Image Map

sexta-feira, 12 de julho de 2013

[GAMES] X-Men Mutant Apocalypse

Buenas!
O jogo X-men Mutant Apocalypse é um grande jogo! Passei muitas horas jogando ele. Porque? Simples! Ele é muito bom! Um clássico do Super Nintendo, com um bem desenhado gráfico e uma trilha sonora que deixa nada à desejar para os padrões da época.

 
 Informações Gerais:

Ano de lançamento: 1994
Console: Super Nintendo
Fabricante: Capcom
Gênero: Ação
Número de jogadores: 1


O jogo X-Men: Mutant Apocalypse foi produzido pelo competente time da Capcom, sendo protagonizado por cinco mutantes: Ciclope, Wolverine, Fera, Gambit e Psylocke.  

Eles são enviados pelo professor Xavier em uma missão especial na ilha de Genosha, onde outros mutantes são mantidos como prisioneiros, mas mal sabem eles que isso é apenas a “ponta do iceberg”! Durante o jogo vários vilões famosos da série irão dar as caras, tais como os mega-poderosos Apocalypse e Magneto, este último podendo ser considerado como o grande arqui-inimigo dos X-Men.

Inicialmente o jogador terá que jogar uma fase com cada um dos cinco personagens principais, para depois poder escolher livremente com qual quer jogar o restante do game, sendo possível trocar de personagem entre uma fase e outra. Cada um dos personagens principais possuem suas próprias características e habilidades, e para complicar um pouco há fases no decorrer do jogo que são praticamente impossíveis de se passar sem o uso de um mutante específico, o que acaba tirando um pouco a liberdade de poder escolher com qual jogar e o pior é que o jogador descobre isso da pior maneira possível: escolhendo o mutante errado e perdendo vidas até “descobrir” aquele que possuiu as habilidades necessárias para passar tal fase.

Gráficos


Clique na imagem para ampliá-la!Os gráficos do jogo são excelentes, totalmente baseados no desenho dos X-Men, dando até a impressão que você está diante de mais um episódio da série só que desta vez você pode controlar os personagens principais! Os detalhes encontrados nos personagens e inimigos, principalmente nos gigantes robôs sentinelas que aparecem durante o jogo como chefes, são de impressionar e a animação dos mesmos também está perfeita!
Os cenários são bem variados e ricos em detalhes e vários locais que foram vistos no desenho animado podem ser explorados durante o jogo, fazendo a alegria dos fãs! Nada melhor do que invadir a estilosa base secreta de Magneto e ainda conseguir sair de lá vitorioso! Supera e muito o jogo do Mega Drive.

Efeitos e Trilha Sonora


Clique na imagem para ampliá-la!
Os efeitos sonoros são excelentes. Tudo está totalmente condizente com os sons que são vistos no desenho animado, seja o som das guarras do Wolverine cortando e dilacerando os inimigos ou o som das rajadas óticas de Ciclope, tudo foi feito na medida certa. Não há onde colocar defeitos ou do que fazer reclamações, pois todos os efeitos do jogo realmente conseguem cumprir de forma totalmente satisfatória o papel que eles tem que desempenhar no jogo, fazendo com o que jogador realmente se sinta no comando dos poderosos X-Men! Só faltou algumas vozes digitalizadas para que tudo ficasse ainda mais perfeito!
A trilha sonora é muito boa e mais puxada para o rock. Os temas são em sua maioria extremamente empolgantes, lembrando até um pouco do trabalho que a Capcom fez com a série Mega Man X. Em temas como os que rolam nos momentos em que se vai enfrentar os chefes, dá até para perceber o som de um baixo fazendo slap, que mesmo não sendo o som de instrumento real, ficou bem bacana. São pequenos detalhes que só mostram todo o cuidado e talento do time da Capcom em criar melodias e sons que ficam na sua mente por dias! Aumente bem o volume quando estive jogando Mutant Apocalypse pois a trilha sonora é realmente ótima! Se for jogar o X-men do Mega Drive, deixe no Mute, pois os efeitos são terríveis.

Jogabilidade


Clique na imagem para ampliá-la!A jogabilidade é ótima! Muitos dos golpes dos personagens são executados como no maior clássico de luta da história, que não poderia ser outro jogo senão o lendário Street Fighter II, ou seja, faça o “manjado” comando “meia lua pra frente mais botão de ataque” para que os personagens do jogo executem golpes especiais. Com este básico comando Ciclope pode lançar suas rajadas óticas e Gambit suas cartas explosivas, só pra citar alguns exemplos.
Cada personagem possui suas próprias características e suas vantagens e desvantagens, além é claro, de suas habilidades únicas. Wolverine por exemplo, pode escalar estruturas laterais usando suas guarras e Fera pode até mesmo ficar pendurado em estruturas horizontais.

Dificuldade


Clique na imagem para ampliá-la!A dificuldade é crescente, com vários inimigos espalhados pelas diversas fases do jogo e trazendo sempre chefes que irão testar as habilidades dos heróis mutantes. Como já citado anteriormente, algo que realmente torna o jogo mais difícil é quando se está na etapa em que se pode escolher livremente os personagens, pois mesmo o jogo dando esta liberdade de escolha ainda sim há fases que só poderão ser passadas por determinados personagens e o jogador é que terá que descobrir isso, seja apostando na sorte ou perdendo algumas vidas até encontrar o personagem correto para passar tal fase.
X-Men: Mutant Apocalypse não é um jogo impossível de ser terminado, mas que ele dá um bom trabalho aos jogadores isso é inquestionável, quando eu era mais novo, nunca consegui finalizar o jogo, só aos meus 14 anos, que realizei essa grande conquista. Algumas estratégias devem ser usadas para derrotar certos chefes, sendo que se limitar a partir para cima atacando como um “descontrolado” nem sempre será a melhor coisa a ser feita. Destaque para o inimigo final, o poderoso Magneto, que é bem complicado de ser derrotado, fazendo com que o jogador tenha que esperar o momento certo para atacá-lo, já que o mesmo possui um campo de força que só perde seu efeito em determinados momentos durante a batalha com ele.

Conclusão


X-Men: Mutant Apocalypse é para mim o melhor jogo com os heróis mutantes mais famosos do planeta! A escolha da Capcom para fazer o jogo foi algo determinante para criar algo realmente legal, divertido e viciante!
Mutant Apocalypse é um dos melhores jogos de ação do Super NES com toda certeza! Se você que está lendo esta análise ainda não conhece este jogaço, não perca mais tempo! Seja no console ou via emulador, X-Men: Mutant Apocalypse é um game que merece ser jogado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário