Image Map

segunda-feira, 2 de março de 2015

Nick Fury no Comando!


Confiram aqui a primeira análise do primeiro spoiler de personagem da Edição Iniciativa Vingadores!

Fala pessoal, eu juntamente com a equipe da MTCG trazemos para os senhores leitores a análise do Nick Fury, lançado hoje no site oficial do Battle Scenes.
Muita gente esperava um Nick diferente, que capacitasse personagens ou então continuasse com  uma mecânica de busca, e tinha até um pessoal esperando o Nick Fury do Universo Regular, o branquelo. Mas convenhamos que a princípio a carta é bastante forte.

Análise da carta:






A carta é bastante condizente com a filiação Shield, manteve-se com vida 3, e Ataque a Distância. A novidade aqui é o poder Genialidade que gera mais possibilidades para um deck da filiação S.H.I.E.L.D. que tem problemas com compra de cartas, e o 1 de escudo que não era presente no alter ego de UM. 
A habilidade texto da carta por enquanto parece excelente, e digo "por enquanto" porque já existem dúvidas em torno da carta, e quero mostrar a vocês os problemas que possam ser causados com a interpretação.








Pois é pessoal, a carta gera ambiguidade em algumas situações que vou expor para os senhores, e enquanto a Copag não esclarecer as dúvidas que giram em torno da carta, fica difícil eu dizer para os os possíveis combos e como a carta vai se comportar no ambiente atual. Por enquanto vou responder as próprias dúvidas colocadas, mas queria deixar claro que é minha opinião e elas não são conclusivas.

Dúvidas sobre a Utilização do Texto:

Dúvida 1) Nick Fury pode usar a ação INVESTIDA DE COMANDOS caso venha a escolher outro personagem para usar esta ação?

Minha Opinião: INVESTIDA DE COMANDOS é a ação do próprio Nick Fury e não faz sentido ele ter que se escolher para usá-la, então para mim ele e outro personagem a escolha do jogador podem usar a ação.

Dúvida 2) O personagem que for escolhido tem que ter o poder Ataque à Distância para poder usar a ação INVESTIDA DE COMANDOS?

Minha Opinião: O texto da carta mesmo sendo parecido com o texto da carta dos dois Veículo de Combate S.H.I.E.L.D. (UM e ET) ele se difere em alguns pontos. Mesmo com a diferença pontual dos dois textos, ainda acho que apenas personagens com Ataque a Distância podem usar a ação INVESTIDA DE COMANDOS.

Dúvida 3) Se o Nick Fury puder se escolher, no turno que ele entra, ele poderá usar a ação INVESTIDA DE COMANDOS? Outro Personagem escolhido também poderá usar ações no turno que entra?

Minha Opinião: Aqui o buraco é bem mais embaixo, temos uma carta conflitante com uma das principais regras do jogo, que diz que o personagem não pode usar ações no turno que entra a não ser que o texto diga o contrário. Reparem que no texto da carta é dito "(...) Se o fizer, aquele personagem pode usar a ação INVESTIDA DE COMANDO até o final do turno." Para mim é clara a possibilidade do personagem escolhido entrar em cena e já usar a ação do Nick.

Pra concluir pessoal, queria dizer que as dúvidas são as que encontrei na própria página do Battle Scenes e as discutidas entre a própria Equipe MTCG, queria reforçar a idéia de que minha opinião não pode ser considerada conclusiva, só estou especulando as capacidades que a carta possa possuir.
Até que o FAQ do Battle Scenes ou o próprio Fabian nos esclareça tudo, fica difícil eu dizer para vocês os combos e jogadas legais que o nosso Comandante da S.H.I.E.L.D. possui, posso trazer os combos futuramente com o fim dos spoilers e o clareamento das questões envolvidas.

Discutam com a gente, o que vocês acham da carta? Qual a opinião de vocês sobre as Dúvidas?

Esperam que tenham gostado da análise, um imenso abraço para vocês leitores e a gente se vê por aí!

Fabian Balbinot

Percebi que há algumas dúvidas em relação ao texto permanente deste card, por isso, vou explicar seu funcionamento da forma mais breve possível.

Nick Fury é simples e muito parecido com os Veículos de Combate SHIELD. A única diferença é que os Veículos eram suportes e apontavam seus efeitos para personagens SHIELD COM Ataque à Distância, tornando ter este poder um requisito obrigatório na escolha do personagem.

Uma vez por turno, na sua fase de preparação, você pode escolher um personagem SHIELD que você controla e ele vai poder usar a ação Investida de Comandos. Isso equivale ao quadro da ação estar escrito no card de personagem escolhido, até o final do turno, semelhante ao que acontecia com os Veículos. Também de forma análoga ao que acontecia com os Veículos, se por algum motivo o personagem não puder cumprir as condições básicas para usar a ação, ele não poderá usá-la. São elas:

- o personagem deve ter o poder indicado no quadro da ação (Ataque à Distância);
- o personagem deve estar em cena desde o início do turno;
- o personagem deve estar no estágio de capacitação que permita que o custo da ação seja pago.

Se algum desses requisitos não puder ser cumprido, por óbvio, o personagem não poderá usar a ação. Por exemplo, se compararmos este efeito com o do Treinador BSPO, veremos que, no caso deste último, a ação poderá ser usada no turno em que o personagem entrou em cena, pois o próprio texto permanente do Treinador autoriza que isto seja feito, diferente do efeito do Fury.

Lembrando que o Nick Fury BSIV SEMPRE poderá usar sua própria ação, e as mesmas regras valem para ele: se algum efeito retirar seu poder de Ataque à Distância, o se ele tiver sido colocado em cena neste turno ou estiver no estágio 0 de capacitação, ele não conseguirá usar a ação.

Não percam as próximas novidades!

Abraços a todos.


13 comentários:

  1. Lélis o personagem escolhido não precisa ter Ataque a Distância para usar a ação.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o personagem precisa ter o poder de ataque a distância para usar a ação.
    Eu acho que o personagem não pode usar a ação do Nick no turno que entra, se pudesse isso estaria escrito no texto e o nick fury seria ultra kkkk.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim, a carta só quebra uma regra. a do personagem poder usar uma ação de um card que não esteja carregando. Conforme o texto publicado pela Copag, uma quebra de regra não quer dizer que outras regras quebram.. Relembram o "entrada Triunfal" + "Movimento Ágil"?

    Então no meu ponto de Vista:
    1) O Nick pode usar a ação, além do personagem escolhido.
    2) O personagem precisa ter o Poder.
    3) Nao pode usar no turno que entra.

    Matéria do embasamento: http://www.battlescenes.com.br/usando-acoes-em-battle-scenes/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, tenho a mesma opinião nas três questões.

      Apenas um complemento na questão 3 que acho que vale a pena ser colocado. Se o outro personagem da SHIELD estiver em cena desde o inicio do turno e o Nick entrar nesse turno acredito que o outro personagem poderá usar a ação Investida de Comandos, mas o Nick não poderá. Se os dois personagens entrarem nesse turno nenhum deles poderá usar.

      Excluir
  4. Sinceramente, estão achando problema onde não tem! As respostas são óbvias: 1) SIM 2)SIM 2)NÃO, quem escreveu essa "análise" tem que ler as regras do jogo e estudá-las melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jovem Anônimo, as dúvidas e opiniões deixadas aqui, desde o começo do texto, tem como objetivo mostrar as dúvidas publicadas pelos próprios jogadores e discutidas com o grupo.
      Deixei claro que a opinião era inconclusiva, isso não quer dizer que eu precise estudar melhor as regras do jogo, seu comentário me deixou com a impressão de que você não leu o post todo.
      Fabian já se pronunciou, e você estava correto, obrigado pelo comentário :D

      Excluir
  5. A primeira carta forte da coleção, e que pode ser o curinga dos decks Shield. Com sua habilidade, é possível causar ate 18 de dano com manchete do clarim na Preparação, e dependendo de algumas duvidas serem esclarecidas até 2 personagens podem se beneficiar da habilidade passiva dele no mesmo turno, sem contar com ele mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Uma observação, não sei se todos mais a maioria dos personagens da SHIELD tem ataque à distância então quanto a isso não tem preocupação. E eu acho com texto da carta da pra usar no turno q entra em cena.

    ResponderExcluir
  7. Nick Fury é simples e muito parecido com os Veículos de Combate SHIELD. A única diferença é que os Veículos era suportes e apontavam seus efeitos para personagens SHIELD COM Ataque à Distância, tornando este requisito obrigatório na escolha do personagem.

    Uma vez por turno, na sua preparação, você pode escolher um personagem SHIELD que você controla e ele vai poder usar a ação Investida de Comandos. Isso equivale ao quadro da ação estar escrito no card de personagem escolhido, até o final do turno. Se ele não tiver o poder indicado no quadro da ação (Ataque à Distância), tiver sido colocado em cena neste turno ou estiver no estágio 0 de capacitação, por óbvio, ele não vai poder usar a ação.

    Lembrando que Nick Fury pode SEMPRE usar sua própria ação, e as mesmas regras valem para ele: se algum efeito retirar seu poder de Ataque à Distância, tiver sido colocado em cena neste turno ou estiver no estágio 0 de capacitação, ele não conseguirá usar a ação.

    ResponderExcluir
  8. Fabian Balbinot • uma hora atrás
    Percebi que há algumas dúvidas em relação ao texto permanente deste card, por isso, vou explicar seu funcionamento da forma mais breve possível.

    Nick Fury é simples e muito parecido com os Veículos de Combate SHIELD. A única diferença é que os Veículos eram suportes e apontavam seus efeitos para personagens SHIELD COM Ataque à Distância, tornando ter este poder um requisito obrigatório na escolha do personagem.

    Uma vez por turno, na sua fase de preparação, você pode escolher um personagem SHIELD que você controla e ele vai poder usar a ação Investida de Comandos. Isso equivale ao quadro da ação estar escrito no card de personagem escolhido, até o final do turno, semelhante ao que acontecia com os Veículos. Também de forma análoga ao que acontecia com os Veículos, se por algum motivo o personagem não puder cumprir as condições básicas para usar a ação, ele não poderá usá-la. São elas:

    - o personagem deve ter o poder indicado no quadro da ação (Ataque à Distância);
    - o personagem deve estar em cena desde o início do turno;
    - o personagem deve estar no estágio de capacitação que permita que o custo da ação seja pago.

    Se algum desses requisitos não puder ser cumprido, por óbvio, o personagem não poderá usar a ação. Por exemplo, se compararmos este efeito com o do Treinador BSPO, veremos que, no caso deste último, a ação poderá ser usada no turno em que o personagem entrou em cena, pois o próprio texto permanente do Treinador autoriza que isto seja feito, diferente do efeito do Fury.

    Lembrando que o Nick Fury BSIV SEMPRE poderá usar sua própria ação, e as mesmas regras valem para ele: se algum efeito retirar seu poder de Ataque à Distância, o se ele tiver sido colocado em cena neste turno ou estiver no estágio 0 de capacitação, ele não conseguirá usar a ação.

    Não percam as próximas novidades!

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. Acho que não precisava ser super, mas agora sim ele vai ver jogo, e deck shield com certeza vai melhorar

    ResponderExcluir