Image Map

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Análise de Card – Habilidades Sinérgicas – Parte 4


E aí pessoal! Tudo bem com vocês? Pra quem não me conhece ainda sou Léllis Barboza e em parceria com nosso outro colunista Zk – Lucas estamos procurando encaixar as habilidades sinérgicas em decks já existentes, ou criando decks novos para o deleite de vocês jogadores.



Se você ainda não leu as primeiras partes, é só clicar nos links abaixo pra poder acompanhar melhor o resultado do nosso estudo:


Eu lhes apresento hoje a parte 4 da nossa série, Super Força e Magia!

Parte 4: Super Força e Magia

Confesso que tive trabalho em montar o deck para essas habilidades sinérgicas, Super Força e Magia. Decks de super força sempre tiveram problemas ao se adaptar no Battle Scenes mas em Múltiplas Identidades que as cartas chave apareceram, Ignorar Fracotes e Fúria Descontrolada. Desde então nossos queridos brutamontes começaram a aparecer nos decks para desempenhar um papel melhor.
Já Magia sempre foi temida, Dr. Estranho e FeiticeiraEscarlate eram os maiores problemas dos jogadores, mesmo que tenha perdido um pouco de espaço, ainda é um baralho a se respeitar porque consegue filtrar e tutorar o topo de forma absurda, talvez o melhor controle do jogo, provenha desse poder e desses personagens chave.
A problemática da coisa é: Como unir essas duas estratégias tão opostas?
Entre estudos e testes fui me ajeitando com a combinação, econtrei um combinho, que peguei de surpresa alguns oponentes, e claro, a aparição de Energias Místicas em cena foi constantemente um problema para o oponente. Então confesso que fiquei satisfeito com o desempenho da sinergia proposta. Bora fazer a análise dos cards!

Energias místicas:

Ação:

(1) ENERGIAS MÍSTICAS

 ENERGIAS MÍSTICAS causa 3+X pontos de dano no alvo. X é igual ao número de outros personagens com Magia que você controla.

Mais uma carta brutamonte de Super Força, ação de dano de combate normal, mas que combinada a uma boa mesa e à estratégia proposta pela proteção e controle do jogo que o poder Magia oferece, consegue dar muito dano com pouca capacitação, cheguei a conseguir dar 7 de dano com essa carta em uma mesa considerável, a carta realmente é uma dor de cabeça para quem não a espera. Nos decks montados essa carta se tornou a principal fonte de dano durante o combate nos decks e eu que duvidei do potencial dela desde seu lançamento consegui enxergar com mais boa vontade a força da mesma.

Encanto de poder:

Ação:

(1) ENCANTO DE PODER

Clarividência 4 – Você pode carregar qualquer número de cards de habilidade de Super Força revelados nesta ação em um personagem com Super Força que você controla. Aqueles cards não serão colocados no topo de seu deck devido à Clarividência.

“Nossa Léllis, que carta bosta!” – Enraivecido, jogador.

Olha jovem, vou confessar à você que tive essa mesma reação ao ver essa carta pela primeira vez e continuei com esse pensamento até começar montar os decks que ela entrariam, e hoje posso dizer pra você que não é uma carta tão fraca assim, por alguns motivos que eu vou mostrar aqui.

1°) Se você reparar no texto da carta, ela não pede para que seja descarregado o mesmo número de habilidades carregadas no personagem, ou seja, o personagem seu chega a ganhar vida após o uso dessa carta.

2°) A carta se mostrou mais eficiente na fase de combate do que na fase de preparação como ação imprevista, já que você pulando a fase de ajuste não tem que ajustar a vida do seu personagem, fazendo com que ele fique com mais vida que tem.

3°) Molly Hayes

Ação:

(1) Força Descomunal


FORÇA DESCOMUNAL causa 2+X pontos de dano no alvo. X é igual ao número de cards de habilidade de Super Força que MOLLY HAYES estiver carregando.

O combo mais simples que pegou meus oponentes despreparados, e que mais teve eficiência, junto com os outros itens únicos do deck, chegando a uma clarividência 7, Consegui fazer com que a Molly causasse 7 de dano pra surpresa do oponente.





Montando decks com esses poderes:


Você que se interessou por esse tipo de deck deve estar preparado para algumas coisas bem tristes. Esse é mais um baralho forfun, para diversão, como todos os outros apresentados nessa série, usá-los em torneios pode ser arriscado, ou seja, mesmo sendo forfun ele pode ter um alto custo. Não consegui encaixar mais nada que causasse efeito melhor junto com Magia e Super Força além de umas singularidades como Fazer Esquecer e como vou mostrar em uma das listas, Genialidade e Vôo. Malekith - O Maldito vai ser staple em todos os decks que vou apresentar, excelente carta e mesmo que seja um personagem pesado, ele dá muita consistência pra tudo, já que possui todos os poderes importantes.Vamos as listas:

Molly &  Magia:

Me diverti demais com esse deck, perceber que o oponente fica encafifado com uma Molly de 7 de vida batendo 9 de dano é engraçado (máximo que consegui). Aqui você já começa a perceber a presença dos personagens mágicos mais importantes, como Estranho e Escarlate. Mas devido a super força pesada a lista é bastante diferente dos outros magias que você encontra por aí. O Objetivo é dar todo o suporte necessário para que Molly ou Capitão Britânia cheguem ao nível máximo de força, utilizando Encanto de Poder ou Energias Místicas para isso. Abrir a mesa nunca vai ser problema, já que você precisa de magia pesada para clarividência ou Vôo, tudo para aceleração de recursos e você tem tudo necessário para isso, como Influenciar o Futuro, Investigação Silenciosa e uma enorme quantidade de personagens mágicos. O problema é que depende muito de cartas específicas, por isso pifa com facilidade, já que o objetivo é bombar e proteger 2 personagens para chegar a vitória, fora que é  frágil a dano na preparação, e hoje em dia qual deck não usa Pyro não é? Outras desvantagens são que, não é nada fácil pilotar um deck de magia, e seu preço é elevadíssimo.


Gangue de Domolição:


Não me julguem galera, mas eu sempre quis ver esses brutamontes jogando e não resisti, achei uma sinergia legal entre Magia e  Super força nesses caras. Por mais lento e desajeitado que o deck seja, eu me diverti muito jogando com ele. Nesse deck procurei ao máximo usar apenas vilões, por isso nada de Dr. Estranho e Feiticeira Escarlate, colocando apenas Fazer Esquecer para ter algum controle na hora do aperto, melhorado pela presença do Pé-de-Cabra Encantado. Capuz me surpreendeu, em cena junto com a filiação ele foi excelente como personagem para dar suporte a mesa, foi o personagem mágico mais importante nos jogos. Pesadelo e Malekith foram os vilões usados para dar liga ao deck, Malekith por possuir todos os poderes do deck e Pesadelo serve de surpresa e controle do jogo. O objetivo do deck é fazer com que Capuz auxilie a gangue usando as cartas de magia, valendo o mesmo para Malekith ou Pesadelo. Tomando o cuidado certo o deck funciona. O deck possui problemas com danos pesados na preparação e o nocaute em apenas 3 personagens te leva a derrota, o que é um matemática péssima pro jogo. Outra vantagem é que com troco de bala você monta o deck.

Magia & Super Força:


Eu me senti mal por não colocar uma lista competitiva de verdade, então eu vou colocar uma lista que eu me sentiria confortável jogando num torneio. Em testes foi a lista que me trouxe melhor resultado. Não foi fácil de se montar, não possui tudo o que ainda é necessário, mas foi bastante forte e efetiva. Como o nome do deck diz no título, Magia e Super Força quer dizer que o foco do deck é a Magia, é um Magia qualquer só que sem Mystério. Possui os mesmos objetivos e problemas dos decks anteriores, porém ele é mais consistente e depende menos de combos para funcionar. Aqui Genialidade e o Vôo entram de forma efetiva, fazendo com que Energias Místicas e Encanto de Poder não sejam tão fortes, por isso existem apenas 2 Energias Místicas na lista. Sempre possui necessidade de abrir com Investigação Silenciosa ou magia para clarividência, e controla o jogo de forma muito eficaz. O dano consegue ser melhor distribuído e a presença de Patriota de Ferro dá muito mais dinâmica a essa lista. Como disse, tem os mesmos problemas dos decks mostrados antes, não é simples de pilotar e se já tava caro antes imagina agora né?


P.S.: Vocês devem estar de perguntando, cadê o Dr. Destino? Porque não usar Destinobô?
Então amigos, não deu certo, listas de magia costumam ser muito apertadas, só a brincadeira do Dr. Destino com Super Força/Magia e Destinobô custariam 7 espaços em um deck (1 Dr. Destino UM, 3 Dr. Destino PO e 3 Destinobô), e não é uma mecânica tão forte quanto as que eu apresentei, simplesmente não vi bom proveito. Pode ser que exista possibilidade de se colocar eles numa lista e aproveitar também Mefisto, que não consegui encaixar. Nos testes nenhuma dessas mecânicas teve a efetividade esperada. Se alguém usa, ou tem alguma idéia de como tirar bom proveito desses personagens é só me falar aqui nos comentários.

Espero de verdade que vocês tenham gostado, e que compreendam como esse tipo de sinergia é limitada. Como disse na maioria das listas, essa talvez tenha a maior cara de um deck forfun entre as habilidades sinérgicas, depende de você como adaptar ou fazer com que ele jogue no competitivo, eu me arriscaria com outras habilidades para querer ganhar um torneio. Existem N mudanças que podem ser feitas, pensei em várias mas não cabem todas as mudanças aqui, como já disse em outros textos, Battle Scenes é muito pessoal, cada jogador joga de maneira singular, meu papel com a equipe aqui é só dar uma base para vocês.
Obrigado pela leitura, espero que tenham gostado e fiquem no aguardo da parte 5 com o Zk –Lucas na próxima semana!

Até a próxima! Gangue de demolição neles (risos risos)!


Um comentário: