Image Map

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Se tornando um mestre do Battle Scenes - Parte 1: Reduzindo o efeito Jokenpô

Pedra ganha de tesoura. O Battle Scenes está caminhando para um jogo competitivo em todo Brasil, então estamos com várias dicas para você se tornar um mestre no jogo.


CLIQUE AQUI PARA LER O RESTANTE

Todo Trading Card Game, por mais que tentem evitar, sempre é atingido pelo efeito Jokenpô. Para quem não conhece, o efeito Jokenpô significa que, qualquer opção que você escolher na sua jogada (no caso do Battle Scenes, a escolha do seu baralho) vai ter vantagens contra alguns, desvantagens contra outros, e por último, poderá ter uma partida bem equilibrada.

Há várias maneiras de tentar reduzir suas desvantagens contra alguns baralho, com certeza você já fez ou conhece alguém que já mudou o seu baralho para poder ganhar de um jogador que geralmente você não tinha costume de ganhar... Eu confesso, eu já fiz isso! Mas, será que essa mudança não enfraqueceu seu potencial contra todos os outros jogadores? 

Geralmente algumas mudanças como essas não afetam muito contra outros jogadores, já que você só modificou seu baralho para ter capacidade de enfrentar um jogador. Agora, e se você fizesse isso para todos os outros jogadores que você geralmente perde? Vai chegar um momento em que seu baralho não vai ter mais nenhuma consistência.

Quando se joga um torneio em alto nível, onde não se conhece nada dos outros jogadores, você não pode arriscar a sorte de enfrentar apenas baralhos que seu baralho tenha vantagem. O segredo do sucesso é descobrir suas desvantagens e tentar superá-las colocando algumas cartas sem tirar a essência do seu baralho. Aconselhamos então você focar seu baralho em 40-55 cartas e preencher os espaços restantes com cartas que reduza sua fraqueza quando enfrentar algum outro baralho. 

Existem dois tipos de cartas que podem te ajudar a suprir a sua fraqueza, uma delas tem efeitos feitas exatamente para destruir algumas jogadas bem especificas, por exemplo a habilidade "Pôr Abaixo". Essa carta só vai servir se, e somente se, o oponente tiver algum suporte que esteja atrapalhando completamente suas jogadas. Em todos os outros casos, ela será uma carta morta.

O objetivo é evitar o máximo de cartas mortas, então, podemos usar cartas que podem servir para várias ocasiões, como por exemplo "Luke Cage", ele possui uma passiva muito forte contra qualquer baralho de ataque a distância, mas caso o seu oponente não tenha, ele ainda é um personagem com Super Força, continuando sendo útil. 

Não sei se você percebeu, mas agora, o efeito jokenpô foi reduzido, os baralhos que eram forte contra o seu perderam força, já que, você tem respostas para enfrentá-lo, tornando uma batalha que provavelmente era uma derrota sua, em uma grande chance de vitória. Nos casos, dos baralhos que você tinha vantagem, talvez você sinta um pouco mais dificuldade agora, mas, como você está mantendo a essência do baralho intacta, a vantagem ainda estará do seu lado.

Alguns jogadores ficam em dúvida no que remover do baralho, para abrir espaço para outras cartas, então, aconselhamos ele fazer o baralho dessa forma:

  • 3 cópias de uma carta se ela for muito essencial para que o baralho funcione, pois assim você tem a maior garantia que essa carta vai aparecer em suas partidas.
  • 2 cópias de uma carta se ela for uma carta útil, se tornando balanceável a chances dela aparecer, já que, a presença dessa carta poderá ser substituída por outra carta, caso não venha em sua mão.
  • 1 cópia de uma carta se ela não é muito útil, podendo jogar normalmente com seu baralho usando todo seu potencial, mesmo que ela não tenha aparecido
No caso, quando se trata em quantidade de cópias de cartas que você usa para evitar certas desvantagens, aconselhamos você fazer dessa maneira:
  • 3 cópias de uma carta que evite VARIAS jogadas fortes contra você
  • 2 cópias de uma carta que evite POUCAS jogadas fortes contra você, SE essa mesma carta pode ser usada de outra maneira. (Como no caso do Luke Cage)
  • 1 cópias de uma carta que evite POUCAS jogadas fortes contra você
Se organizarmos o baralho dessa maneira, você vai garantir em média de 30 cartas diferentes cada uma com sua finalidade, ou para ajudar na sinergia do seu baralho ou para evitar algumas cartas do seu oponente. Ficando então, sempre preparado para o que pode vim e nesse momento você deve estar apto a saber como lidar com seu oponente.

3 comentários:

  1. Embora eu seja realmente novato nesse jogo, minha experiência com outros TCGs me levou a tirar as mesmas conclusões expostas no seu artigo - que está muito bom, por sinal. Pelo visto, estou no caminho certo. hehe
    Fico no aguardo da parte 2.

    P.S. Só corrige a palavra 'lidar' no finalzinho do texto. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rafael, a segunda parte vai vim com várias outras dicas!

      (Erro ortográfico? Que erro!?? kkkkkkkkk) obrigado por ter percebido!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir