Image Map

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

MTCG - Estratégia em Cena!

Estratégia em Cena





Olá jogadores de Battle Scenes!


Essa semana estava tentando escrever sobre assuntos mais leves, e finalizar a semana com um  artigo mais “entretenimento” do que “competição”, se é que vocês me entendem. Porém, em vista dos últimos reports postados, não somente aqui na Marvel TCG como em outros blogs também, um assunto mais pertinente ganhou prioridade na agenda.
Com a chegada de invasão cósmica, também fomos agraciados com duas cartas que estão modificando demais as cenas em todo o Brasil. Esses cards, além de serem poderosos por si só, dizem respeito a poderes que possuem muitos adeptos de grande poder também. Mas para não adiantar muito o assunto, apresentarei primeiro os cards:





Pronto, agora você já sabe do que eu estou falando. Mas se você ainda não captou a imagem como um todo, vou te mostrar esse card aqui:





Você sabe quanto estrago faz um Kraven equipado com Entrada Triunfal? No mínimo 11 de dano no personagem escolhido. Você causa 1 de dano da habilidade + 4 do próprio Kraven, e pode usar uma outra ação de agilidade. Mesmo que ele não esteja carregando outra ação, a própria ação dele já faz o estrago: 2 de dano + 4. Totalizando 11 de dano.

É claro, Kraven, está de volta às cenas, seja na cozinha de casa ou na mesa de torneio, ele voltou. Voldemort voltou...quero dizer, Kraven voltou.


“OK Richard, mas isso não é novidade. E o que Alvejar Comparsas tem a ver com tudo isso?” – Calma jovem, tudo será explicado. Se o Kraven entrar carregando um Alvejar Comparsas e você baixar um segundo personagem específico, isso aqui acontece:





E agora que tal um Cubo Cósmico no Treinador? Conte comigo: 13 de dano do Kraven (por causa do À Espreita) e 4 de dano em dois alvos com o Treinador. Basta proteger o Kraven com Esconderijo Secreto ou Chamariz Holográfico e a festa está quase completa.


“OK, entendi Richard. Mas por que quase completa?” – Calma jovem, porque ao invés de À Espreita, que aumenta o dano dos personagens, você pode colocar Reflexos Rápidos, que aumenta a velocidade do seu ataque, dessa forma permitindo ao Kraven causar dano na Preparação.






Pronto, agora tanto o Kraven quanto o Treinador agem na Preparação, sem qualquer influência do seu oponente na sua jogada. 5 de dano do Kraven + 6 de dano do Treinador (com Cubo Mágico, dividido em dois alvos). E sem resposta. E que tal um Portal Para o Microverso para temperar tudo isso?


“OK Richard, agora eu fiquei desesperado” – Calma jovem, ainda existem soluções. Alguns decks são mais afetados por esse combo, enquanto outros tem defesas próprias. Vamos falar deste último caso por primeiro, e usar como exemplo um deck extremamente consistente e capaz de lidar com essa ameaça: Irmandade de Mutantes.


DECKLIST



O deck de Irmandade ganhou bastantes aliados em Múltiplas Identidades, e personagens com características bem específicas em Invasão Cósmica. Sim estou falando dela:





Isso para qualquer ação imprevista que cause dano, então contra um deck de Kraven e Treinador, esconda-a bem em um Esconderijo Secreto e apoie com um Asteróide que você provavelmente terá a vitória. O deck Kraven + Treinador é um deck reativo, ele reage à cena que você cria. Então evite baixar personagens mais “vulneráveis” como Pyro e Magneto logo no início do jogo, deixe seu Blob cuidar do serviço e deixe o deck reativo tomar a iniciativa, gastando recursos no Blob. Bom, é assim que eu faria.


Agora, quanto aos decks menos preparados para esta situação, ainda há cards que possam proteger sua cena,


O QUE FAZER QUANDO VOCÊ NÃO TEM UM DECK DE IRMANDADE




- TOUPEIRA MECÂNICA: Nada como uma pro atividade do seu deck logo no início da partida. Se você tem um deck cheio de personagens agressivos e que são capazes de resolver a partida rapidamente, a toupeira pode ser sua aliada. Se você garantir que Entrada Triunfal ou Alvejar Comparsas volte para o deck, e fizer com que o oponente venha para o jogo despreparado sem esses cards, a partida é sua. Muitos jogadores se desesperam quando veem uma Toupeira, e tendem a descer rapidamente os personagens para salvar seus Recursos. O deck de Kraven e Treinador é reativo, então se ele se desesperar, melhor para você. Já ganhei muitas partidas devolvendo Concentrar Poder pro deck do oponente, e ele não viu mais nenhum durante o jogo.


- POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO: Essa vai para os decks de Elasticidade. Deixe isso na mesa enquanto baixa seus personagens para construir sua cena. Se o oponente quiser usar Reflexos Rápidos, ele terá de baixar o Kraven primeiro, para depois usar o cenário. Nessa hora, incapacite o Kraven e ele poderá usar somente uma ação, e terá de passar a Antecipação para você.






- ARRANCAR DAS MÃOS: outra opção para Elasticidade, contra decks de Ímpeto que não compram muitos cards. Sempre deixar um card da mão do oponente no topo do deck praticamente anula as compras do oponente. Se eu tiver 7 cards e for alvo de um Arrancar das Mãos, não só ficarei com um card a menos na mão, como também o card que vou comprar no meu turno é exatamente esse que eu já tinha! Não vem nada de novo pra mão enquanto você usar Arrancar das Mãos.


- MINA EXPLOSIVA, CONTRA ATAQUE AFIADO: Cards utilizados por muitos jogadores, capazes de causar dano penetrante em personagens que causam dano. O primeiro já é capaz de retirar Entrada Triunfal ou Alvejar Comparsas na hora em que o personagem entra em cena. O segundo age após o primeiro dano causado. Na hora que o Treinador utilizar o primeiro Alvejar Comparsas, você já pode retira-lo e evitar o segundo dano. O mesmo serve para Kraven.


- CHAMARIZ HOLOGRÁFICO: é mais específico para o Entrada Triunfal, uma vez que Alvejar Comparsas ignora o texto desse suporte. Além disso também é eficiente contra o ataque do Pyro.



É claro que há muitas outras opções, porém quis me restringir àquelas mais utilizadas em decks competitivos, e que, como pode ver, são bastante acessíveis. E ainda digo mais: são cards que tem mil e uma utilidades contra outros decks, então não é um desperdício coloca-los apenas contra Kraven e Treinador, eles funcionam contra várias ameaças diferentes. Toupeira, por exemplo, pode retirar do recurso do oponente a famigerada Investigação Silenciosa, e prevenir seu oponente de usá-la três ou quatro vezes já no primeiro turno, conforme visto no Report dos Guardiões da Galáxia dessa semana.

Isso foi o que eu consegui Pensar Rápido até agora (hã? hã?...). Mande para nós suas ideias, tenho certeza que há muitos jogadores por aí querendo ouvi-las. Deixe nos comentários suas impressões sobre esse artigo!


E não deixe de enviar seu report para o reportsmtcg@gmail.com e fature um crédito em nossa loja!



Até mais, bom fim de semana!





Arquivo de Artigos: Battle Scenes AM
reportsmtcg@gmail.com

3 comentários:

  1. O texto mais coerente aqui desde muito tempo :D
    Parabéns Richard :D

    ResponderExcluir
  2. Opa blz?
    Vc poderia explicar melhor como o Kraven deu 11 de dano?
    Não estou entendendo a mecânica aplicada
    PS.: Sou novato no jogo
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! 1 de dano da Entrada Triunfal + 4 de dano da habilidade passiva dele. Depois ele usa Assalto do Caçador causando 2 de dano, e somando novamente o +4 da habilidade passiva. Total de 11 de dano.

      Essa quantidade de dano só é valida para atacar o personagem que ele escolheu quando entrou em campo. Qualquer coisa manda um email: reportsmtcg@gmail.com

      Abraços!

      Excluir