Image Map

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Nova Dinâmica BS - pela equipe MTCG

Olá pessoal para universo desta semana preparamos uma Dinâmica diferente para você confira.


Época de Spoiler, coleção nova chegando e muitas novidades. Entre elas, o anúncio de uma nova mecânica de jogo. Sinceramente eu pensei em habilidades que você pudesse usar após os efeitos das ações do seu oponente (algo parecido com as mágicas instantâneas em Magic) mas o Battle Scenes mostrou que não é cópia e nem pretende ser de nenhum outro Card Game no mercado. Conversando essa semana  com o pessoal do grupo MTCG criamos uma dinâmica que poderia funcionar (na verdade a dinâmica já existe) mas resolvemos aprofundar mais o negócio.

Então vamos ao assunto que realmente interessa.  

Pensamos em fazer uma "integração" de poderes, algo como 2 poderes em uma única habilidade. Isso com certeza iria limitar um pouco as ações e também iria criar uma dinâmica de baralhos mais sinérgicos. Como por exemplo o deck de Homem de Ferro e seus aliados, que compartilham dos mesmos poderes. O Battle Scenes tem algo semelhante, fazer um compartilhamento de poderes entre os personagens em cena, diversificando combinações e possíveis combos entre um poder e o outro.

Análise do primeiro exemplo:



A carta "Em meio ao caos" - IC 69/100  



Aqui vemos o poder de Agilidade interagindo com o poder de Telecinesia começando pelo próprio texto fixo. Na carta diz que um personagem que esteja desde o início do turno e que possua Agilidade, poderá utilizar mais uma ação de Agilidade desde que use uma ação de Telecinesia. Na ação vemos uma bonificação de dano apenas pelo fato de você ter na mesa um personagem com Telecinesia.  O Battle Scenes possui algo parecido com integração de poderes mas não como pensamos.


Aqui tentamos criar uma dinâmica entre o poder de Vôo e Super Força. Simulamos um personagem caindo do céu em cima de um grupo de personagens, dessa forma geramos compatibilidade entre os poderes e dano em todos os alvos caso o personagem compartilhe os poderes representados na carta. Vemos uma necessidade de ter um personagem com os poderes representados, diferente de "Em meio ao caos", que a dinâmica funciona com personagens diferentes, desta forma você adquire uma espécie de "bônus" por obter um personagem com os mesmos poderes que a habilidade exige (mecânica original do jogo, você só pode usar uma ação caso compartilhe do poder da habilidade). Isso torna a habilidade mais usável e muito mais flexível, aceitando muitas opções de jogo, como em um Deck de Ultrons, Homem de Ferro e muitas outras opções. O bônus por obter Super Força é muito aceitável e nos faz pensar muito em usar no deck ou rejeitá-la. Desta forma integramos muitas outras possibilidades.

De onde vocês tiraram a ideia de fazer um card de um poder mas com a ação de outro poder ? Em IC temos a primeira amostra de um card desta forma.


"Pé de cabra encantado" trouxe uma mecânica diferente, e a princípio gerou muitas dúvidas entre as mesas. Afinal, eu preciso ou não de Super Força para utilizar a ação "Golpe de Pé de Cabra"?
A resposta é óbvia, precisa ter Super Força sim para utilizar a ação citada acima.
Mas pra que fazer um card N/A com o poder de Super Força?

Vamos imaginar uma cena. Seu adversário usa uma ação chamada "Desfigurar" (PO-91/100)


Nesse caso, você que é o controlador do personagem que foi alvo de "Desfigurar", seleciona o poder da habilidade. Neste caso, se eu selecionar o poder Voo da habilidade "Aterrizagem Forçada", eu não preciso descarregar os cards de Super força que o meu personagem estiver carregando, e sim os cards de Vôo. Desta forma posso preservar o personagem caso ele não tenha mais nenhum tipo de ações com o poder anunciado.  

Como citado no texto, em IC tivemos uma amostra de um card de compartilhamento de poderes como "Aterrizagem Forçada", isso pode significar que um dia  pode sim haver essa dinâmica em Battle Scenes, com certeza vão estudar melhor que eu e fazer algo realmente funcional.



Em "Fênix Negra" o mesmo acontece, já que o alvo de "Força Fênix" precisa anunciar um poder. Nesse caso ela não especifica de onde vem a fonte do poder, então acredito que você pode selecionar um poder da ação daquele card ao invés de escolher o poder da habilidade. Pra parar um efeito dessa forma é preciso criar habilidades ou ações que limitem a escolha da fonte de poder, seja ela do personagem ou da habilidade. Acredito que isso tudo vai gerar uma enorme dinâmica  para o jogo.   

Uma segunda opção de cards com poderes compartilhados é esta:


Neste caso o personagem que estiver carregando o card com poderes compartilhados é obrigado a ter os dois poderes para conseguir utilizar aquela ação. Desta forma você limita mais o uso da carta, fazendo com que entre apenas em decks que compartilhem exatamente estes poderes.

Espero que tenham gostado da dinâmica que a Equipe MTCG criou.
A carta "Aterrizagem Forçada" é uma parceria. Texto de Kleber Kennedy Menezes e arte de Soso-Donato.



16 comentários:

  1. Discordo totalmente sobre o pé-de-cabra. Ela é uma Habilidade N/A, o que significa que QUALQUER um pode utilizar, não somente quem tem super-força. O que ocorre é que ela "fornece" super-força quando é usada. Isso somente representa que quem usa o pé-de-cabra, quando o usa, está utilizando com uma força a mais, pelo próprio pé-de-cabra. Em termos de dinâmica de jogo, QUALQUER um pode usar o pé-de-cabra, mas ele causa dano de super-força e possui a fraqueza de, se houver algum efeito impedindo o tal personagem de utilizar habilidades de super-força, ele não poderá utilizá-lo.

    Volto a repetir, pé-de-cabra é habilidade N/A e qualquer um pode usá-lo. Habilidades N/A são EXATAMENTE ISSO, qualquer personagem pode usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, houve um equivoco na sua afirmação. Existe uma coisa diferente em "poder da habilidade" e "poder da ação". Por exemplo, se um personagem for imune à AÇÕES de TELEPATIA (bem comum) ele ainda sofreria o 1 de dano da Adaga Psiquica... Sabia disto?

      Pois é... A ação da habilidade não é definida pelo tipo de poder da habilidade. Como assim? Uma carta de um poder pode ter uma ação de outro poder, foi o que aconteceu com o pé de cabra encantado! Inicialmente, quando a carta foi lançada, houve esta dúvida e a resposta para isto foi: é necessário sim, de super força.

      De acordo com a resposta para a duvida, para usar a ação o personagem que utilizar precisa do poder que estiver no canto superior direito da caixa de ação para poder usar. Esta lógica aplica às ações impressas do personagem também, se de alguma forma aquele personagem perder o poder que necessita para usar a ação impressa, aquele personagem não pode usá-lo.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Resposta de quem? Da (nem um pouco confiável) Copag, que cada hora responde de forma diferente a mesma questão, e que altera as regras de acordo com o dia da semana? Ou foi por "consenso"?

      Excluir
  2. Em "Força Fenix" não é o alvo que escolhe, é o CONTROLADOR da Fenix Negra quem escolhe entre o tipo de poder, ou cenário, ou suporte, ou personagem. Ao oponente, somente resta descarregar o tipo de carta escolhida. Nada mais.

    ResponderExcluir
  3. Zetah mesmo sendo uma habilidade n/a a ação tem como poder suer força. Significa que quem usa precisa ter superforça. O simbolozinho ao lado da acao representa oo poder necessário para usar aquela ação. Mas acho q ela não sai com o disfigurar por ser uma habilidade sem poder

    ResponderExcluir
  4. Achei estranho essa mecanica. Porque se a ação do card é de voo a habilidade deveria ser de voo.
    O pé de cabra deveria ser habilidade de super força. Por que habilidades N/A, a sua ação deveria ser utilizada por qualquer personagem. No caso como a ação tem o simbolo de super forca só personagens com super forca, poder utilizar certo!? Então não faz sentido a habilidade ser N/A. Eu acho que a copag se precipitou a colocar essa habilidade como N/A. Nenhum item unico é assim.

    Acho que essa mecanica que voces estão propondo faria mais sentido se a habilidade fosse de voo e no texto fixo tivesse a condição do personagem ter super forca tambem para utilizar a ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz muito sentido, ela sendo N/A fica imune a desfigurar e a Fênix Negra. Porém, pra usar ela deve ter Super Força.

      Excluir
    2. ou seja fere o conceito de habilidade N/A onde qualquer personagem pode utiliza-la.

      Excluir
    3. é diferente uma habilidade ser N/A e a ação da habilidade ser N/A. Pense nisto

      Excluir
    4. Sim eu sei que é diferente. Então o que voce esta querendo dizer que ele "pode" utilizar o card que é N\A, mas se o personagem não tiver super forca ele não vai poder usar a ação do card? Se for isso mesmo, o artigo foi muito mal escrito.
      Olha o video da COPAG "https://youtu.be/t1VOu3tCTp8?list=PLJ1jVZkTwKKMK71CiE7gAuVIA_IPIIEjG"
      Ele fala que o personagem só pode usar um card se tiver o mesmo poder do CARD e não o mesmo poder da ação do card.
      Dai se voce analisar o artigo sobre o card de habilidade (o primeiro) que foi apresentado aqui. O texto fixo delo é redundante porque só personagens com super forca pode utilizar um card de super forca. Desta forma o texto fixo sempre será atendido e sempre terá o bonus, porque para utilizar o card é necessario ter super forca,. Dai se ele tiver super forca e não tiver voo ele pode usar o card, mas não vai poder usar a habilidade (mesmo caso do pe de cabra). Se ele tiver voo, mas não tiver super força, ele não vai poder usar o card e consequentemente não vai poder usar a ação do card. Como ele pode usa a ação que esta dentro de um card que ele não pode usar?
      Na segundo proposta da carta, ela fica ainda fica pior, porque não precisava ter nenhum texto fixo. Era só colocar a ação sendo imprevista. O personagem só utiliza a ação se ele tiver as duas habilidades, se ele tiver apenas uma das habilidades ele nunca vai poder usar a ação.

      Excluir
  5. Gostei da matéria! Também tive essa ideia a muito tempo, mas seria proximo da segunda opcão no qual somente quem tem os 2 poderes da associação poderia usar a ação da habilidade. A cor da carta viria colorida com uma mescla das duas cores do poder e na caixa da acão teria q ter o simbolo dos dois poderes pra mostrar novamente q so quem poderia usar a acão seria quem tem os dois poderes. Ai pensei que poderiam ser habilidades muito boas de rara pra cima em raridade sendo um pouco difícil de vir nas box. Gostei da mecânica sim. Muito bom parabéns e acho essa ideia sim viavel e não é confusa. É bem facil perceber q no pe de cabra a acao é de super-força portanto precisa ter super-força, mas a habilidade é n/a

    ResponderExcluir
  6. A ideia é muito interessante, mas desliza num ponto: como demonstrado no próprio post, "poder" tem dois contextos: o poder do card de habilidade (que só existe em cards de habilidade) e o poder da ação (que existe em outros cards, inclusive de habilidade). Só que DESFIGURAR e FÊNIX NEGRA trabalham no contexto do poder *do card*; já FAZER ESQUECER e trabalha no contexto do poder *da ação*.

    • FÊNIX NEGRA: "Descarregue todos os *cards de habilidade do poder escolhido* (...)".
    • DESFIGURAR: "(...) e então descarrega todos os *cards de habilidade com o poder escolhido* que ele estiver carregando."
    • FAZER ESQUECER: "(...) O alvo não pode usar *ações daquele poder* durante este turno."

    O Pé-de-Cabra Encantado, por exemplo, NÃO pode ser descarregado pela Fênix Negra ou Desfigurar (pois *o card* não tem poder), mas sua ação pode ser bloqueada por Fazer Esquecer (pois *a ação* tem poder).

    ResponderExcluir
  7. Gente, manual de Invasão Cósmica, página 14, tópico "Cards de Habilidade e Usar Ações":

    "Cards de habilidades que um personagem estiver carregando podem representar habilidades extras de que o personagem pode dispor durante a batalha, desde que o símbolo de poder indicado ***no card de habilidade*** seja compatível com algum dos símbolos de poder que aparecem no personagem. (...)".

    Então, no meu entender, um personagem SEM Super Força PODE usar a ação Golpe de Pé-de-Cabra.

    O Pé-de-Cabra Encantado não concede Super Força ao personagem - do contrário estaria explícito "Este personagem ganha {SF}." ou similar, da mesma forma que consta em relação a {AE} e {TP}, no caso do alter-ego DIRK GARTHWAITE. O Cubo Cósmico não concede {SF} ao personagem em função do card do Pé-de-Cabra, pois este é um card N/A, não de {SF}. (CUBO CÓSMICO: "Este personagem ganha todos os poderes dos *cards de habilidade* que estiver carregando.")

    A ação Golpe de Pé de Cabra também não concede {SF} a um personagem que não tem {SF}, mas ela *É* uma ação de {SF}. O que significa que, mesmo sendo o card de habilidade N/A (que pode ser usado por qualquer personagem, e o mesmo se aplica à sua ação), o dano é da ação caracterizado como {SF}; desta forma, o card não pode ser descarregado pela Fênix Negra ou Desfigurar (pois *o card* não tem poder), mas sua ação pode ser bloqueada por Fazer Esquecer (pois *a ação* tem poder).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Ela não fornece Super-força ao personagem que a carrega, mas sim, qualquer um carregando-a pode utilizá-la e ela será uma ação de super-força que pode ser impedida de ser utilizada por outros meios.

      Excluir