Image Map

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

E essa tal de Anti-mirror para torneios?

Buenas.
Uma questão que vem aumentando a medida que novos torneios estão sendo realizados é a regra anti-mirror. Não estou falando daquela que está no manual básico de regras, não mesmo. Falo de uma específica que está sendo usada para torneios. Porque? Isso realmente muda para o jogador?
Vamos desmembrar esse "bicho" e ver o que iremos achar.


Vamos as regras, antes de qualquer argumentação:

Regra original (do manual)
Se um determinando card de personagem ou suporte estiver em cena, um outro personagem ou suporte de mesmo nome que seja colocado em cena será imediatamente movido para a pilha de recursos, juntamente com todos os cards que estejam anexados a ele.
Exemplo: Seu oponente tem uma Fênix em cena. Isso significa que, se você colocar em cena sua própria Fênix, ela será movida para sua pilha de recursos.
--------------------------------
Agora vamos as regras que  foram criadas como sugestão para torneios. (Fonte: site oficial Battle Scenes)


♠Regra de Rendição*
Durante a Fase de Preparação, uma nova etapa foi adicionada, conforme especificado a seguir.
Na Fase de Preparação, pode-se…
Etapa 7 – nocautear um ou mais dos personagens que estiverem em cena sob seu próprio controle desde o início do turno, descarregando os cards que aqueles personagens estiverem carregando, e colocando aqueles personagens nos prêmios de seu oponente. Para cada personagem que você nocautear desta forma, você pode comprar um card de seu deck.
Deve ser levado em conta que todos os efeitos relativos ao nocaute de personagens acontecem normalmente neste caso. Pode-se, por exemplo, ‘render’ um personagem substituindo-o por um  card de personagem de mesmo nome logo a seguir. A situação é idêntica a um nocaute de personagem por dano, com a diferença de que o jogador receberá um card como recompensa por ter rendido seu personagem.

♠Regra Anti Mirror* (a polêmica mora aqui)
Se um personagem estiver em cena, qualquer jogador que colocar em cena um card de personagem com o mesmo nome que aquele irá desencadear o seguinte efeito:
- o personagem original será descarregado (os cards ligados a ele serão colocados nos recursos de seu dono) e deverá ser colocado nos recursos de seu dono;
- o segundo personagem será descarregado e deverá ser colocado nos prêmios do oponente do jogador que o tiver colocado em cena.
Por exemplo, se houver um Wolverine em cena, a colocação de um segundo Wolverine em cena fará com que ambos os personagens sejam descarregados, o primeiro sendo colocado nos recursos de seu dono, o segundo nos prêmios do oponente do jogador que o tiver colocado em cena.
Vale lembrar que as regras para colocação de personagens em cena devem ser respeitadas neste caso, e que essa regra não se aplica a cards de suporte.

♠Regra de Trocas *
Na Fase de Preparação, pode-se…
Etapa 8 – descartar um card de personagem com o mesmo nome de um personagem em cena e controlado por um oponente, e então comprar um card. Pode-se repetir essa operação quantas vezes se quiser.
IMPORTANTE: Por serem regras que atuam em relação a um mesmo problema do jogo, recomenda-se NÃO usar a Regra Anti Mirror em conjunto com a Regra de Trocas em um mesmo torneio.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Regra de Rendição e Regra de Trocas já são oficiais e já estão no manual básico! (confira aqui) 

Tudo alinhado, portanto nosso debate será somente dessa nova regra anti-mirror. Pois é nela que está a polêmica.

A polêmica está sendo ocasionada porque muitos jogadores em suas partidas ocasionais não usam essa regra. Não afirmo isso baseado em um ou outro relato, mas sim em vários relatos.
Alguns chegam ao ponto de mudar o deck achando que é uma melhor estratégia.
Adianta? Claro que não. O ideal é dominar a estratégia dessa regra, pois ela muda a forma que deve ser realizado o combate.

No facebook está acontecendo uma enquete.  Onde até agora o uso da regra anti-mirror que está no manual seja usada em torneios está ganhando o dobro de votos.

Tem argumentos na defesa e contra. Um dos favoráveis é promover viradas de jogo bem interessantes. Ela promove também uma diminuição no tempo das partidas. 
E contra posso citar que essa regra de torneio gera mais vantagem pra quem esta usando, imagine um Dr.Destino, ou qualquer outro vilão com genialidade dentro de um esconderijo secreto, ao usar o anti-mirror, será derrubado 2 coelhos com 1 só cajadada, tornando assim mais fácil detonar um esconderijo ou qualquer outro suporte vinculado ao card.

Recebi um report de um jogador que ele colocou alguns cards no deck, aos quais não pertenciam a estrategia base, apenas pela possibilidade de um anti-mirror bem dado na hora certa. Loucura? Estratégia?

O fato é o seguinte: Vários torneios estão usando essa regra, (o da arena BDG não vai usar). Torneios grandes e pequenos, alguns usam, outros não... 

=>Proponho que essa regra anti mirror comece a ser usada pelos jogadores nas partidas for fun. (para quem não usa) e quem usa, jogue usando as regras corretas. Só assim o debate irá melhorar. Sugiro a todos que vão jogar e criar torneios deixem de forma bem clara qual regra anti-mirror será usada. Pois ele muda o modo de jogo. Porém destaco que essa regra de anti-mirror alterada não será oficializada. 
O manual de regras sugestão para torneios não propõe essa regra de anti-mirror(LINK)

Agora, vamos ao debate (to the war!)

17 comentários:

  1. Jose Carlos Loureiro Jr23 de agosto de 2013 às 09:59

    Pessoalmente prefiro a regra da troca à regra anti-mirror, e odeio a tal fase de rendição... mas acho mais importante a unificação de regras entre os torneios do que a defesa de uma ou outra regra

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  3. Acho absurda essa regra anti-mirror. Ela distorce completamente os decks. Sou contra.

    ResponderExcluir
  4. Ainda prefiro usar anti-mirror, só que embaralhando ambos personagens nos decks e cada jogador comprando um card.

    ResponderExcluir
  5. Eu achei ridicula essa regra nova! Joguei no torneio da hot, era duelos só dessa merda de regra! Eu voto em cair fora essa porcaria e usar a regra normal de mirror!

    ResponderExcluir
  6. Ae que tá José. A regra de Rendição e Trocas já são oficiais. Até já foi atualizado no site da copag. Agora essa anti-mirror eu também não gosto. Propus usar como padrão essa regra pois a maioria dos torneios estão usando. Henrique, compreendo a sua indignação e concordo com o Felipe. Acho que é uma regra que distorce.

    ResponderExcluir
  7. Acho que essa questão do anti-mirror foi uma falha da equipe de desenvolvimento do jogo, que não previu estas partidas com personagens bastante iguais. Aí, não padronizaram e, agora estão tentando resolver o problema com regras alternativas.
    A anti-mirror que está sendo utilizada nos torneios tem seus prós e contras, mas, no fundo, sou meio contra ela. Na verdade, a própria mecânica do jogo permite que, caso você tenha em mãos uma carta igual a uma que já está em cena pelo lado do seu oponente, você pode, por exemplo, dar outra utilizade para aquela carta, como descarta-la para a utilização dos recursos ou ainda capacitar os personagens que você já tenha.
    A verdade, é que essa regra anti-mirror dos torneios dá muita raiva quando você está com um personagem em cena, e o oponente o nocauteia com um igual. Acho que a abolição levaria os jogadores a pensar em mais alternativas de variedade nos decks para não ficarem impossibilitados de baixar um personagem porque alguém baixou primeiro.

    ResponderExcluir
  8. Jose Carlos Loureiro Jr23 de agosto de 2013 às 14:41

    A regra da rendição tem os mesmos problemas da anti-mirror... Acho que ela reduz as estratégias durante o jogo, que já não são muitas... Se a Copag oficializar a anti-mirror e manter a rendição, cartas como chantagem ou sem trégua deveriam ter uma errata que possibilitassem a escolha de novos alvos caso o alvo inicial saia de cena... Pelo menos o sistema de ranking pune quem perde pontos, então como redução de danos é tentar fortalecer o ranking e torcer para que nunca exista sideboard em BS, porque senão o jogo vai se resumir a troca de personagens na fase de preparação...

    ResponderExcluir
  9. Ivan Rocha Dos Santos23 de agosto de 2013 às 14:47

    Concordo plenamente com você João, dês de o começo eu fui contra essa regra e a favor da original, e olha que eu sofri com isso no primeiro torneio que participei, o jogador oponente baixou Thor e homem de Ferro na minha frente,e eu tinha na mão Thor, homem de Ferro e Hulk, o que eu fiz, baixei o Hulk e derrotei o Homem de Ferro, e depois coloquei o meu e jogo. Simples. Mas caso eu não quisesse sofrer com isso era só fazer como o Felipe Andrei que utiliza muitos personagens que não são visto na maioria dos decks top, e ainda fica bem colocado no ranking.

    ResponderExcluir
  10. Ivan Rocha Dos Santos23 de agosto de 2013 às 14:49

    Estamos juntos nessa Felipe.

    ResponderExcluir
  11. Esse seu exemplo é perfeito Ivan. Considero isso uma verdadeira estratégia, não simplesmente dar prêmios e tirar o outro de campo. Eu ia citar esse teu exemplo, mas que bom que você comentou ele! ^^

    ResponderExcluir
  12. A rendição é mais leve José, pois ela só permite a compra, Usamos ela no torneio e foi bem tranquilo. Agora essa nova anti-mirror, não gosto.

    ResponderExcluir
  13. Bem lembrado. O ranking joga lá para baixo quem vence com scores de 15-12 ou algo do tipo. Acredito que essa anti-mirror nova não será usada devido ao sistema de ranking.

    ResponderExcluir
  14. Esse seu exemplo descreve bem como realmente e simples esperar o momento certo. Colocar outros personagens, matar e colocar o seu em cena...sem perde-lo, sem dar pontos ao oponente!
    No TCG de star wars tinhmosa um caso parecido. Mas la o personagem ficava em stand by. Matei o personagem do oponente, o meu, q era igual o dele ,entrava em jogo na hora, ate mesmo podendo atacar no mesmo turno. Ou seja. Ele era posto em cena, mas fica em stand by ate poder entra. Quase um: opa!!! troquei de lado to aqui agora

    ResponderExcluir
  15. é uma possibilidade. Mas o sistema de ranking vai prejudicar quem ficar no "troca-troca" de personagens, afinal vencer por 15-14 vai te ajudar em nada...

    ResponderExcluir
  16. Apesar de ser bem amarrada, prefiro a regra original. Essa regra anti-mirror induz muito o metagame NMO.

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto bastante dessa regra anti-mirror, blz, se vai perder o personagem, mas o cara vai te dar prize e também vai perder uma carta, sim ela valoriza cartas como convocar reforços e desvaloriza outras como esconderijo, mas isso vai ocorrer com qualquer regra. Eu gosto dela.

    ResponderExcluir