Image Map

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Como posso melhorar em Battle Scenes?

Fala galerinha, meu nome é Léllis Barboza, colunista da MTCG e hoje trago pra vocês um pouco da minha sina com Battle Scenes, do comecinho até hoje. Não quero ninguém perdendo e se sentindo derrotado! Então, espero que consigam tirar proveito das boas dicas.

A pergunta feita no título da matéria não sai nunca da minha cabeça. O que não quer dizer que eu sempre perco. Comecei perdendo muito, agora ganho mais do que perco. Antes mesmo de ganhar um torneio, é mais do que normal perder alguns. A matéria que apresento hoje se trata disso, de como se preparar para jogar Battle Scenes seja onde for e ter maiores chances de ganhar.

Staple:


Em Battle Scenes metagame é a palavra mais nebulosa que existe, porque não existe nada padrão para o país todo, mas claro, existem as cartas que nós chamamos de Staple. A maioria dos jogadores deve saber o que é uma Staple, mas caso você não saiba eu vou explicar mais ou menos como isso funciona.

Em card game, essas cartas são aquelas que você sempre encontra nos baralhos, que tem capacidade de entrar em quase todos. Por exemplo: Retirada Estratégica, Convocar Reforços, Armadilha Reforçada, Chamariz Holográfico, Mystério, etc.

Mas não gosto de pensar nesse tipo de definição para Staple em Battle Scenes. No nosso jogo gosto de pensar em situações que eu SEMPRE vou ver nos jogos, e é isso que começa a definir o metagame atual, que aos poucos se afunila e se padroniza em todas as regiões.

Deixa eu te dar um exemplo:

Se eu sair daqui do Sul de Minas Gerais e parar lá no Sul, na cidade do Wagner Macedo (dono da MTCG), com certeza eu vou encontrar baralhos com Entrada Triunfal ou Concentrar Poder, ou até mesmo Pyro, Treinador. Ou seja, porque não utilizar uma carta que sempre lide com isso no meu deck?

Por isso afirmo a vocês, decks com ímpeto hoje são Staple em qualquer ambiente. Gosto de dar uma perspectiva maior para as palavras usadas em outros card games usadas também em Battle Scenes.


Voltando ao Assunto:


Pensando nesse tipo de coisa, além de perder bastante para muitos tipos de baralhos diferentes eu sempre pensava "Porque eu não ganhei essa partida?". Bem, com o tempo fui reparando que essa pergunta era bastante frequente não só na minha cabeça, mas em muitos outros jogadores. A resposta é mais simples que parece, se eu não ganhei foi porque eu não me preparei o bastante para as jogadas mais utilizadas. Simples não?

Em Battle Scenes não existe forfun, desde que você esteja preparado para as Staples do jogo. Seu deck pode não ter Concentrar Poder, nem Entrada Triunfal, mas você pode tranquilamente estar preparado para elas. Essa é a principal diferença entre ter todas as cartas e saber aproveitá-las. O maior investimento não vai trazer o maior número de vitórias, quem é encarregado disso é seu estudo e preparo para qualquer situação.

Quem me conhece sabe que eu sou o típico jogador pão duro, que não gosta de investir (mas mesmo assim acaba investindo alto). Sempre que penso em decks, procuro soluções baratas para lidar com as situações mais caras, por consequência, as mais utilizadas. Porque o mercado de BS funciona encarecendo as cartas mais procuradas e utilizadas, o que acontece em qualquer card game. E por mais que eu tenha meus 3 Concentrar Poder, não uso nenhum deles. É muito mais barato e fácil lidar com essa carta que possuir três cópias dela.

Então, você jogador iniciante, não deve se intimidar pelo cara da sua cidade que possui todas as cartas e ganha sempre de você. Se você pensar com calma no porque não ganha a resposta é: Você não  está se preparando corretamente.

Como se preparar?



Preparei 5 passos que considero importantes na montagem das estratégias. São bastante simples e vocês provavelmente conhecem cada uma delas, mas é importante reforçar essa ideia nas suas cabeças. Sem a preocupação de não querer perder mais, sua estratégia provavelmente será ultrapassada e estagnada.


1° Passo - Conheça todas as cartas:


Esse primeiro passo é tão simples que não não exige nem a posse de todas as cartas do jogo. Aqui nesse link você pode acessar nosso database. Com ele e um pouco de disposição você jogador iniciante ou não consegue saber TUDO o que cada uma das cartas faz. Além disso, a leitura dos blogs que existem e o bate papo com os amigos são importantíssimos para que seu conhecimento se expanda.


2° Passo - Conheça seu ambiente:


Eu sei que disse lá no começo que o metagame está se afunilando e se tornando padrão em todas regiões, mas é importante saber de cada baralho que joga na sua loja ou no seu grupo de amigos, só assim você consegue estar preparado para lidar com 100% das jogadas utilizadas.

3° Passo - Escolha seu deck:


Aqui é o passo mais importante para parar de perder. A escolha do baralho precisa ser minuciosa e muito estudada. Isso é tão difícil de fazer que confesso a vocês não ter escolhido meu deck do coração até hoje, em 6 edições de Battle Scenes. Por isso muito cuidado. Sua estratégia precisa lidar com 2 situações simples, Ataque e Defessa. Indo mais além um pouco, como é um jogo de turnos e fases, seu deck precisa estar preparado para todas as fases em todos os turnos. Então monte um deck que sempre faça algo na Fase de Preparação, na Fase de Antecipação e na Fase de Combate.

4° Passo - Fase de Testes, conheça seu deck:


Óbvio, ninguém ganha jogos apenas escolhendo e montando o baralho no database. Você precisa trabalhar encima de sua estratégia, fazer todos os ajustes necessários para que suas jogadas sejam efetuadas com maestria. Afinal, um deck sem um bom piloto não faz a curva no "timing" certo. Treine e faça seus treinos valerem a pena. Nessas horas conte com seus amigos, de preferência os mais competitivos, porque são eles que devem ter os baralhos que você vai encontrar em torneios.

5° Passo - Ganhe:


Esse é o passo que encerra sua luta e seus problemas. Depois de estudar, testar e trabalhar duro encima do baralho escolhido, é só fazer 15 pontos de prêmio e pôr um sorriso no rosto. Não existe nada melhor que ganhar, seja numa partida teste ou num torneio do mês valendo playmat brinde da Copag. Battle Scenes ainda é um jogo de disputa, não é cooperativo. Se não for para ganhar, não existem muitos motivos para se jogar.

CONCLUSÃO:

Com esses passos eu vou encerrar a matéria e prometer para semana que vem um texto falando sobre as maneiras mais simples de lidar com as maiores jogadas atuais, que gosto de chamar de jogadas padrão. Espero que tenham aproveitado bastante a leitura e que sirvam as dicas. Todos temos espírito de campeão, minha função aqui foi só tentar dar um empurrãozinho. JUST DO IT! Até semana que vem pessoal.




5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ae Léllis, agora vou pensar amplamente antes de fazer alguma modificação no deck e até mesmo na hora de montar algum deck! Haha, se baseando no deck do oponente e romper o meta dos decks atuais kkk.
    Ótimo texto!
    Mandou bem de novo!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, mas infelizmente não consigo aproveitar quase nada. Onde jogo, nada de metagame padronizado. Das cartas que você citou, nenhuma é utilizada. Nada de padrão, nada de afunilação. Tudo diferente das jogadas dos outros lugares. Além disso, praticamente jogamos somente FORFUN. Temos torneio sim, e o pessoal curti, não pelo jogo, mas pela diversão. Eu mesmo não jogo torneio nenhum, jogo somente FORFUN, e essas jogadas "comuns" passam bem longe dos meus decks. Me preparar para o deck dos outros? To fora, eu quero é me divertir. Ah, e ainda ganho mais do que perco :D

    ResponderExcluir
  4. Parece muito trabalhoso, não tem como ir direto para o 5° Passo? :P

    Uma das coisas que eu gosto no Battle Scenes é o metagame dele ser dinâmico, quando um deck se destaca, os outros começam a se preparar de alguma forma para combater ele e logo ele tem que se adaptar também ou começa a perder.

    ResponderExcluir