Image Map

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Preview Evolução Tática:: Terreno Acidentado



Olá a todos!
Bem-vindos à Evolução Tática! Eu havia planejado escrever uma porção de considerações sobre este segundo set de Battle Scenes que estreia neste mês (espero que gostem!) mas, devido à complexidade do tema que quero abordar, resolvi ser bem mais sucinto. Em primeiro lugar, revelo a vocês, fãs de BS, mais um spoiler…


Não é de se duvidar que muita gente deve ter pensado, “mais um cenário anti-Wolverine…”, com alguma razão, admito. Terreno Acidentado constitui mais uma opção contra as ações de antecipar, oferecendo um dano penetrante desencadeado que em muito lembra o efeito do card Contra-Ataque Afiado, porém acontecendo antes deste no decorrer da ação.
“Antes deste no decorrer da ação”? Do que estamos falando, afinal?
O objetivo principal deste post é justamente esmiuçar o funcionamento das ações em Battle Scenes, como e por que as coisas acontecem em uma ação ou em relação a uma ação, desde o pagamento de seus custos até a aplicação dos seus efeitos. Vou direto ao assunto, revelando a todos este passo-a-passo que elaborei, onde destaco os três estágios que considero como sendo principais em uma ação:
FUNCIONAMENTO DAS AÇÕES EM BATTLE SCENES
1 – USO DA AÇÃO – Um jogador usa uma ação (paga seus custos, escolhe seus alvos e declara que usou a ação);
    1.1 – DESENCADEAMENTO DE EFEITOS
    1.2 – APLICAÇÃO DE EFEITOS DESENCADEADOS
2 – EFEITOS DA AÇÃO – Se não houver nenhum impedimento, aplica-se o efeito da ação;
    2.1 – DESENCADEAMENTO DE EFEITOS
    2.2 – APLICAÇÃO DE EFEITOS DA AÇÃO E DESENCADEADOS
3 – FIM DA AÇÃO – Encerra-se o uso da ação
Salvo os itens 1.1, 1.2, 2.1 e 2.2, que veremos mais tarde, compus esta tabela de um modo que possa ser entendido sem muitas dificuldades. Ali, basicamente, uma ação acontece seguindo os seguintes passos: alguém usa a ação, pagando seus custos, como incapacitação, descargas e/ou recargas de cards, faz escolhas de alvos, entre outros detalhes (1); aplicam-se seus efeitos (2) e a ação é concluída (3). E é exatamente isso que ocorre na maioria dos casos.
Acontece que cards como o Terreno Acidentado, revelado neste post, e nosso velho conhecido Contra-Ataque Afiado são cards que “respondem” a ações. Cards cujos efeitos são desencadeados de algum modo por essas ações, complicando este processo.

Para tornar as coisas um pouco mais complexas, existe uma diferença entre estes dois cards, que é QUANDO ocorrem estes desencadeamentos. Façamos uma análise de seus textos.
O texto do Terreno Acidentado diz: “Se um jogador USAR UMA AÇÃO de antecipar de um personagem durante a Fase de Combate de um oponente, Terreno Acidentado causa 1 ponto de dano penetrante naquele personagem. Coloque Terreno Acidentado nos recursos de seu dono.”
O texto do Contra-Ataque Afiado, em contrapartida, diz o seguinte: “Se este personagem tiver {símbolo Lâminas} e FOR ALVO DE UMA AÇÃO QUE CAUSE DANO, ele causa 1 ponto de dano penetrante no personagem que tiver usado aquela ação.”
Os pontos importantes de ambos os textos foram ressaltados. “Se um jogador USAR UMA AÇÃO”, no Terreno Acidentado, e “Se este personagem (…) FOR ALVO DE UMA AÇÃO QUE CAUSE DANO”, no Contra-Ataque Afiado.
Existe uma diferença notável entre os momentos de desencadeamento destes dois efeitos, por mais similares que ambos possam ser. Um deles é desencadeado assim que uma ação é usada, antes mesmo que seus efeitos se verifiquem. O outro, por depender tanto de escolhas de alvos quanto da existência de dano, que é parte do efeito da ação, apenas será desencadeado depois do efeito da ação ter sido aplicado.
Esses desdobramentos permitem que se complete a nossa tabela de funcionamento de ações, de modo a acomodar tanto o efeito mais imediato do Terreno Acidentado quanto o do Contra-Ataque Afiado.
FUNCIONAMENTO DAS AÇÕES EM BATTLE SCENES
1 – USO DA AÇÃO – Um jogador usa uma ação (paga seus custos, escolhe seus alvos e declara que usou a ação);
    1.1 – DESENCADEAMENTO DE EFEITOS – Verifica-se os efeitos que possam decorrer de se USAR a ação (o efeito do Terreno Acidentado é desencadeado nesta etapa);
    1.2 – APLICAÇÃO DE EFEITOS DESENCADEADOS – Aplica-se os efeitos que tiverem sido desencadeados em 1.1 (o efeito do Terreno Acidentado é aplicado nesta etapa);
2 – EFEITOS DA AÇÃO – Se não houver nenhum impedimento, aplica-se o efeito da ação;
    2.1 – DESENCADEAMENTO DE EFEITOS – verifica-se os efeitos que possam decorrer da aplicação do EFEITO da ação (por depender da existência de dano na ação, o efeito do Contra-Ataque Afiado é desencadeado nesta etapa);
    2.2 – APLICAÇÃO DE EFEITOS DA AÇÃO E DESENCADEADOS – Esta é a etapa onde de fato se aplica o efeito da ação, que é seguido pelos efeitos desencadeados em 2.1 (o efeito do Contra-Ataque Afiado é aplicado nesta etapa, logo após a aplicação do efeito da ação);
3 – FIM DA AÇÃO – Encerra-se o uso da ação.
Percebe-se que o efeito do Terreno Acidentado é desencadeado logo no estágio 1.1, decorrente do uso da ação, e aplicado em 1.2, ao passo que o efeito do Contra-Ataque Afiado, originário do efeito da ação, é desencadeado em 2.1 e aplicado em 2.2, após o efeito da própria ação.
Vejamos um exemplo. O jogador A controla o cenário Terreno Acidentado e um Wolverine – que está carregando apenas um card de Contra-Ataque Afiado. O jogador B controla um Dente-de-Sabre, carregado com 2 cards, um deles sendo um Rasgar. Ambos os personagens estão capacitados em {1} e estamos no turno do jogador A, que entra na Fase de Combate.

Na Etapa de Antecipação, o jogador B anuncia que vai usar a ação de Rasgar de seu Dente-de-Sabre tendo o Wolverine como alvo. Ele incapacita Dente-de-Sabre em {1}. Este é o estágio 1 de nossa tabela de funcionamento de ações. Vejamos o que acontece a seguir.
1.1 e 1.2 – O efeito do cenário Terreno Acidentado é desencadeado pelo uso da ação do Dente-de-Sabre, que então recebe 1 ponto de dano penetrante. O jogador A opta por descarregar o card Rasgar do Dente-de-Sabre, e o Rasgar então vai para os recursos do jogador B. O cenário Terreno Acidentado vai para os recursos de seu dono.
2 – A ação de Dente-de-Sabre foi usada e nada impediu seu efeito, por isso o efeito da ação de Dente-de-Sabre é aplicado e irá causar 1 ponto de dano penetrante no Wolverine.
2.1 – Houve atribuição de dano (efeito), o que desencadeia o Contra-Ataque Afiado carregado pelo Wolverine.
2.2 – O dano da ação de Rasgar é aplicado, nocauteando o Wolverine. Em seguida, o efeito do Contra-Ataque Afiado também é aplicado, causando 1 ponto de dano que irá nocautear também o Dente-de-Sabre.
4 – A ação foi concluída.
Examinando minuciosamente, é desta forma que funcionam as ações e seus desencadeamentos.
Mas e o que aconteceria se o Dente-de-Sabre do exemplo estivesse carregando apenas o card de Rasgar e usasse sua ação na Etapa de Antecipação? Ele seria nocauteado logo no início do processo, pelo efeito do cenário Terreno Acidentado. Isso significa então que a ação dele não teria efeito?

Não necessariamente. Se uma ação foi usada, ela terá necessariamente que obedecer todos os estágios da nossa tabela, ter seus alvos escolhidos e ter seu efeito cumprido, a não ser que algo impeça estas etapas de acontecer. A ausência do Dente-de-Sabre não é um impedimento para que o efeito de sua ação de Rasgar – que já teve seu uso registrado – seja aplicado. É uma situação bem parecida com o exemplo clássico do Capanga do Rei que resolve jogar a Granada de Mão que carrega, sacrificando-se no processo… O Capanga vai para os prêmios do oponente antes do efeito da Granada ser aplicado, mas o efeito será aplicado assim mesmo.
Um obstáculo real para a aplicação de um efeito, por exemplo, seria não haver mais nenhum alvo, como o Wolverine, em cena. Se algum efeito retirasse o Wolverine de cena após ele ter sido escolhido como alvo, isso certamente impediria que o efeito da ação de Rasgar do Dente-de-Sabre fosse aplicado.
Um detalhe importante. Com os novos formatos e regras de torneios, é comum que se verifique mudanças de pontuação e possíveis vitórias de algum jogador conforme as ações são usadas e os efeitos e danos vão sendo aplicados. Vale lembrar que, se o Dente-de-Sabre deste nosso exemplo estivesse mesmo carregando apenas um card, o Jogador A obteria 4 pontos de imediato – graças ao efeito do cenário Terreno Acidentado que nocautearia o Dente-de-Sabre – podendo ganhar a partida caso atingisse os 15 pontos, o que também impediria que o efeito do card Rasgar fosse aplicado. Esta é uma situação em que esquadrinhar as ações, examinando-as em etapas, pode ser imprescindível para se determinar o resultado de uma partida.
Para finalizar, uma dica: fique de olho nos dois pontos (:) nos textos das ações em Battle Scenes. Praticamente tudo o que estiver descrito antes dos dois pontos em uma ação terá relação com o USO daquela ação, em conjunto com o valor de incapacitação indicado {2} {1} ou {0}, (itens 1, 1.1 e 1.2 em nossa tabela), ao passo que o que estiver escrito depois dos dois pontos – excetuando algumas definições de alvos que ocorrem em cards específicos – terá relação com os EFEITOS da ação (itens 2, 2.1 e 2.2.).
Abraços a todos!


Fonte: http://www.battlescenes.com.br/novidades/

6 comentários:

  1. Com esse cenário agora faz sentido oq o Felipe Andre falou, sobre a tendência do surgimento de decks rápidos,tendo em vista que focar em antecipações começa a ficar perigoso.Lembrando ainda que tem os cenários Momento de hesitação e Fogo cruzado.

    ResponderExcluir
  2. Tá explicado pq o manual é tão estranho, olha o artigo do fabian! um verdadeiro monstro! eita nôs!

    ResponderExcluir
  3. Duvida: O que acontece no caso do atrasar(Descarregue atrasar logo dps carregue outro card.), se meu oponente escolher o atrasar, dps que o efeito acontece de vc incapacitar os personagens do oponente, vc faz o efeito de trocar as cards do personagem que estiver carregando atrasar 1º do que o efeito do cenario estou certo?



    o que acham?

    ResponderExcluir
  4. Jose Carlos Loureiro Jr15 de outubro de 2013 às 16:31

    Fui só eu que achou que a explicação do Fabian mais confundiu do que ajudou?

    ResponderExcluir
  5. Você usa o Atrasar. Coloca o Atrasar nos recursos, carrega outra carta no personagem

    ResponderExcluir
  6. Essa é a típica carta que pode ter um efeito estratégico fantástico, porém interpretativo. Logo o cara vai achar uma coisa, outros vão dizer que não é, ele vai ficar confuso e vai deixar na pasta. Poucos vão se aventurar a usa-la.
    (Sem trégua v2.0)
    Porém essa teve a vantagem de ser parecida com contra-ataque afiado, carta que o pessoal já manja como funciona.

    ResponderExcluir