Image Map

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Deckmania: Google, o deck buscador!





Olá reporteiros e reporteiras de todo o Brasil! Hoje trago um artigo um pouco diferente dos que costumo escrever. Geralmente, aqui na Mtcg eu escrevo sobre reports e sobre grandes jogadas, mas hoje vou escrever com todo o meu carinho sobre...um deck. Será no formato de um report, mas mesmo assim o foco aqui será o deck.




Minha principal diversão com Battle Scenes é poder criar decks estranhos, diferentes e divertidos. Uma vez eu ganhei um torneio usando Serpente da Lua, Cable e Bomba A, e outra vez ganhei com Fanático usando Onda de Energia. Nos primórdios do jogo também já ganhei um torneio com um Hulk usando Fazer Esquecer e lançando Granadas de Mão (bons tempos), então, hoje, trago a vocês, um deck que tenta fugir das listas pré-construídas, como decks de ímpeto, Irmandade, ou mesmo Guardiões, e faz as coisas um pouco diferente. Seu principal objetivo é buscar personagens dentro do deck. A propósito, é um deck No Foil que venceu duas das três partidas no último torneio aqui, e me deixou bem empolgado.

A lista inicial do deck era essa:







A estratégia é baixar Tony Stark e buscar Máquina de Combate e Homem de Ferro. Se já tiver um Homem de Ferro na mão melhor ainda. A cereja do bolo seria fazer o Tony Stark entrar carregado com Planos de Infiltração, e assim buscar a Mary Tyfoid e quando ela entrar em cena ainda procurar um Ninja do Tentáculo. Se não vier nada útil na mão inicial usar Convocar Reforços para recrutar os personagens do deck. No papel, a lista do deck ficou linda. Dei o nome de Google, Deck Buscador.



Playtest

Ia levar o “Google” para um torneio no domingo (você pode ler o report aqui), então sábado 
foi dia de testar e ver como o deck se saía. Comecei jogando duas partidas contra um Shield No Foil, consegui montar a mesa com Homens de Ferro, Mary Tyfoid e Ninjas do Tentáculo, demorei uns 4 turnos para montar a cena, e consegui ganhar porque o início do deck da Shield foi bem lento. Na segunda partida não consegui montar a cena e fui atropelado. Final 1-1.






Na terceira e quarta partidas enfrentei um deck Kree No Foil, inclusive meu adversário também estava testando o deck para o torneio. Na primeira partida ele não faz nada por uns seis ou sete turnos, e eu consigo após 4 turnos colocar Tony, 2 Homem de Ferro, Mary e 3 Ninjas em cena, além de uma Vespa. Então no oitavo turno ele abre a cena dele baixando Korath, 2 Sentinela Kree, Colecionador, Nave Kree, Asa e Falcão, além de Chamariz e Armadilha Reforçada. Muitos carregados com Colisão Devastadora. Percebo que meu deck não tem antecipações e sofro uma derrota maiúscula. Na segunda partida começo com uma mão ruim e fico correndo atrás do prejuízo a partida toda, e perco novamente.

Após quatro partidas, volto pra casa com a certeza de fazer alterações importantes no deck. Também percebo que em 100% dos duelos Planos de Infiltração nunca apareceu. Nenhuma vez. Vejo que não posso depender dessa carta para abrir meu jogo.

Faço as alterações necessárias na manhã do domingo, horas antes do torneio. Retiro do deck Vespa, Mary e seus Ninjas, além dos pesados Heimdall e Sasquatch. Como tirei Lâminas do deck também retirei Planos de Infiltração. Mudo o foco em Lâminas para Voo e o deck fica assim:





Mudanças


É aqui que explico algumas coisas. Como já havia dito a estratégia gira em torno de Tony buscando Máquina e Homem de Ferro, por isso três de cada. Para aproveitar as habilidades de Voo, acrescentei Asa e Falcão, os melhores personagens de Battle Scenes na minha humilde opinião. Como diz um amigo, se você quiser causar dano, filtrar o deck e capacitar seus personagens, Asa e Falcão resolvem seus problemas. Além disso, também são “buscadores”, encaixando bem na estratégia do deck.


Pyro e Homem Radioativo acabaram sendo escolhas do metagame. Durante o teste vi muito Chamariz Holográfico, muitas Armadilhas Reforçadas, por isso acrescentei o Pyro, e no fim das contas também é bom para remover alguma antecipação do oponente. Homem Radioativo é um grande empecilho contra decks de Falcão e Asa, Investigação Silenciosa e Trabalho em Equipe. Fora essas qualidades, eu também precisava de mais alguém para usar Roubo de Ideias e Discussão Teórica além do Tony Stark.






Investigar Arredores foi apenas uma complementação, na verdade não sabia o que colocar no lugar, sugestões são bem vindas. As habilidades foram consequência dos personagens escolhidos, também aceito sugestões para melhorá-las.


Torneio

Vou para o torneio e de cara enfrento aquele que seria o campeão, Vinícius Carvalho, com seu Guardiões No Foil. O deck se comportou muito bem, e mesmo com os guardiões na mesa ainda consigo derrotar Águia e Aleta, deixando Starlord com apenas 1 card. Infelizmente cometo o erro de não descer Homem Radioativo e permito que ele permute cards e use várias Investigações Silenciosas e Alvejar Comparsas com a Nave dos Guardiões na mesa. Tinha dois Homens Radioativos na mão e não desci. Isso me custou uma possível vitória e o campeonato com certeza. Mas o deck rodou muito bem. Como eu gostaria que o Homem de Ferro BSET tivesse uma ação que causasse dano...

Na segunda rodada enfrento um deck travoso com Rei das Sombras, Rocha Lunar, Fênix e muitos Fazer Esquecer e Desunir, além de Alterações Subatômicas. Sem esquecer, claro, de Chamariz e Armadilha Reforçada. Felizmente a escolha do Homem Radioativo para abrir a minha cena fez toda a diferença, ele teve algum trabalho para lidar com ele e isso já me rendeu alguns pontos logo de início. Depois consigo baixar Asa, Falcão, dois Homem de Ferro e Pyro, e fecho a partida. Acrescentar um pouco de Ímpeto ao deck fez muita diferença também.

Terceira rodada enfrento o mesmo deck Kree do dia anterior. Ele passa muitos turnos sem fazer nada, e eu imediatamente monto toda a cena: Asa, dois Homens de Ferro, Máquina de Combate, Tony Stark, e fico usando várias Pesquisas Profundas durante a antecipação, e Roubo de Idéias durante o meu turno. Ele então começa baixando Invasão Secreta, Asa, Sentinela Kree e Korath, porém agora meu deck tem Shuriken, Circundar e Voar Alto, e ele não consegue um ataque total. No meu turno baixo Armadilha no Korath, e ele baixa um Capitão Mar-Vell no turno dele. No meu turno consigo usar Fúria Descontrolada e Incursão Surpreendente com Manchete do Clarim, ainda desço Pyro, e consigo usar um Rompante de Brutalidade com o Máquina de Combate para fechar a partida.
Ao final do torneio, duas vitórias e uma derrota, mesmo assim saí satisfeito com o deck.



Na segunda versão, o deck conseguiu se tornar muito mais eficiente em buscar personagens, alem disso o Voo deu mais consistência às jogadas e às compras de cartas. Ainda não sei o que colocar no lugar de Investigar Arredores, mas os outros cenários me ajudaram bastante. O Homem de Ferro BSET quase não me comprou cards, pois como ele não bate por conta própria sempre colocava o máximo possível de habilidades de dano nele, para garantir que ele não ficasse inútil na mesa. E por isso às vezes faltavam habilidades de dano para os outros.

Mas, em termos de Tony, Homem de Ferro e Máquina de Combate, não tenho o que reclamar. Asa e Falcão também não. A dúvida mesmo seria manter Pyro e Homem Radioativo na lista, mas acredito que isso vai do metagame de vocês, aqui tem muito Voo e Investigação. Acredito que, se no seu metagame tem muitos decks de Lâminas, um Magneto entraria no lugar do Radioativo, e por aí vai.

Se eu tivesse chance de levar este deck a um torneio Padrão, provavelmente faria algumas mudanças. Maximizando a quantidade de Homem de Ferro no deck, é mais fácil utilizar Incursão Surpreendente e Fúria Descontrolada vários turnos seguidos, novamente Pyro e Homem Radioativo seriam coringas contra o metagame, para serem trocados por cards anti metagame, no meu caso cheio de Concentrar Poder e cards que atrapalham, como Mulher Aranha, Fenix Negra e afins.

O deck também pode se mesclar a um deck Kree, já que a nave não busca apenas um, mas dois personagens Kree, além do cenário que também faz buscas no deck. Outra alternativa seria focar novamente em Planos de Infiltração e buscar Pantera, ou mesmo Fantasticarro para Pantera e Sr. Fantástico, já que o Reed Richards se capacita e pode usar Sufocamento, por exemplo, e substituir o Pyro por Homem de Gelo, adicionando Elasticidade ao deck.


O deck é divertido, foi bem legal montá-lo e cada partida traz uma novidade, vou me divertir com ele por mais alguns torneios e conto como foi nos próximos artigos. Fico por aqui, até a próxima!


reportsmtcg@gmail.com

Um comentário:

  1. Fiz uma lista parecida, mas coloquei Caça Hulk no lugar de Homem Radioativo. Estava pensando em colocar Patriota de Ferro no lugar do Pyro...

    ResponderExcluir