Image Map

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Construindo passo-a-passo um baralho de Batalha nos Céus


Um passo a passo para montar um dos baralhos mais divertidos de se jogar, mas, também, bastante irritante de se jogar contra. Ele se baseia em um dos cenários menos usados no jogo, mas que têm um potencial bastante poderoso quando bem investido.


CLIQUE AQUI PARA LER O RESTANTE

Nome do Baralho: Batalha nos Céus
Arquétipo: Tático
Descrição: Manter alguns cenários que evitem que o oponente possa fazer ações enquanto você tem livre acesso para atacá-lo.

PARTE 1: Cartas Chaves



Muitos cenários oferece um bônus gigante para você enquanto permanece em cena por bastante tempo, forçando o oponente à removê-lo, ou ele se manterá em uma desvantagem por vários turnos. A ideia desse baralho é fazer exatamente isso, colocar um cenário como peça principal e fazer um baralho que se baseia completamente nele, oferecendo um bônus para qualquer jogada que você possa fazer.

Neste caso escolhemos um desses cenários para montarmos o nosso baralho, o Batalha nos Céus, adicionando 3 dele. Ele tem a capacidade de evitar que alguns personagens ofereçam alvos de ações contra alguns personagens. Para garantir o melhor uso desta carta você deve fazer um desses dois baralhos:

1 - Todos personagens do seu baralho devem ter VOO, pois quando Batalha nos Céus entrar em cena, você consegue evitar ações de qualquer personagem que NÃO tenha VOO contra qualquer personagem seu.

2 - Todos os personagens do seu baralho NÃO terem VOO, pois quando Batalha nos Céus entrar em cena, você consegue evitar ações de qualquer personagem que tenha VOO contra qualquer personagem seu. (Poucas pessoas pensam nessa opção!)

Eu decidi montar a segunda opção por vários motivos, um deles foi que a maioria dos suportes tribais oferecem VOO aos personagens daquela afiliação, dessa maneira, caso ele colocasse um desses suportes em cena, ele travaria todos seus próprios personagens.

Outro motivo é que é muito mais fácil oferecer VOO aos meus personagens do que remover. Por isso, eu decidi colocar no meu baralho 3 Erguer com a Mente, podendo evitar agora baralhos que use personagens que não tem VOO.



Pelo motivo de usarmos como peça principal um cenário, a carta Sugestão Coletiva teria que fazer parte do baralho também, para podermos recuperá-lo caso o oponente substituísse. Na mesma lógica o personagem Mystério também faria parte podendo buscar de outra forma o Batalha nos Céus.

Temos então, nossos poderes que vão compor o nosso baralho! Agora vamos para os personagens!




PARTE 2: Personagens

Nessa etapa, decidi colocar 2 de todos os personagens que tenha TELEPATIA e TELECINESIA que não possuam o poder de VOO, encontrando essas cartas:


Não pretendo usar Galactus pelo motivo de ser super complicado de colocar em cena e do seu custo alto. Ficando 3 Dr. Druida, Serpente da Lua, Cable e Cosmo. Lembrando que já estamos com 3 Mystério adicionado ao baralho. Como a sinergia entre as ações dos personagens são quase nenhuma, então focaremos a estratégia nas cartas de habilidades. Dessa maneira, qualquer personagem em cena poderia ser tão forte quanto o outro.

Uma opção que é bem vinda é o Professor X do BSUM, pois ele pode retornar o cenário dos recursos para o fundo do baralho e resgatá-lo com Mystério. Essa carta é bastante esquecida por seu baixo escudo, mas como pretendemos fazer que o oponente não ataque, poderemos colocar ele sem nenhum medo.


PARTE 3: Habilidades

Nós já temos duas habilidades chaves adicionada ao baralho, elas são cartas chaves para que sua estratégia esteja apta contra várias opções de baralhos diferentes. Então para garantir o máximo que elas vão permanecer em cena, decidi colocar um leque de habilidades que tem capacidade de permutar com uma das cartas do recurso ao usar a ação, para podermos recuperá-las caso precise. Colocando três de cada uma delas.

Como o intuito do baralho é travar as ações do oponente, pensei em colocar bastante cartas defensivas, para aumentar essa proteção do baralho, coloquei 3 das cartas cartas de antecipação mais chatas desses dois poderes. Elas vão proteger de ações que causem dano em área ou que não gere alvos.


Um dos problemas desse cenário é que os personagens que não podem alvejar os seus personagem, significa que você também não poderá dar alvo neles com suas ações. Para podermos causar dano no oponente, algumas cartas de telecinesia que desanexa cartas de personagens são bastante necessárias. Pois, elas não dão alvo em personagens, elas oferecem alvo nas cartas que os personagens carregam.



PARTE 4: Suportes

O maior terror desse baralho é a carta Amplificador Mental, pois ele remove os dois únicos poderes do baralho. Para isso, é completamente necessário o uso de Bomba-Relógio que também poderá ser usada para destruir alguns outros suportes caso haja necessidade.

Chamariz Holográfico e Armadilha Reforçada também podem ser adicionadas ao baralho, mas isso vai depender de jogador para jogador. Não são necessárias! Já que o oponente não vai conseguir dar alvo à personagens que você controla pelo efeito do cenário.





PARTE 5: Cenários

Essa parte é a mais complicada para pensar, pois como pensar em possíveis cenários que ajudam o baralho onde a carta chave é um outro cenário? A melhor opção é usar cartas que façam efeitos parecidos, para uma segunda opção, ou cartas que você use antes de abrir o seu jogo.

Pensei em colocar No Lugar Errado, pois ela consegue travar completamente qualquer baralho tribal que você possa enfrentar, enquanto você não vai ser prejudicado de uma forma tão grande, pois até agora, todos seus personagens tem afiliações diferentes umas das outras.




PARTE 6: Ajustes Finais

Como costumo fazer, gosto de criar uma base do baralho gastando 40 espaços do baralho com cartas essenciais e completar as outras 20 com algumas opções diferentes de estratégias. Até agora, nosso baralho está assim:



Um dos problemas que esquecemos de tratar anteriormente é que, da maneira que o baralho está montado atualmente, só possui 13 personagens, desta maneira, somos forçados à colocar pelo menos mais dois personagens. Vou citar algumas opções de personagens para o baralho:

OPÇÃO 1: A ideia principal era usar a maior quantidade possível de personagens que possuíssem os dois poderes chave do baralho sem ter o poder de VOO, mas, não temos mais nenhuma opção para essa combinação. Nessa situação, Vampira e Homem Absorvente podem ser bastante úteis, pois ambos tem a capacidade de ganhar os poderes que precisamos.

OPÇÃO 2: Pela mesma lógica da opção 1, só que dessa vez, ao invés de adicionarmos outros personagens diferentes, aumentamos para 3 cópias de algumas cartas de personagens. Podendo então chegar até 18 personagens no baralho.

OPÇÃO 3: Colocar alguns personagem que possuam pelo menos uma das habilidades do baralho e que tenha ações que não ofereça alvos. Esse é o caso de Rei das Sombras, que pode ajudar à travar as ações dos personagens do oponente, ou então o Rictor, que pode remover duas cartas de um personagem sem precisar criar alvo.

OPÇÃO 4: Como o baralho não possui nenhuma carta de compra extra, exceto os cenários, poderia colocar alguns personagens que possuam GENIALIDADE e algumas cartas de compra para evitar que seu jogo trave.

OPÇÃO 5: Fugir as regras também é uma opção! Colocar Fênix e Fênix Negra também podem ser bastante viável pois a Fênix tem a capacidade de devolver personagens para mão do dono, podendo então remover um personagem oponente que não seja afetado pelo Batalha nos Céus, e no caso da Fênix Negra, ela pode ser uma fonte de dano bastante forte sem precisar gerar alvo.






Pensando agora nas habilidades, podemos usar algumas dessas cartas:

CONVERSAS TELEPÁTICAS: Já que naturalmente o baralho não tem capacidade de comprar cartas, essa seria uma das opção para incrementar o baralho sem ter que colocar genialidade.

DISPERSAR INTELECTO: Se você realmente decidiu não colocar genialidade, dispersar intelecto se torna bastante útil pois você evitaria ações de genialidade do oponente, não oferecendo a oportunidade dele crescer o jogo mais rápido que você.

SUSSURROS DA MENTE: Essa carta permite que você olhe a mão do oponente e possa remover possíveis personagens ou cenários que possam prejudicar as suas jogadas.

POLTERGEIST / ASSOMBRAR: Uma segunda opção de ganhar o jogo, sem precisar oferecer alvo aos personagens, você pode reduzir as cartas do baralho do oponente até ele perder por falta de cartas.

IMPULSO SOBRENATURAL: Aumentar o leque de possibilidades nas habilidades que desanexa cartas de personagens do oponente.

Além de que, aumentar o número de cópias das cartas de habilidade já adicionadas é uma opção que eu naturalmente aconselharia.



Para finalizar, decidi colocar um cenário que eu tenho uma afinidade enorme: Convocar Reforços. Ela pode permitir buscar o Mystério e o Professor X no baralho garantindo que enquanto estiverem em cena, meu cenário não será removido por mais de um turno de nenhuma maneira.

CONCLUSÕES DO CRIADOR

Quando tive a ideia desse baralho, visualizei ele tendo vantagens contra vários baralhos que são comuns de encontrar em campeonatos como: S.H.I.E.L.D, Rei do Crime, Xmen, Irmandade de Mutantes, Guardiões da Galáxia, Magia e Voo, Homem de Ferro, entre vários outros. Mesmo assim, não sei se esse baralho é competitivo. Ainda não testei esse baralho em partidas contra outros jogadores, mas ele será o meu próximo baralho que pretendo montar. E com certeza, vou publicar alguns reports do desempenho dele nos torneios.

O mais legal na criação desse material é que em cada carta que eu pensava para colocar no baralho, eu ficava cada vez mais animado para ver ele em ação. Se vocês ficaram tão motivados quanto eu, faça o teste do baralho e me diga como ele funcionou nos comentários.


Escrito por Anderson T.

4 comentários:

  1. Eu incluiria o Arcade e umas cartas de genialidade, Arcade e Mysterio podem jogar muito bem juntos.
    Resgate enroscado também pode ajudar a devolver o cenário para o deck.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arcade não iria funcionar! O Arcade devolve durante o combate o cenário e no fim do turno, devolvia para o fim do baralho! Esses cenários tem força no seu turno durante a antecipação, ou no tuno do oponente, ou seja, Arcade seria inútil.
      Mas, o Resgate Enroscado seria uma boa também!

      Excluir
  2. Cartas:

    Batalha nos céus x 3
    Investigar os Arredores x2

    Fenix negra x 1
    Fenix x2
    Mulher Invisível x3
    Wiccano x3
    Ronam x 2
    Miss marvel MI x 3
    Rocha Lunar x 2
    Nimrod x2 (Prefiro o surfista IC, mas não tenho ;P)

    Habilidades a gosto, mas obrigatórias:

    Despedaçar Realidade x 3
    Investigação Silenciosa x 3
    Poltergeist ou assombrar x 3 (ou os dois como no meu )

    Estratégia:

    Ronan não voa... ele é o matador do deck, junto com a fenix que não usa alvo

    Com despedaçar realidade e poltergeits vc consegue recursos rápido

    Investigar arredores num deck com 37 cartas de habilidades + despedaçar realidade garante recursos abundantes e sempre um personagem na não
    Em dois o três turnos voce já tem 4 ou cinco personagens na mesa... ai é só escolher como ganhar: ou remove o cenario da mesa e oblitera o adversario ou tomba o grimorio dele e com o wiccano e fenix impede o adversario de ter persoagens

    ResponderExcluir