Image Map

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Discussão Teórica - Genialidade



Olá, sou Yuri Bittencourt e trago a vocês a coluna “Discussão Teórica”. 

Com o intuito de debater, opinar e ouvir outros jogadores sobre alguns pontos de BS. Neste primeiro post falarei sobre a habilidade Genialidade, onde Ofensiva Surpresa apresentou propostas interessantes.




Battle Scenes inicialmente apresentou suas habilidades muito bem definidas, tendo genialidade como uma habilidade de compra com Invenção e Pensar Rápido e controle de deck com Rede de Espionagem. Todas lançadas em sua primeira coleção, Universo Marvel. Logo após em Evolução Tática: Roubo de Idéias veio com a proposta de, além da compra, o controle da mão do oponente. Uma carta que sendo carregada por Pepper Potts e com Homem de Ferro em cena se torna um perigo para o oponente. Muitos decks utilizavam habilidades e personagens de genialidade nos primórdios de Battle Scenes.

Outra habilidade que possui mais de uma função é Vôo. Que se define com uma premissa mais defensiva e estratégica, com Circundar, Arremetida Veloz, Flutuar, Carregar para Longe, Transporte Aéreo etc. Os únicos métodos de compra eram através de habilidades de genialidade e/ou cenários. Porém em Invasão Cósmica, foi lançada a carta que está entre as melhores do jogo, se não a melhor: Investigação Silenciosa. Ação imprevista, podendo ser utilizada por um personagem no turno em que entrar em cena. Com grande parte dos personagens possuindo o poder voo, a utilização de cartas de genialidade acabou ficando para trás e sua presença no meta game foi reduzida devido ao grande uso Investigação Silenciosa.

Não demorou muito para decks que utilizavam voo, se padronizarem. Pois todos ou ao menos uma maioria, utilizam Asa Vermelha + Falcão + Investigação Silenciosa.
Essa dupla que gera recurso e capacitações decorrente de suas passivas. Dois coringas para qualquer deck e principalmente para os que possuem habilidade de vôo como foco.




Hoje, na minha opinião, voo é a melhor habilidade do jogo. Fazendo praticamente tudo: Dano, Filtro do deck, Compra de cartas, Gera grande quantidade de recursos, etc.
Um jogo onde não se tinha pressa para quem começava jogando, pois era necessário grande quantidade de Recursos para colocar personagens com maior energia em cena como: Hulk e Thor; passou a ser um jogo onde quem começa e se começar com 1 Asa Vermelha e 1 Investigação, já tem um bom inicio de jogo.

Como falar de genialidade e não falar de Wilson Fisk e seus capangas? Um deck muito utilizado e divertido de se jogar. Bronx, um deck que se popularizou ente os jogadores de BS, criado por
Felipe Andrei dos Santos; tem como foco o nosso querido Rei do Crime, porem não deixa de usar Investigação Silenciosa, Asa Vermelha e Falcão, que conseguem acelerar muito bem o jogo.

Invasão Cósmica, além de investigação silenciosa, trouxe Homem Aranha Superior. Personagem com uma ação de custo 0 que lhe permite comprar um card e utilizar mais uma ação de agilidade, elasticidade ou laminas. Iniciativa Vingadores trás outros dois personagens com ações semelhantes: Barão Zemo e Barão Strucker. Porém suas ações são imprevistas. Esse trio se mostra muito forte em decks de lâminas e devido a suas ações, habilidades de genialidade não são tão necessárias para a funcionalidade dos decks que eles compõem.


  
Explosões no Laboratório, uma carta que a partir de seu lançamento se tornou opção para controlar os recursos do oponente ou filtrar os recursos do próprio jogador que a está utilizando. Foi muito utilizada por alguns jogadores, juntamente com Tony Stark e Toupeira Mecânica para atrasar o jogo do oponente.
Genialidade tem potencial para ter cartas com efeitos semelhantes à Investigação Silenciosa e Assimilação Quântica. Mas o que tivemos em Ofensiva Surpresa não foi nada disso, porem não deixou de ser interessante. Talento em Negócios e Tecnoassalto.

Talento em Negócios tem uma passiva interessante para decks de genialidade onde há compra excessiva de cartas. Funcionando muito bem com Amadeus Cho.



Tecnoassalto, uma forte carta devido a sua passiva e que em sua ação permite a devolução de um suporte em cena para a mão de seu dono. Carta presente em muitos decks do atual cenário competitivo. Além dessas duas boas cartas de habilidades, Ofensiva Surpresa trouxe também boas cartas de personagens com genialidade, como o já citado Amadeus Cho e também: Homem Formiga, Jaqueta Amarela, Homem Aranha V3, Cassandra Nova, Mago e Tecnoespião IMA.

Um cenário promissor para decks que possuem grande quantidade de personagens com Geniliadade é Reunião de Intelectos.


Cartas como essas que podem fazer com que o jogo não se torne tão dependente da habilidade de vôo (leia-se investigação silenciosa, rs), quanto aparenta ser.
Um exemplo de deck com esse estilo é o deck Genial, criado por Adriano Silveira Pereira.



Outros poderes fazem funções de compra e filtragem de deck, como Elasticidade (Resgate Enroscado, Atacar e Espionar e Múltiplas Opções), Magia (Influenciar o Futuro, Olho de Agamoto, Estudos Místicos) e Poder Cósmico (Absorver Conhecimento e Assimilação Quântica). Habilidades com poderio de compra, fora genialidade, que conseguem jogar sozinhas sem voo. Assim como outros estilos de decks como exemplo: baralhos focados em cenários e/ou suportes. Possibilidades de decks que possam se inserir, por vezes não tão facilmente, no cenário competitivo.


E você o que acha desse “retorno” da genialidade e a possibilidade de jogar sem fazer uso de investigação silenciosa, assim como outras cartas de vôo, como Incursão Surpreendente?


4 comentários:

  1. Excelente texto, expõe uma preocupação que sempre tive: como gerar recursos num metagame competitivo sem depender de Investigação Silenciosa?
    Genialidade, Poder Cósmico, Elasticidade e até mesmo Telecinésia - na forma de Aceleração Atômica - tem suprido esse papel. Infelizmente, não tão bem como a interação bem explicada de Asa e Falcão com Investigação Silenciosa, aparentemente.

    Vou aguardar as próximas discussões! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! Sempre gostei dos personagens e da mecânica da Genialidade e sou grato por OS trazer essa habilidade de volta a vida! Pena que Investigação estraga tudo kkk

      Excluir
  2. Muito bom o texto Yuri!
    Abriu meus olhos para novas possibilidades e me deu coragem para tirar falcao e asa do meu deck!
    kkkkkkkkkk! (ou não)
    ;~~D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Jogar sem Asa e Falcão é muito possível, mas não Investigação está realmente difícil! kkk

      Excluir