testes dou feed back, só to esperando umas cartas chegar.

      Excluir