Image Map

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Baralho Ostentação e Variações


Olá pessoal, há um tempo atrás eu escrevi um material que comentava sobre o baralho ostentação, como algumas pessoas não conheciam, vim descrever como é a jogabilidade deste baralho e como ele se apresenta nesta nova edição.


História

Não se sabe exatamente quando este baralho surgiu, mas creio eu que em Múltiplas Identidades foi quando ele conseguiu se firmar como um baralho levemente competitivo. Um dos fatores fundamentais para este surgimento foi que a partir desta edição, havia um número considerável de personagens que causam dano penetrante com suas ações impressas. Não só isto, Genética Superior foi uma das melhores cartas lançadas para este baralho, aumentando a capacidade de proteção que ele tinha.

Inicialmente, nesta edição era usado apenas 4 poderes: Lâminas, Agilidade, Elasticidade e Regeneração. E sua estratégia na época era bem simples: causar dano penetrante usando as ações impressas das cartas enquanto você poderia focar suas habilidades em dano comum e incapacitações. O único problema deste baralho era sua fragilidade na quantidade de capacitações que você tinha com este baralho.

Para tentar sobreviver com este problema de capacitação, o baralho usava o Rompante de Mobilidade e Desviar. Além de usar ações de custo 0 como Movimento Ágil e Lacerar.


Em Invasão Cósmica, o baralho ganhou um novo poder, Genialidade! Com Planos de Infiltração e Pantera Negra chegando, a necessidade deles se tornaram vitais para que o baralho continuasse a crescer. Para isto foi preciso mudar as escolhas dos personagens, trazendo o Lagarto, Homem-Aranha Superior e Fera V2.

O novo poder fez o baralho acelerar bastante pois com a habilidade de Planos de Infiltração, você poderia pegar um outro personagem a mais do baralho e colocar em sua mão. Com o Homem-Aranha Superior, você podia comprar uma carta extra todo turno. Não só isto, mas com genialidade, o baralho começou a lhe dar melhor com capacitações, já que em boa parte das vezes você tinha cartas em sua mão para descartar.




Na outra edição, Iniciativa Vingadores, o Barão Zemo e o Barão Strucker tiveram lugares especiais no baralho, já que eles tem ações impressas mais fortes do que a do Homem-Aranha Superior. Toxina, que também veio nesta mesma edição se adaptou facilmente ao baralho por sua combinação diferente de poderes.

Além disto, com esta edição, vieram as ações sem custo! Havia aqueles que usavam pelo menos uma cópia das ações sem custo de cada poder do baralho. Depois de um tempo, apenas Celeridade e Excentricidade se tornou frequente entre estas ações sem custos.

Conceito

O baralho ostentação, como o próprio nome diz, tem como finalidade juntar várias cartas Super-Rara e Ultra-Rara do jogo, principalmente personagens. Sei que a ideia principal do baralho parece estranha e possivelmente não apresenta nenhuma sinergia interessante na primeira vista, mas, o baralho tem uma estratégia bastante peculiar.

Um dos principais fatores de usar personagens Ultra-Raros é que boa parte destas cartas tem ações impressas com efeitos equivalente ou melhor do que uma carta de habilidade com raridade abaixo, assim você consegue economizar espaço para colocar outras cartas. Por exemplo, quando se junta no mesmo baralho Wolverine V1, Dente-de-Sabre V2, Toxina V1, você não sente a necessidade nenhuma de colocar a habilidade Rasgar.

Ostentação Original

Este baralho, mesmo reunindo várias cartas fortes, não consegue acompanhar os baralhos de controle e de late game por sua dificuldade em arrumar capacitações extras. A necessidade de usar habilidades para gerar capacitação nem sempre é funcional, inclusive se o oponente tiver cartas como Enclausurar ou Fazer Esquecer. Ou até mesmo, será bem difícil de enfrentar baralhos que gera bastante capacitação como Vingadores e Ultron.

Então uma das melhores estratégias que se vê deste baralho é colocar a maior quantidade de personagens em cena o mais rápido possível e crescer enquanto o oponente não coloca nenhum personagem em jogo, e no momento que ele o fizer, você vai ter dano e antecipação suficiente para conseguir nocautear pelo um dos personagens.

O baralho original usa os cinco poderes padrões: Lâminas, Agilidade, Elasticidade, Regeneração e Genialidade. Muitas das habilidades são de ações antecipadas, outras, são ações de controle para ajudar a enfrentar qualquer tipo de oponente.

Os personagens que são comuns neste baralho:
- Wolverine V1
- Dente-de-Sabre V2
- Toxina V1
- Homem-Aranha (peter parker) V3
- Homem-Aranha Superior V1
- Carnificina V1
- Ômega Vermelho V1
- Callixto V1
- Lagarto V1
- Pantera Negra V1
- Vampira V2
- Esperança V1
- Apocalipse V1
- Drax V1
- Barão Zemo V1
- Barão Struker V1

Exemplo de Ostentação:


Exemplo 2 de ostentação:


Ostentação Variação Ataque-a-Distância

Uma variação deste baralho era substituição de Elasticidade por Ataque-a-Distância, ao fazer isto o baralho deixa um pouco do controle e das ações penetrantes antecipadas e recebe várias ações antecipadas, e alguns personagens que podem entrar em jogo atacando.

Esta variação não tem tanto controle por não usar Enclausurar nem Atrasar, mas, ganha um pouco mais de agilidade com mais ações imprevistas e de alguns personagens que podem entrar em cena atacando.

Os personagens que são comuns neste baralho:
- Wolverine V1
- Dente-de-Sabre V2
- Lagarto V1
- Pantera Negra V1
- Vampira V2
- Esperança V1
- Apocalipse V1
- Drax V1
- Barão Zemo V1
- Barão Struker V1
- Gamorra V1
- Kang, o conquistador V1
- Treinador V1
- Demolidor V2
- Mística V2
- Kraven - O caçador V1
- SilverBlade

Notas do Autor

Este baralho é bastante divertido, e no final é bastante viável em boa parte dos confrontos que você vá encontrar por ai. Mas, sua desvantagem é que ele é muito caro e não consegue ter uma capacidade competitiva como por exemplo, o baralho de Ultron. Então, cuidado se quiserem montar este baralho para não gastar tanto dinheiro e não receber todo o retorno.







Um comentário:

  1. Interessante... como faz pouco tempo que jogo BS não conhecia.
    Acho que posso dizer que o meu segue essa linha das UR e SR. No for fun é o deck que mais gosto de jogar, a maioria das partidas roda muito bem. Destaque para Desfechos Paralelos com Resgate Enroscado.

    Link
    http://www.mtcgdatabase.com.br/index.php?task=Deck&action=deckPage&deck=7441

    Parabéns pelo post Anderson e se possível fale do

    ResponderExcluir