Image Map

sábado, 26 de outubro de 2013

Criar meu próprio deck ou copiar um decklist campeão?

Olá galera pensador na área. E ai todo mundo antenado nos decklists do site? Bacana né? Nem tanto?
Hoje vou me ater a um assunto que persegue muitos jogadores de diversos tcgs e com certeza Battle Scenes também chegara a esse nível. A questão de hoje é: Criar seu próprio deck ou copiar uma lista de um grande campeão?

Muitos pensaram imediatamente ao ler o titulo da matéria que eu jamais copio listas, mas será mesmo?
  
Muitos jogadores de tcg's acreditam que copiar listas é o jeito mais baixo e fácil de chegar à vitória, assim como jogadores de videogame acreditam que fechar um jogo com detonado não tem valor, mas será que isso é uma verdade absoluta?

Sendo assim vamos refletir. Montar o deck, eu diria que é uma parte importante de qualquer tcg, diria até que 50% de uma partida é decidida pelo baralho que o jogador utiliza, afinal uma lista desestruturada ou mal composta irá te levar a uma derrota fácil mesmo contra um oponente fácil. Debruçar-se sobre as cartas e elaborar uma lista coesa, cheia de estratégia, é mais que importante e essencial, mas afinal qual seria o problema em pegar uma lista pronta?

A resposta é uma só, nenhuma. Assim como jogar com detonados não tem problema algum eles estão ai pra isso, o problema é quando o jogador acredita que pegar a lista do campeão nacional o tornara no campeão nacional, e isso é uma amarga ilusão. Pegar uma lista de cartas nada mais é do que se apoderar da estratégia de alguém, se apoderar das ideias e das expectativas que um individuo colocou em seu deck, entretanto você jamais pensará como o criador, e por isso é essencial você entrar com seu toque. Copiar uma lista pode ser bacana quando você está começando, mas quando se já conhece bem o jogo, é muito mais gostoso montar a sua própria, além do que, é infinitamente mais prazeroso ver que a sua estratégia dando certo.

Você pergunta: "Mas não existem baralhos que são mais fortes que outros?" Claro que sim! Não estou dizendo para tentar ser 100% criativo, pois isso é praticamente impossível, pois a todo o momento você é influenciado e não tem uma forma mais fácil de ficar antenado ao meta game do que olhar listas de decks, pois mesmo que você não tenha a pretensão de copiar listas, você é influenciado no momento em que a vê. Um jogador a altura dos grandes campeões, precisa dar o seu toque, mudar aqueles 4,5,6, 10 cards que você acha que irá melhorar e deixá-lo com a sua "cara".

Lembre-se: Aquele jogador foi campeão com aquela lista, não você! Battle Scenes, assim como todo outro card game é um jogo que exige raciocínio lógico do jogador e isso vem de você que está lendo isso agora, na hora que você estiver em uma situação complicada, o criador do deck não te dará dicas de como sair daquela situação, isso é com você! Então muito mais importante que copiar listas campeãs é montar um deck que você acredite ser um deck campeão.

Geralmente vejo em outros tcgs as pessoas falarem de tal deck ganhou o nacional, tal deck ganhou o mundial, esquecendo completamente do nome do jogador, como se o deck tivesse se colocado na mesa sozinho e usado por uma maquina. O mérito é sempre do jogador, e não da lista que ele utilizou, pois pode acreditar, assim como ele, existiam outros 20 com listas praticamente idênticas, mas apenas ele foi campeão.

Então fica a dica antes de copiar uma lista a risca, olhe, entenda a estratégia, jogue um pouco e depois de o seu toque, fortaleça as fraquezas que o criador não viu, deixando seu deck superior ao dele.
Não se esqueça de que o mesmo deck utilizado por 2 pessoas diferentes pode ser conduzido de forma totalmente diferente.

Fica a dica do Pensador. Abraço a todos

 

3 comentários:

  1. Aluizio L Pessoa Filho26 de outubro de 2013 às 08:44

    Assino em baixo, quando jogo com amigos gosto de fazer sempre decks diferentes, para ver como fluem as habilidades com personagens diferentes,mas quando duelo com algum desconhecido tenho um deck proprio.

    ResponderExcluir
  2. E tem a questão da sorte também. Se não vier nada bom na primeira mão, grandes chances da estratégia dar errado.

    ResponderExcluir
  3. Mauro Sehishi Iwamoto14 de março de 2014 às 04:45

    Excelente matéria, eu particularmente amo montar decks, mais do que jogar até! =)

    ResponderExcluir