Image Map

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Diferenças entre um pró player e um jogador comum.

Olá pessoal Pensador aqui novamente e dessa vez vamos refletir sobre as diferenças entre um pró player e um jogador comum, ou seja aquele jogador que corre atrás de campeonatos e está sempre buscando o topo do ranking e um jogador comum que joga entre os amigos ou na loja de sua cidade.

Estou consciente, assim como todos que Battle Scenes ainda não possui um ranking nacional, muito menos campeonatos sancionados. Oo mais perto disso são pequenos rankings regionais organizados pelos jogadores ou até o ranking organizado pelo site MTCG, mas estamos muito próximos de um ranking nacional e com isso surgira um novo tipo de jogador o famoso pró player. 

Mas afinal oque é um pró player? 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/af/Theodoor_Rombouts_-_Joueurs_de_cartes.jpgPró player é aquele jogador que vai atrás dos campeonatos, que está sempre buscando melhorar e evoluir constantemente. Muitas vezes o custo da viagem para se jogar um campeonato é muito maior que a premiação, mas o pró player está em busca de algo muito maior que a premiação, ele está em busca de status. Em busca de ser o melhor, em busca de algo único que é se tornar o melhor jogador de uma cidade, de um estado, de um pais e porque não do mundo todo. 

Para alcançar esse status não é facil e o caminho é árduo, mas afinal o que faz um jogador ser um pró player e outros não?

Primeiramente o pró player tem uma rotina de treino que chega muitas vezes a ser rígida. Ele joga toda semana pelo menos um dia da semana e para ele, esses jogos não são simplesmente diversão, ele aproveita para ver estratégias dos adversários, estudar os oponentes e principalmente testar sua própria estratégia, vendo fraquezas e qualidades de seu baralho. Pense naquele jogador excelente que você conhece, ele geralmente muda o baralho com frequência está sempre na loja e não perde nunca uma oportunidade de jogar uma partidinha. Assim como em todo esporte, a prática leva a perfeição e o pró player acredita veemente nisso. 

http://www.sizedoesntmatter.com/wp-content/uploads/Screen-Shot-2013-08-06-at-9.35.23-PM.png
Outro ponto a ser observado é o investimento. Os grandes jogadores montam estratégias baseadas apenas em sua capacidade de vitória, dificilmente você vai ver grandes jogadores reclamando que não possuem cartas para seus baralhos, pois eles sabem que o mercado de competições de tcgs exige um investimento alto e para ser competitivo você precisa ter um baralho que atenda as condições do nível competitivo, e geralmente esse baralho não é barato. Então prepare-se você vai ter que abrir a carteira pra se tornar um grande jogador, faz parte.

Outro ponto é o nível de comprometimento. Os grandes jogadores estão sempre lendo artigos, vendo decklists, olhando suas cartas, pensando em novas estratégias, inventando combos. Resumindo o grande jogador respira o jogo e sim isso causa um grande problema com namoradas, esposas, ficantes, amigos, família, etc. Afinal se você está gastando seu tempo em cartas não vai ter tempo para outras coisas. 

Vocês devem estar pensando e o talento natural? Ele existe! Realmente alguns jogadores tem sacadas geniais e pegam a ideia do jogo muito rápido, mas só o talento natural sem os fatores acima não irá transformar ninguém num grande jogador. Talvez ele seja o destaque de seu bairro ou de sua cidade mas nada alem disso. 

Para concluir e não me alongar mais. Se você quer se tornar um pró player, apesar de todas as dificuldades, posso dizer que é muito gratificante, não tem nada mais gostoso que viajar e disputar grandes campeonatos de seus jogos favoritos, fazer novas amizades e se sentir cada vez mais desafiado. Pode ser até ousadia minha mas dá um significado todo diferente ao card game, jogar competitivamente, deixando de ser um mero hobby para se tornar seu esporte. Sendo assim só posso dizer que fico cada dia mais ansioso pelo ranking nacional e campeonatos oficiais, pois não vejo a hora de estar competindo com os melhores jogadores de todo o pais. 

Abraço do pensador a todos e espero ter a oportunidade de jogar com todos que estão lendo e se interessaram em se tornar um grande jogador. 

8 comentários:

  1. Beleza, agora que os pros foram exaltados, onde está a análise de um "jogador comum". Gostaria de ver o ponto de vista do autor! Se isso é ruim, se o jogador comum é inferior, quais as vantagens de ser um jogador comum? Coisas assim valorizariam o texto.

    ResponderExcluir
  2. Não quero entrar no mérito do texto exatamente, mas apenas deixar claro uma questão: o talento é um mito. Cabeça é exercício. Não é uma opinião rasa, é um fato científico, mesmo as predisposições genéticas não são alicerces para o suposto "talento especial". Uma frase de Thomas Jefferson já dizia: "Quanto mais eu trabalho (treino, aprendo, exercito), mais sorte eu tenho". De fato, esse fato serve mais como um incentivo do que qualquer outra coisa, para ninguém ficar com desculpas do tipo "ele é melhor, porque nasceu assim".

    ResponderExcluir
  3. Poucas vezes vi "análise" tão direcionada. Ser "pró" é ser Deus, ser "comum" é ser só isso mesmo, "comum". Mesmo com tanto "comum" por aí com mais inteligência pra decks e jogo do que muitos "prós" que só clonam o deck campeão do torneio passado e usam.

    Site já foi melhorzinho.

    ResponderExcluir
  4. competição demais estraga o clima do jogo.

    ResponderExcluir
  5. Certo André, vamos melhorar o filtro dos textos publicados.

    ResponderExcluir
  6. Concordo. Porém nunca jogar torneios também estraga

    ResponderExcluir
  7. Kleber Kennedy Menezes30 de outubro de 2013 às 05:11

    Foi o que o cara falou no texto, que pode existir o Talento Natural, mas se o cara não treinar, não consegue desenvolver.

    ResponderExcluir
  8. não achei o texto ruim, realmente não falou sobre o jogador comum, mas em nenhum momento menosprezou aquele que não é ou será pró player... no fim das contas o importante é cada um estar feliz com o jogo, jogando competitivamente ou não.

    ResponderExcluir