Image Map

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Talking About – Em defesa do BS...


Fala galera, Tudo em ordem?

Hoje vamos falar um pouco sobre o jogo e sua dinâmica, pontuar algumas combinações, falar de PADRÃO DE JOGO, Etc. kkkk...

Tentarei ser Breve!


Ok, vamos lá!!!

Sou suspeito em dizer que gosto de Battle Scenes, pois abri uma empresa em Junho de 2013 apenas para vender BS!! (rsrs) Entretanto, vamos analisar alguns pontos de vista de players sobre o jogo:

“O BS não é um jogo finalizado, ainda tem muitas falhas, ainda não vale a pena investir em BS!!”

Creio que o jogo e suas fases estão definidas, sim! Gosto do formato do jogo e da estrutura das etapas do jogo...Tratando de falhas, não vejo nenhuma mais relevante que o DRAW BACK do GARRAS IMOLADORAS, ao contrário do que muitos dizem a respeito do PORTAL PARA O MICROVERSO ser a primeira carta em potencial para “banimento”, creio que as GARRAS são o maior problema do jogo hoje (concordo com o Doc. José), elas não permitem resposta e duas seguidas (seja em turnos seguidos ou no mesmo turno) combinado com o PORTAL, da a vitória a qualquer Player. Julgo valer a pena investir agora no jogo, principalmente investir tempo jogando a aprendendo pois mais pra frente valerá mais (com certeza), ter investido 4 horas por semana jogando e aprendendo sobre BS do que investir R$42,90 em um WOLVERINE.

“Não faz o menor sentido... O cara não sai pro jogo acumula recursos e vence?!”

Esse é um problema real do jogo, entretanto faz parte do jogo é como dizem por ai: “minha maior qualidade é meu maior defeito”. Esse problema só ocorre com jogadores de nível iniciante e intermediário, pois em níveis avançados quem segura muito pra baixar os personagens, perde 8 em 10 partidas. Não acho que a CONTAGEM REGRESSIVA seja o vilão da história (ela nem se compara ao DR. DESTINO! rsrs), não vejo muita vantagem jogar em favor de acumular muitos recursos, pois certamente o oponente vai abrir antes de você e suas chances de vencer serão poucas (o próprio “the wall” controlado por seu Pai Wallace Yassaka, não joga mais assim! E olha que foi ele que inventou essa história de segurar pra baixar e fechar o jogo na antecipação do oponente).

Algumas das combinações que mais gosto:

ELECKTRA + GARRAS IMOLADORAS: A ninja ativa as GARRAS no seu turno e ainda antecipa no turno do oponente.

NINJAS DO TENTÁCULO + CONVOCAR REFORÇOS: Apesar do “CONVOCAR” não estar em alta, essa combinação é muito difícil de enfrentar e extremamente eficiente pra quem a usa.

TOUPEIRA MECÂNICA + REP. PROVISÓRIOS: Nada genial, mas boa combinação! Ajuda muito no começo do jogo...rs só no começo.

SUPER SOCO ET + SUPER SOCO UM: Boa combinação, difícil de fazer mas muito boa, principalmente com MAQ. BLOQUEIO MENTAL em cena.

ROMP. HIPERSÔNICO + TRANSP. AÉREO: Vi isso funcionando uma vez só... Mas achei genial, você pode fazer 2 personagens entrar “batendo”.

ROCHA + SR. FANTÁTICO (ou GOLPE DESNORTEANTE): Ainda sobrevive em alguns decks, você joga a mesma ROCHA mais de uma vez no mesmo turno.

CAP. REI ET + “RENDIÇÃO”: O simples fazer um CAPANGA na abertura e rende-lo no turno seguinte é uma das minhas combinações favoritas (uso em todos os decks...kkk). Sem contar que você pode rende-lo depois de fazer a AÇÃO IMPREVISTA.

METRALADORA + M. DO CLARIM: Faz com que cada “tirinho” de METRALHADORA cause 4 pts. no alvo.

FENIX + ARREMESSO MENTAL (na própria Fênix ) : Uma de minhas personagens preferida, o uso do ARREMESSO MENTAL na própria Fênix, a torna mais versátil do que ela já é.

PADRÃO DE JOGO

Podemos relacionar o PADRÃO DE JOGO no BS como por exemplo as saídas no XADREZ, há padrão nos movimentos iniciais do jogador de xadrez, o que o ajuda (muito) a consolidar o PADRÃO DE JOGO no desenvolvimento da partida. Passando isso para o BS, vou usar o exemplo de 4  jogadores que eu bem conheço: CESAR ITO, WALLACE YASSAKA, ARTUR TOLEDO e o cômico AIRON TOLEDO (Eu).

CÉSAR ITO: Um jogador com um PADRÃO DE JOGO invejável, sua abertura costuma ser no primeiro turno com FORGE, FENIX ou MULHER INVISIVEL. Faz.... POLTERGEIST/ASSOMBRAR nele mesmo... depois POLTERGEIST/ASSOMBRAR no oponente  e ai você já sabe! (rsrs) Essa abertura permite que ele enfrente jogadores de deck diferentes, usando sempre a mesma abertura, assim sendo, a situação de jogo nunca sera novidade pra ele, pois ele já “passou por ali” inúmeras vezes.

WALLACE YASSAKA: O líder invicto do nosso Ranking, com o antigo “the wall”, costumava acumular uns 20 recursos (nesse momento teria umas 10 caratas na mão), abria com uns 9 personagens (altamente antecipadores) e acabava com o jogo na antecipação (turno do oponente). Aqui também há um padrão “Violento” de jogo, o jogador avalia apenas algumas variáveis mas acaba seguindo o caminho habitual.

O que há de em comum aqui (além de serem dois japoneses..kkk) é que eles sempre estão jogando em uma “zona de conforto” em um ambiente totalmente previsível, eles ditam o ritmo da partida (como o jogo amistoso em 2013 que o SANTOS FC enfrentou o BARCELONA...kkkk), é mais comum eles surpreenderem do que serem surpreendidos.

ARTUR TOLEDO: Diferente dos outros 2 Players,  ARTUR abre do primeiro ao quarto turno, as vezes com genialidade, as vezes agilidade... Mas no desenvolvimento o deck não apresenta-se  com muita consistência para enfrentar personagens grandes. E por não ter um PADRÃO DE JOGO bem definido, cada jogo é uma surpresa. O que não é bom para o Controlador do deck, abrindo uma margem grande pra erros.

AIRON TOLEDO: Esse Player é uma piada (kkk), sem PADRÃO DE JOGO bem definido e jogando de SUPER FORÇA, AIRON abre as vezes com “pressa” no terceiro turno e fica com nenhuma carta na mão, as vezes acumula de mais e perde a partida antes de abrir a mesa (pois o jogo já está perdido...rs), sabe que precisa abrir antes do oponente, mas seus deck não da nenhum subsidio para que isso aconteça, se há alguns resquícios de PADRÃO DE JOGO aqui, podemos nos referir ao CAPANGA que sempre entra no primeiro turno e é rendido no segundo (para acelerar a contagem regressiva).

No geral, BS é um jogo de combinações, onde o contra-ataque é primordial, jogar sem antecipações é quase uma tolice, porque isso te obrigaria a abrir a mesa primeiro SEMPRE, mesmo que não seja o melhor momento. Baralhos rápidos (STOMP) mas sem boas definições, tendem a começar extraordinariamente bem, mas, perdem a majestade no caminho rumo a vitória esbarrando em um DR. DESTINO ou FANATICO. Entretanto, se você tem um bom PADRÃO DE JOGO indica que seu oponente estará sempre fazendo ações para atrapalhar o funcionamento do seu deck, fazendo com que não sobre cards para que ele se organize taticamente na batalha, em resumo: Você vencerá a maior parte das partidas.


Vamo que vamo!






5 comentários:

  1. Kleber Kennedy Menezes24 de janeiro de 2014 às 09:01

    Uma vez abri o jogo com mística com Golpe treinado + invenção + Plano de dominação... kkkkk.. tudo pode acontecer.


    O bom de não se ter padrão é que o oponente não sabe o que você está em mente.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo posto Airon, parabéns
    Quero voltar a jogar com mais frequência, estar antenas no que o pessoal tem jogado, estratégias, etc
    Esse FdS tem torneios campinas, mas tou em SP capital.
    Jogarei no torneio da Hotyugioh.

    Até uma próxima

    ResponderExcluir
  3. Olá Kleber é vdd!!! E você também nunca saberá o que vem pela frente (tratando do próprio deck)...kkk até hooje jogo sem padrão definido e confesso que estou cansando de perder partidas de "virada"...rs sempre acho que estou na frente e perco as partidas! kkk não ter padrão é isso... você toma as decisões considerando apenas o que está na sua mão, cena e recusros... não segue a direção do deck!!!! E acredite isso é ruim...


    Airon Toledo

    ResponderExcluir
  4. Lissão aparece ai cara!!! MARÇO terá o PAUPER em Valinhos precisarei de uns 22 player pra cdar o X-BOX como prêmio, nos ajude ae compareça!!! Será legal!!!
    Abraço, Airon

    ResponderExcluir