Image Map

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Analisando Cards: Dispersar Intelecto



Buenas!
Todos felizes com a nova coleção. Cabeças fervendo de ideias, novos decks, novas combinações. Sempre visando trazer o máximo de esclarecimento, hoje vou escrever de um card que tem gerado dificuldade de interpretação por parte de alguns jogadores. A habilidade super rara Dispersar Intelecto. O próprio Fabian Balbinot trouxe diversas explicações a respeito desse card, peguei essas explicações e algumas outras espalhadas e reuni tudo nessa postagem. 


A fim de alinhar todos e garantir que todo mundo vá usar esse card de forma correta, vamos analisar esse card. Antes, vamos ao texto básico dele:

“Apenas personagens que estiverem carregando Dispersar Intelecto e tenha Telepatia podem usar ações de Genialidade (Apenas personagens com Genialidade podem usar ações de genialidade).”

Certo. A primeira questão é: Essa habilidade funciona se estiver sendo carregada em um personagem sem telepatia?

Sim! O texto (A ação deste card) vai ser desencadeado por qualquer personagem que a estiver carregando, e vai determinar que apenas os personagens com Telepatia e que estejam carregando um Dispersar Intelecto possam usar ações de Genialidade. Praticamente um card cinza (de uso por qualquer um), porém por gerar essa restrição de telepatia, essa habilidade é do grupo telepatas, por assim dizer.

Essa foi a primeira e mais recorrente questão. Agora vamos continuar a analise, afinal logo surgem outras questões. Vamos por partes!

Todos os outros personagens que não estiverem carregando Dispersar Intelecto não vão poder usar ações de Genialidade (mesmo os que têm Genialidade e/ou Telepatia). Os personagens que não possuem Telepatia e que estiverem carregando esse card também não vão poder usar ações de Genialidade.

Agora Todos os personagens com Telepatia e Genialidade e que estiverem carregando Dispersar Intelecto poderão usar ações de Genialidade. E estes são os únicos personagens que vão poder usar ações de Genialidade (enquanto Dispersar Intelecto estiver em cena).

Agora uma situação que pode acontecer é a mistura de Dispersar Intelecto e Avante Vingadores, com Capitão América em cena, tudo controlado por você. O que acontece é basicamente o seguinte:
Só poderão usar ações de Genialidade os personagens que cumprirem todos os 3 requisitos abaixo:
 
1 - Ter Genialidade ou ser dos Vingadores controlado por você.
2 - Ter Telepatia.
3 - Ter uma ou mais Dispersar Intelecto carregada.


Se alguma dessas 3 condições não for cumprida por um personagem, ele não vai poder usar ações de Genialidade.

Por exemplo, se você carregar um Dispersar Intelecto em um Coisa, ninguém mais vai poder usar ações de Genialidade - a não ser, é claro, que o Coisa ganhe Genialidade e Telepatia, ou perca o Dispersar Intelecto.

O ideal é carregá-la em um Xavier ou em outro telepata gênio com um Pensar Rápido ou uma Invenção. Como ele tem Telepatia e Genialidade, ele vai poder usar as ações de Genialidade sem problemas.

Todas essas informações tem como fonte o que foi esclarecido pelo Fabian Balbinot.
Espero que todos tenha compreendido esse card e agora saibam como usar todo o poder dele.

Um abraço.

8 comentários:

  1. Magneto não pode ser alvo de telepatia, ele tbm fica sob efeito da carta?

    ResponderExcluir
  2. Acho que sim, porque ele não foi ALVO dessa ação, o que não pode é atacar o Magneto diretamente com Telepatia, igual quando um vilão está com o suporte Esconderijo Secreto (ou Rei do Crime com Capanga) toma dano de uma Onda de Choque, a ação não tem um alvo.

    ResponderExcluir
  3. Vargas, o Coisa não poderia também, mesmo ganhando Genialidade... pois ele não tem Telepatia! Ele teria que ganhar Genialidade E Telepatia para poder usar ações de Genialidade enquanto estiver carregado com Dispensar Intelecto. Não?!

    ResponderExcluir
  4. Corrigido! O coisa para poder usar tem que ganhar as duas Habilidades!

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo Marcos! Magneto sofre com isso pois ele não é alvo do efeito.

    ResponderExcluir
  6. ótimo post.. preciso estudar a nova coleção! rs

    ResponderExcluir
  7. Continuo dizendo que não faz o MENOR SENTIDO essa habilidade ser ativada por outro personagem que não seja um telepata. Mas enfim, não sou o dono da bola, né.

    ResponderExcluir