Image Map

sexta-feira, 12 de julho de 2013

[Deck] Controle e Descarte




Falaê, moçada, beleza? Acompanhando o post do nosso mentor Ivan sobre os decks de descarte, eu vou aproveitar pra fazer o que eu acho que seria um bom deck nesse aspecto. Carinhosamente e "trocadilhamente" eu o chamo de Renè Descartes. Primeiro porque o nome do cara já é sugestivo, haha, e segundo porque ele foi um grande pensador do século dele, e, nesse deck, você tem que pensar bastante, pois as possibilidades são muitas e qualquer erro significa uma derrota.


Bom, vamos ao decklist e depois suas considerações.

Personagens: 20                                                   

3 Dr. Destino               
3 Fênix                      
3 Magneto                                     
3 Capangas do Rei                                
3 Professor X                                                       
3 Rei do crime                                                      
2 Vampira                                                           

Suportes: 5     

                                                            
3 Máquina Diabólica
2 Esconderijo Secreto

Cenários: 9

 
2 Onda de Pânico
3 Sem Trégua
2 Ret. Estratégica
2 Reunião de Intelectos

Habilidades: 26


2 Carregar para Longe 
3 Despedaçar Realidade
3 Poltergeist
3 Invenção
3 Chantagem
3 Paralisar
3 Circundar

3 Pensar Rápido
3 Desatomizar


OBS Rápida: Algumas pessoas sempre sugerem, mas eu não coloco o Wolverine na list, nem mesmo pra "pegar o lugar" dele antes que o meu oponente na minha mesa. Se o oponente tiver um em cena, cartas como Fênix, Magneto, Rei do Crime(combado), Carregar Para Longe, Paralisar e Circundar farão o trabalho de segurá-lo!

Analisando Personagens:


Dr. Destino e Magneto: São personagens-suporte essenciais com seus mecanismos e variedade de poderes. Podendo utilizar um leque muito grande de habilidades, deixando você mais confortável com sua estratégia. Além de serem vilões, para acionar Máquina Diabólica.


Fênix e Professor X: São personagens que além de terem poderes que vão combar com as habilidades, possuem ações que atrasam a estratégia do oponente.


Rei do Crime e Capangas do Rei: Combo importante para "travar" personagens fortes do oponente. Fora que o Rei do Crime possui genialidade também, poder essencial no deck e é um vilão (Máquina Diabólica).


Vampira: Coringa de qualquer deck.


Analisando Suportes:


Máquina Diabólica: Se não for a carta mais importante, está entre elas. É a carta de "ataque" principal do deck.


Esconderijo Secreto: Como no deck existem muitos vilões, é um bom suporte de proteção para os personagens.

Analisando Cenários:


Onda de Pânico: Cenário importante para descarte do oponente. Além de ser um bom gerador de recursos.

Sem Trégua: "Travar" algum personagem oponente forte ou deixar um personagem forte seu intocável.


Reunião de Intelectos: Ótima carta de compra de cartas.


Retirada Estratégica: Alguns personagens importantes podem ser alvos fáceis, este cenário é essencial em sua estratégia.


Analisando Habilidades:

Carregar para Longe, Circundar e Paralisar: Habilidades com um teor de defesa. Uma observação valiosa é que Carregar para Longe vai fazer com que o deck do seu oponente adicione mas cartas, já que ela vai fazer com que o personagem e os recursos carregados nele sejam reembaralhados no deck, fazendo com que o deck dele "cresça" novamente, e isso, é exatamente o oposto da intenção desse deck. Então, muito cuidado ao usar essa carta.

Poltergeist e Desatomizar: Essas habilidades são parte do seu "ataque".

Invenção e Pensar Rápido: Essas habilidades são essenciais para apressar o jogo. Colocar em jogo todas as estratégias possíveis logo (acredite, são muitas).

Despedaçar Realidade: Carta muito importante para ganhar turno e restruturar seu campo e estratégia.

Dicas e Considerações:

Bom. Primeiramente eu gostaria de dizer que esse deck é extremamente difícil de se jogar. Existem muitas estratégias possíveis, muitos movimentos, quase todos personagens usam quase tudo, fazendo com que muitos jogadores se percam durante o seu turno, e, por consequência, o jogo. Minha dica é: Não desista. Esse deck pede muita prática, então pratique. Faça simulações, chame alguns amigos pra jogar em fase de testes, se acostume com as cartas e jogadas. Faça sempre uma avaliação depois do que você poderia ter feito pra ganhar. E acredite também, esse deck tem potencial pra ganhar de qualquer deck competitivo hoje. Eu não digo que ele é forte, mas afirmo que ele é bom o suficiente pra poder vencer boas partidas.

Algumas vezes será interessante esperar um pouco antes de colocar personagens em cena para acumular recursos e descer uma estratégia mais consistente. Mas, em contrapartida, o objetivo é fazer o oponente descartar, então, descendo personagens rápido antes do oponente, já fará com que ele descarte algumas cartas de início.

Outra coisa, assim como toda decklist, essa também está sujeita a alterações. Então, se for perceptível e necessário a mudança de algo, mude e teste.

Lembre-se que seu objetivo é fazer com que seu oponente não tenha mais cartas do deck dele. Então é interessante fazer com que alguns personagens seus de pouca energia sejam derrotados para uma maior efetividade de Máquina Diabólica e Desatomizar.

Outra dica importante é: Veja bem quais personagens colocar em cena, as habilidades que eles terão, suportes deles e cenários, já que a maioria deles são frágeis.

E a dica mais importante de todas: Divirta-se!



3 comentários:

  1. Reuniao de intelectos listada 2 vezes??

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jorge. Correção realizada.

    ResponderExcluir
  3. Senti falta da Mullher Invisível nesse deck... ela pode usar o poltergeist, custa apenas 3 e ainda pode usar o carregar pra longe e dar escudo para defender um outro personagem seu. Acho que seria válido o teste. Eu colocaria no lugar da Vampira.

    ResponderExcluir