Image Map

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A Mecânica da Super Efetividade: Ações na Preparação



E aí pessoal, pra quem não me conhece sou o Léllis e estamos, mais uma vez, trocando aquela idéia marota sobre nosso jogo amado, e hoje, com um tema de abordagem simples e bastante útil pra você que quer montar um deck para ganhar torneios e não tem idéia de onde começar.
Pensando bem nas fases em que o jogo acontece, vou tentar mostrar pra vocês o quão complicado pode ser um baralho que consegue realizar ações durante a preparação, podendo dar um bom dano nessa fase. Lembrando que esse dano de preparação ainda não possui forma super efetiva de ser evitado, não poder ser antecipado e no máximo um pouco prevenido, tornando-o cem por cento efetivo. Por isso atualmente é uma das principais causas de vitórias e boas colocações em torneios.





Quando e como se situaram os danos  e ações na preparação?

Para responder essa pergunta vou resumir uma breve história de como o Battle Scenes foi se desenvolvendo desde a sua criação.
O Battle Scenes começou na edição Universo Marvel, com uma mecânica bem simples, com dano apenas em fase de combate e em fase de antecipação. Porém, tempos  depois saiu a segunda edição, e no próprio nome da edição era proposto algo diferente do apresentado antes. O jogo sofreu uma Evolução Tática.
Em Evolução Tática, surgiram as ações imprevistas, os reloginhos, que poderiam ser usadas na fase de preparação, então a partir daí, começaram a surgir cartas importantes que causavam dano na preparação, como Loki e companhia, porém apenas o Deus Asgardiano chamava atenção, em um ambiente onde o dano na preparação ainda era discreto. Destaque grande na edição também para Concentrar Poder, que é uma das protagonistas do deck que começou a fazer sucesso, o Pikachu, deck que realiza ações no turno que entra.
Já na terceira edição, Poderes Ocultos, o foco mudou um pouco, já que foi introduzido o poder Magia, e junto com esse poder um dos melhores decks já feitos no Battle Scenes, o deck do Trio Magia que tinha como protagonistas Dr. Estranho, Feiticeira Escarlate e Mystério. Ali as ações na preparação foram esquecidas um pouco, o foco passou para Mystério e seus cenários, fazendo com que o jogo mudasse completamente, exigindo cenários numa matemática simples de probabilidade para que sempre você tivesse cenário no jogo. Aqui foi quando o Pikachu e Trio Magia começaram a reinar na maioria dos torneios.

Tempos depois, com a edição Múltiplas Identidades, apareceu uma fase nova, a Fase de Ajuste, e, juntamente com essa fase, aparece outra vez um maior destaque no dano imprevisto, com Incursão Surpreendente e Fúria Descontrolada, gerando um combo excelente e fazendo decks com super força e vôo ganharem muito espaço. Porém, uma carta chama demais atenção de todos os players, Pyro, a capa de deck básico de vilão Parede de Plasma, que entrava causando 2  de dano de texto permanente e usando sua ação que causava 3 na fase de combate. A partir daí o foco das jogadas começaram a mudar, e de Mystério começamos a ter Pyro quase como staple nos decks.




Entre a quarta e quinta edição apareceu a primeira box colecionável de Battle Scenes, a Battle Box, que trazia promos, dados, boosters e, principalmente a carta Cubo Cósmico, que aumentaria demais a agressividade de muitos decks, principalmente nos decks de dano na Fase de Preparação.
Por fim vemos a edição de Invasão Cósmica, para completar de forma estrondosa o dano na preparação com Alvejar Comparsas, além de incluir Entrada Triunfal no cenário de jogos atuais e acabando com a hegemonia de Concentrar Poder, que até então era única carta que permitia que o personagem usasse ações de dano no turno que entrasse. Além de danos na preparação, a edição trouxe, o que para mim foi a melhor carta da edição, Investigação Silenciosa, que é uma habilidade tutora de topo de deck imprevista, que permite utilização da mesma no turno que o personagem entra em cena.






Assim foi moldado o ambiente de decks, e como vocês devem ter percebido, a partir de Múltiplas Identidades que o destaque de ações na preparação começou. Talvez esse seja o intuito da Copag, gerar mecânicas onde o jogo é resolvido de forma simples e em uma mesa apenas, mas isso é apenas uma especulação minha.

Para que você não se perca no meio das cartas ótimas de imprevista, vou listar aqui embaixo os personagens, habilidades e cenários que atualmente moldam as jogadas na preparação, para que a partir daí vocês leitores possam se direcionar a combos durante a Preparação.

Personagens:

Loki: Carta que sempre foi importante nos baralhos competitivos, consegue dar bastante dano na preparação e possui  forte combo com Mefisto, Cubo Cósmico e À Espreita.

Mercúrio: Queridinho de muita gente, Mercúrio tem feito estrago juntamente com Cubo Cósmico e À Espreita, joga na maioria de decks de agilidade e é peça principal de dano na Irmandade de Mutantes.

Speedball: Se Mercúrio já era ótimo, Speedball apareceu para facilitar. Não Comba com À espreita por não ser vilão, porém aproveita de Cubo Cósmico, Manchete do Clarim e Garras Imoladoras caso entre em decks de Lâminas.

Constritor: Vilão importante para a filiação de Mestres do Terror, bastante versátil no controle incapacitando e no dano na preparação. Comba com Cubo Cósmico e À Espreita.

Demolidor: Importantíssimo em decks que necessitam que o escudo seja reduzido antes de fase de combate. Comba com Manchete do Clarim e Cubo Cósmico.

Nico Minoru: Busca com facilidade a habilidade de magia que precisa na preparação e a usa. Se tornou a principal fonte de dano em decks de magia. Comba principalmente com Rompante Místico.

Cristal: O controle que a maioria das vertentes do Pikachu usa. Comba principalmente com Concentrar Poder.

Blink: Heroína exclusiva do deck Parede de Gelo de Múltiplas Identidades, muito forte e se protege com facilidade. Comba com Cubo Cósmico e Manchete do Clarim.

Pyro: Estrela e protagonista da maioria dos danos na preparação. Comba com Treinador de Alvejar Comparsas, Retirada Estratégica, À Espreita, Explosão Errática, Garras Imoladoras e qualquer outro dano usado na preparação (risos).

Mulher-Aranha: Controle que tem sido bastante usado, não comba, mas consegue controlar bem ações que te prejudicariam.

Colecionador: Carinha novo aí que por enquanto não está sendo bem explorado por possuir a mecânica nova, mas confesso que pode ser o terror. Comba principalmente com Cubo Cósmico e À Espreita.

Pantera Negra: Sensação das ultra-raras da edição Invasão Cósmica, ainda não foi completamente explorado, mas possui muita força com sua ação de dano penetrante imprevisto. Comba principalmente com Tática cortante, Cubo Cósmico e Manchete do Clarim.

Habilidades:

Fazer Esquecer: Habilidade defensiva que trava decks com pouca variedade de poderes. Efetiva contra antecipações e de ações durante a fase de combate no turno que os personagens do oponente entram.

Saltitar: Carta que chegou a combar com Treinador e Pyro mas caiu em desuso pela entrada de Alvejar Comparsas.

Influenciar o Futuro: Uma das habilidades de magia protagonistas nos decks que a usam. Consegue tutorar seu deck e o do oponente.

Voar Alto: Outra habilidade defensiva efetiva contra antecipações, decks de ações pesadas e de ações durante a fase de combate no turno que entram.

Trabalho em Equipe: Carta que ligou o maior problema que a maioria das filiações tinha, que era a permutação de cartas entre eles. Melhor carta para reorganização de habilidades entre seus personagens, desde que tenham alguma filiação em comum.

Fúria Descontrolada: Carta que expandiu os horizontes da Super Força, comba com qualquer carta tanto no combate como na preparação, À Espreita ou Manchete do Clarim, Cubo Cósmico, mas principalmente com Incursão Surpreendente.

Incursão Surpreendente: Carta que abre o dano da maioria dos decks que usam de Vôo como habilidade suporte. Comba com Cubo Cósmico e qualquer outro dano, tanto  na preparação quanto no combate, além de À Espreita ou Manchete do Clarim.

Tática Cortante: Melhor amiga do Pantera Negra, ou de qualquer herói de lâminas por combar com Manchete do Clarim, além do Cubo Cósmico.

Alvejar Comparsas: Me arrisco a dizer que é a melhor carta de dano imprevisto, a cereja do bolo quando se trata dessa mecânica. Comba com Pyro, Treinador, Cubo Cósmico, À Espreita ou Machete do Clarim e qualquer outra dano dado durante a preparação.

Incursão Estonteante: Novidade para decks de Vôo e Elasticidade. Comba muito bem com Incursão Surpreendente, Cubo Cósmico e Machete do Clarim principalmente.

Investigação Silenciosa: Habilidade tutora que cabe em qualquer deck, desde que ele suporte muito bem o vôo. Acelera eu jogo, além de dar visão de deck.

Cenários:

Explosão Certeira: Carta utilizada sempre para tirar antecipações antes da declaração da fase de combate.

Garras Imoladoras: Staple em qualquer deck de lâminas, é a melhor opção nesse tipo de deck para o dano na preparação. Comba com Pyro.

Explosão Errática: Excelente carta pra tirar o escudo do personagem do oponente antes que ele sofra o dano das ações. Comba com Pyro.

Reflexos Rápidos: Não é bem carta de dano na preparação, mas permite utilização de habilidades fortes como por exemplo Técnica Tribal, no caso de decks tribais.

Retirada Estratégica: Carta Staple em qualquer que seja o deck, além de salva vidas, podem combar quando se trata de dano. Em relação a dano comba principalmente com Pyro e Treinador com Alvejar Comparsas.

Suportes:

Canhão Automático: Um suporte que ainda não teve aproveitamento legal em decks, mas creio que assim que surgirem maiores dinâmicas pra suporte, o canhão de repetição jogará bastante.

Mina Explosiva: Carta que dificilmente será utilizada, porém pode se encaixar aqui nas cartas que dão dano durante a fase de preparação, nesse caso, é possível que ela dê dano durante a fase de preparação do oponente.

Bomba-Relógio: Se você não tem como lidar muito bem com suportes como Pássaro Nego, Mansão Xavier e Asteróide M, essa carta é a melhor opção atualmente para lidar com suportes grandes que prejudicam seu jogo.

Mostrando essas cartas e suas vantagens, fica claro que Pyro, Cubo Cósmico e Machete do Clarim ou À Espreita são os protagonistas da maioria das jogadas que envolvem dano imprevisto, o que é bem óbvio, visto que eles vão maximizar e otimizar qualquer dano durante preparação.
O combo “do momento” que eu mais tenho visto em torneios e em testes de decks, é o combo de Pyro, Treinador e Alvejar Comparsas.





 É o combo de preparação com maior facilidade de se executar podendo dar 8 de dano, sem contar os cenários que podem auxiliar esse combo, lembrando que não existe maneira de evitar que isso aconteça, salvo alguns casos que podem diminuir a quantidade de dano dado, como Máquina de Bloqueio Mental e Embaralhador Eletrônico, mas mesmo com o dano diminuído, é um combo que vai te esfolar enquanto você só assiste.
Como vocês leram, a quantidade de opções é muito grande com essas 5 edições e são vocês que vão escolher qual desses personagens, habilidades e cenários serão os protagonistas das suas jogadas. O Battle Scenes mesmo sendo dinâmico, é muito pessoal. Ou seja, suas jogadas e estratégias são certas, desde que você planeje de forma efetiva e precisa, já que esse jogo é um jogo com pouco espaço para erros.
Então a dica que dou é que vocês procurem explorar bem isso enquanto não existe impecílios para esse tipo de jogada, e que escolham bem onde querem jogar e onde querem que suas estratégias os levem no decorrer do jogo. Faça sua estratégia o motivo das suas vitórias.

É com essa frase de impacto pastelona que vou finalizar meu texto para vocês, deixar um abração e dizer que estou disposto a discutir qualquer estratégia e opinião, só entrar em contato. Obrigado.


4 comentários:

  1. Ignorou os Capangas do Rei =(
    Mas tudo bem, ninguem leva eles a sério até sofrerem 12 de dano dos 3 ^^''
    Ótimo artigo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esqueci dos Capanga Will :/ Eles tem sido muito usados nos torneios, no famoso Rei do Combo :/ Obrigado pelo Comentário :D

      Excluir
  2. Já Águia estelar eu vi pouco uso, e convenhamos que Jubileu nunca viu jogo. Procurei colocar os mais usados e mais funcionais L.Pinky (: Mas obrigado pelo comentário :D

    ResponderExcluir