Image Map

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Esquema Tático do Futebol no Battle Scenes

O meio campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol.

- Partida de Futebol, Skank.

Talvez você possa não gostar de futebol, torcer por time algum, nem saber quês está em primeiro lugar no campeonato Brasileiro. Mesmo assim, o Futebol, a paixão nacional entre os esportes, esta recheada de esquemas táticos tanto quanto um card game.
Não entrarei nos detalhes futebolísticos, apenas farei alguns comparativos de como os técnicos de futebol, assim como você jogador de Battle Scenes, escolhem seus jogadores, armam seus esquemas ofensivos e defensivos, fazem suas substituições e modificam suas estratégias durante o jogo.


Primeiramente vamos dividir o campo em 3 setores: a defesa, o meio de campo e o Ataque. Podemos falar de um 4º setor que são as laterais, porem os jogadores deste setor cumprem papéis defensivos ou ofensivos conforme o esquema tático.

DEFESA
São os personagens que impedem que os atacantes causem dano. Sua Habilidade pode ser nativa ou ativada por alguma carta de Habilidade como as famosas: Circundar e Atrasar. Para esta posição podemos destacar: Mulher Invisível e Sr Fantástico, Magneto, Fênix, Professor X, Emma Frost.

Mulher Invisível e Sr Fantástico – Titulares absolutos nos metadecks, o casal é a principal dupla de Zagueiros do BS. O simples fato de a Mulher invisível conceder escudo aos outros personagens e ser carregada com habilidades de Voo ao lado do Sr Fantástico e sua Habilidade de Genialidade, garantem a defesa base e a montagem do campo. Circundar na Mulher Invisível e Sr Fantástico carregado com atrasar garantem força a zaga.

Outros Defensores que podem substituir ou integrar o setor defensivo junto com o casal é a Fênix e Magneto. Ambos também podem ser carregados com Circundar ou Carregar para Longe. A habilidade nativa de Magneto e Fênix fazem com que os alvos voltem para a mão do Jogador, no caso de Magneto, devolvendo o principal atacante: Wolverine.

MEIO-CAMPO
É o setor com maior diversidade de biótipos de personagens!
Atuam como compradores de cartas, ataques em massa ou arquitetam as jogadas que darão vantagens aos atacantes, semelhante a um belo passe de profundidade por trás dos zagueiros adversários.

Neste setor temos os personagens mais Habilidosos do BS. Os Pós-graduados, Mestrados e Doutorados: Dr. Destino, Dr. Octopus e o Gênio Tonhu Stark, mais conhecido como Ronaldinho de Ferro, nosso camisa 10.

A variação tática do Meio de Campo e tão grande que estes personagens podem atuar como Volantes, ajudando na marcação defensiva com atrasar carregado no Dr. Octopus como também belos Gols de Falta ultrapassando a barreira adversária com ataques penetrantes da habilidade Raio de Força.


ATAQUE
Quando se pensa em atacar, todos pensam em: Wolverine - o Neymala do BS. Este é o personagem que todos acreditam que irão vencer um torneio pelo simples fato de te-lo no deck. Outros atacantes também atuam neste setor do campo, sendo eles: Colossus, Thor, Hulk (qualquer semelhança com o jogador do Zenit e da Seleção Brasileira é mera Coincidência) e, porque não, Vampira! Já que ela pode ter as habilidades dos demais personagens.

Assim como acontece com nosso garoto propaganda da Seleção Brasileira, Wolverine é adorado e odiado pelos jogadores. Costuma ser caçado em campo, alvo das pancadas dos jogadores adversários e tem um altíssimo valor de negociação, superfaturado pelos investidores e fãs. Lojistas e sub-jogadores no caso.

Não podemos esquecer o nosso verdadeiro centro-Avante: Hulk. Pois enquanto Wolverine mina a defesa inimiga com ataques penetrantes, Hulk pode finalizar o trabalho, semelhante às sobras de bola que os camisas 9 sempre mandam para o Gol ou Fazendo o papel de pivô com um arremesso especial.


Lateral
Os personagens que jogam nas laterais variam sua função tática de acordo com sua entrada no campo pelo técnico. Normalmente atuam na parte defensiva do campo, auxiliando os zagueiros a incapacitar os atacantes. Podem também avançar pelas laterais, desarmando a defesa adversária com ataques penetrantes ou fazendo um cruzamento na área, capacitando um dos atacantes ou meio-atacantes. Principais Personagens nesta posição são: Venom, Homem-Aranha, Viúva-Negra, Gavião Arqueiro, Tocha Humana e Capitão América.



Outros Elementos do futebol também se assemelham aos de Battle Scenes

Cenário
A torcida, o Estádio, a temperatura, chuva, tudo isso influencia nos acontecimentos do Jogo. E no Battle Scenes não é diferente.
Os cenários tem a finalidade de dar Vantagens aos personagens ou mudar a estratégia de jogo da mesma forma que o técnico substitui um jogador usando retirada estratégica.


A regra
Só nos comentários da Globo que “a regra é clara”. Assim como no futebol, mesmo com o manual de regras muitos jogadores, ÀS VEZES, se confundem em algumas fases ou coisas que podem ou não serem feitas – Humildemente me incluo neste grupo – Mas ai esta mais uma vantagem de se jogar torneios, pois aprendemos com outros jogadores o que é possível ou não.

Torneios
Copa Perdigão do Brasil 2013, Campeonatos Chevrolet estaduais 2013, Copa Bridgestone Libertadores 2013. Um torneio não existe sem um patrocinador. E quem é esse patrocinador? Sim, você Lojista!
Quer expor o nome de sua loja? Aumentar o número de compradores? Ter sua loja como referência entre os jogadores de card game?
Então organize um torneio de Battle Scenes. Fique atento ao calendário e a realização de outros torneios, entre em contato conosco para ajudar na divulgação, disponibilize uma premiação convidativa ao campeão e crie sub-premiações para o melhor artilheiro, Partida mais rápida, melhor Fair play por votação da galera.

O Técnico
Enquanto os personagens de BS se equivalem aos jogadores de futebol, você Leitor/jogador é que faz o papel do técnico. É você quem escala seus melhores jogadores ou monta a escalação de acordo com as habilidades de cada carta. Você quem treina com aquela equipe e faz jogadas ensaiadas para surpreender seu adversário. Escolhe se o esquema tático será: 4-3-3 ou 4-4-2 e que personagens serão alocados nessas posições.


ESQUEMA TÁTICO
Adianto que, não existe um formações táticas fixa, da mesma forma que os termos utilizados variam de fonte, diálogo, idade e formação. Apenas fiz uma analogia das numerações usadas para definir o número de jogadores em cada uma das 3 Posições, Defesa, Meio-campo e ataque. Usei como referência os decks de Ramon Torres, Evandro Cruz e Leandro Ecker.

Vandrão – 3-4-3
Evandro usa o esquema tático da copa do mundo de 62, onde temos:
Defesa
Mulher Invisível atuando como Zagueiro e Sr. fantástico e Fênix como Ala.
Meio-campo
Dr. Octopus como Volantes, Homem de Ferro como meia-armador e nas Laterais, Tocha-Humana e Vampira.
Ataque
Hulk (Hulk), Colossus (Fred) e Wolverine (Neymar cabelo ridículo).

Ramon – 3-6-1
Ramon usa a mesma base defensiva, porém com mais personagens atuando no meio de campo, mas que também sobem para tentar marcar o Gol.
Defesa
Mulher Invisível atuando como Zagueiro e Sr. fantástico e Fênix como Ala.
Meio-campo
Dr. Octopus e Dr. Destino fazem a dupla de Volantes. No meio Vampira e Homem de Ferro como Meia-armador. Nas Laterais temos Tocha-Humana e Coisa.
Ataque
Wolverine


Leandro Ecker – 3-5-2
Um sobrenome de origem Alemã, não poderia usar outro esquema tático se não o: 3-5-2 Dinamarquês, Pais que faz fronteira ao norte com a Alemanha. Usando a mesma base na Defesa e no Meio-Campo que o 3-6-1 de Ramon, Leandro ainda dispõe de Magneto para substituir a Fênix e Surfista Prateado substituindo os Laterais do Quarteto Tocha e Coisa.
Defesa
Mulher Invisível atuando como Zagueiro e Sr. fantástico e Fênix como Ala.
Meio-campo
Dr. Octopus e Dr. Destino fazem a dupla de Volantes. No meio Vampira como Meia-armador. Nas Laterais temos Tocha-Humana e Coisa.
Ataque
Wolverine e Homem de Ferro


Espero que este post possa lhe ajudar de alguma forma com a formação de sua próxima estratégia. Se não ajudar, espero que possa pelo menos descontrair com as coincidências apresentadas.

Até a próxima!

10 comentários:

  1. Gostei muita da sua analogia. Muito bom parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pablo.
    posso dizer que me diverti muito escrevendo este post e criando os comparativos.
    E se ajudar os leitores a entender como o pessoal vem montando as estratégias, mas por um outro ponto de vista ou comparativo, melhor ainda.

    ResponderExcluir
  3. Matéria de Gênio!!!! kkkkkk mto bom... baita senso de humor!

    ResponderExcluir
  4. Cara ta de parabéns esse post viu , pegar o battle scenes e er por esse angulo foi legal

    ResponderExcluir
  5. Ficou legal mesmo. Obrigado.
    Tudo se encaixou para este post, o Hulk marvel com o Hulk Seleção.
    A maneira como Wolverine e amado e odiado semelhante ao Neymar.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Romulo.
    Uso este mesmo metodo para explicar coisas em meus treinamentos a trabalho. Figurações e exemplos do cotidianos.
    No caso do nosso card game, encaixou bem. Como em todo jogo de estratégia, tem uma estrutura base defensiva, ofensiva e variável.
    Minha meta e usar todo esse conceito para melhorar minhas vitórias nos torneios. To indo mal!!!...rsrs

    ResponderExcluir
  7. Só esqueceu do seguinte: se vamos comparar o BS com futebol, o Guilherme Biasio é o Celso Roth, e o Leandro Ecker é o Tite.

    ResponderExcluir
  8. e o Felipe Andrei é o Renato Gaúcho, com os esquemas malucos e táticas doidas.

    ResponderExcluir
  9. Tá loco, o Renato Gaúcho é um retranqueiro!

    ResponderExcluir
  10. Eu acrescentaria que o Capitão América é um meia armador, que arma (capacita) e faz gols (ataque de escudo).
    Já o Sr.Fantástico é o legítimo Paulinho, ex-CUrintia. Marca, arma, e chega de surpresa no ataque, fazendo gols. Quando eu sou o técnico adversário, já mando um volantão chegar junto e quebrar ele.

    ResponderExcluir