Image Map

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

SIDEBOARD: Primeiras Considerações!


Olá sou Richard Colares e hoje vim falar sobre sideboard.
E você? O que acha de partidas com Sideboard?

Estou novamente aqui para discutir sobre os aspectos de Battle Scenes que eu gostaria muito de ver por aí e nesse artigo especificamente falarei sobre Sideboard em BS. Obviamente, agora é muito difícil que isso exista, principalmente porque nos torneios pelo Brasil nós não temos melhor de três partidas. Geralmente você faz apenas uma partida contra cada oponente e depende um pouco mais da sorte do que normalmente deveria.


Fonte:Google
O Battle Scenes é um card game e, como outros card games, seria interessante que cada rodada fosse disputada em uma melhor de três. No entanto, nossas partidas duram 45min, então no melhor de três cada rodada duraria em torno de duas horas e meia, inviabilizando um torneio que tem quatro ou cinco rodadas pela frente.

Mas porque isso? Primeiramente por ser um card game novo e diferente dos outros em termos de sistema de jogo, não há um outro modelo que possa servir de comparação. Magic e Yugioh são disputados em melhor de três partidas e fica tudo bem. Só que uma partida de Magic dura 15 minutos no máximo, então, realmente não pode ser usado como modelo para o BS. E por deveria? MBS é algo totalmente diferente.

No entanto, a Liga BSSP criou um formato de torneio que eu particularmente acho muito mais interessante e relacionado ao estilo de jogo do MBS: um campeonato de pontos corridos, em partidas de melhor de 3, onde você enfrenta um ou dois oponentes durante a semana e o campeonato segue por um ou dois meses até chegar em um campeão. É um campeonato de pontos corridos, basicamente.

Gosto tanto desse formato que aqui no Amazonas, após alguns meses plantando a ideia na cabeça dos jogadores, finalmente a Loja Calabouço abraçou a ideia e lançou a primeira Liga BSAM da região, com uma participação recorde de 12 jogadores. Em um torneio normal nunca tivemos essa quantidade. E melhor, uma premiação muito boa por apenas 30,00 de inscrição! Enfim, se quiser conhecer basta clicar AQUI.

Agora vamos ao que interessa.

Em campeonatos onde você joga melhor de três, você tem acesso a um sideboard de 10 ou 15 cards, por exemplo. Isso significa que após a primeira partida, você pode usar esses cards extras e substitui-los no seu deck para as partidas dois e três. E no BS existem muitas cartas que seriam perfeitas para Sideboard e esse é o foco deste artigo. Darei alguns exemplos aqui:






JJ JAMESON


Ideal para o clássico confronto Herói vs Vilão, Jameson se torna um escudo melhor que o Chamariz Holográfico em seu deck de Heróis, pois enfrenta não apenas dano, mas redireciona Circundar, Enclausurar, entre outros. E se você joga de vilão, lembre-se que o Norman Osborn tem uma grande sinergia com este jornalista. Ótima adição para qualquer sideboard.





NO LUGAR ERRADO


Se você vai entrar em um torneio, há apenas uma certeza: você vai ver pelo menos um deck tribal circulando pelas mesas. E o cenário No Lugar Errado é o tipo de carta chata que pode facilmente virar o jogo a seu favor, ou mesmo atrasar o oponente por alguns turnos até você se recuperar na partida. É o tipo de card que muitos jogadores já usam no Main Deck, porém se você tem acesso a um sideboard, deixá-los no main deck não é extremamente necessário, assim você libera 3 slots na lista principal para outra carta que te beneficie.




ZIGUEZAGUE


Outra carta que a maioria dos jogadores usa na lista principal, mas que pode facilmente ficar no sideboard (dependendo do seu metagame, é claro). Se você usa Voo, tem de ter esse card, seja no Main Deck ou no Side. Defesa muito forte contra qualquer deck que cause dano na Fase de Preparação. Além de possuir uma ação de dano que pode, eventualmente, ser utilizada.








INVASÃO SECRETA

Em torneios de partida simples você não tem outra opção a não ser manter esse cenário no Main Deck, porém, com o Sideboard, você pode deixá-lo no banco de reservas até chegar a hora de usar. Existem decks que abusam das mesmas cartas que você e outros que podem ser totalmente diferentes, assim, fica para você decidir na hora se vale a pena colocar no deck ou não.






EMBARALHADOR ELETRÔNICO


Suportes não poderiam ficar fora dessa análise. E este aqui previne ações como Concentrar Poder, Entrada Triunfal e Investigação Silenciosa. No entanto, não é contra todos que você usa, então o Sideboard é o melhor lugar para ele, abrindo um ou dois slots na lista principal. Tenha em mente também que é um bom chamariz de Pyro, obrigando o oponente a dar os 2 de dano neste suporte para poder bater para três no combate.





MAGNETO BSET

Sabe aquele personagem ótimo contra Lâminas? Aqui está ele. Obviamente nem sempre será usado, portanto Sideboard é a melhor opção. Mas basta você enfrentar algum oponente que use cartas como Wolverine e outros com Lâminas e você pode travar TODO o deck inimigo com apenas este personagem em cena. realmente uma peça muito forte contra o poder de Lâminas.










Todos os jogadores possuem duas ou três opções de deck, com os quais se sentem mais à vontade de jogar. Sabendo que seu oponente gosta de Ultrons ou de Guardiões, o que te impede de colocar um Ultron-14 ou uma Nave dos Guardiões no side? Dessa forma, você pode descê-los antes e impedir que seu oponente se beneficie deles. Um golpe baixo, eu admito. Mas, nada proíbe...






Não é nenhum trocadilho com Armadilha Reforçada. Simplesmente existem alguns cards que na teoria parecem muito bons contra determinados decks, no entanto, ao usá-los você percebe que não ajudam muito. O primeiro deles é Singularidade Temporal, ótimo contra decks de Tony Stark e Ultrons, certo? À primeira vista sim, porém...NÃO.



É um cenário muito fácil de sair de cena, e seu oponente ficará livre novamente para agir assim que baixar um cenário para substituí-lo. Simplesmente não vale slot nem no sideboard. Existem outros exemplos de cards que devem ser evitados a todo custo.

Por hoje, é isso pessoal. A noção de sideboard é relativamente nova no jogo e nem todo mundo usa. Mas, me sinto bem escrevendo sobre isso, pois no momento em que ele aparecer oficialmente no jogo já haverá alguma coisa escrita sobre isso. E à medida que eu for aprendendo sobre isso vou contando para vocês. Até mais!

2 comentários:

  1. Bom texto! Parabéns pela matéria! Eu particularmente sou contra a ideia de sideboard! O fato do dec ser limitado a 60 cartas é uma proposta boa para que o jogador "quebre a cabeça" para montar o deck mais adequado possível para enfrentar diversas possibilidades de decks que poderá enfrentar! Não existem deck imbatíveis. Existem combos difíceis de segurar, se você não pensou em nada contra junte-se a ele como você falou no sideboards direcionado. Acredito que todos os decks tem como montar uma base boa que gira pro deck e deixar um espaço de cartas, 10, 12, 6, 5 o que achar melhor para combater os combos que poderá enfrentar! Isso somado à estratégia do deck te dá uma base forte para competir, além de testar o deck muitas vezes para saber como joga-lo! Bem um deck funciona esperando a descer, mas se eu enfrentar deck mais rápido to perdido porque ir-a montar a mesa rápido. Bom pra isso tente encaixar na estratégia do deck uma pequena parte que te dê base para descer rápido, porque as vezes também só a questão de você mudar o modo de jogar com o mesmo deck ajuda a ganhar de um determinado deck!

    Sempre fui contra essa ideia de sideboard. Mesmo com o jogo tendo muitas opções de cartas legais e que ficamos com vontade de colocar todas o deck é limitado a 60 e portanto, o legal é tentar pensar bastante para montar um deck do qual gostamos de jogar, com os combos que gostamos de usar e além do mais montar estratégias contra possíveis situações que iremos enfrentar!

    Depois disso tudo partir para testes, jogar com diversos decks, estruturas diferentes, combos diferentes, jogadores diferentes, para ajustes finais do deck!

    Agora exagerando um pouco, claro, Battle scenes não tem deck imbatível porque não tem sideboard! Essa é minha ideia um pouco exagerada, eu sei!

    Vlw galera!

    Mas foi bom ver outros pontos de vistas, Em juiz de Fora também sempre conversamos sobre essa ideia de sideboard!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só completando! a estrutura dos torneios, em forma de campeonato de pontos corridos, com partidas ao longo da semana! Acho legal esse formato, fica menos cansativo! Infelizmente eu não poderia participar de um campeonato assim, por não ter a possibilidade de jogar toda semana, mas realmente esse formato é muito melhor mesmo! As vezes O Battle System poderia organizar algum modo desse no programa! Como criação da Liga, tendo um período para inscrição e depois disso abrir o sistema da Liga tal já com todas rodadas distribuidas entre quem pagou para jogar. O battle System estipula uma data limite para o jogo da rodada 1 acontecer, e assim por diante!

      Excluir