Image Map

sexta-feira, 24 de julho de 2015

O que esperar de Ofensiva Surpresa?

Mal saíram os spoilers completos de Ofensiva Surpresa e já tenho uma noção do que vai acontecer com o nova metagame do jogo. Sou Léllis Barboza e é só dar uma lida para saber sobre sobre minha opinião do provável new meta do jogo.

Como alguns de vocês leitores já sabem, tenho experiência em outros card games, já que estou no meio a mais ou menos 14 anos. E isso me deu uma visão bastante extensa de como serão os metagames dos jogos que conheço, porque com o tempo percebi que existe um certo padrão a cada coleção lançada e com o Battle Scenes não seria diferente.

Atualmente o nosso querido jogo possui certa hegemonia de poderes. Ataque Energético, Voo, Agilidade e Ataque à Distância na minha opinião ocupam o topo da cadeia alimentar, mas isso não quer dizer que somente esses tipos de decks ganham. Porém, pelo que já observei, pelo menos 1 desses 4 poderes irá existir em qualquer lista no database. Essa hegemonia de poderes se deu devido a aparição de algumas cartas em algumas edições. Por isso, senta que lá vem história.

Ataque Energético:



Esse poder atualmente é o mais agressivo do jogo, isso desde os primórdios. Em Evolução Tática foram lançados Concentrar Poder e junto com eles apareceram os Pikachu's. 

Esses famosos decks de ímpeto (palavra do Magic, onde as criaturas podem atacar no turno que entraram em jogo) tem a mesma força desde ET, por isso posso dizer que Ataque Energético é o tiozão mais experiente em dar porrada.

Além disso, apareceu um carinha meio forte a pouco tempo, que tem feito tanto estrago no metagame que a Copag, inclusive, fez memes e uma camiseta pro cara. Pira, Pira, Pyro. É um sujeitinho que dispensa comentários.






Agilidade:


Os rapidinhos sempre estiveram presentes na maioria dos decks, porque Treinamento Intenso e Golpe Treinado sempre foram antecipações muito fortes, fora que Treinamento Intenso permuta cartas entre os personagens. 

É um poder que sempre esteve presente nos torneios e que ganhou mais força ainda desde o lançamento de Técnica Tribal e posteriormente Entrada Triunfal.

Com a Iniciativa Vingadores Impossível de se Ver foi um acréscimo e tanto para o poder, visto que junto com Treinador  (ímpeto) é uma carta bastante forte. Atualmente o metagame conta com Agilidade para a soma dos ímpetos de ataque graças a esses senhores.







Voo:




Voo se tornou o melhor poder do jogo pelo simples fato de possuir a melhor carta de habilidade já criada em Battle Scenes, Investigação Silenciosa (ímpeto mais uma vez, porém para auxílio do jogo). 

Além de apelar para a aceleração de cena, esse poder ainda pode contar com Incursão Surpreendente para acréscimo de dano e com Exploração Aérea para tutorar aquela habilidade que você precisa. 

Atualmente é o poder mais completo, te dando estrutura para a melhor montagem de estratégia para defesa e combate.








Ataque a Distância:


Os atiradores são excelentes por causa das possíveis parcerias com uma única carta, Alvejar Comparsas. Ela sozinha não faz tanto estrago assim, mas em uma mesa estruturada consegue derrubar um batalhão.

E quando digo "mesa estruturada" digo com tudo o que tem direito, Cubo Cósmico, Treinador (aqui aparece outra vez o ímpeto), Pyro e Portal para o Microverso (sem contar as permutações para usos repetidos).

Além dessa possibilidade para combos na preparação, o poder ainda conta com uma antecipação muito forte, Lança-Míssil.
Como vocês podem perceber, existe sim certo padrão nas jogadas mais fortes no Battle Scenes. Sempre o ímpeto e o dano na preparação trazem acréscimos excelentes para o jogo a cada edição lançada. São as formas mais efetivas de se causar dano e fazer manutenção de jogo, no caso da investigação. Por isso tantos decks competitivos do metagame utilizam o ímpeto em si como Staple. Porque é surpresa e até então era a única forma de se jogar com a cartas diretamente da mão, surpreendendo o oponente quebrando um pouco o mecanismo de defesa dele. Aí que entra Ofensiva Surpresa.

Em Ofensiva Surpresa:




A Copag e seus desenvolvedores estão se esforçando demais para mudar essa única mecânica com potencial surpresa e isso deu o novo título para edição.

O novo metagame depois de Ofensiva Surpresa, com certeza, vai contar facilmente com as cartas de Ataque-Surpresa ou Antecipação-Surpresa (quem sabe uma Preparação-Surpresa?) que serão lançadas, porque mais uma vez vamos ter cartas que vão surpreender o oponente de maneira a quebrar as suas defesas assim que entram em cena, de efeito imediato.

Não só pensando na nova mecânica, Ofensiva Surpresa já trouxe 2 personagens que são os anuladores de ações de Battle Scenes, Homem-Formiga e Jaqueta Amarela. Creio eu que essa foi a maneira que a Copag encontrou para tirar a força do ímpeto e das ações na preparação. E posso afirmar a vocês que é uma medida bastante funcional e forte, visto que os dois personagens que citei são muito versáteis e bons. A tirinha abaixo eu tirei do Facebook da Copag, e deixa bastante visível que o objetivo da edição é dar fim e/ou dificultar as jogadas atuais do metagame.



Tirinha retirada do facebook da Copag

Agora só nos resta esperar os novos spoilers, porque sinceramente, estou contando com mais personagens com essa mecânica, só que com outras afiliações, além também dos outros poderes surpresas. Porque isso é uma revolução no modo de jogar Battle Scenes, como ações na preparação foram revolucionárias, além de tirar o foco nas ações usadas por personagens que acabaram de entrar em cena. "It's evolution baby", como dizia Pearl Jam.

Espero que tenham gostado do texto. Deixem seus comentários e opiniões sobre Ofensiva Surpresa e também o que vocês esperam, a gente se vê na próxima quinta-feira pessoal!






3 comentários:

  1. Caraca Léllis, seus textos, mesmo se eu vier a descordar do seu ponto de vista alguma dia, vou admirar ainda, com relação ao conteúdo, sobre card game e em especifico BS seus textos são extremamente sóbrios, diretos e suficientemente claros, continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Deu pra perceber que na próxima expansão, a mecânica do jogo ficará mais complexa. Comecei a jogar esse mês, já to gostando do rumo que ta tomando o jogo.
    Parabéns pelo texto, muito bom :D

    ResponderExcluir
  3. vou seguir jogando de impeto só por ser do contra kkkkkkk, da pra contornar tds esses hates contra impeto, é dificil, mas dá, vai ser divertido! vou enfim poder dizer: perá, vou responder a sua investigação silenciosa! aiii que delicia kra!

    ResponderExcluir