Image Map

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Os novos tipos de Decks


Olá galerinha!

Venho hoje falar sobre a minha segunda impressão a respeito de Evolução Tática. Já estou testando decks, anotando e descartando ideias, tenho notado o surgimento de um deck novo e o aperfeiçoamento de um antigo que pode gerar um triângulo amoroso no nosso querido Battle Scenes.


Antes de falar sobre esses tipos de decks, peço que deem uma olhada nesse artigo do Doc porque eu vou usar expressões fixadas por ele nesse artigo:


Creio eu que o cenário competitivo de Battle Scenes vai ficar dividido em três tipos de decks:

http://idesigniphone.net/wallpapers/54622.pngDecks Ofensivos

Esse tipo de deck surgiu há algum tempo, é aquele tipo de deck que não usa construtores só porrada.
Como não se usa construtores nesse deck, não vale a pena colocar nada em cena antes do adversário, porque você teria personagens que ficariam simplesmente sem ação e a contagem regressiva daria card advantage para o oponente.

Aqui em Campinas o maior usuário desse tipo de deck foi o Doc, segue o artigo sobre o famoso Massarandeck:


Eu mesmo cheguei a jogar com um deck similar ao do Doc, porém desisti dele pelo fato do quarteto conseguir montar uma mesa bem mais forte acumulando recursos via Poltergeist e Genialidades...

O que mudou com BSET?

Eu estou testando uma lista que montei usando perturbadores ao invés de agressores, com antecipações de dano baixo e Portal para o Microverso que tem sido muito bem sucedida contra decks híbridos. Algo mais ou menos assim:


http://static.comicvine.com/uploads/original/1/10812/1541579-fantastic_four_by_terry_dodson.jpgDecks Híbridos

Aqui se encaixa aquele tipo de deck que equilibra cartas de todos os tipos, o maior exemplo desse tipo de deck é o famoso Fab4:

Sim, eu sou fã dos artigos do Doc.

Aqui também entra um deck que chegou atrasado nos campeonatos, o Vingadores que abusa do Avante, deck que já via um bom jogo contra o Fab4, agora com Arcade, creio que verei muito mais.

http://images4.wikia.nocookie.net/__cb20130126133413/starwars/images/2/22/Gungan_Shield.pngDecks Defensivos
Decks que usam cartas perturbadoras e construtoras, mas quase ou sem agressoras.

O primeiro deck a surgir nesse sentido é o deck de cenários:


Esse tipo de deck controla muito bem os recursos do oponente, com cards como Toupeira (as duas), Lagarto, e Arrancar das mãos. Tem uma defesa sólida, por conta de cards como Fazer Esquecer e Atrasar, mas não conta com muito poder de fogo.

O Triângulo

Pelo que vi até agora o triângulo se forma assim:



Ofensivo derrota Hibrido: Os decks híbridos tendem a pensar apenas em montar a melhor mesa possível antes do oponente, já os ofensivos não ligam para a mesa do oponente, quando ele junta a a quantidade adequada de recursos ele entra em cena derrubando qualquer obstaculo.

Hibrido derrota Defensivo: Os dois decks abusam de cartas construtoras, mas o primeiro constrói uma mesa equilibrada com as melhores defesas e com os melhores ataques, o segundo constrói uma mesa com as melhores defesas e com defesas não tão boas também... já viu o que deu?

Defensivo derrota Ofensivo: Os decks ofensivos demoram para entrar em cena esperando juntar os recursos certos, só que contra Toupeira (as duas) isso nunca vai acontecer, forçando ele a sair para a cena mais cedo, coisa que normalmente não dá certo para esse tipo de deck.
---------------------------------------

Bom, eu acredito muito que teremos algo parecido com isso nessa temporada de Battle Scenes. O que me deixa feliz, antes só víamos um ou dois (no fim da ultima temporada) decks disputando espaço nas cenas de batalha, agora teremos uma variedade aceitável (no minimo 4 até o momento), o que na minha opinião, torna o jogo muito mais divertido e os campeonatos menos previsíveis, por exemplo, um jogador hibrido, se pegar um monte de matchs contra decks ofensivos, por melhor que ele seja terá resultados ruins e vice e versa.


É isso ai galerinha, obrigado pela atenção e se você tem algo a adicionar, comentar, xingar, só comentar!

5 comentários: