Image Map

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Construindo passo-a-passo um baralho Mestres do Terror


Um novo passo-a-passo, dessa vez com um baralho bem mais comum entre os jogadores, mas visto de uma outra maneira: Com uma combinação não usual de poderes e uma estratégia diferente.


CLIQUE AQUI PARA LER O RESTANTE


O baralho do Mestres do Terror ganhou forma com a chegada da edição Múltiplas Identidades. E, mesmo sendo um baralho forte, poucos jogadores o usam. Com a chegada de alguns personagens, habilidades e cenários, esse baralho ganhou uma outra maneira, também possível de ser jogada, usando o poder de ATAQUE A DISTÂNCIA.

Nome: Mestres do Terror
Arquétipo: Tático / Batedor
Descrição: Um baralho ofensivo que dificulta as jogadas do oponente enquanto você consegue causar dano constantemente.
Poderes:

Como jogar COM esse baralho:

  • No inicio do jogo, você deve, controlar a situação da cena usando o máximo de ações que causem dano e incapacitem, logo após, use ações que reduzem a quantidade de cartas na mão do seu oponente. Fazendo isso, você garante, que o oponente depois de um tempo não consiga mais ter capacitações suficientes para usar muitas ações;
  • Se você estiver com o Homem Radioativo, procure maneiras de protegê-lo como, por exemplo, Esconderijo Secreto, ele é um personagem muito forte para esse baralho e você não deve perde-lo facilmente;
  • Enquanto o oponente não abrir a cena, use ações de comprar cartas para acelerar o seu jogo e ações de descartar cartas para evitar ele de crescer muito e forçá-lo a colocar algum personagem em cena.

Como jogar CONTRA esse baralho:

  • Abrir o jogo mais rápido possível, de preferencia antes do seu oponente. Depois de aberto, tentar fazer que seu personagem sobreviva o máximo possível enquanto, finalmente, você pode juntar cartas em sua mão para entrar no futuro com vários personagens;
  • Como esse baralho, em geral, não usa muita antecipação, você não pode jogar defensivamente, cause o máximo de dano possível de maneira rápida.
Mestres do Terror é forte contra:

  • Baralhos que precisam esperar muita contagem regressiva para poder jogar;
  • Baralhos que usam poucos personagens;
  • Baralhos táticos em geral;
  • Baralhos que usam em boa maioria personagens com 1 ou 2 de energia.
Mestres do Terror é fraco contra:

  • Baralhos com personagens que geram capacitações extras;
  • Baralhos com regeneração;
  • Baralhos de combo em geral.

Cartas Fortes contra esse Baralho:

  • Máquina do Bloqueio Mental: Como você não tem nenhuma mecânica de capacitações extras, seu jogo estará travado enquanto este suporte estiver em cena. Você deve nocautear ele o mais rápido possível, ou então, não irá conseguir mais usar muitas ações;
  • Asteróide M: As ações de dano desse baralho não são tão ofensivas, esse suporte pode evitar seus ataques por bastante tempo, talvez, ele sozinho, possa segurar todo o dano que você pode causar durante o jogo;
  • Contra-Ataque Afiado: Essa habilidade tem capacidade de causar dano penetrante mesmo que seu personagem não esteja capacitado. Sendo bem mais prejudicial à você do que no oponente.
  • Inspirar: Essa habilidade permite que um personagem capacite dois outros. Dessa maneira o oponente, mesmo sem cartas na mão, conseguirá capacitá-los.

PARTE 1: Carta Chave



Não tem o que pensar ao buscar a carta chave. O Homem Radioativo é a carta principal de qualquer baralho de Mestres do Terror, colocando três cópias dela. Mesmo ele tendo apenas um poder que, não tem sinergia com boa parte dos outros Mestre do Terror, e uma ação padrão de custo 1 causando 2 de dano, ele toma a frente como carta principal por seu texto impresso, que tem o mesmo efeito que Exaustão, mas apenas contra personagens que não sejam da afiliação dos Mestres do Terror.


Iremos fazer um baralho defensivo, em que o oponente tenha medo de atacar, enquanto você consegue fazer suas jogadas sem nenhum medo. Para isso, vamos precisar de várias cartas que tenha efeitos parecidos e consiga jogar bem mesmo com a falta dessa carta.

PARTE 2: Personagens

Os poderes dos Mestres do Terror variam bastante, mas nós encontramos alguns poderes bem comuns, entre eles que são: ATAQUE A DISTÂNCIA, ELASTICIDADE e AGILIDADE. Nesse caso, iremos usar apenas dois dele, ATAQUE A DISTÂNCIA e ELASTICIDADE.

Infelizmente apenas um personagem mestres do terror possui esses dois poderes simultaneamente, então iremos colocar 3 cópias dele, como carta coringa. Para não ter tanto problema com as habilidades, decidi também colocar o Homem Absorvente no baralho, já que, ele pode usar qualquer uma das habilidades que estiver anexada a ele, mas dessa vez colocando apenas duas dela.


Entre os Mestre do Terror que contém o poder de ATAQUE A DISTÂNCIA, existe mais um personagem que não adicionamos, um valor que considero baixo já que pretendo me focar também nesse poder, então para ajudar na quantidade eu busquei ajuda do personagem Capuz, já que enquanto estiver em cena, ele pode ganhar a afiliação de Mestres do Terror se eu controlar pelo menos algum outro personagem. Adicionando dois de cada.


Agora, procurando personagens de ELASTICIDADE, encontrei quatro personagens diferentes que ainda não foi adicionado no nosso baralho. Investigando esses personagens percebi que alguns deles tinham ações que causavam dano e incapacitava, baseado nisso, decidi me focar nesse tipo de jogada. Um baralho que incapacita e bate no oponente, forçando o oponente a ter que descartar várias cartas da mão para poder capacitar seus personagens no outro turno. Adicionando 2 cópias de cada.


PARTE 3: Suportes

No caso dos suportes, a melhor escolha seriam aqueles que conseguem evitar ações do seu oponente. Um dos escolhidos foi o Esconderijo Secreto, já que, eu posso usar para proteger meu Homem Radioativo, permitindo que o oponente fique perdendo muitas cartas até ele poder fazer alguma ameaça contra meu personagem. Adicionando três dela.

Logo após, adicionei dois Chamariz Holográfico, pois, ele garante impedir pelo menos um ataque do meu oponente. E, por fim, adicionei duas Armadilha Reforçada, podendo então, travar as ações do meu oponente.


PARTE 4: Cenários

Os cenários foram bem mais fáceis de escolher, por ser um baralho baseado em Mestres do Terror, o cenário Atacar Até Derrubar cai como uma luva, oferecendo 4 de dano extra quando eu usar uma ação que cause dano em um personagem ou suporte. Esse dano extra, em boa parte dos casos, pode te possibilitar nocautear um personagem do oponente em apenas uma ação de dano. Sendo uma ótima opção quando usada com Alvejar Comparsas ou qualquer outra ação imprevista que cause dano já que, assim, ele não vai ter respostas. Adicionando 3 cópias dessa carta.
Um outro cenário que é usado em qualquer baralho que possua ELASTICIDADE como habilidade primária é Múltiplas Opções, pois ela oferece uma carta adicional em sua mão toda vez que um personagem que você controla usar uma ação de ELASTICIDADE, ou seja, enquanto esse cenário não for removido, você vai ser um setup de cartas na mão maior que a do seu oponente, permitindo possíveis capacitações extras fornecendo que seus personagens sejam úteis todos os turnos. Adicionando também 3 cópias dela.

PARTE 5: Habilidades

Para ajudar nas incapacitações, Atrasar te oferece ainda mais proteção, e dessa vez como ação antecipada. No caso de o oponente não conseguir capacitar bem seus personagens, você pode incapacitá-los novamente e ganhar alguns turnos onde o seu oponente não conseguirá fazer ações.


Também colocaremos três cópias do Alvejar comparsas, que é uma das melhores habilidades de ATAQUE A DISTANCIA. Com ela, você pode causar dano e evitar respostas das ações do oponente, que oferece uma grande força quando você enfrentar baralhos de controle.


Finalizando, uma maneira que você pode evitar ainda mais as capacitações que seu oponente possa fazer é, reduzindo a quantidade de cartas que ele têm em mão ou reduzindo a quantidade de cartas que ele possa comprar. Para isso, Arrancar das Mãos e Roubo de Ideias conseguem fazer isso muito bem.


PARTE 6: Ajustes e Finalizações

Esse passo vai variar de jogador para jogador, a partir de suas necessidades ou pelo estilo que ele prefira jogar.

Como você percebeu, esse baralho não tem muitas fontes de dano massivo, geralmente ele causa uma quantidade baixa de dano, mas com a vantagem de, além do dano, incapacitar o oponente. Mas, em alguns casos, se o oponente conseguir gerar capacitações extras facilmente, essas ações vão ser quase inúteis. Então, você pode adicionar algumas cartas agressivas que podem suprir essa falta quando enfrentar esses tipos de baralho. Por exemplo:


Alguns outros cenários podem ajudar ainda mais no controle de incapacitações, ou para reduzir a quantidade de cartas que o oponente possuí em sua mão, até mesmo causar dano extra. Esses cenários são uma maneira de potencializar ainda mais o que seu baralho consegue fazer de bom. A desvantagem de usá-los em grande quantidade é que você vai ficar focado em uma jogada apenas e não vai ter respostas contra alguma coisa que você tem desvantagem.


Um dos problemas notórios do baralho é que são poucos personagens que podem usar todas os poderes base do baralho e para isso é bem necessário o uso de algumas cartas, em boa parte dos casos, que ofereçam esses poderes. Mesmo assim, não aconselhamos colocar mais de uma cópia de cada uma dessas cartas.


Para finalizar, podemos então colocar os Ultron-14 e Ultron-6, usando da seguinte maneira, com o Ultron-14 você pode buscar o Ultron-6 e anexar nele, oferecendo então o texto impresso do Ultron-6 nele. Com o efeito do Ultron-6 você pode buscar um outro Ultron dos recursos e colocar na mão, gerando capacitações extras ou até mesmo, possibilitando do Ultron -14 usar sua ação todo turno. A única fraqueza dessas cartas são que seus poderes não tem nenhuma sinergia com o baralho. Se for adicionar, aconselhamos colocar apenas um Ultron-6 apenas, já que o Ultron-14 pode buscá-lo.


Há aqueles que preferem dificultar AINDA mais as jogadas do oponente, adicicionando cartas extras de incapacitações, ou cartas que reduzem a quantidade de ações do seu oponente. Elas não são muito necessárias, mas podem servir para garantir que pelo menos uma carta de incapacitação apareça em todas as partidas.


Para finalizar, alguns cenários podem ajudar para evitar antecipações! Com o efeito de causar 1 ponto de dano penetrante você consegue evitar uma antecipação do seu oponente, se tornando bastante úteis para evitar qualquer baralho defensivo ou de controle. 


E claro... O qual não podia faltar...


Conclusões Finais

Espero que tenham gostado deste baralho. Ele ganha um grande potencial em meio de jogo, ou seja, você vai precisar de duas ou três rodadas para dominar completamente o jogo, em alguns casos você não vai ter esse tempo, então ele se torna bastante arriscado.
Mesmo assim, esse baralho em geral, não sente muita dificuldade em chegar em uma colocação boa em torneios. Vale a pena dar uma testada! Eu criei a minha versão desse baralho, para dar uma olhada, clique aqui.




5 comentários:

  1. "No inicio do jogo, você deve, controlar a situação da cena usando o máximo de ações que causem dano e incapacitem"

    Meio óbvio não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, para jogadores mais experientes, boa parte das dicas que oferecemos são bastante obvias. Mas, devemos estar atento a todos os jogadores, até mesmo aqueles que não conhecem bem o jogo e estão aprendendo a jogar agora.
      Quando me referi a essas ações, estava falando das ações que ao mesmo tempo cause dano e incapacite, por exemplo, na ação impressa do Chicote Negro.

      Excluir
  2. Anderson, suas dicas são excelentes tanto para experientes como para novatos... querendo ou não, até jogadores experientes as vezes tem dificuldades na hora de construir um bom deck.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado HeavenHoods, sempre tento estudar bem os baralhos e fazer um material que seja útil para todos os jogadores. Mas, toda a crítica é boa, pois nos faz crescer e buscarmos um modo de melhorar!
      Fique de olho que semana que vem vai vim muito material novo!

      Excluir
  3. Mestres do Terror sempre terão o meu amor! Esse bicho verde brilhante faz estrago. O pessoal aqui com que eu jogo sempre já sabe... eu SEMPRE uso esse cara. Não importa com o que eu misture, sempre vai ter o radioativo, esconderijo e exaustão!

    ResponderExcluir