Image Map

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Analisando Cards: Ilusão Sombria



Fala Galerinha!
Como essa é minha primeira matéria no Marvel TCG primeiro vou me apresentar:
Meu nome é Wallace Yassaka. (Aff, o cara chato e esquentado do face? Esse mesmo.) Estou no ultimo ano de matemática em uma renomada instituição de ensino chamada de UNICAMP. Já joguei bastante Magic na vida. Comecei a jogar BS desde que vi o post de um campeão de magic que ganhou o primeiro torneio de BS em um outro blog, mas só passei a ser um jogador ativo (UI!) desde que conheci os irmãos Loureiro (o Doc e o The Doll, excelentes jogadores), há uns três meses (sim, faz pouco tempo), aprendi a jogar de verdade assistindo e apanhando para o Daniel (The Doll) e vendo o Zé (Doc) modificar decks, um dos ápices do meu aprendizado de BS foi no primeiro campeonato que joguei, onde conheci o Augusto (Gudy) e o vi fazer coisas que até o momento para mim eram impensáveis, coisas como usar a Sue para circundar o próprio fantástico e rasgar o próprio Wolv para aumentar os recursos, além desse, já joguei alguns campeonatos e faço parte da Liga de BS de Campinas, a qual aliais, estou em primeiro lugar (Chupa Daniel!!!).

Bom, agora que vocês sabem quem eu sou, vou prosseguir com a matéria:
Venho apresentar a vocês o novíssimo deck Ilusões Sombrias, que é um dos dois decks básicos da coleção Evolução Tática.

Eu joguei (perdi) apenas algumas (duas) partidas com esse deck, mas ainda assim, gostei muito dele o que me levou a começar a escrever essa matéria.
Comecemos pelo deck list:
01 Abominável
01 Arcade
01 Blob
02 Bumerangue
03 Groxo
02 Homem-Areia
01 Loki
02 Mercúrio
03 Mesmero
03 Réplica de Loki
02 Venom
02 Canhão Automático
01 Portal para o Microverso
02 Á Espreita
02 Ataque Supresa
02 Convocar Reforços
02 Imagem Falsa
02 Explosão Certeira
02 Revigoramento Incrível
03 Atirador Posicionado
01 Granada de Mão
03 Jogar Objeto
03 Ardil Emaranhado
03 Atacar e Espionar
01 Bombardeio Elástico
01 Resgate Enroscado
02 Super Computador
02 Alucinação
01 Fazer Esquecer
01 Onda de Tranquilidade
01 Sugestão Coletiva
01 Proteção
01 Reparos Provisórios
Vamos analisar por partes:

As Habilidades

Primeiro o que o deck tem de pior a nos oferecer, as habilidades (Sério, a coisa aqui é feia e incoerente):
Temos, ,  ,,  e N/A, ou seja, sem  e sem  o único poder ofensivo é o   ou seria, se 6 das 7 cartas de  não causassem apenas 1 de dano, ao menos o Atirador Posicionado é estrategicamente útil (veremos mais tarde), também não podemos contar com a genialidade para “construir” recursos, o Super Computador (não achei uma cor boa para )só serve pare reciclar aquele Loki que foi para os recursos na contagem regressiva, em N/A temos Proteção e Reparos Provisórios, essa ultima é uma das piores cartas que já vi, ela serve para “regenerar” suportes, e ainda custa capacitação para fazer isso, pior que isso, o deck é muito dependente de Portal para o Microverso que zera todos os escudos, e as duas dão +1 de escudo, a presença delas no deck é no minimo incoerente, bom, mas vamos falar de coisa boa, vamos falar de Iogurteira Top Therm, e dos dois poderes que salvam o deck:
Não é segredo para ninguém que  (elasticidade) é o poder com mais “truques” do jogo, em Evolução Tática ela continua com essa característica, em um momento em um jogo, o Daniel Loureiro nocauteou um Groxo cheio de habilidades de  isso disparou tanto efeito, que ele ficou perdido, vamos dar uma olhada nas habilidades desse poder:
Ardil Emaranhado: É começamos mal, essa habilidade incapacita em 1 um personagem, e só porque pode fazer isso na faze de preparação ela acha que pode custar 2 de capacitação, não teve nem a decência de poder fazer isso na antecipação também (não que fosse melhorar muito pro lado dela). Não teve momento que essa carta me tenha sido útil (tá bom, eu sei que eu joguei só duas partidas, mas ainda assim, ela é ruim).


Atacar e Espionar: Essa carta mostra que  nesse deck anda fazendo a lição de casa que a  e o não fizeram, comprar cartas e bater mais de 1, esse card joga muito nesse deck, jogaria mais se os personagens com  já não tivessem ataques de dano.
Bombardeio Elástico: Essa tal  tá causando mais dano que   temos 3 personagens com o poder elasticidade no deck, (Groxo, Areia e Venom), os 3 tem habilidades de dano, na maior parte do tempo isso bate menos ou igual a um Atacar e Espionar, não achei grandes utilidades para essa carta.
Resgate Enroscado: "Óia" a  roubando as vezes da  outra vez, como deck básico, Ilusão Sombria sofre do problema de ter poucas cópias das coisas boas como Loki e portal, se eles forem parar nos recursos, use está carta para mandar eles pro deck novamente.
Bom, vamos a :
Começando pelos bons e velhos conhecidos da galera:
Onda de tranquilidade: Pena que só tem um, com Sugestão Coletiva e Arcade, cenário na mesa será uma constante, essa habilidade quebra o cenário e te da uma carta por 0 de capacitação, coisa linda de se ver.
Alucinação: na ausência do Portal para o Microverso essa habilidade tenta fazer o trabalho, mas o fato dela não poder ser feita na preparação faz dela uma substituta bem mixuruca.
E as estreantes:
Fazer Esquecer: Novamente, pena que só tem um, essa carta fez curso de “segurar o Hulk”, ela faz isso de uma forma tão boa que atrasar e circundar ficam até com inveja.
Sugestão Coletiva: Confesso que olhei torto para essa carta em um primeiro momento, mas em cena, ela brilhou! Ela coloca um cenário em cena na antecipação, é o momento exato que você pode usufruir do efeito dele no turno de combate do seu oponente, e não deixa brecha para o cenário ser removido (por meios convencionais) . Além disso, essa habilidade pode colocar cenários dos recursos do oponente em cena como se fossem seus, não usei ela muito dessa forma, mas é uma opção valida, principalmente no mirror. Lembre-se se for usar ela para Convocar Reforços e ela estiver no Mesmero, busque outro Mesmero para capacitar ele mesmo para 2, e poder usar sugestão novamente naquele turno.
Bom, essa foi minha analise das habilidades do deck, sim, não é o ponto alto do deck, são quase todas bem medíocres, principalmente se você comparar com a concorrência (os combos de super-força do deck Força Suprema). E ainda quero saber de quem foi a brilhante ideia de colocar 3 Jogar Objetos nesse deck.

Os Suportes

Esse deck conta com dois suportes, os dois se complementam e um deles é vital para a estratégia do deck:
Portal para o Microverso: Ele simplesmente zera o escudo de tudo que estiver em cena, é, é uma das cartas que mais vai chacoalhar o meta-game atual, e mesmo em um deck básico ela joga muito. Comentarei mais sobre ela durante todo o texto.
Canhão Automático: 3 de energia, 0 de escudo, sim, é 0 mesmo, não me enganei, a existência dele em cena só faz sentido com um portal junto, portanto, 0 de escudo. Com o portal na mesa, você tem 1 de dano penetrante grátis na preparação, não sei você, mas eu acho isso ridiculamente bom.



Os Personagens


Eu gosto sempre de começar pelo pior, mas, esse deck não tem personagens muito ruins, em compensação a concorrência tem um tal de “Visão” que pela madrugada, nem Jesus pra salvar.
Venom: Esse todo mundo já conhece, um personagem razoável, nesse deck só tem habilidades de  que ele aproveite, tem uma energia mediana, escudo ruim (mas isso não é um problema aqui) e uma habilidade de dano mediana. Ou seja, nunca será sua primeira escolha para nada.
Homem-Areia: Mais ou menos como o Venom nesse deck.
Mesmero: Nossa, como essa carta é ruim, só um poder, que nem é dos melhores, com uma habilidade feita para evitar antecipações que nem funciona muito bem. Mas tem 3 dele no deck e ele usa habilidades importantes para a estratégia do deck, como só ele e o Loki usam, e o Loki normalmente tem coisa melhor pra fazer da vida, o Mesmero acaba sendo necessário.
Abobinavel e Blob: Dois gigantes (para não dizer, gordos), um é uma cópia vilonesca do Hulk de UM com um a menos de escudo, o outro, ah, o outro é o “gordinho delicia” do deck, com escudos zerados, até o Hulk deita fácil, mas a habilidade estática do Blob permite ele zerar o primeiro dano que toma no turno (tipo um demolidor com radar sempre ligado), o que faz ele ter uma sinergia muito legalzinha com a estratégia do deck. O problema, que nem é tão problema, é que não tem nenhuma habilidade no deck que os dois usem (tá, com granada e jogar objetos tem, mas não vou contar com isso).
Groxo e Bumerangue: Dois carinhas legais, e se o Abobinavel é a cópia vilonesca do Hulk, o Bumerangue segue a mesma linha só que com o Gavião Arqueiro (com a diferença que ele voa, o Gavião não,e  o Gavião despedaça realidades nas horas vagas, já o Bumerangue, não). Quanto ao Groxo, ele antecipa com 1 de dano (virtual 2 de dano), tem  e só consome 3 de recurso para entra, eu gostei bastante deles nesse deck.
Mércurio: O carinha legal do deck, ele causa dano em qualquer fase que não seja a preparação do oponente, a habilidade dele pode ser usada quantas vezes você puder pagar por ela, só sucesso, ele nem precisa de cartas de habilidade (mesmo porque não tem nenhuma que ele use). Fora que se ele começar o turno no estagio 2 e você tiver outro dele na mão, ele consegue bater 4x com o combo: “1: bato”, “1: bato”, capacito a do turno, “1:bato”, descarto Mercúrio para fazer uma segunda capacitação, “1:bato”, esse combo com Á Espreita e portal deita um Hulk full.
Arcade: Esse sujeito é o responsável por fazer o deck dançar, a habilidade dele coloca um cenário dos recursos em mesa, sabe o que isso quer dizer? Convocar Reforços todo turno, Aeeeee!!!! Você também sempre estará á espreita e com Explosão Certeira até dano ele consegue causar, esse Arcade é tipo um Roberto Carlos dos vilões, o Cara.
Loki e suas Réplicas: A foil do deck (só que não), o cara é porreta (bem melhor que o Thor n minha opinião), 3 de dano na preparação, 4 com A Espreita, não pode mover o dano para as réplicas, e busca 3 réplicas quando entra, é o rei do crime asgardiano. Ele tem uma combinação de poderes fortes (tá,  nesse deck não anda jogando nada) e o custo da sua habilidade básica lhe permite bater e ainda usar um Fazer Esquecer no turno do oponente. Já sua réplicas... Bom, 2 de dano por um de capacitação é até que bastante interessante nesse deck.


Bom, são esses os personagens que você tem a disposição, nos cenários (que é o ponto mais importante desse deck) eu falo mais sobre algumas jogadas importantes envolvendo personagens.

Os Cenários

Com Arcade e Sugestão Coletiva você sempre vai poder manter o cenário que você quiser em cena, sendo eles o ponto mais importante do deck, bem, talvez o portal seja mais importante, mas os cenários são muitos e lhe permitem jogadas bonitinhas
Imagem falsa: Arg! Que carta ruim, pula.
Revigoramento Incrível: Isso serviria bem para dar mais uma capacitação para o Mercúrio, mas para o mesmo bater bem, ele precisa do outro cenário na mesa, em suma, é outro cenário ruim.
Ataque surpresa: Os personagens que entram ganham uma capacitação grátis, normalmente quando eu monto a mesa, eu monto contando com o descarte para capacitar cada personagem que eu ponho em cena, bom, Ataque Surpresa pode ajudar, mas não é exatamente uma carta boa.
Explosão Certeira: 1 de dano penetrante na preparação com o drawback de uma carta pro oponente, OU você compra uma carta com o drawback de ter que causar 1 ponto de dano em algo seu que esteja em cena, no minimo versátil. Usei bastante a segunda opção para bater no meu canhão e comprar uma carta, depois tirava ele de cena com Onda de Tranquilidade e comprava outra carta.
Á Espreita: O mais novo cenário do sub-mundo das cenas de batalha, faz qualquer vilão bater bem e ainda pode lhe render um “draw a card”, é só sucesso esse cenário. Mas tome cuidado para não dar card de graça para o oponente, a Onda de Tranquilidade pode ajudar quanto a isso.
O melhor momento para por ele na mesa, é na antecipação via Sugestão Coletiva, nesse momento, suas antecipações se beneficiara do aumento de dano, e suas ações no próximo turno também.
Sério, essa carta em cena junto com Portal para o Microverso quase ganham o jogo sozinha, se tiver um Loki com réplica e um Mércurio em cena, os dois juntos conseguem arrancar 10 de dano na fase de preparação nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão), se você tiver um segundo Mercúrio na mão o dano sobe para 12, se tiver dois atiradores posicionados o dano sobe para 16, o que é suficiente para você conseguir seus 15 pontos de premio, isso na sua fase de preparação.
Convocar Reforços: A melhor carta do deck ficou por ultimo, se o Arcade faz o deck dançar, Convocar Reforços é a dança que rola na cena, se você sair com isso não mão, descarte tudo no descarte inicial (claro que não vai descartar portal nem Loki, nesse caso, coloque eles em cena antes) e busque Arcade e mais alguém que você quiser (que combine com os recursos que você tem), com Arcade em cena, você pode convocar reforços todo turno e ir montando sua mesa, a minha única tristeza na minha vida é que ela não busca o portal.

As Considerações Finais

Bom, é isso galerinha, eu gostei muito do deck, acredito que com algumas modificações (trocar 98% do deck XD) ele possa se tornar um deck top no cenário competitivo, por tanto, acho que vale a pena jogar com ele desde o “começo”, assim você vai pegando o jeito e fazendo as alterações que você achar que deve. Espero que tenha sido útil e boa sorte a quem se entusiasmar a jogar de  Ilusão Sombria. 

Extra: Sugestões de Modificações
Adotar um poder ofensivo, acho que o que melhor se encaixa aqui é o , portanto você pode o melhorar, a Metralhadora é uma aquisição muito boa para o deck.
+2 Portal.
+2 Loki.
+2 Arcade.
+1 Mércurio.
Adicionar mais cenários jogáveis.
Adicionar o Rei do Crime e seus capangueiros.
Adicionar habilidades de .
Abandonar ou melhorar a .
O Forge pode ajudar com os suportes (Ele não é vilão, mas pode ficar só dando suporte com sua )
Adicionar mais o que você achar que vai ficar bom e testar, sim, testar muito, é um deck complicado e vai necessitar de muita experiencia para jogar. (Fala isso o cara que jogou dois jogos com o deck e veio escrever uma matéria sobre ele).

17 comentários:

  1. Tá na frente pq eu NÃO TENHO JOGADO A LIGA por conta do meu cativeiro de final de semana! hehehe. Boa matéria!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria Wallace! Parabéns... pelo visto: "vc vai mesmo jogar de Vilão hoje em SP!" Kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Aposto que o Arcade vai aparecer em tudo que é deck, já pensou ele no deck Vingadores usando o cenário Avante + de uma vez...

    ResponderExcluir
  4. Ah, e como diria o Cap.Nascimento no seu filme. "Usando meu rifle fica fácil né filho?".. parafraseando para o bs, "Usando o meu deck, fica fácil né filho?"

    ResponderExcluir
  5. Vlw!!! Mas não, vou de bonde do martelo!!!

    ResponderExcluir
  6. Xiu! Isso é uma estratégia secreta, mantenha sigilo. ^^

    ResponderExcluir
  7. Ah, neguinho tem desculpa pra tudo mesmo, se fosse bom mesmo tava em 1º lugar sem ter jogado nenhuma partida. XD

    ResponderExcluir
  8. É, o deck é a golden gun, mas, ainda me lembro de ter feito um 16x0 usando um deck pauper, depois disso neguinho até dropou, boatos que saiu da loja chorando. =]

    ResponderExcluir
  9. Em primeiro sem jogar? Quantos campeonatos vc já ganhou champs? Ah tá... suave então. XD. Mas falando sério, ótima análise.

    ResponderExcluir
  10. sim, mas foi contra um x-men né. Dai não conta!! X-men é osso demais da conta, lol. Ah, aquele dia, só para variar, tive q ir buscar a Mona. Aliás, agradeça a ela seu primeiro lugar no "ranking".

    ResponderExcluir
  11. Pancadão do martelão.

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma duvida microuniverso e o novo homem de ferro, ele fica com defesa zero ou ele tem defesa 4?

    ResponderExcluir
  13. Loki que não voa! kkk É Loki de filme.

    ResponderExcluir
  14. e você tinha dúvida que ele seria ao estilo do filme?

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha um deck de vilões do UM, mas ele sofria terrivelmente da carência de bons vilões. Assim que pude, comprei este deck e fiz algumas modificações no meu atual deck de vilões, o que fez com que ele ficasse ótimo!

    Foquei Super Força e Genialidade no deck, utilizando cartas como Dr. Destino, Arcade, Loki, Destinobô, Concentrar Poder...

    Em suma, o deck possui 3 vilões que fazem tutor de mais 3 cartas cada (Destino, Rei do Crime e Loki). Além disso, o Arcade consegue azucrinar com o esquema de trazer cenários de volta dos recursos, trazendo Buscar Reforços.

    Confesso que gostei muito do Homem Areia, que consegue ser muito melhor que o Venom (tá, o Venom causa 2 de dano em 2 alvos e ainda incapacita em 1 um deles, mas isso exige que ele esteja capacitado em 2. Já o Areia bate 3 todo round, além de ter Super Força).

    ResponderExcluir