Image Map

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Dicas para Draft em Ofensiva Surpresa


Olá galerinha! Hoje eu, Anderson Telles, vim com algumas dicas para você conseguir jogar um bom draft. Então, vamos lá...
Só lembrando que na hora do Draft pode ser que você não consiga montar exatamente como foi dito aqui no artigo, mas a intenção do post é passar dicas e ideias para você conseguir um bom deck quando jogar um Draft de BS. 

Porém, para os jogadores que nunca jogaram um draft em nenhum card game, eu darei uma rápida explicação de como funciona. O normal são 8 jogadores em volta de uma mesa com uma quantidade x de boosters do card game escolhido (para BS os desenvolvedores do jogo recomendam 10 boosters). Então, todos os jogadores abrem um booster ao mesmo tempo e escolhem um card para ficar com ele e os cards restantes são passados ao jogador à esquerda. Então, você escolhe um segundo card da pilha que recebeu do jogador ao seu lado. Depois que acabarem todos os cards, os jogadores abrem um segundo booster e repetem o processo com exceção do sentido (agora passam a pilha que sobra para quem está à sua direita). Terminados os boosters, todos tem cerca de 10 a 15 minutos para montar seu deck com os cards que escolheu com no mínimo 40 cards e máximo 60. Não existe limite de cards iguais para draft.

Na edição passada o site oficial de Battle Scenes mostrou dicas gerais para qualquer Draft que você venha a jogar. O material deles se baseia em estratégias padrões de você conseguir criar um baralho com um grande potencial para vencer os Drafts. Para você ver os artigos deles, clique nos links abaixo:


Mas hoje eu vim falar de algumas dicas específicas de Draft para esta nova edição em particular. Primeiramente, é bom salientar que muita gente (inclusive você) podem pensar que muitas das dicas que darei a seguir serão inúteis já que na hora de escolher os cards dos boosters a realidade pode ser bem diferente. Mas, estou tomando como base cálculos estatísticos para minhas afirmações.

Inicialmente, é bom saber uma média de quantas cartas de cada raridade você conseguirá no draft. Não estou dizendo que você vá ter exatamente esta quantidade de cartas para cada raridade. Mas, a média seria mais ou menos essa:

ULTRA RARA: ~1
SUPER RARA: ~2
RARAS: ~7
INCOMUM: ~20
COMUM: ~40

Como a quantidade de cartas comuns e incomuns é absurdamente maior que das outras raridades, as dicas que eu darei serão baseadas nas cartas dessas raridades!

DECK: ASSALTO SINCRONIZADO


Como o próprio nome do baralho sugere, a estratégia geral é o uso da habilidade de AGILIDADE Assalto Sincronizado. É completamente possível garantir entre 6-8 desta habilidade se sempre que ela aparecer você separar para você, mas em alguns casos é melhor você deixar passar e pegar alguma outra coisa.

Primeiramente, você deve focar nos personagens que têm agilidade:


Se tiver sorte, você pode pegar as Supers e Ultras raras com este poder. Mas, não iremos considerar esta possibilidade, pois dificilmente vão aparecer exatamente a Super ou Ultra que se encaixa neste baralho.

Mesmo Assalto Sincronizado aparentando ser uma carta ruim, ela é uma das poucas antecipações da edição, e isto é bastante forte em qualquer Draft. Além disso, é uma ótima fonte de dano se o jogo demorar e como não há limite de cartas iguais no Draft, você pode colocar muitas dela.

Em relação aos cenários, como o baralho deve abrir rápido, a melhor escolha são aqueles que geram recursos e compras extras. Garantindo de alguma maneira que as habilidades apareçam. Sugiro esses: Desfechos Paralelos, Investida Tática e Pesquisa Solitária.

Perceba que três destes personagens acima, tem LÂMINAS, portante, é possível usar LÂMINAS para ajudar no seu deck. Mas, não pense em encher de habilidades deste poder, procure se focar em Agilidade.

Como nem sempre vão aparecer os personagens ou as habilidades que você está querendo, sempre é bom ter um plano B e pensar em uma outra sinergia. Uma boa opção, neste caso, é você fazer sinergia com MAGIA, buscando a habilidade Tríade Arcana que se fortalece de maneira parecida com o Assalto Sincronizado. Caso fizer isto, você terá que dividir as escolhas dos personagens com Diablo, Encantor, Mary Lebow e Motoqueiro Fantasma.

Finalizando tudo, o baralho deve garantir que a quantidade das habilidades chave seja bastante grande logo nos dois ou três primeiros turnos do jogo. Então, aconselho você usar 40 cartas no Draft! E não ultrapassar este número de forma nenhuma!!

Então, estou estipulando mais ou menos esta configuração de baralho:

PERSONAGENS: 17

3x Wong V1
2x Diablo V1
1x Encantor V1
2x Mary Lebow V1
1x Amadeus Cho V1

HABILIDADES: 14


CENÁRIOS: 7


SUPORTES: 2


NOTAS DO AUTOR

Um estudioso de draft sabe que é completamente viável definir uma base de deck mesmo usando a sorte nos boosters. Eu garanto que é possível você fazer este baralho sim! O único problema é se alguém também pensar em montar este deck! Pois ele possivelmente irá pegar boa parte das cartas que você precisa. Então, depois dos dois primeiros boosters, se não aparecer quase nada que você precisa para criar este baralho, mude de estratégia! Pois é garantido que outra pessoa está criando o mesmo que você!

2 comentários:

  1. Muito legal o artigo.

    Mas eu acho difícil pegar 4x Desfechos Paralelos no draft, é um card que é útil em qualquer deck e dificilmente passará fácil. O resto dos cards listados se consegue sem problemas. inclusive os Assalto Sincronizado e as Tríade Arcana se não tiver mais ninguém tentando fazer um arquétipo parecido.

    É sempre bom ir para o draft com os principais arquétipos de decks do formato na cabeça, acho que outros arquétipos que poderiam render posts criando um deck para draft seriam os baseados em Ataque Energético + Voo, Ataque a Distancia + Super Força e Poder Cósmico + Voo.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho a estratégia de voo boa também com ofensiva aérea. Não chequei a viabilidade dela ainda. Fica ai uma sugestão para um próximo artigo.

    ResponderExcluir