Image Map

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Vamos falar de BS: A Ascensão Sentinela


E aí galerinha! Meu nome é Léllis Barboza e mais uma vez estamos aqui para falar de mudanças consideráveis que Ofensiva Surpresa trouxe para o metagame e hoje é a hora das Sentinelas!


Vocês devem estar pensando que eu sou maluco, que esse é um baralho mais forfun do que competitivo, mas vamos analisar por partes o que fez você pensar nisso ok?

Primeiro de tudo, as Sentinelas em todos os anos de Battle Scenes foram personagens pesados e desajustados já que possuem escudo baixo e nem um pouco de versatilidade, além de bons apenas contra os Mutantes (Irmandade de Mutantes ou X-Men) e convenhamos que contra outro baralho diferente disso eles não faziam muito, mesmo com a mecânica de transformar os personagens do oponente em Mutantes.

Em segundo lugar sempre faltavam personagens para a construção das estratégias e por mais que tivesse lá seus 15 personagens mínimos para construção, isso nunca era suficiente, o que tornava tudo muito mais complicado, já que dependia muito desses poucos personagens.

Mas isso mudou drasticamente em Ofensiva Surpresa! Sim, drasticamente, já que o baralho agora possui mecânica e versatilidade sólidas, graças a introdução de algumas cartas que o fizeram possuir uma sinergia, digamos que, diferente e muito astuta. Além também de se encaixar muito bem no novo metagame.

As Sentinelas agora possuem a vantagem de serem baratos, fortes a ponto de bater de frente contra grandes listas sólidas como Ultrons e Guardiões da Galáxia. Não são muito difíceis de se jogar e bastante divertidas (isso eu garanto porque me diverti muito jogando de Sentinelas).

Sem enrolar mais, mostrarei a estratégia desenvolvida e testada.

Ascensão Sentinela:



Nessa lista você notará que não mudaram muito das construções mais antigas, anteriores a Ofensiva Surpresa, somente o acréscimo claro da nova EV e também de algumas cartas que realmente fazem a diferença e se encaixaram muito bem nesse novo jeito de se jogar Battle Scenes, sem a dependência das ações na fase de preparação. Mas isso não passará de uma impressão sua, as mudanças feitas no meta e no baralho fizeram o jogo dos caça-mutantes subir de patamar, existindo a possibilidade de encaixe nos torneios competitivos. Veja a Decklist no link abaixo:









Ataque:


O Battle Scenes, desde que foi lançada Ofensiva Surpresa, sofreu uma grande mudança na forma de jogar tornando-se menos padrão as jogadas de Ímpeto e de dano na Preparação e isso se tornou muito favorável à maneira que os Sentinelas jogam. Antes de explicar as jogadas de dano, sempre levem em consideração a transformação dos personagens do oponente em Mutantes, dando as bonificações para otimização do dano, o que realmente ficou fácil de se fazer com as alterações feitas pela nova edição.
O dano na preparação causado pelo combo de Incursão Surpreendente e Fúria Descontrolada continua sendo uma das jogadas mais efetivas do jogo, ainda mais somadas a presença de Lei Anti-Mutante que faz isso machucar demais o adversário.

Ainda mais se existir a possibilidade de evolução para Supra-Sentinela (o que é muito tranquilo já que o baralho consegue muito bem tutorar seus personagens graças às cartas Múltiplas Identidades, Convocar Reforços e Posto de Monitoramento), o combo se torna ainda mais poderoso e forte, abrindo uma outra possibilidade de cenário bonificador além de Lei Anti-Mutante, que é Nano-Sentinelas. Fora isso, a Fase de Combate conta com Atropelamento e as próprias ações dos personagens para garantir uma boa quantidade efetiva de dano.


Defesa:


É um ponto bastante fraco do baralho, que se torna extremamente dependente dos seus suportes e de Sentinela Ômega, que após a aparição de Supra-Sentinela se tornou uma máquina quando se trata de defender os personagens em cena, já que pode evoluir e recuperar a vida, ou proteger melhor os prêmios que se tornam 3 ao invés de 5.

O Fato dela poder descarregar os cards para proteção de seus aliados a tornam peça chave nesse baralho, já que é a maneira mais efetiva de se proteger e deixar o oponente maluco de raiva com a anulação de efeito dessa habilidade texto, atrapalhando muito a continuidade do jogo adversário.

Tirando essa coisa linda que é a Sentinela Ômega, o deck ainda conta com Joia do Infinito (que pode ser buscada por Nimrod e Exploração Aérea), Armadilha Reforçada e Câmara Neutralizadora (e qual deck não conta? A gente tá cansado de saber disso já), que atualmente são as proteções mais encontradas em todas as listas.

Sustentabilidade:


Aqui é onde o baralho recebeu as maiores mudanças desde as temporadas passadas, pois antigamente não existiam muitas opções para que o baralho viesse a se sustentar durante o jogo todo. Antigamente faltavam capacitações, compra de cartas e fazer o jogo rodar. Por mais que todos os personagens voassem apenas Investigação Silenciosa não dava conta devido ao tamanho dos personagens.

A adição de Amadeus Cho ao jogo realmente deu uma perspectiva nova ao baralho juntamente a Ultron-1 por serem excelentes personagens N/A que dão o suporte de jogo que o baralho precisava. Porque ser N/A é tão importante? Isso é simples, porque eles conseguem evoluir para Supra-Sentinela e isso é importantíssimo, já que ela é uma das melhores jogadas do baralho.

Além disso, são a ponte que o baralho precisa para aproveitar bem seus suportes juntamente a Tecnoassalto, a nova febre do Battle Scenes.

Considerações finais:


Existe ainda a possibilidade da entrada de Líder para adicionar mais dinâmica aos suportes e Tecnoassalto, porém não obtive grandes resultados na utilização do mesmo, me deixando apenas com Ultron-1 e Amadeus Cho que realmente é impressionante para uma abertura de jogo e sustentabilidade do baralho. Porém, se você é um fã do cabeçudo verde e souber tirar proveito dele melhor que eu, basta colocá-lo no baralho para testar.

Espero que tenham gostado da nova dica de baralho que apareceu junto a Ofensiva Surpresa e esse é apenas um dos bons acréscimos que a edição trouxe para o jogo e seu metagame. Tentarei no decorrer das semanas mostrar mais melhorias em outros tipos de baralho. Até semana que vem pessoal!


15 comentários:

  1. Custo muito Sentinela, e o deck que uso é um pouco parecido com este, mas com um foco em Ataque Energético.

    Só não saquei qual é a daquela Parede Holográfica lá no meio. Pode dar uma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi corrigido Tito, quando fiz a construção do deck não havia Lei Antimutante no database, aí acabei esquecendo de atualizar no database.
      Me desculpe o vacilo e obrigado pela leitura.

      Excluir
    2. tbm não entendi. Seria o caso trocar os Ultrons pelo Tecno Espião Ima?

      Excluir
    3. Os Ultrons eu até entendo pelo fato de retornar os suportes.

      Quanto à Parede Holográfica, pensando bem, ela só teria utilidade pra acelerar os recursos (já que não dá pra usar Minério Clandestino), permitindo ao jogador fazer mais descartes por turno (e aproveitando que o Amadeus Cho dá uma compra extra), mas no geral é uma jogada meio "lusitana": joga a Parede, descarta +2 pra anular a própria Parede (e ela vira +1 recurso), e +1 descarte livre do turno. 4 recursos gerados sem contar eventuais descartes pra capacitação.

      O único problema é que o Amadeus Cho é uma folha de papel de tão resistente.

      Excluir
    4. Amadeus Cho é sim uma folha de papel de tão resistente, concordo com você. Porém, nos testes ele foi espetacular, funcionando de certa forma como um Chamariz Holográfico e até protegendo uma sentinela de levar uma ação.
      Nos casos em que não foi retirado da mesa o mais rápido possível, ele fez diferença demais.
      Obrigado pelo feedback, e espero que tenha compreendido a correção que fiz.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa valew por me lembrar q existe múltiplas identidades

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto! Tem um cara na minha faculdade que joga com esse deck... moh cuzão

    ResponderExcluir
  5. Finalmente encontrei alguém que entenda o que é jogar de Sentinela, rsrsrsrs?

    ResponderExcluir
  6. Finalmente encontrei alguém que entenda o que é jogar de Sentinela, rsrsrsrs?

    ResponderExcluir
  7. Mais uma excelente matéria! Curto jogar de Sentinelas e tmb foco em voo e super força, porém utilizo apenas as Sentinelas. Assim tenho espaço no deck para as antecipações de voo e Multiplicação de DNA para a Sentinela Ômega.

    ResponderExcluir
  8. Pois é vamos aguardar o Molde Mestre e o Bolivar Trask para organizar esta turma e completar o deck.

    ResponderExcluir
  9. Usar cenarios como Programação Defeituosa e o personagem Legião não valem a pena?

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto!
    Jogo contra um deck de sentinelas em minha região e antigamente o deck era duro e inconsistente, mas agora com a adição da EV e Líder o deck é realmente outro!

    ResponderExcluir