Image Map

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Nick Fury Entrevista - Felipe Andrei


Agente Coulson: Senhoras e senhores!!! Estamos aqui novamente com o programa de entrevistas mais acessado desse site: “Nick Fury Entrevista”, e com vocês, nosso apresentados: Sgt. Nick Fury

Nick Fury: Boa noite a todos, nosso entrevistado de hoje é um play-tester de Evolução Tática e contara pra gente algumas coisas sobre o processo de fabricar um card game, uma salva de palmas para o homem do porrete: Felipe Andrei

(Aplausos)


Nick Fury: Como você virou play-tester de Battle Scenes? Foi desde a primeira edição ou só para Evolução Tática?

Felipe: Pra começar, eu sou contador do Fabian, e somos amigos já há uns duzentos anos. Ele me contou que estava desenvolvendo o Battle Scenes para a Copag, e como sempre fui fã da Marvel, começou a fazer “consultas” comigo sobre as histórias e personagens. Depois, vi que o jogo era mesmo ótimo e de potencial, comecei a jogar e, naturalmente, quando vi, ele já estava me passando cartas novas para testar. Ajudo desde antes da primeira série, quando as regras ainda estavam sendo criadas. Aliás, uma curiosidade: o Sr. Fantástico original era um lixo total. Depois foi mudado para o que é hoje. Quem dera, ele tivesse continuado uma porcaria... Odeio o Sr.Fantástico....


Nick Fury: Muita gente odeia o Sr. Fantástico, mas quer dizer então que quando vocês criaram o borracha, vocês não esperavam que ele fosse se tornar essa "bomba"?

Felipe: Em primeiro lugar, eu não tive participação nenhuma na criação do Borracha. Creditem ele totalmente ao Fabian. Em segundo lugar, quando o vimos, já sabíamos que seria uma bomba. Mas, quando as regras ainda estavam sendo criadas, ele tinha uma habilidade péssima, que foi mudada quando as regras definitivas se estabeleceram.

Nick Fury: Pelo jeito, muitos cards são descartados na fase de testes, dá uns exemplos de cards que foram descartados

Felipe: De cards específicos descartados, só me lembro de um: o Treinador. Digamos que a habilidade dele entrava em conflito com alguns outros cards. No mais, lembro que foram descartados vários cenários absurdamente fortes.

Nick Fury: E como acontecem os testes? Quantas vezes vocês se encontraram, e o que vocês fazem?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjREy_YVvjn5H_4aPtSb9PyPE92upXHZ5sEJdQj5ew5Nrf_ALnCChpImxdhyfQ7FVNCSYjtlZXcRzC-b1vStqrDfM7QyDwkbWlOmDcCPp0pbXwtKG7SQZHHVjgT04ALeLaqystiIn6VWDw/s1600/dba-nerd.jpg
Felipe aos 12 anos
Felipe: Os testes acontecem de acordo com a disponibilidade do grupo. Como sou contador, tem momentos em que tenho vida, outros estudam, surgem compromissos, etc., mas quando ao menos 4 jogadores estão disponíveis para se reunir em algum lugar, rolam testes. Ao menos uma vez por semana nos encontramos. Nessas reuniões, basicamente é sempre a mesma coisa: jogar, testar cartas, discutir, falar besteiras e delirar, como bons nerds falando de algo que gostam sem ninguém pra encher o saco.


Nick Fury: Eu esperava um pouco mais de glamour, como água Perrier, damascos e “Fabianettes” trazendo as cartas... Mas existe um planejamento global prévio, ou vocês vão criando as cartas aos poucos?

Felipe: Não diria planejamento global, mas sim um planejamento mais específico, como por exemplo: na próxima série, terá de surgir um poder novo, ou tal personagem. A partir disso, o Fabian vai criando as cartas aos poucos, com bastante antecedência....

Nick Fury: Mas vocês participam da criação de cards:? Ou isso fica tudo a cargo do Fabian?

Felipe: Participamos da criação dos cards, com sugestões para balancear as cartas. No meu caso, dou sugestões também de personagens e habilidades. Mas a idéia e o resultado final da carta são somente do Fabian. A propósito, não fui consultado sobre o Ciclope e o Homem-Aranha da primeira série, então nada de xingar minha mãe.

Nick Fury: Não.. Não... Até porque eles não fazem parte da SHIELD, mas qual playtester eu culpo pelo saltitar?

Felipe: Na dúvida, culpe o Fabian. Sempre. 

Nick Fury: Você disse que dá sugestão sobre personagens e habilidades. Os testers tem função específica ou todos testam tudo?

Felipe: Ninguém tem função específica, todos usam o que mais lhe interessa das cartas novas e jogam com elas.

Nick Fury: É um trabalho remunerado ou voluntário?

http://img1.mlstatic.com/livro-o-avarento-moliere_MLB-O-4715015999_072013.jpgFelipe: Óbvio que é voluntário. Imagina que o Fabian ia pagar um tostão pra nós pra testar cartas. Logo ele que atravessa o mar com o sonrisal na mão sem derreter.

Nick Fury: Ótimo... mas um pobre no programa... Depois a produção não sabe porque o programa não dá audiência...

Nick Fury: Mas voltando,  como vocês estão vendo a expectativa em torno do lançamento de ET?

Felipe: Não poderia ser melhor. Tem jogador se emocionando até com cartas que nós já percebemos que serão uma porcaria... Mas é o efeito da ansiedade, da novidade em cima de algo que, em tão pouco tempo, já virou febre.

Nick Fury: Sim, já vi pessoas convulsionando com o Máquina de Combate e com a Serpente da Lua...  Avaliando o que saiu de informações até agora, parece haver uma caçada às ações de antecipação. Realmente houve uma preocupação em ET em conter o domínio das ações de antecipação?

Felipe: Não em conter o domínio das ações de antecipação, mas sim das antecipações retranqueiras, aquelas que travam o jogo, chateiam, impedem o jogo de fluir, o oponente de jogar. Há muitas antecipações em ET, com os mais variados efeitos, e para todos os gostos.

http://bangalore.citizenmatters.in/uploads/picture/image/9976/FLOWER_SHOW_6.JPGNick Fury: Pensei que entre os tester não haveria mimimi de não gosto de atrasar... Pelos testes de vocês, após ET teremos algum deck dominante como o deck de base quarteto, ou podemos esperar um metagame mais florido?
Felipe: Podem esperar um metagame mais florido. Muitas possibilidades de decks, e bem competitivos. Personagens vagabundos que passarão a ser bons. Mas particularmente acho que vão surgir muitos decks de personagens rápidos, tipo capangas, agentes, e de custo 3 ou 4, combinando 2 poderes, como agilidade + tiro, ou tiro + lâminas, etc.

Nick Fury:  Está falando de mim, óbvio... Focando em personagens vagabundos, opinião dos players no facebook, site, forúm, chás de cozinha, etc.  do tipo: "O Ciclopes saiu muito fraco", "Quero um deadpool mais forte que o hulk" exerce alguma influência?

Felipe: Muito pouca. Mas claro que, quando certos personagens ficam muito aquém das expectativas, e geram uma comoção geral nos jogadores pedindo que ele não seja tão vagabundo, aí ela exerce. O Fabian meio que se obriga a criar uma versão melhor, ou que pelo menos seja usável, pra não ser tão cobrado (ou xingado, melhor dizendo).
Nick Fury: Eu sei que o contrato impede você de dar muitos detalhes, mas o que em linhas gerais os jogadores podem esperar de Evolução Tática?

Felipe: Uma mudança de 180 graus na dinâmica do jogo. E o fim do domínio dos malditos Sr.Fantástico/Mulher-Invisível, que eu, como adepto dos vilões, cansei de odiar e exterminar nas mesas de jogo.


Nick Fury:  Mas nos testes pra ET, vocês testam apenas as cartas de ET ou mesclam as edições?

Felipe: Mesclamos as edições, junto com mais cartas que irão sair nas próximas séries.


Nick Fury: Já existem idéias sobre uma terceira expansão?

Felipe: Sim. Só adiantarei que haverão poderes novos. Mais nada.

Nick Fury: Então vocês já estão trabalhando na terceira edição... Qual é a previsão de vocês que a Terceira edição esteja pronta (não data de lançamento)?

Felipe: Acredito que até novembro já esteja pronta.

Nick Fury: Você se diz um defensor dos vilões, mas não tem nenhum vilão redesenhado em Evolução Tática. Os personagens redesenhados (por ex o novo Hulk) já eram previstos desde o início?

Felipe: Sim, o Fabian já previu isso desde o começo da série. Só não havia desenvolvido a regra específica para eles. Ela surgiu quando ET estava sendo finalizada. Não saiu nenhum vilão redesenhado porque o Fabian não quis, ou esqueceu. Eu falei duzentas vezes pra sair um Dr.Destino novo que ferrasse com o Quarteto, mas ele não me ouviu.

Nick Fury: E a "conspiração aranha" que diz que toda carta em que o aranha está na ilustração (saltitar, cegar, arrancar das maos) é ruim?

Felipe: Já ouvi falar disso. Mas, felizmente, com ET, essa conspiração deixará de existir. Já tranqüilizando, o novo Homem-Aranha é bom. E, pelo que me lembro, tem algumas cartas de ET em que ele aparece que são boas também.  
  
Nick Fury: Além de tester, você é presença constante nos torneios realizados no RS. O Fato de fazer parte da equipe de testes concede alguma vantagem no momento de jogar torneios?

Felipe: Não diria que concede vantagens, mas sim que evita surpresas. Será muito difícil alguém aparecer com algo tão diferente que não possamos ter previsto inicialmente. Também podemos prever com antecedência o ambiente e quais cartas jogam melhor. Mas só. Depois, na mesa de jogo, dependendo do que acontece, todo planejamento vai por água abaixo.

Nick Fury:  Nada que surgiu nos torneios até agora supreendeu vocês?? Nem o Massarandeck????

Felipe: Falando por mim, realmente surpreendente e inesperado eu não vi nada. Até porque eu gosto de montar decks estranhos e diferentes, então é mais difícil me surpreender. Eu fiquei surpreso com quem ficou surpreso com o meu deck só de vilões, porque, diferente da maioria, eu acho a maioria dos vilões da primeira série boa.
O Massarandeck não surpreendeu por uma única razão: nos testes de ET já havia surgido um Massarandeck “versão 2.0”, ou, como chamamos aqui, “Deck de Porrada” ou “Deck de Brutalidade”. O princípio era o mesmo: só pancadaria e grossura. Torçamos agora para que surjam novas versões deste divertido deck. Tem cartas novas em ET que caem como uma luva nessa “proposta”.

Nick Fury: Que card vai ser o novo "porrete"?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVUEspZ_ptd6ZVNFbqNkf3dosXTF457TWmar5pbxtbhhZcbL7Omfh1BYuF99TUw_12IIIn9rwFZQLklXirv_x-9KigKoroSqEccXGzWapjVCkuHvH9Esf5uRvIOVTqmvZ9xnurPOnY74s2/s640/porrete-santo.jpgFelipe: Ah, o Porrete é insubstituível. Se até o Dr. Destino, senhor da Latvéria, feiticeiro supremo e usuário de uma armadura com a mais moderna tecnologia, se rendeu ao bom e velho pedaço de pau, quem sou eu para despreza-lo?


Nick Fury: RS e SP são os dois principais núcleos de jogadores de Battle Scenes até o momento, onde estão os melhores jogadores?

Felipe: Nunca joguei nem participei de torneios com jogadores de SP, então obviamente vou dizer que os do RS são muito melhores! ; )

Nick Fury: Então porque vocês estão fugindo do torneio online..?

Felipe: Isso é culpa do Vargas

Nick Fury:- Você acha que BS tem potêncial para se tornar um rival de Yugioh ou MTG?

Felipe: Tem potencial para deixar para trás Yugioh, com certeza. Quanto a se tornar rival de Magic, potencial há, mas só vamos poder afirmar algo quando o Battle Scenes alcançar o mesmo tempo de vida do Magic. Mas uma coisa eu digo. Enquanto o Magic é “apenas” um excelente jogo, o Battle Scenes é um excelente jogo, COM OS PERSONAGENS DA MARVEL. E isso não deve ser subestimado.

Nick Fury: Nosso tempo está acabando... Prá finalizar, dá pra adiantar algum spoiler de ET, ou vocês apanham do Fabian? 

Felipe: Dar algum spoiler específico, não. Mas vou dar alguns mais amplos.
Os decks pré-construídos, com cartas exclusivas, são muito bons e valem a pena comprar pelo menos 3 de cada. Dr.Destino e Rei do Crime vão se valorizar com ET. Os vilões vão jogar muito. E tem uma carta comum que desequilibrará a balança para o lado dos vilões em BT, só não vou revelar qual. Tentem adivinhar. Depois que todo mundo montar decks e jogar, verão o quão forte ela é.

Nick Fury: Pelo menos conta o que faz o maldito reloginho e o ponto de exclamação?

Felipe: Ok, vou entregar o que faz então. Mas será em árabe:  كنت تعتقد أن كان لديك شيء مكتوب هنا؟

Nick Fury: Produção, tirem esse indivíduo daqui depois dessa, antes que eu use um porrete.... Toca a musica.

10 comentários:

  1. Isso aeeeee!! Morte ao Fantástico!! huahuahuahuua

    ResponderExcluir
  2. Legal.....kkkk
    Boa matéria, Valew Felipe! Valew Zé e Nick Fury!!!!
    Realmente vale a pena traduzir o que está em ÁRABE...

    ResponderExcluir
  3. Ow, se tudo for verdade, tem coisas muuuito interessantes nessa entrevista aí... hehe. Principalmente em relação à força do Rei do Crime, heheh

    ResponderExcluir
  4. Só quero registrar que a foto que saiu como sendo minha aos 12 anos foi um engano do Nick Fury. Na verdade ela é do Fabian.

    ResponderExcluir
  5. Agora é que eu não largo o Doom e ainda adquiro uns Reis.

    ResponderExcluir
  6. Caramba, vcs já fumavam aos 12 anos?

    ResponderExcluir
  7. Precoce, por isso hoje tá careca! hehehe

    ResponderExcluir
  8. Aquela foto não é minha. Deve ser do Leandro. E, de fato, consigo atravessar oceanos carregando um Sonrisal, sem ele derreter! Hahahaha!

    ResponderExcluir
  9. ahuHAUhauHUHuauHUHAHa O Felipe com 12 anos! hauhusahasuahauhsuuhahuhasuuahs

    ResponderExcluir