Image Map

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Análise da carta DUP

Olá pessoal, confira a Análise MTCG da terceira carta revelada da coleção Ofensiva Surpresa.
DUP
Nota média da equipe MTCG: 2.4

Boa noite galera fã de Battle Scenes. Hoje saiu a terceira carta de Ofensiva Surpresa que segue nos surpreendendo. Novamente um spoiler de personagem e dessa vez um bem estranho e com um texto um pouco complicado de entender na primeira vez que você lê. O novo integrante da família X-Men, ele é o DUP.

Bom, à primeira vista ele parece uma carta boa pelo escudo alto (3) e por que pode utilizar qualquer habilidade ou ação de personagem anexado à ele através de sua ação de antecipação e imprevista. Mas, ele só carrega três cartas pela vida baixa (talvez por isso compensaram com escudo alto). Porém, uma fraqueza que acaba rebaixando o personagem é que quando você quiser utilizar uma habilidade ou ação de personagem carregado nele, o oponente escolhe uma das cartas que ele carrega que você não pode usar (palavra "excetuando" no texto da ação dele). Outro fator negativo é que ele nunca terá ímpeto, já que ele precisa usar a ação dele antes das que ele carrega e como ele próprio não tem ímpeto não vai adiantar carregar nele um Concentrar Poder, Entrada Triunfal, ou até mesmo cards como Colisão Devastadora e Investigação Silenciosa (nesses últimos dois casos ele poderia fazer no turno que entra se algo der voo para ele como Manto de Levitação, Pássaro Negro, etc, porém, mesmo assim o oponente ainda pode barrar essa ação.).

Dito isso, podemos concluir que você vai ter duas opções apenas para usar, já que o oponente pode eliminar, teoricamente, a melhor ação. Eu particularmente não gosto de dar escolhas para meu oponente, cards assim não são tão efetivos. Uma habilidade boa pode ficar morta neste personagem. Mas você pode usar de artimanhas para contornar este problema. Vou citar algumas: se você tiver nele um Treinamento Intenso ou Reestruturação Muscular poderá usar a ação dele na preparação e depois puxar para ele outra carta usando as passivas das habilidades já mencionadas para usar no combate depois que o oponente já nomeou aquela que você não poderia usar. Outra possibilidade é você usar a ação dele e depois que o oponente nomeia o card que não poderá ser usado, você desce o Atropelamento que vimos ontem ou alguma outra habilidade de Ataque Surpresa que ainda vamos conhecer nesta edição.

Mesmo considerando esses truques acima, que podem deixar este personagem mais utilizável, eu acho que esse camarada só verá jogo mesmo em um deck de X-Men onde ele pode ganhar +2 de escudo com Pássaro Negro e +1 com Ciclope, além de levar -1 de dano com a Tempestade em cena. Nesse cenário ele seria uma rocha difícil de matar e poderia usar alguma carta boa mesmo que o oponente não deixe você usar a melhor. Nota 2/5.

Abaixo os comentários da Equipe MTCG:

Eduardo Cação: Com certeza o Dup vai ter uma legião de jogadores discutindo situações nas quais ele pode vir a ser bom. Sinto desapontá-los, mas ele não vai ser bom em 90% das situações. Pode ser melhor do que não ter nenhum personagem, mas provavelmente será pior do que quase qualquer outro personagem do deck. Nota 1/5.

Leonardo Lacerda: Cartinha bem enche linguiça e bem humorada, gosto sempre quando a Copag lança essas cartas bem troll, uma cartinha que pode vir a dar dor de cabeça, porém, muito inconsistente. Seu maior problema é ter que disputar espaço com tantas outras cartas excelentes dos X-men, mas serve para preencher aquele buraco (afinal ele usa qualquer coisa). Nota 2/5.

Matheus Sebold: Esta carta faz jus ao seu personagem, totalmente confusa em um primeiro contato, porém interessante você dar uma chance para ela. Mas se ela será uma carta competitiva ou "for fun", só saberemos no lançamento. O fato de você conseguir usar "quase" todos os poderes carregados nela, até mesmo de personagens, é muito bom, mas a quantidade pequena de energia enfraquece essa habilidade. Nota: 2/5

Lucas Henrique Brito: Depender da escolha do adversário é muito ruim, o jogo dele realmente vai ser com Trabalho em Equipe, Reestruturação Muscular e Sala de Perigo, aí as possibilidades são "infinitas". 2/5.

Richard Colares: Uma coisa que eu aprendi é que sempre que você deixa a escolha nas mãos do oponente você se dá mal. É uma carta bem ruim. "Cheia de possibilidades", alguns podem falar, mas a verdade é que a maior possibilidade é a de que encalhe na pasta e nunca veja jogo. Teve gente que achou até que era 1º de abril de novo. Nota 2/5.

Leonardo Moreira: A escolha do oponente pode ser facilmente evitada com permutas. Excelente carta, mais um coringa para qualquer deck bem estruturado. Nota 4/5.

Wagner Macedo: Gostei bastante do nosso amigo DUP, acho que vai ser uma carta que vai ter que ganhar espaço no metagame, mas uma carta que tem todos os poderes sempre merece respeito. Nota 4/5.

Léllis Barboza: Achei o personagem pouco versátil, porém, é muito bom. Eu penso atualmente na possibilidade dele entrar num deck de X-Men e aproveitar da mecânica quase imortal dos poderes e escudo de Pássaro Negro, escudo de Ciclope e por fim do dano reduzido do texto de Tempestade. Esse personagem pode tranquilamente dar muito trabalho para os oponentes, mas devido a sua baixa versatilidade mesmo aproveitando tudo o que estiver carregando, não receberá uma boa nota. Nota 2/5.


Renato Viana: Achei uma carta excelente, mas apenas para deck que existe muitas permutas de cards. Graças a Reestruturação Muscular o card que o oponente escolher não faz nenhuma diferença, fazendo-o assim usar ações bem fortes e deixando ele bem imprevisível, virando praticamente um homem absorvente v1 ou uma vampira v2. Mas fora isso, em um deck X-Men, por exemplo, não vejo jogo nele por que não tem sinergia com o deck apenas a afiliação que hoje em dia para o deck não é tão forte assim. Nota 4/5.



3 comentários:

  1. Gostei que as opiniões ficaram bem divididas, com notas variando de 1 a 4.

    Realmente essa carta tem situações onde ela pode ser muito boa e situações onde ela pode ser muito ruim.

    ResponderExcluir
  2. Uma carta específica demais. Só serviria em decks de X-man mesmo. Não gosto de cartas limitadas como essa.

    ResponderExcluir
  3. Nunca diga Nunca. Pode ter Ímpeto, com Cubo, manto, bastão :p Mas esse carinha ai é osso duro.

    ResponderExcluir