Image Map

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Vazamento das cartas, trapaceiros e outros assuntos.

 Olá pessoal, aqui quem escreve é O Pensador, sou novo no blog Marvel TCG mas tenho uma grande experiencia em análise e escrita em blogs diversos. Não sou novo no mundo do TCG, jogo card games a quase 20 anos, sendo assim passei por Magic, lord of the rings, Pokemon, Harry Potter e mais alguns outros ai nessa longa jornada. Mas hoje venho falar a respeito de um assunto que vem dando muita controvérsia entre os jogadores de Battle Scenes, o vazamento de cartas antes de seu lançamento oficial.


http://www.samruby.com/Villains/DoctorDoom/DrDoomChap.gif Dessa forma vamos tentar elucidar alguns pontos de forma que cada um possa ter uma visão mais ampla sobre o assunto e seus pormenores.

Creio que seja de conhecimento geral que as cartas da expansão evolução tática vazaram uma semana antes de seu lançamento e diversos jogadores em diversas cidades e até estados diferentes já possuíam coleções praticamente completas, isso gerou uma revolta em toda a comunidade, mas afinal quem são os culpados?

Inicialmente e talvez o caminho muito mais fácil e prático é que grande parte da comunidade acusou os jogadores de serem trapaceiros, de desonestos, ladrões e muitos outros adjetivos não muito agradáveis, mas será que eles realmente são tudo isso? Será que merecem tantos elogios?

Vamos pensar, imagine você louco pra pegar cartas da nova coleção chegando em uma grande loja de brinquedos e ao entrar nela você se depara com diversos blisters de evolução tática, qual seria sua reação?

1- Olhar e pensar: "Nossa, mas nem lançou ainda! Eles não poderiam estar vendendo!" e ir embora.

2 - Ficar revoltadíssimo com isso e ir tirar satisfação com o gerente da loja.

3- Pensar que o lançamento foi adiantado e que a copag resolveu pegar todo mundo de surpresa e levar um monte pra casa.

4- Pular de alegria afinal você é um grande um sortudo e conhece um lugar que está vendendo antes, pegar os seus o mais rápido possível antes que desapareçam.
------------------------------------------------------

http://www.toptenz.net/wp-content/uploads/2008/05/kingpin-marvel-villain.jpgIndependente de qual opção você escolheu, me responda você, como cliente: Ao se deparar com o produto na loja, você possui culpa por ela estar antecipando a venda?

Eu acredito que não, mas muitos fizeram de Judas aqueles que conseguiram, grande parte movido pela revolta inconsciente de não ter sido ele próprio o sortudo, mas você se pergunta, afinal se os jogadores não são culpados em quem vou descarregar minha revolta?

Vamos elucidar, a Copag vendeu os produtos em regime de acordo com os lojistas, de que eles apenas vendessem numa determinada data. O lojista talvez de má fé ou por querer lucro de uma vez, vendeu os produtos antes, seja por qualquer razão, ele queria vender mais, ou talvez em sua loja não teria pré release ou  por fim, o lojista diz que houve uma falha enorme de comunicação da Copag.

Então vamos culpar o lojista?

Muita calma jovem gafanhoto, a copag é nova no ramo de tcg (se comparada a outras grandes do ramo). A falta de comunicação entre lojista e copag é real. A copag ainda está se adaptando a esse mundo onde não basta apenas vender o baralho e pronto, ela tem que organizar campeonatos, gerenciar reclamações e dar conta de prazos cada vez mais exigentes e apertados, pois o público de card game é sim uma público "chato" se é que me entendem.

Concluindo se o lojista vendeu de má fé, a Copag vai tomar medidas para que ele não tenha mais acesso aos pré lançamentos, se foi a Copag e a falta de comunicação entre lojistas creio que ela está se adaptando e irá melhorar cada vez mais afinal é uma empresa de muito respeito e referencia no mercado de cartas, mas o que não podemos fazer é criar brigas desnecessárias entre jogadores, afinal acho que não tem nada mais bacana que uma comunidade de jogadores que busca sempre se ajudar.

E por último finalmente creio que nenhum dos jogadores tentará usar cartas compradas antes no torneio de pré lançamento, afinal o formato do torneio é selado e a intenção creio eu desses jogadores nem é de disputar esse campeonato. Em todo caso se alguém for descoberto utilizando esse sim deve ser chamado de trapaceiro ou desonesto pois está dando prova de sua desonestidade.

Fica a dica do pensador galera. Abraço e muita evolução tática a todos vocês.

♠ Nota: O site Marvel TCG não necessariamente concorda com o conteúdo desse artigo

8 comentários:

  1. É válido [2]. Porém eu gostaria de salientar como membro da equipa do site, que nem tudo aqui representa a minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise. Cada parte teve sua parcela de culpa, mas nenhum o "grande" culpado.

    ResponderExcluir
  3. Como lojista que sou recebi os decks e guardei sem vender... ainda ouço de clientes..."Po vende ai cara... Jah tem gente na net postando fotos e jogando"... Não serei um deles.... Regis é prova disso.... Espero que no futuro as lojas que quebram esse acordo sejam punidas

    ResponderExcluir
  4. Ederson, nos tire uma dúvida então para entendermos melhor o processo: como foi que a Copag tratou sobre a data com você? Junto do produto ela enviou algum documento dizendo que só poderia ser vendido a partir do dia 25 ou foi só na palavra. Ela deu alguma orientação sobre isso ou a não-venda foi uma iniciativa sua a partir do conhecimento da data de lançamento?

    ResponderExcluir
  5. Kleber Kennedy Menezes25 de outubro de 2013 às 07:15

    Bem, eu não vejo problemas em vender/comprar as cartas antes da hora, se elas já estão disponíveis. Já que, em caso de torneios eles podem proibir o uso das cartas novas, o resto é só por diversão, então pra mim, é mimimi de quem queria ter e não tem. Simples assim. Muita gente reclamou disso e não tem noção de como pior é não ter apoio nenhuma na cidade para ter torneios. Isso sim é foda.

    ResponderExcluir
  6. Independente do que realmente aconteceu, o único problema é usarem cartas próprias no selado. E isso é culpa inteiramente do pilantra que se utilizar desse recurso. No mais, que se foda. A loja tem que ter lucro, e esse ramo é difícil, sei porque já fui lojista, e não lograram ninguém, mesmo que houvesse um acordo com a Copag, então entendo quem fez isso. O jogador é óbvio que vai comprar se venderem.


    A meu ver, é muito pior o que a Devir cansa de fazer, que é agendar o lançamento, e o material chega 2 semanas depois, quando não falta metade, e dizem que foi a alfândega, foi o dólar, foi a Receita Federal, foi a crise econômica, foi o pré-sal, foi a falências das empresas do Eike Batista, etc.

    ResponderExcluir
  7. Como todo assunto polêmico pode ter várias interpretações , ou seja , cada um tem sua opinião só não curto estas ofensas desnecessárias por parte de alguns players , sendo assim podemos focar no lançamento da coleção , que creio eu unirá agente pessoal , vamos apoiar o Blog , o Vargas tem se empenhado muito e espero que muito em breve possamos refletir e perceber que o que houve foi uma tremenda falta de comunicação misturada com a ansiedade de todo player , abração pessoal boa sorte no inicio de coleção a todos !

    ResponderExcluir