Image Map

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Condições de vitórias e anti-jogo




A fase de contagem regressiva sempre foi um questionamento desde a primeira edição, pois ela ao mesmo tempo poderia ser uma coisa boa, já que lhe oferece mais recursos, e ao mesmo tempo uma coisa ruim já que se você não tiver mais como comprar alguma carta, você perde o jogo. O que geralmente define se a contagem regressiva é bom ou ruim vai depender da quantidade de cartas que vão para os recursos dessa maneira.

Essa fase se torna um terror no meio do jogo se em algum momento você não tiver mais personagens em cena e começar a perder 6 ou mais cartas na contagem regressiva. E em alguns casos, irá acontecer de ficar sem personagens na mão e depender apenas da carta que vai comprar no turno para tentar te livrar dessa situação; e se não aparecer, você sabe que será uma possível derrota. Mas, e se o oponente tiver personagens na mão e quiser perder pela contagem regressiva propositalmente?


CLIQUE AQUI PARA LER O RESTANTE

Em muitos torneios (talvez todos eles), saldo de pontos é critério de desempate. Então, nocautear personagens grandes do oponente para vencer se tornou uma vantagem. E para aqueles baralhos que não usam essa mecânica para vitória? Se tiver alguns baralhos que usam a mecânica de remover o baralho do oponente para ganhar, o desempate por saldo seria desvantajoso.

Já vi casos, que algum jogador ganhar a partida pois seu oponente não tinha mais nenhuma carta em seu baralho, mas mesmo assim, possuía uma pontuação bem menor que seu oponente. Ganhar com saldo negativo é algo que não faz sentido nenhum em primeira vista.

Em outras situações, alguns jogadores começam a fazer contagem regressiva propositalmente até a derrota, com o intuito do oponente não ganhar nenhum ou menos saldo do que ganharia se continuasse a partida. Isso é o que nós chamamos de anti-jogo.

Anti-jogo não é nada mais, nada menos de que burlar algumas regras para se beneficiar em algumas coisas prejudicando o oponente, traduzindo, trapacear! Mesmo não oferecendo nenhuma punição oficial contra isso, fazer anti-jogo é bastante chato e você fica desanimado de jogar futuramente com aquele jogador. Sei bem disso porque isso aconteceu comigo no último torneio.

Há um tempo, algumas pessoas faziam anti-jogo quando faziam uma pontuação boa, depois disso eles começavam a fazer turnos mais demorados propositalmente fingindo que estavam pensando estratégia, com o objetivo de consumir o máximo de tempo possível do jogo. Consumir tempo de um torneio sem nenhum significado é completamente prejudicial para aquele que precisa de tempo para fazer suas jogadas e tentar virar o jogo. Atualmente isso não é um problema grave, pois já existe punição para isso, caso isso aconteça, o juiz pode interferir nesse tipo de jogada, fazendo uma advertência.
"Prefiro perder jogando do que ganhar sem jogar."  - Conversa entre alguns jogadores 
"Gosto de jogar contra ele, pois mesmo perdendo eu me divirto." - Jogador logo após perder uma partida bastante disputada
"Adoro jogar contra os baralhos dele, são os melhores!" - Jogador logo após perder uma partida
Ultimamente, algumas pessoas fazem anti-jogo de outra maneira: desistindo da partida, assim eles ficam com mesma mesma pontuação quando desistiu. E nos casos que alguns jogadores não permitem desistência eles esperam o baralho acabar, ou seja, a mesma coisa da situação anterior.

Quando o jogador faz jogadas pensando em uma estratégia:
  • Quando precisa de bastante recursos para abrir a mesa.
  • Quando ainda está esperando uma habilidade específica ir para os recursos.
  • Quando espera aparecer mais algum(ns) personagens para sua mão.
  • Quando ele nocauteia um personagem que atualmente está inútil na cena em prol de ganhar uma carta que possa ser útil.
Quando um jogador faz anti-jogo:
  • Quando deseja perder propositalmente por falta de baralho.
  • Quando começa render alguns personagens propositalmente para você reduzir e controlar a pontuação ganha pelo seu adversário.
  • Quando você começa a atacar seus personagens nocauteando eles, com intuito de reduzir a pontuação ganha pelo seu adversário.

Infelizmente nós não temos como decidir por conta própria se o oponente está juntando recursos para perder de forma proposital ou por estratégia, o mesmo vale em caso do oponente começar a nocautear seus personagens propositalmente.


Para evitar esse tipo de anti-jogo, pode-se usar essas REGRAS OPCIONAIS, que estão sendo usadas em vários locais do Brasil:
  • Se um jogador vencer por falta de baralho, sua pontuação sobe automaticamente para 15.
  • Você não pode render ou nocautear nenhum personagem seu, caso quando ele for rendido, o oponente junte 15 ou mais pontos. Exemplo: se meu oponente juntou 10 pontos de prêmios, eu só posso render personagens de energia 4 ou menos, pois assim, eu não perderia o jogo.

Notas do autor

Já houve várias reclamações de torneios anteriores por alguns jogadores esperar o cronometro do torneio acabar para finalizar a partida com aquela pontuação. E hoje, não acontece mais isso, pois agora um jogador pode ser desclassificado caso faça esse tipo de anti-jogo em torneios.
Mas, mesmo assim, alguns outros jogadores criaram novas maneiras de se beneficiar de algumas coisas do próprio jogo, como contagem regressiva e perder por falta de baralho, em alguns casos, de nocautear alguns personagens com intuito de oferecer menos pontos para o oponente.
Infelizmente, nesse caso, um jogador não vai saber se é estratégia ou não o que ele está fazendo, para isso, algumas regras opcionais foram criadas para evitar que isso aconteça. Se isso acontecer, e te prejudicar em um torneio, você pode contatar com o juiz.
Agradeço ao leitor que me deu essa ideia de material.


Conheça nossa Pagina no Facebook


Fique ligado na nova promoção MTCG






32 comentários:

  1. - Se um jogador vencer por falta de baralho, sua pontuação sobe automaticamente para 15. - Acho que assim fica bom, senão perder por deck é muito vantajoso. Por exemplo, se está 9 x 9 e um jogador perde por baralho o resultado fica 15 x 9.

    - Você não pode render ou nocautear nenhum personagem seu, caso quando ele for rendido, o oponente junte 15 ou mais pontos. Exemplo: se meu oponente juntou 10 pontos de prêmios, eu só posso render personagens de energia 4 ou menos, pois assim, eu não perderia o jogo. - Esse eu não concordo. Considero a solução ideal para essa situação é o resultado da partida ser sempre 15 (para o vencedor) x XX (pontos que o outro fez), independente de quantos pontos o jogador vencedor fizer, deveria ser sempre 15 o resultado dele. Nesse caso o jogador perdedor não vai ter motivos para render um personagem para perder por menos diferença de saldo, e vai continuar jogando o máximo possível para tentar ganhar mais pontos.

    ResponderExcluir
  2. anti-jogo sempre vai ter e infelizmente não vai acabar, mas essa mecanica do jogo de esperar algumas rodadas de contagens regressiva pra descer os personagens depois eu nunca gostei, eu sei q tem suas vantagens e desvantagens pra qm usa. soh que eh bem idiota a ideia de vc estar com seus personagens pronto pra batalha esperando o inimigo chegar e ele simplesmente nao vem, e seus personagens fikam ali se olhando e comendo pipoca. axo q o jogo precisa de alguma coisa q realmente force seu oponente a colocar personagens em cena no caso de vc jah estar com personagens prontos pro combate por alguns turnos. não faço ideia d como essa regra seria uahuahuahuhuauuahua mas axo q ela eh necessaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem sim Germinal... Você comprar cartas, usar roubo de ideias, arrancar das mãos, ou coisa do tipo vai impedir que o oponente cresça enquanto você cresce... Acredite, quando abre a cena dessa maneira o oponente se torna forçado a abrir o jogo também.

      Excluir
    2. Suportes como topeira mecânica tambem atrapalham bastante quem faz anti-jogo (Chamo de anti-jogo o fato de esperar alguns turnos para ganhar mais recursos, não para perder por deck out propositalmente), pois o jogador acaba ficando com medo de perder aquela habilidade boa para uma topeira mecânica do adversário. Muitas vezes fui obrigado a descer no meu primeiro turno porque meu adversário colocou uma topeira mecânica.

      Excluir
    3. eu me referia a uma regra que force e não uma estratégia do jogador. fora q por mais que sua estrategia force ele a abrir não é certeza de q ele vai abrir. um exemplo de regra que obrigaria o cara a jogar: "se seu adversario tem 3 ou + personagens na mesa, vc não pode fikar mais d 2 turnos seguidos sem baixar um personagem. se vc não tiver personagens na mão vc deve colocar em cena um personagem dos seus recursos carregando metade dos cards possiveis. se nao existe personagens no seu recurso vc perdeu a partida" regra bem doida, mas q ilustra o meu ponto, ou vc bota personagens por bem ou bota por mal, se nao tem como colocar vc perde

      Excluir
    4. Eu discordo, porque gosto dessa ideia do Battle Scenes de você escolher quando quer colocar os personagens em cena e seu oponente não ter como ganhar o jogo (exceto por deckover) enquanto isso, isso torna o jogo mais estratégico que nos outros card games (Magic, por exemplo, onde a velocidade da sua mão inicial muitas vezes influencia mais o resultado do jogo que a sua estratégia).

      Excluir
    5. Acho que uma regra obrigando o adversário a descer personagem não é viável!
      Battle Scenes é um jogo de estratégia cabe a cada jogador montar uma estratégia para combater os adversários. Isso faz com que não haja nenhum deck perfeito e que por pior que seja um deck na mão de um bom estrategista aquele deck fique muito forte

      Excluir
    6. eu entendo que tem toda a questão de estrategia, mas eu acho completamente ridiculo que exista a possibilidade segundo as regras oficiais, de em uma partida um jogador se negar a baixar carta e ficar soh comprando e passando o turno, enquanto o outro jogador ta lah baixando personagem e montando a estrategia. 10 turnos depois akele jogador q nao baixou porra nenhuma perde por deckover, mas o outro jogador não pode fazer nada pra ganhar a partida mais rapido e acabar logo com essa merda (com exceção de algumas cartas que geram recursos pro adversario, mas ainda assim não é uma regra que faça isso). eu vejo como um problema bem grande nas regras essa "partida" ser válida

      Excluir
    7. Micos, pq vc acha anti jogo o cara esperar 2 contagens regressivas pra ir pro jogo? Vc deveria ficar feliz, afinal ele te deu 2 turnos de presente pra vc terminar de montar sua mesa.

      Excluir
    8. Não digo que é algo ruim haha!
      Eu chamo isso de anti-jogo pois aprendi a jogar com isso sendo chamado assim, mas uso essa técnica (muitos que jogam por aqui usam) quando necessário.
      Muitas vezes é vantajoso descer personagens contra jogadores que esperando 2 ou 3 contagens regressivas, mas outras é ruim. Depende muito do tipo de deck e mão.
      Battle scenes é legal por isso :D Nenhuma estratégia é infalível e tudo pode mudar :)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. acho que deve ser melhorada esta situação de pontuação em campeonato e testadas algumas regras durante um certo período do tipo essa que Germinal sugeriu pra dps se adotar uma que der um crescimento para o jogo. veja lados poitivos e negativos com essas regras, em outras palavras, vai gerar novas estrategias....

    ResponderExcluir
  5. Não importam muito as regras, anti-jogo sempre vai existir. Sempre terão pessoas para pensar e criar como fazer isso. O ideal não são regras, mas sim estimular a não fazer isso. Difícil sim, complicado também. Mas em minha opinião, premiando quem jogo direito, já vai inibir um pouco mais esse tipo de atitude.

    ResponderExcluir
  6. #foraantejogo! Prefiro perder lutando.

    ResponderExcluir
  7. Pra mim a regra da contagem regressiva melhorou muito com o limite de cartas na mão. Mas ainda é frustrante perder quando a sua única compra não traz um personagem. Quando vem, se ele entrar morre. Acho que na contagem regressiva, deveríamos comprar uma carta para cada personagem nos prêmios ou algo assim.

    ResponderExcluir
  8. Também acho que a vitória por deck over deveria ser mais visada e melhorada. Tipo, estabelecer uma pontuação não fixa pra quem ganha assim. Gosto da ideia de existir várias formas de se ganhar um jogo, no BS, só exploramos a dos pontos de vida.

    ResponderExcluir
  9. Engraçado como as pessoas encontram um meio de se dar bem em qualquer coisa, até quando tá perdendo em uma partida. Acho esse negócio de anti-jogo um saco, mas também é muito ruim continuar jogando quando vc tá levando uma peia e não vem os seus personagens bons. Acredito que com o tempo essas regras de vitória e derrotas serão reformuladas.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. [1] Acho bem nebuloso falar em punição por "anti-jogo" pois isso cria precedente pra começar a se cortar certas escolhas de decks (sejam agressivos ou de deckover), já que a percepção de fair play varia do jogador. E também acho errada a interpretação simplista de que "anti-jogo" é o mesmo que trapaça. Trata-se de uma manipulação, sim, mas dentro do escopo das regras propostas do jogo ou torneio. Anti-jogo, pra mim, são manobras que tendem a deixar o jogo enfadonho, repetitivo, tedioso, e às vezes até injusto... aí sim, desanima de jogar.

    Eu, por exemplo, não gosto daquele combo do turno infinito. Acho um colossal pé-nos-ovos. Acho que Despedaçar a Realidade deveria ser reformulada/reeditada (*), pois a vantagem de se ter um turno completo a mais tende a gerar um desequilíbrio bem marcante. Quando estou contra um adversário que conseguiu fechar o combo, largo a partida de mão e começo a navegar na Internet no celular enquanto ele fica se masturbando com o deck. Eu acho esse combo uma colossal falta de fair play, é chutar cachorro morto, porque não dá chance do adversário reagir (e não há como sustentar antecipação por muitos turnos seguidos pra tentar quebrar o combo). Mas, enfim, a regra permite. Fim de papo e bola pra frente. Aguenta e tenta recuperar na próxima partida.

    (*) Sugestão de regra opcional: Despedaçar a Realidade, ao invés de ser descarregada, vai pros prêmios e vale 1 ponto pro oponente. Logo, seriam no máximo 3 turnos extras numa partida.

    ResponderExcluir
  13. [2] De forma similar, tem o pessoal que não gosta da famigerada "retranca" (segurar vários turnos na contagem pra abrir a mesa com N personagens numa paulada só), como o Germinal comentou aí em cima. Também acho meio chato, porque torna o jogo enfadonho: eu tô lá, com minha mesa montada, e tenho que ficar mais 10 turnos esperando (**) o jogo do outro engrenar porque ele não se decidiu se começa com o Mystério ou atacando com Concentrar Poder. É chato, mas a regra permite. Até porque, se não fosse isso, decks mais pesados (de personagens mais altos, tipo Sentinelas ou Ultrons) não seriam muito viáveis. Deu pra bola.

    O negócio é que, pra se valer da contagem regressiva, tem que tem um certo sangue-frio. Se manter na contagem enquanto o oponente arma sua mesa significa mais cartas caindo, e o risco de personagens chave de algum combo irem pro saco.

    (**) Sugestão de regra opcional: o número X de cartas derrubadas na Contagem é multiplicado pelo número de turnos *consecutivos* que o jogador está sem personagem em cena: X no 1º turno, 2X no 2º turno, e assim por diante. No momento em que ele colocar o primeiro personagem em cena, a contagem zera e o multiplicador volta pra 1. Se perder todos os personagens, retoma a progressão.

    ResponderExcluir
  14. [3] E, quanto ao lance de pontuação de dano X deckover... sou da filosofia de que um jogo com o nome de "BATTLE Scenes" (ou "Cenas de BATALHA", na boa língua de Camões) tem que dar prioridade ao combate mesmo, e não a tentar "acelerar" o final da partida de forma artificial - imaginem, num Street Fighter da vida, o contador de tempo zerando e a luta encerrando; o deckover é só uma releitura disso, só que com dois decks como contadores: o primeiro que zerar encerra a luta. Claro que, no momento em que existem diversas cartas que se valem deste aspecto (sobreturo o Galactus), não é só questão de ignorar a regra do deckover, mas fazer com que esse desfecho de jogo seja entendido de uma forma *complementar* à pontuação de dano. (***)

    Sou totalmente contra considerar vitória por deckover como igual a 15 pontos, porque ele tende a desvalorizar decks de dano. Fulano se arma até os dentes pra causar XYZ de dano num turno e toma uma ruim de um Galactus com Ação Dupla e o maldito combo de turno infinito, SEM CAUSAR UM MÍSERO PONTO DE DANO. Aí não dá.

    (***) Sugestão de regra opcional: derrota por deckover fecha pela pontuação parcial com alguns modificadores: (A) se o vencedor já estiver com mais pontos, mantém-se a pontuação igual; (B) se a pontuação estiver empatada, o vencedor ganha +1; ou (C) se o vencedor estiver com menos pontos, a pontuação de ambos simplesmente se invertem (o vencedor ganha a pontuação maior do perdedor; o perdedor leva a pontuação menor do vencedor). Isso faz com que, se algum cretino ficar só na contagem pra perder, dá 1 ponto pro adversário; e, se começar a sacrificar personagens pra depois dar deckover, corre o risco de dar a sua própria pontuação "manipulada".

    ResponderExcluir