Image Map

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Tutores em Battle Scenes

Fala galerinha! Trouxe hoje um tema velho para jogadores experientes, mas de bastante utilidade para você que joga Card Game a pouco tempo. Falaremos no texto de hoje sobre tutores e suas histórias!

Tutores pelo dicionário Aurélio tem o significado de representante, responsável e informante. Em card game a palavra tutor tem os mesmos significados. são as cartas que representam outras, responsáveis por liderar e que te informam que seu deck irá fluir de maneira correta. Resumidamente, tutores em Battle Scenes são as cartas que coordenam a cena, seja na busca, capacitação ou qualquer que seja a manutenção do seu jogo. Em questão de probabilidade, os tutores tem a função de transformar a chance de vir a carta que você precisa na mais alta possível. Isso só é possível porque esses tipos de carta te dão compras extras, buscam outras cartas específicas, capacitam personagens, etc.

Nunca passou pela sua cabeça porque em Poderes Ocultos, o Trio Magia (Dr. Estranho, Mystério e Feiticeira Escarlate) ganhava com muita frequência? Ou então porque Guardiões da Galáxia ou decks de Ultron estão tão fortes no maetagame atual? A resposta para essa pergunta se encontra no desenvolvimento e no crescimento do jogo. Por isso, vou contar uma história pra vocês.

Cronologia dos Tutores em Battle Scenes:


Aproximadamente há 2 anos, a Copag lançou o Battle Scenes com sua primeira edição, Universo Marvel. Nessa coleção não se pensava muito em torneios, pois os decks eram bastante limitados. Mas foi em U.M. que o primeiro deck temático apareceu, o deck de Quarteto Fantástico. Bem, nessa época era a combinação que melhor funcionava pois além de sustentar jogadas boas e fortes, possuía dois excelentes tutores, o Fantasticarro e Sr. Fantástico. Além disso tinha ainda Convocar Reforços, que é uma carta importante até hoje.

Em Evolução Tática não tiveram diferenças muito significativas em relação a tutores, mas mais pra frente as coisas deram um solavanco enorme referente à estratégia de jogo.

Depois de Poderes Ocultos, que trouxe o novo poder de Magia, era praticamente impossível tirar a hegemonia do trio já citado anteriormente. A combinação da Clarividência de Dr. Estranho, com Mystério buscando cenários todo turno e Feiticeira Escarlate fazendo a manutenção desses cenários, era de destruir qualquer deck, já que Dr. Estranho dependia de itens mágicos e Mystério buscava Investigar Ruínas. Foi o primeiro deck de turno 1 da história de Battle Scenes. Fora isso, Exploração Aérea apareceu para auxílio de jogo, sendo o primeiro card de busca para habilidades no deck.

Já em Múltiplas Identidades tivemos o início real da era de Ultron, 3 personagem com o mesmo Alter Ego que se tutoravam entre si, o que era apenas um perigo em ascensão. Algumas pessoas se arriscavam com o deck, até ganhavam alguns torneios, mas ainda faltava algo para o deck estar realmente completo. Nada muito relevante, exceto por Líder que é o único tutor de suportes do jogo até o presente momento.

Logo depois, com Invasão Cósmica, o estrago estava realmente feito. Tivemos o primeiro tutor generalizado em forma de Voo. Investigação Silenciosa deu uma nova dinâmica para Battle Scenes por ser a primeira carta que filtrava o topo do deck (gerando um de recurso e uma carta na mão). Além disso, tivemos a aparição devastadora dos Guardiões da Galáxia, que trouxeram para o metagame a Nave dos Guardiões em conjunto com Senhor das Estrelas. Além de serem muito bons em texto, se tutoram entre si. Os dois fazem o papel de tutor dos guardiões com maestria absurda, já que Peter Quill busca outro personagem de afiliação Guardiões da Galáxia ou a própria nave que por sua vez também pode buscar outro personagem (fora o dano na preparação). São 2 tutores de jogo na mesma coleção para a mesma filiação. Dificilmente algum deck acompanharia tanto "tutoramento" de cartas.
Uma carta também lançada em I.C. que merece certo destaque é Recrutar Mutantes, que realmente conseguiu melhorar os decks da Irmandade de Mutantes, buscando personagens da afiliação de forma muito eficiente. Foi uma melhoria de Convocar Reforços para a filiação.
Outra carta bastante relevante que deve ser mencionada foi Planos de Infiltração, que atua como tutor de personagens com lâminas, trazendo Treinador e outros de forma mestra para o jogo.

Mas o desenvolvimento de Battle Scenes da Copag deu um jeito de apelar em Iniciativa Vingadores, aqui jovens apareceu a verdadeira Era de Ultron. A partir dessa edição o baralho de Ultrons, que era apenas um perigo em ascensão, se tornou um baralho tão forte quanto os guardiões, porque dessa vez, não temos 2 tutores em apenas uma afiliação, mas sim 5 tutores, Ultron - 5, Ultron - 61112, Ultron - 1, Ultron - 14 e Ultron - 6. Não que Ultron seja uma afiliação, mas quando tá tudo junto e misturado, todos têm a mesma afiliação, ações, textos, etc. Os ultrons buscam uns aos outros tanto no deck como nos recursos. Não era de se assustar que esse deck começasse a dominar os ambientes em todo Brasil, eles se sustentam sozinhos.

Acho que pela minha história dá pra perceber o quanto o papel dos tutores é fundamental para a vitória no Battle Scenes atualmente, visto que quem busca fácil ganha mais fácil. Por isso, ninguém mais tem coragem de montar decks sem Investigação Silenciosa ou sem alguma carta que busque o que você precisa no baralho. Se você realmente quer ganhar, não deixe seu baralho nas mãos da probabilidade, corra atrás de tutores.

Minha historinha de gente velha, mostra pela prática que não precisa de combos mirabolantes para que o jogo seja ganho. Claro, os combos auxiliam na vitória, mas a simplicidade da quebra da matemática é o que torna a vitória mais próxima e real.

Tutores com potencial depois da aparição de Iniciativa Vingadores:



Nick Fury: Samuel L. Jackson é tutor desde Universo Marvel, mas sempre se mostrou fraco pois desde sempre os decks da S.H.I.E.L.D. não jogam. Mas a última edição lançada deu um bom "upgrade" na filiação, e já que Nick Fury pode buscar Maria Hill, o jogo para a filiação dos soldadinhos consegue tranquilamente se manter em jogo de forma mais completa. Nick Fury ainda consegue ganhar genialidade com seu V2, e convenhamos que genialidade é o segundo melhor poder para se tutorar um jogo (depois do voo claro).










Tony Stark: Esse playboy, filântropo e bilionário sempre deu dor de cabeça desde sua aparição, porém o destaque veio agora depois da aparição de Caça-Hulk, a maior modinha atual no jogo. Tony Stark conseguiu ganhar um baralho só dele e de suas armadura com Iniciativa Vingadores. Tony é o cabeça do deck, buscando quase todos os personagens do baralho e dependendo da versão, ele realmente busca todos os personagens. Isso sem comentar na potencial abertura, já que ele no turno seguinte, na fase de antecipação consegue antecipar com 2 compras.










Abutre: Considero uma revelação a aparição desse personagem. É um tutor que transforma qualquer personagem em outro tutor. Confuso? Deixa eu te esclarecer. Com seu texto, Abutre permite que qualquer que seja o personagem que compartilha afiliação com ele (Sexteto Sinistro) busque outro personagem de mesma afiliação, desde que seja a primeira ação do turno. Isso somado a Invetigação Silenciosa e Mystério (possui afiliação de Sexteto) faz de Abutre um dos melhores tutores que já vi.











Barão Strucker: Olha, H.I.D.R.A. ainda pode ter seus problemas em relação a estrutura de deck e consistência, mas esse tal de Barão Strucker faz a afiliação ter um potencial absurdo para botar medo em qualquer oponente. Eu me arrisco a dizer que na hora certa, Strucker será muito mais eficiente que Investigação Silenciosa quando o deck de H.I.D.R.A. estiver nos eixos com a consistência que tem que ter. Temos aqui, um perigo em ascensão. Lembrando que por ter lâminas, é fácil trazê-lo para o jogo por causa de Planos de Infiltração.









Então é isso galera! Espero que tenham gostado do assunto de hoje. Se tiverem em mente mais algum tutor em potencial, por favor, deixem aqui quais são nos seus comentários. Vocês perceberam que eu comentei sobre probabilidade nesse texto, mas como não sou nenhum matemático excelente, estou tentando aprender sobre a matemática da probabilidade para aplicar a esse jogo para um futuro texto. Então vejo vocês na próxima quinta com o assunto de probabilidade. Preparem-se para a aula de matemática!





10 comentários:

  1. Alguns que faltou comentar foram Rei do Crime e Loki (que foram usado muito em BSET), Caveira Vermelha, Falcão e Asa.

    Eu conhecia o termo tutor sendo usado em card games apenas para os cards que buscam outros cards no deck (porque os cards que faziam isso no Magic se chamavam Tutor), não sei como é isso em outros card games. Acho que Sr. Fantástico, Dr. Estranho, Barão Strucker e Investigação Silenciosa não se enquadrariam como tutores (com a definição que eu conhecia) pois eles não buscam o card diretamente no deck.

    Apesar de ter algumas coisas que discordo no texto (por exemplo, o primeiro deck de turno 1 da história de Battle Scenes foram os decks de BSUM, onde geralmente se tentava iniciar com personagens com Invenção, Pensar Rápido e Poltergeist no primeiro turno para acelerar os recursos e não em BSPO), ele está muito bom, e é bem sucedido no seu principal objetivo que é mostrar a importância de montar um deck que dependa o minimo possível da sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aê senhor Anônimo! :D
      Obrigado de verdade pelo seu comentário! Esse feedback é importantíssimo pra gente que escreve, então obrigado mais uma vez.
      Realmente, acabei deixando de lado Loki, Rei do Crime e Falcão / Asa.
      Rei do Crime e Loki deixei de lado de propósito porque a funcionalidade deles é singular, porém o Asa / Falcão foi um vacilo tremendo meu, não deveria ter esquecido deles já que causam estrago até hoje por causa de Investigação.
      Em relação a palavra "Tutor" em outros card game: Bem Com essa minha matéria eu tentei tomar liberdade de dar mais dinamismo ao significado dela nesse jogo em específico, já que o Battle Scenes é um jogo que eu considero muito diferente em relação aos outros card game. Você precisa muito que tenha uma carta que não tome conta apenas da busca, mas sim seja um real tutor em cena.
      Sobre o Turno 1: Bem, Magia foi realmente o primeiro deck de turno 1, porque foi o primeiro deck que abria o jogo e fazia algo válido e relevante para o turno, como buscar no deck (caso do cenário buscado por Mystério). Outros decks podia abrir tranquilamente sim, mas só faziam algo na antecipação, ou no turno seguinte.
      Obrigado mais uma vez (terceira e última)!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito Obrigado! É ótimo receber esse feedback positivo!

      Excluir
  3. Quero ver Probabilidades na mesa! HAHAHAHA

    Bom texto!
    Meu deck sem Tonyzinho não é deck! =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, to tendo ajuda de uns amigos que cursam matemática!
      Os meninos são bons demais, tenho certeza que o texto vai ser de ajuda!

      Excluir
  4. Eita, esse aula de matemática vai ser boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que esse texto tenho te ajudado a ter uma visão melhor de jogo, e realmente, entendendo a matemática do jogo fica tudo mais fácil!
      Obrigado pelo Feedback!

      Excluir
  5. Ótimo tópico, me ajudou a ter outra visão sobre os tutores do universo de "Battle Scenes". Muito bom!

    ResponderExcluir