Image Map

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Estudando baralhos S.H.I.E.L.D



Um estudo de como os jogadores usam seus baralhos da S.H.I.E.L.D. de forma competitiva após a chegada de Invasão Cósmica


CLIQUE AQUI PARA LER O RESTANTE

O baralho da S.H.I.E.L.D surgiu desde os primórdios do jogo e em cada edição foi se incrementando e adaptando. Em Universo Marvel ele era usado junto com Capitão América e o Demolidor, alguns usavam junto com os vingadores podendo então receber o bônus de "Avante, Vingadores". 

Suas cartas principais eram o Nick Fury e a Máquina de Combate S.H.I.E.L.D, que permitiam encher o campo com vários personagens e todos eles com uma defesa alta. Junto à três cópias de Proteção e o Escudo do Capitão America, era fácil encontrar alguns personagens com 3 ou 4 de de escudo. Esse potêncial defensivo que esse baralho tinha era capaz de travar boa parte dos baralhos possíveis, na época.

Em Evolução Tática, o baralho da S.H.I.E.L.D ganhou mais forma com a chegada de mais personagens e suportes dessa afiliação. Mas, dessa vez, as cartas eram bem mais ofensivas do que a primeira edição garantindo que permanecesse com a mesma capacidade defensiva e ganhasse agora um pouco de agressividade. Vários cenários também removeram alguns problemas que ele tinha, como o caso de Ataque Surpresa ajudando o problema de capacitação.


Em Poderes Ocultos, ele ganhou um baralho temático e recebeu mais uma melhoria com a chegada de umas cartas, podendo finalmente, suprir a necessidade de capacitações extras com Maria Hill que poderia ser buscada com o Nick Fury. No caso do Capitão América para garantir a remoção dos cenários do oponente enquanto você tentava sempre garantir a compra de três cartas adicionais por turno, além de poder adicionar a afiliação para o antigo Capitão América.

Mas, na chegada de Múltiplas Identidades, não apareceu quase nenhuma carta que fosse útil para fortalecer o baralho, ficando dessa vez, um pouco atrás comparado aos outros baralhos que continuaram crescendo. A S.H.I.E.L.D mal era vista em torneios como antigamente e por muitos não era mais um baralho dita como competitiva.

Nessa última edição, Invasão Cósmica, chegaram algumas cartas que reergueram a S.H.I.E.L.D. oferecendo àqueles que gostavam de usá-lo ter chances de poder participar dos torneios competitivos de igual para igual, mais uma vez. Baseado nisso, coletamos no MTCGdatabase os baralhos cadastrados ou atualizados depois da chegada da última edição e fizemos uma pesquisa de como os jogadores montaram os seus baralhos.

Comparando as cartas mais usadas por todos os jogadores que usam esse tipo de baralho, criamos um top 10 dos personagens,  habilidades e cenários com base nas cartas que mais são utilizadas.

Personagens

1º - Nick Fury                                   Média: 2.63               Usado em: 22 /22 baralhos
2º - Maria Hill                                   Média: 2.40               Usado em: 22 /22 baralhos
3º - Harpia                                        Média: 2.31               Usado em: 20 /22 baralhos
4º - Agente S.H.I.E.L.D. (BSET)      Média: 2.31               Usado em: 19 /22 baralhos
5º - Capitão América (POD1)           Média: 1.90               Usado em: 18 /22 baralhos
6º - Viúva Negra                               Média: 1.54               Usado em: 15 /22 baralhos
7º - Agente S.H.I.E.L.D (BSUM)      Média: 1.40               Usado em: 13 /22 baralhos
8º - Homem-Máquina                        Média: 1.31               Usado em: 14 /22 baralhos
9º - Capitão América                         Média: 1.27               Usado em: 13 /22 baralhos
10º - Gavião Arqueiro                        Média: 0.63               Usado em:  7 /22 baralhos
*Média: Quantas cópias dessa carta aparece em média nos baralhos pesquisados.
*Usado em: Quantos baralhos da pesquisa tinha pelo menos uma cópia da carta.

Considerado como o personagem chave do baralho, Nick Fury pode buscar por até 3 Agentes S.H.I.E.L.D, onde um deles pode ser a Maria Hill a qual oferece capacitações extras. Esses dois foram encontrados em todos os baralhos da pesquisa, mostrando o quão necessário são sua presença.

Harpia é a fonte de recursos do baralho, garantindo que você não pare de colocar personagens em cena. Dessa forma, o Agente S.H.I.E.L.D (BSET) seria altamente necessário para recuperar os Veículos de Combate que possivelmente foram para os recursos pelo efeito da Harpia.

Habilidades

1º - Alvejar Comparsas                      Média: 2.13               Usado em: 17 /22 baralhos
2º - Lança-Míssil                               Média: 2.04               Usado em: 17 /22 baralhos
3º - Técnica Tribal                              Média: 1.86               Usado em: 16 /22 baralhos
4º - Treinamento Intenso                     Média: 1.63               Usado em: 14 /22 baralhos
5º - Rompante de Precisão                 Média: 1.59               Usado em: 13 /22 baralhos
6º - Bastão                                         Média: 1.18               Usado em: 11 /22 baralhos
7º - Granada de Mão                          Média: 1.13               Usado em: 11 /22 baralhos
8º - Metralhadora                               Média: 0.90               Usado em:   9 /22 baralhos
9º - Bumerangue Teleguiado               Média: 0.81               Usado em:   8 /22 baralhos
10º - Entrada Triunfal                           Média: 0.77               Usado em:   7 /22 baralhos

Em Invasão Cósmica, com a chegada da Habilidade Alvejar Comparsas vários baralhos com o poder ATAQUE A DISTÂNCIA retornaram a ser viáveis. Considerada, atualmente a carta de dano imprevisto mais forte de todo o jogo, Alvejar Comparsas não poderia faltar no baralho da S.H.I.E.L.D. Logo abaixo, Lança-Míssil e Rompante de Precisão são as outras duas cartas desse mesmo poder que causam um dano massivo.

Técnica Tribal aparece no baralho para ser uma outra opção de dano massivo, já que o baralho consegue reunir uma grande quantidade de personagens em cena. Treinamento Intenso, também é muito usado por sua capacidade de permutá-la entre os personagens, podendo então arrumar as habilidades entre os personagens de uma maneira eficaz, ou até mesmo, permutar as ações imprevistas para que você possa usá-las varias vezes com diferentes personagens.

Cénarios

1º - Fogo Cruzado                             Média: 2.09               Usado em: 17 /22 baralhos
2º - Manchete do Clarim                    Média: 1.68               Usado em: 15 /22 baralhos
3º - Convocar Reforços                     Média: 1.18               Usado em: 11 /22 baralhos
4º - Imposição Estratégica                  Média: 0.54               Usado em:   5 /22 baralhos
5º - Calmaria                                      Média: 0.50               Usado em:   4 /22 baralhos

A variação dos cenários eram bastante grande, por isso só fizemos o TOP 5, e em primeiro, Fogo Cruzado evita que os personagens com o poder ATAQUE A DISTÂNCIA sejam alvos de ações antecipadas, protegendo então quase todos os personagens do seu baralho. Imposição Estratégica é uma outra opção de proteção que pode substituir o Fogo Cruzado, mas, bem menos eficaz inclusive se o oponente tiver usando um baralho tribal.

Machete do Clarim aparece por ser um ótimo cenário ofensivo para qualquer baralho para Heróis, garantindo danos altos com os Veículos de Combate ou com o Rompante de Precisão. Convocar Reforços é usada para você continuar crescendo sua cena não parando de colocar personagens caso falta cartas em sua mão.

Suportes

1º - Veículo de Combate Shield (BSUM)  Média: 2.45              Usado em: 22 /22 baralhos
2º - Veículo de Combate Shield (BSET)    Média: 2.04              Usado em: 19 /22 baralhos
3º - Interceptador de Voz                          Média: 1.18              Usado em: 14 /22 baralhos
4º - Embaralhador Eletrônico                     Média: 0.86              Usado em: 10 /22 baralhos
5º - Microdepósito                                    Média: 0.50              Usado em:   5 /22 baralhos

Um pouco menos divergente, mas por pouca variação, também teremos apenas o TOP 5 dos suportes, onde apenas alguns deles eram constantemente visto. Em primeiro o Veículo de Combate Shield do Universo Marvel foi considerado mais eficaz que o da Evolução Tática, aparecendo em todos os baralhos pelo menos uma cópia dela. Possivelmente foi  bem mais querida por seu bônus de escudo para todos os personagens da S.H.I.E.L.D.

O Interceptador de Voz foi bastante encontrado por ser uma das poucas mecânicas possível para o baralho comprar cartas. E por não ser uma ação, qualquer personagem pode ser incapacitado para isso e ainda poder fazer uma ação no combate, lembrando que, se você comprar uma habilidade, você pode descartá-la para capacitar em 1 o personagem que usou o efeito do Interceptador, voltando ao estado inicial e com uma carta extra nos recursos.



Autor: Clayton Moreira  - Ultima Atualização: 06/01/2015
Arquétipo: Guerrilheiro

O baralho acima é um estilo padrão de um baralho S.H.I.E.L.D competitivo e de alto nível podendo contar com essas estratégias:

Autor: Fernando Lima - Ultima Atualização: 15/12/2014
Arquétipo: Infiltrador / Guerrilheiro

Uma outra ideia muito boa, inovada por Fernando Lima, é o uso de Shurikens como ação antecipada, pois ela garante 1 ponto de dano penetrante com nenhum custo para utilizá-la. Lembrando que, a própria carta oferece o poder para os personagens, podendo então ser usado por qualquer um.  

Uma outra carta que poderia substituir ela, seria Simbionte-Venom que causa 1 de dano em uma ação antecipada. No caso do Simbionte temos a desvantagem do aumento do custo da ação para 1 e ela é um item único, só podendo conter apenas uma no baralho, tornando bem mais difícil ela aparecer no jogo, em compensação, ela não é descarregada ao usar a ação.

Autor: Diogo Said - Ultima Atualização: 28/11/2014
Arquétipo: Guerrilheiro / Batedor

Uma maneira de aproveitar o máximo do Homem-Máquina é usar Mulher-Aranha e Missão S.H.I.E.L.D. pois garante mais personagens com ELASTICIDADE e VOO. Em alguns casos, Simbionte-Venom ou Manto de Levitação deverão ser usados, a menos que adicione alguns personagens com esses poderes.

Diogo Said, em seu baralho, adicionou Falcão e Asa Vermelha tendo agora, quatro personagens diferentes que possam usar o poder VOO. No caso da ELASTICIDADE, preferiu colocar o Simbionte-Venom, garantindo que seus personagens possam aprender o poder além de oferecer uma ação antecipada forte.


Autor: Roberto e Silva - Ultima Atualização: 07/01/2014
Arquétipo: Guerrilheiro / Batedor

Com a mesma lógica, Roberto e Silva tentou aproveitar esses dois poderes colocando a Mulher-Aranha, mas diferente do outro baralho preferiu incrementar usando personagens da afiliação Vingadores com habilidades de VOO e ELASTICIDADE, reunindo então Vespa e Homem-Aranha Superior. Mesmo com vários personagens com esses poderes, colocou Simbionte-Venom, Manto de Levitação e o Cubo Cósmico para ensinar àqueles que não tinham ainda.

Com a quantidade de personagens S.H.I.E.L.D reduzida, ele usou Missão S.H.I.E.L.D para garantir o bônus de escudo do Veículo de Combate.

Autor: Ewaldo Junior - Ultima Atualização: 26/11/2014
Arquétipo: Guerrilheiro / Batedor

Também usando Vingadores para auxiliar o baralho, Ewaldo Junior usou Mercúrio e Homem de Ferro (BSET), tentando aproveitar os poderes básicos do baralho. Mercúrio pode fazer uma ação de dano e se capacitar sozinho, enquanto o Homem de Ferro abre uma possibilidade de usar Genialidade no baralho.

O Lider e Forge foi uma inovação, ambos ajudam no uso de ações GENIALIDADE, além de ter uma capacidade de colocar suportes em cena mais fácil do que o habitual. Mesmo nenhum dos dois tendo os poderes base do baralho, eles podem aprender com a Granada de Mão ou com o Bastão, e no caso do Líder, enquanto tiver um suporte em cena, ele não pode ser alvo de ações, sendo uma grande ameaça.


Notas do autor

Estou decidido em criar uma série de materiais parecido com esse, se possível, comente quais os baralhos vocês estão com dúvidas na criação que irei pesquisar como os jogadores usam e postarei para você. E para aqueles que querem ajudar na pesquisa, publiquem seu baralho no DATABASE.
Para ver todos os baralhos que estavam na pesquisa, CLIQUE AQUI.


4 comentários:

  1. Muito legal a sua pesquisa e escrita. Eu tenho deck Shield e deu umas ideias. Vlws

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Pretendo trazer muito mais desse tipo de publicações com algumas implementações que foi sugerida por um dos meus leitores.

      Excluir
  2. A estratégia do Líder realmente é muito boa comba bastante com a agente que pode concertar os suportes...Outra coisa que realmente o homem máquina não pode faltar em um deck como esse, Na minha opnião ele é o agente S.H.I.E.L.D. mais forte mesmo não tendo ataque a distância mas nada que uma granada não resolva...kkk... Ótima descrição desse deck Anderson ... Parabéns...

    ResponderExcluir