Image Map

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Táticas MTCG - Aspectos Mentais

Tudo bom galera, vou iniciar essa nova seção que será dedicada a ajudar os jogadores novatos e até os experientes a conhecer algumas táticas e estrategias, além de aprender a usar alguns macetes que podem ser usados não só no BS como em outros Card Games (TCGs).


Vou abordar alguns aspectos mentais do jogador. São fundamentais para o sucesso ou fracasso.


Muitos jogadores sofrem com o Nervosismo inicial. Jogadores experientes reconhecem os jogadores novatos pelo nervosismo e isso lhes concede uma enorme vantagem. O nervosismo se apresenta de várias formas, desde uma falta de confiança no falar o que pretende fazer em uma determinada ação, no atropelo das fases, na inquietação e principalmente na afobação. Como lidar com isso? Superar o mais experiente? Vamos a algumas dicas!

Nervosismo: Para minimizar o nervosismo na hora do jogo tente relaxar. A melhor dica é ficar embaralhando o seu deck antes de começar a partida, sim, embaralhando o deck, isso te distrai e diminui seu estresse aumentando seu foco. Outra coisa é evitar olhar o que o seu oponente esta fazendo, muitos jogadores experientes tratam os oponentes com indiferença e isso enerva o jogador novato, se distraia com outra coisa, olhe ao redor, respire fundo e tente relaxar. É um jogo, então tente se divertir antes de tudo. Se é para ficar irritado, então é melhor procurar outra atividade para fazer.



Confiança: A confiança é algo que vem com o tempo, mas pode muito bem ser simulada. Confie no seu deck! Conhecendo todas as suas possibilidades de uso previamente, quando comprar uma carta, por pior que ela seja, não demonstre. Quando colocar personagens, cenários ou suportes em cena, faça com determinação, evite frases que demonstrem dúvida sobre o que você está fazendo, por exemplo: "não sei se devo colocar isso agora" ou "vamos ver se dá certo". Jogadores experientes sabem que tais frases são uma verdadeira falta de confiança no deck. O mais importante, conheça tudo sobre as cartas que estão no seu deck, tire todas as dúvidas possíveis sobre suas utilizações.


Concentração: Isso é bem importante, respeite a ordem do jogo e suas fases, não é por que você percebeu que conseguirá fazer uma ótima jogada que deve atropelar as fazes anteriores e partir para o combate, isso é afobação, tudo ao seu tempo. Use o turno do oponente e principalmente a fase de antecipação que ele te concede antes do combate para analisar todas as possibilidades, esses são os melhores momentos para você se preparar para o seu turno. Faça o passo a passo naturalmente, compre sua carta, capacite quem precisa ser capacitado, coloque cartas em cena se puder e se irão te auxiliar, verifique se está realmente preparado e se já fez tudo que podia antes de ceder a Antecipação para seu adversário. Aí sim ataque com a estrategia que você bolou no turno do seu oponente. Também é importante ficar concentrado na partida o tempo todo. Distrair-se com estímulos externos é um grande erro, pois gera perda de foco, de estratégia e provavelmente a sua partida também será perdida.


Inquietação e Afobação: Essas são dicas comportamentais. Apresente-se cordialmente ao seu oponente, isso demonstra que você esta focado e levando a sério seu combate, seja organizado, só tenha em mãos o que você irá usar de verdade, decida quem irá começar a partida antes de qualquer coisa e nunca, mas nunca fale mais do
que o necessário (ser o Loro José não combina com TCG), o nível de concentração varia muito de jogador para jogador.  O experiente pode tirar toda a sua concentração e foco com assuntos diversos e mesmo assim manter seu foco no jogo. Sim, isso acontece e muito, fique esperto!

Sei que o texto foi longo mas espero ter ajudado, acompanhe nosso site e espere mais dicas e táticas de jogo, abraço a todos e boas partidas.

Um comentário: